Blog MLPro

Project Online Desktop Client e Project Server 2016

Nathalia Souza e Leandro Lima
24/11/2021
Project Online e Project Server 2016

No dia 13 de janeiro de 2020, a conectividade do Project Online Desktop Client ao Project Server 2013 expirou e deixou de ser suportada. Seguindo a mesma linha, dessa vez a novidade é que a conectividade do Project Online Desktop Client ao Project Server 2016 deixará de existir após o dia 13 de janeiro de 2022.

A conexão entre o Project Online Desktop Client e o Project Server pode ser fundamental, pois dessa forma você conseguirá acessar e gerenciar seus projetos e programas, assim como criar de forma direta pelo Project Desktop.

Além disso, é muito importante citar que não é possível realizar uma série de atividades indispensáveis á gestão dos seus projetos e programas acessando-os somente pelo navegador, como por exemplo, a criação de tarefas, edição de calendários e outros campos personalizados que contribuem muito para a melhoria da organização e do segmento da empresa.

Logo, se os fatores citados anteriormente são importantes para a sua empresa, é recomendado que faça a atualização o quanto antes. Não apenas dessa vez, mas sempre que disponível. Já que, com novos lançamentos, a tendência é que a conectividade com as versões mais antigas se torne impossíveis.


Por que a atualização do PPM (Project Portfolio Management) é tão importante?

Estar com o seu Microsoft Project atualizado é essencial para garantir uma melhor funcionalidade e desempenho do programa. Além disso, por essa mesma razão e para manter essa estabilidade em seus produtos mais recentes, o suporte técnico para as versões mais antigas é descontinuado.

Vale a pena também relembrar e considerar que no Project Online, a migração para as próximas versões do PPM é automática, não sendo necessário nenhum processo manual pois toda a migração é realizada pela Microsoft. Já para a migração do Project Server, o trabalho a ser realizado pode ser considerado maior, além dos seguintes aspectos:

  • O produto fica desatualizado com o tempo
  • A cada 3 anos a Microsoft lança um novo Project Server
  • É esperado que de 5 em 5 anos seja necessário fazer a migração
  • O suporte da Microsoft expira após alguns anos

Para finalizar, reforçamos que é recomendado e de extrema importância estar com a ferramenta sempre atualizada e com suporte na nuvem, a fim de evitar problemas futuros e obter o melhor uso que o programa pode oferecer.



Atualização do Project Server

Ao planejar realizar a atualização, deve-se tomar nota de alguns requisitos de acordo com a versão que você possui.

  • Atualize apenas através do Project Server 2016 ou 2019 - Se você estiver atualizando as versões anteriores do Project Server, você deve atualizar seus bancos de dados para um mais atual primeiro. Não há um caminho de atualização direta do Project Server 2013.
  • Atualização no Project Web App - O banco de dados de conteúdo SharePoint 2016 ou 2019 que contém sua coleção de sites PWA precisa ser atualizado também durante esse processo.
  • Sem atualização no local - Primeiro você deve criar um Project Server Subscription Edition farm e, em seguida, anexar e atualizar seus bancos de dados Project Server 2016 ou 2019. A atualização no local não é suportada.
  • Upgrade através do Microsoft PowerShell - Semelhante à experiência de atualização do Project Server 2016 ou 2019, a atualização será feita utilizando o cmdlets do PowerShell.

Requisitos de hardware e software para o Project Server Subscription Edition

Como o Project Server é um aplicativo de serviço na SharePoint Server, os requisitos de hardware, software e navegador para o Project são os especificados para o SharePoint. Alguns requisitos notáveis para a última versão:


Requisitos de Compatibilidade com clientes do projeto

Software Requisitos de software
Sistemas operacionais de servidor suportados: Windows Server 2019 Standard ou Datacenter Windows Server 2022 Standard ou Datacenter
Servidor de banco de dados suportado: Microsoft SQL Server 2019 RTM SQL Analysis Services também devem ser instalados se você estiver usando o Serviço de Construção do Cubo na Edição de Assinatura do Servidor de Projeto.
Navegador suportado: Microsoft Edge Microsoft Internet Explorer 11 Google Chrome (versão mais recente lançada) Mozilla Firefox (versão mais recente lançada mais imediata versão anterior) Apple Safari (versão mais recente lançada)
Versão do Servidor Compatível com versões Desktop do Project
Project Server Subscription Edition Project Professional 2021
Project Professional 2019
Project Online Desktop Client
Projetos Server 2019 Project Professional 2019
Project Professional 2016
Project Online Desktop Client
Projetos Server 2016 Project Professional 2019
Project Professional
2016 Project Online Desktop Client
Project Professional 2013
Projetos Server 2013 Projeto Profissional 2016
Projeto Profissional 2013

Para entender qual a melhor licença para gerir seus projetos com Project Online, Microsoft Project, Project for the Web, PPM e como otimizar a gestão de projetos de sua empresa com as ferramentas Microsoft, entre em contato conosco.

Project Server

Novidades e dicas relacionadas ao Microsoft Project Online e Project Server.

