Blog MLPro

Microsoft PPM: Ferramentas para Gestão de Portfólio de projetos

Nathalia Souza e Leandro Lima
31/08/2023
Melhores ferramentas para gestão de projetos

Se você está procurando uma solução completa de gerenciamento de projetos, o Microsoft PPM pode ser a opção ideal para a sua empresa. As ferramentas para gestão de portfólio de projetos da Microsoft oferecem suporte a uma ampla variedade de recursos do básico ao avançado que ajudam a controlar todas as etapas de um projeto, desde o planejamento até a execução, monitoramento e relatórios.


Existem duas plataformas primárias do Microsoft PPM, sendo elas:

  • Project Online
    • Microsoft Project
  • Project Service Automation (PSA)
    • Project for the Web

Todas as soluções oferecem recursos avançados para gerenciamento de projetos.

Microsoft Project

Project Online é uma versão baseada em nuvem do software de gestão de projetos da Microsoft, chamado Microsoft Project. Oferece funcionalidades mais avançadas e recursos completos de gestão de projetos, como equipes, recursos, cronogramas e relatórios. É facilmente integrado com outros aplicativos do Microsoft 365, como o SharePoint, o Power BI e o Power Automate. Os usuários podem criar projetos, estabelecer metas, orçamentos e acompanhar o andamento de todo o trabalho.

Já o Project for the Web é uma ferramenta da Microsoft para gerenciamento de projetos que oferece recursos de gerenciamento de trabalho simples e poderosos. Traz uma experiência totalmente baseada na web, fácil de usar em especial para projetos ágeis.


Dynamics-365-PSA

E o PSA (Project Service Automation - Dynamics 365) combina a gestão ágil dos cronogramas oferecido pelo Project for the Web com a metodologia PMI de gestão de projetos em uma plataforma adaptável a diferentes regras de negócio e focada em otimização e automação de processos.



Além das plataformas principais, existem também várias plataformas de apoio ao Microsoft PPM que oferecem recursos avançados para aumentar a eficiência do trabalho, sendo elas:

  • Power Automate
  • Power BI
  • Power Apps
  • Sharepoint

Power Automate

O Power Automate (antigo Microsoft Flow) é uma plataforma de automação de processos de negócios que ajuda a automatizar tarefas repetitivas no Microsoft 365. Permite aos usuários criarem fluxos de trabalho automatizados para tarefas manuais, gerando economia de tempo e redução de erros.


Power BI

A ferramenta Power BI, há 16 anos consecutivos como (Microsoft nomeada líder no Quadrante™ Mágico do Gartner® de 2023 para plataformas de análise e BI) é uma plataforma avançada de análise de dados que permite criar painéis e relatórios interativos para sua empresa. decisões. Você pode ter a visualização rápida de informações cruciais do seu portfólio de projetos combinadas a outras fontes externas para a tomada de decisões gerenciais mais assertivas.


Power Apps

O Power Apps é uma plataforma de desenvolvimento de aplicativos que permite criar aplicativos personalizados para sua empresa sem a necessidade de habilidades avançadas de codificação. Sua versatilidade a adaptabilidade o tornam um aliado para atender demandas de adequação do PPM às mais variadas regras de negócio.



Sharepoint

Por fim, o SharePoint é uma plataforma de colaboração na web que permite o compartilhamento fácil de documentos e informações entre equipes. Integrado ao Project, forma uma aliança robusta para gestão dos projetos de ponta a ponta.



O Microsoft PPM é uma plataforma abrangente para gerenciamento de projetos e oferece uma ampla variedade de recursos avançados para melhorar a eficiência do trabalho em sua empresa. Com recursos como o Project Online, PSA, Power Automate, Power BI, Power Apps e SharePoint, o Microsoft PPM pode ajudar a sua empresa a gerenciar projetos com sucesso e atingir seus objetivos de negócios.

E aí, gostou do artigo? Todas as soluções são extremamente funcionais para gestão de portfólio e projetos. Caso tenha se interessado e queira uma apresentação dos nossos produtos, fique a vontade para agendar um horário conosco no link a seguir: Apresentação Microsoft PPM Easy.

Project Server

Novidades e dicas relacionadas ao Microsoft Project Online e Project Server.

