Blog MLPro

5 dicas para realizar uma boa gestão de projetos

Nathalia Souza e Leandro Lima
31/01/2022
5 dicas para realizar uma boa gestão de projetos

A gestão eficiente é o ponto mais importante e que requer maior atenção dentro de um projeto no ambiente corporativo. Ela é essencial para garantir agilidade, resolução de problemas, organização na tomada de decisões, no andamento das tarefas e para evitar o estouro de prazos e orçamentos.

Quando bem executada, gera uma melhor produtividade, contribuindo para melhores resultados e mantendo a excelência da organização no mercado. Pensando nisso, separamos 5 dicas para te ajudar a realizar uma boa gestão de projetos.

Confira e saiba como se planejar e quais passos fundamentais para garantir resultados mais que satisfatórios.

  1. Faça um planejamento

  2. A partir do momento em que se começa qualquer tipo de projeto, é essencial que seja feito um planejamento bem estruturado, onde todos os membros da equipe estejam envolvidos. É muito importante a todos estarem preparados para possíveis problemas e riscos. Segue alguns pontos importantes para se destacar ao se planejar:

    Estabeleça metas

    Um projeto não fará sentido se não forem estabelecidos objetivos e metas claras. Saiba quais resultados você almeja para o seu projeto e motive sua equipe para alcançá-los. É preciso saber onde quer chegar.

    Organize a equipe

    Defina tarefas de cada colaborador e estabeleça prazos. Seguir um cronograma é essencial para a organização, mantenha-o atualizado.

    Entenda o seu projeto e clientes

    É fundamental que todos da equipe entendam as finalidades e propósitos do projeto para apresentá-lo ao cliente, identifique clientes e entendam seus interesses e expectativas.

    Monitore os custos

    Estipule um orçamento para cada ação do projeto e os monitore. É extremamente importante ter o controle desses custos e separá-los por etapas, para organizar aquilo que foi ou será gasto, evitando desperdícios ou riscos de sair do controle.

  3. Garanta uma boa comunicação com a equipe e faça reuniões

  4. O colaborador precisa saber sua função dentro do projeto, é necessário que o gestor converse com clareza sobre todos os pontos para evitar complicações e ruídos na comunicação.

    Como um bom gestor(a), é importante estar presente e saber como o projeto tem evoluído, as necessidades e produtividade da equipe. Realizar uma reunião periódica irá beneficiar tanto o gerente do projeto quando aqueles que estão atuando como membros da equipe.

    Essas reuniões são um ótimo método para os membros da equipe compartilharem dúvidas e dificuldades, além de pontuarem a prioridade do momento. Outra dica é realizar registros do que foi definido em reunião (metas, tarefas e objetivos) para que possa ser usado como base de conhecimento ou consultas.

  5. Conheça a sua equipe

    É extremamente importante conhecer as habilidades, pontos fortes e motivações de cada membro da sua equipe. Dessa forma, quando surgirem problemas ou casos específicos, garantirá a solução mais ágil e certeira dos problemas.

  6. Automatize tarefas

    É extremamente útil e importante automatizar a gestão de seus projetos por meio de softwares inteligentes. Pois, as ferramentas aumentam a produtividade, otimizam tempo e evitam erros e falhas humanas, garantindo a administração qualificada. Esses recursos podem ser grandes aliados e agilizar procedimentos manuais, ajudando até mesmo a comunicação entre a equipe de trabalho e facilitando a entrega de produtos aos clientes.

  7. Administração de tarefas

    É extremamente importante manter uma boa administração e organização das tarefas, para estar ciente sobre como vai o andamento de cada uma. Portanto, lembre-se sempre de:

    • Definir prazos coerentes e cumprir com eles
    • Reter informações
    • Priorizar atividades
    • Manter o foco no objetivo final
    • Elaborar planos de ação
    • Manter o cronograma atualizado

Seguindo esses passos, o andamento do seu projeto será mais ágil e há grandes chances de obter resultados mais eficazes. Em suma, a boa gestão de projetos contempla uma boa comunicação, boa utilização das ferramentas e acompanhamento de tarefas, contribuindo para um melhor desempenho.

A MLPro é uma consultoria especializada em Soluções PPM (Project and Portfolio Management). Se tiver alguma alguma dúvida ou precisar de ajuda, favor preencher o formulário de 1º contato, e em seguida podemos disponibilizar um especialista para tirar suas dúvidas e explicar como podemos ajudar no processo de Implantação, Treinamento e Suporte do Project Online.

Project Server

Novidades e dicas relacionadas ao Microsoft Project Online e Project Server.

Posts:
2022
Maio
Abril
Março
Fevereiro
Janeiro
2021
Dezembro
Novembro
Maio
Abril
Março
Fevereiro
Janeiro
2020
Dezembro
Novembro
Outubro
Setembro
Agosto
Julho
Junho
Maio
Abril
Março
Fevereiro
Janeiro
2019
Dezembro
Novembro
Outubro
Setembro
Agosto
Julho
2015
Setembro
Julho
Maio
Janeiro
2014
Outubro
Setembro
Agosto
Junho
Abril
Março
Fevereiro