Posts:
2024
Janeiro
2023
Dezembro
Novembro
Setembro
Agosto
Junho
Maio
Abril
Março
Fevereiro
Janeiro
2022
Dezembro
Novembro
Outubro
Setembro
Agosto
Julho
Junho
Maio
Abril
Março
Fevereiro
Janeiro
2021
Dezembro
Novembro
Maio
Abril
Março
Fevereiro
Janeiro
2020
Dezembro
Novembro
Outubro
Setembro
Agosto
Julho
Junho
Maio
Abril
Março
Fevereiro
Janeiro
2019
Dezembro
Novembro
Outubro
Setembro
Agosto
Julho
2015
Setembro
Julho
Maio
Janeiro
2014
Outubro
Setembro
Agosto
Junho
Abril
Março
Fevereiro

31 de agosto de 2022


Como Gerenciar Problemas no Project Online

Leandro Lima, Nathalia Souza e Ricardo Sabino.
15/09/2022

Relatórios de status do projeto automáticos por e-mail

É natural que uma empresa tenha que lidar com problemas e imprevistos. Logo, registrá-los é uma tarefa essencial para manter todos os envolvidos no projeto cientes da situação atual e garantir a resolução do problema o mais rápido possível, evitando comprometer o andamento e prazo do projeto. No nosso último artigo falamos sobre como gerenciar riscos no Project Online. Porém, e quando o risco realmente acontece ou quando um problema inesperado surge, o que fazer? Neste artigo iremos ensinar como cadastrar e gerenciar os problemas do seu projeto no Project Online.

O PWA disponibiliza uma lista nativa de problemas dentro do site do projeto (Sharepoint) para o registro e monitoramento dos problemas. Além disso, a MLPro oferece relatórios personalizados possibilitando melhor visualização das informações com gráficos e de forma mais dinâmica, sendo fundamentais para um gerenciamento mais eficiente e um projeto de sucesso.

A origem dos problemas

Quando já havia um risco cadastrado: Um problema pode ser criado a partir de um risco já identificado e cadastrado anteriormente. Quando o risco acontece, é necessário fechá-lo e cadastrá-lo como um novo problema. A grande diferença neste caso é que provavelmente ele já possui um plano de ação e vai ser solucionado mais rápido, já que não será uma surpresa e os colaboradores do projeto já haviam previsto a possibilidade de acontecer.

Quando não havia um risco cadastrado: Nem todo problema pode ter sido identificado anteriormente como um risco e cadastrado com antecedência. Ele pode acontecer sem previsões e neste caso, o problema deve ser cadastrado e os colaboradores devem definir se ele é grave e qual o impacto gera sobre o projeto, para então desenvolver um plano de ação adequado.

Como registrar e gerenciar os problemas no Project Online

Para registrar os riscos:

Entre na Central de Projetos > Site do Projeto. Nessa tela, você consegue ter uma breve visualização de quantos problemas estão cadastrados no projeto e quantos deles estão em aberto.


A implantação do PPM Easy - azul


Ao clicar em “Problemas” no Menu lateral, irá aparecer todos os problemas cadastrados no seu projeto. Para criar um, clique em “Novo Item”.


Problemas


Em seguida, a tela para cadastro do problema irá abrir, basta preencher conforme as características do problema.



Problemas - novo item

Plano de ação: O problema pode ter um plano de ação já cadastrado ou não. Se não houver, é recomendado que a equipe se reúna e para o desenvolvimento de um plano ideal para este problema, dependendo do seu nível de gravidade.

Relatórios da MLPro para gestão de problemas
Dashboard Easy

Esse relatório permite uma ótima visualização dos problemas em seus projetos, sendo eles: atrasados, em andamento, resolvidos, cancelados, abertos ou fechados. É extremamente útil pois os números e gráficos ajudam a identificar se o andamento do projeto e as ações para eliminar ou mitigar estes problemas estão sendo efetivas, tudo com uma visão em nível gerencial.


Dashboard portfólio easy


Dashboard de Projetos
Esse relatório mostra todos os seus projetos (podendo selecionar apenas um para visualização) com colunas como a de “problemas” que contém símbolos representando se há problema e se ele está ativo atrasado ou dentro do prazo, facilitando também a visualização de como está o andamento do projeto de forma geral.



Dashboard projetos


E-mail automatizado de Relatório de Status do Projeto
A MLPro desenvolveu um relatório que é enviado por e-mail de forma automatizada e permite a visualização de todos os pontos importantes do seu projeto. No quadro de “Problemas em Aberto” por exemplo, há a descrição dos problemas existentes. Isso além de possibilitar fácil visualização, é extremamente útil para manter os envolvidos sempre cientes de como está o projeto, e o melhor, sem que eles precisem consultar manualmente no Sharepoint.


Relatório de status de projetos

Lembre-se que um bom gerente de projetos deve realizar um bom gerenciamento de problemas! Em caso de dúvidas ou interesse, entre em contato com a MLPro preenchendo o formulário de 1º contato.