Posts:
2024
Maio
Abril
Março
Janeiro
2023
Dezembro
Novembro
Setembro
Agosto
Junho
Maio
Abril
Março
Fevereiro
Janeiro
2022
Dezembro
Novembro
Outubro
Setembro
Agosto
Julho
Junho
Maio
Abril
Março
Fevereiro
Janeiro
2021
Dezembro
Novembro
Maio
Abril
Março
Fevereiro
Janeiro
2020
Dezembro
Novembro
Outubro
Setembro
Agosto
Julho
Junho
Maio
Abril
Março
Fevereiro
Janeiro
2019
Dezembro
Novembro
Outubro
Setembro
Agosto
Julho
2015
Setembro
Julho
Maio
Janeiro
2014
Outubro
Setembro
Agosto
Junho
Abril
Março
Fevereiro

31 de agosto de 2022


Como Gerenciar Problemas no Project Online

Leandro Lima, Nathalia Souza e Ricardo Sabino.
15/09/2022

Relatórios de status do projeto automáticos por e-mail

É natural que uma empresa tenha que lidar com problemas e imprevistos. Logo, registrá-los é uma tarefa essencial para manter todos os envolvidos no projeto cientes da situação atual e garantir a resolução do problema o mais rápido possível, evitando comprometer o andamento e prazo do projeto. No nosso último artigo falamos sobre como gerenciar riscos no Project Online. Porém, e quando o risco realmente acontece ou quando um problema inesperado surge, o que fazer? Neste artigo iremos ensinar como cadastrar e gerenciar os problemas do seu projeto no Project Online.

O PWA disponibiliza uma lista nativa de problemas dentro do site do projeto (Sharepoint) para o registro e monitoramento dos problemas. Além disso, a MLPro oferece relatórios personalizados possibilitando melhor visualização das informações com gráficos e de forma mais dinâmica, sendo fundamentais para um gerenciamento mais eficiente e um projeto de sucesso.

A origem dos problemas

Quando já havia um risco cadastrado: Um problema pode ser criado a partir de um risco já identificado e cadastrado anteriormente. Quando o risco acontece, é necessário fechá-lo e cadastrá-lo como um novo problema. A grande diferença neste caso é que provavelmente ele já possui um plano de ação e vai ser solucionado mais rápido, já que não será uma surpresa e os colaboradores do projeto já haviam previsto a possibilidade de acontecer.

Quando não havia um risco cadastrado: Nem todo problema pode ter sido identificado anteriormente como um risco e cadastrado com antecedência. Ele pode acontecer sem previsões e neste caso, o problema deve ser cadastrado e os colaboradores devem definir se ele é grave e qual o impacto gera sobre o projeto, para então desenvolver um plano de ação adequado.

Como registrar e gerenciar os problemas no Project Online

Para registrar os riscos:

Entre na Central de Projetos > Site do Projeto. Nessa tela, você consegue ter uma breve visualização de quantos problemas estão cadastrados no projeto e quantos deles estão em aberto.


A implantação do PPM Easy - azul


Ao clicar em “Problemas” no Menu lateral, irá aparecer todos os problemas cadastrados no seu projeto. Para criar um, clique em “Novo Item”.


Problemas


Em seguida, a tela para cadastro do problema irá abrir, basta preencher conforme as características do problema.



Problemas - novo item

Plano de ação: O problema pode ter um plano de ação já cadastrado ou não. Se não houver, é recomendado que a equipe se reúna e para o desenvolvimento de um plano ideal para este problema, dependendo do seu nível de gravidade.

Relatórios da MLPro para gestão de problemas
Dashboard Easy

Esse relatório permite uma ótima visualização dos problemas em seus projetos, sendo eles: atrasados, em andamento, resolvidos, cancelados, abertos ou fechados. É extremamente útil pois os números e gráficos ajudam a identificar se o andamento do projeto e as ações para eliminar ou mitigar estes problemas estão sendo efetivas, tudo com uma visão em nível gerencial.


Dashboard portfólio easy


Dashboard de Projetos
Esse relatório mostra todos os seus projetos (podendo selecionar apenas um para visualização) com colunas como a de “problemas” que contém símbolos representando se há problema e se ele está ativo atrasado ou dentro do prazo, facilitando também a visualização de como está o andamento do projeto de forma geral.



Dashboard projetos


E-mail automatizado de Relatório de Status do Projeto
A MLPro desenvolveu um relatório que é enviado por e-mail de forma automatizada e permite a visualização de todos os pontos importantes do seu projeto. No quadro de “Problemas em Aberto” por exemplo, há a descrição dos problemas existentes. Isso além de possibilitar fácil visualização, é extremamente útil para manter os envolvidos sempre cientes de como está o projeto, e o melhor, sem que eles precisem consultar manualmente no Sharepoint.


Relatório de status de projetos

Lembre-se que um bom gerente de projetos deve realizar um bom gerenciamento de problemas! Em caso de dúvidas ou interesse, entre em contato com a MLPro preenchendo o formulário de 1º contato.