Blog MLPro

Nova Ferramenta MLPro – Migração PPM

Eduardo Colares e Leandro Lima
31/03/2021
Migração do Project Online

Já falamos por diversas vezes aqui no blog sobre as vantagens de fazer a migração do Project Server para o Project Online, tais como redução de custo, maior segurança, garantia de ambiente atualizado, entre outras.

Hoje, no entanto, falaremos da migração em si e da nova ferramenta automatizada da MLPro que otimiza este processo e oferece maior segurança e rapidez.

Como funciona o processo de migração?

Embora todas as versões do Project Server e o Project Online estejam sob o guarda-chuva da Microsoft, a empresa não conta com uma solução nativa e confiável para realizar a migração entre os sistemas.

A própria empresa recomenda que este processo seja realizado por parceiros Microsoft Gold Partner como a MLPro. Afinal, é uma atividade que requer muita preparação e planejamento.

O processo de migração é feito em sua maior parte de forma manual, projeto a projeto, analisando todos os campos para garantir a confiabilidade das informações para que nada se perca no caminho. Isso pode levar muito mais tempo dependendo da quantidade e complexidade dos projetos. E como dizia Benjamin Franklin, “Tempo é dinheiro”.

Pensando nisso, a MLPro desenvolveu uma ferramenta que fará boa parte desse trabalho de forma automatizada, ponto a ponto, garantindo maior celeridade e precisão.

Ferramenta de Migração

Nossa ferramenta faz a extração dos principais dados a partir do Project Server e transfere para o Project Online de forma automática e mais eficiente:

  • Tabelas de pesquisa
  • Campos personalizados
  • Calendários
  • Recursos
  • Projetos

Principais benefícios da ferramenta

Prazo: Uma combinação frequente na área de tecnologia é a de “Projetos Grandes x Prazos Curtos".

Grandes empresas normalmente possuem grandes quantidades de informações para serem migradas e nem sempre com um deadline confortável. Projetos e recursos podem chegar à casa das centenas ou milhares, e a migração nestes casos costuma demandar muito mais tempo.

Automatizando este processo, o prazo da migração será menor e sua empresa poderá fazer uso do Project Online em um período mais breve.

Confiabilidade: Embora todos os produtos que citamos sejam propriedade da Microsoft, é muito comum existirem incompatibilidades ao migrar do Project Server para o Project Online.

Um exemplo prático são os calendários, que em certos casos são recalculados de forma automática no Project Online e podem apresentar inconsistência na data de término de um determinado projeto.

Nossa ferramenta prevê esta situação, realizando um De > Para e avaliando previamente futuros problemas. Dessa forma temos um mapeamento que nos permite saber exatamente onde ocorreu uma falha e onde devemos agir.

Integridade das informações: Em uma migração que contenha centenas de recursos, por exemplo, a validação é sempre mais complexa, tendo de ser feita a posteriori e utilizando ferramentas externas como o Excel ou outros meios.

Agora temos a possibilidade de realizar esta validação durante o processo de migração, realizando o mesmo processo em menos etapas.

Na imagem abaixo temos um exemplo do funcionamento:

Há um "farol" fazendo um comparativo entre os campos de origem e destino.

  • Verde - Itens migrados com sucesso
  • Amarelo - Itens que precisam de revisão
  • Vermelho - Itens constantes somente na origem ou no destino

Com isso, continuamos trabalhando para melhorar nossos processos e oferecer os melhores produtos para nossos clientes.

Quer saber mais sobre como migrar seu sistema de gestão para o Project Online e obter toda uma gama de serviços para melhorar a produtividade na sua empresa? Fale conosco.

Project Server

Novidades e dicas relacionadas ao Microsoft Project Online e Project Server.

Posts:
2021
Maio
Abril
Março
Fevereiro
Janeiro
2020
Dezembro
Novembro
Outubro
Setembro
Agosto
Julho
Junho
Maio
Abril
Março
Fevereiro
Janeiro
2019
Dezembro
Novembro
Outubro
Setembro
Agosto
Julho
2015
Setembro
Julho
Maio
Janeiro
2014
Outubro
Setembro
Agosto
Junho
Abril
Março
Fevereiro