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Project for Office (Plan E3) 365 vs Project Plan 3

Leandro Lima e Nathalia Souza
30/04/2022
Project for Office 365 vs Project Plan 3

O Project for Office (Plan E3) está incluso no Microsoft 365 E3, já o Project Plan 3 é comprado separadamente. São produtos que apesar de parecerem iguais, possuem grandes diferenças.

Muitos se confundem ao não saber que uma licença apropriada do Project Plan é necessária para os usuários do Office 365 usarem o Project Online.

O Project for Office (Plan E3) permite acesso a somente algumas funções no Project for the web, como visualizar cronogramas e atualizar as atividades alocadas, sem acesso ao Project Online.

O Project Plan 3 é uma licença bem completa e dá acesso ao Project Online, Project for the Web e ainda permite usufruir do Microsoft Project Professional (Desktop) em seu PC.

O Microsoft Project conta com tipos diferentes de planos. Logo, antes de assinar uma licença, é fundamental entender sua necessidade. Para utilizar o Project Online, as licenças disponíveis são o Project Online Essentials, Project Plan 1, Project Plan 3 ou Project Plan 5.

O Project Plan 3 é a mais recomendada por oferecer uma boa relação a custo x benefício, permitir acesso ao Project Desktop e a integração ao ambiente online possibilitando a criação e gerenciamento dos projetos usufruindo de todos os robustos recursos do Project Professional combinados com a praticidade do Project Online.

Com a Project Plan Essentials, é possível que os membros da equipe atribuídos às tarefas acompanhem o andamento das atividades e atualizações do portfólio. Esta é uma licença acessória e possui um custo muito menor. No entanto, sua aquisição depende de ao menos a aquisição de uma Plan 3 pela organização.

Já o Project Plan 5, por mais que permita acesso a ferramenta de priorização de projetos, é uma licença com um custo bem maior que sua antecessora e recomendada para casos específicos.

Obs.: Cada licença de assinatura permite até cinco instalações simultâneas do aplicativo da área de trabalho do Project Online.

Concluindo, se a sua organização precisa integrar o Project Desktop ao Project Online, é necessário de pelo menos a licença do Project Plan 3. Ou melhor, uma licença apropriada do Project Plan é necessária para que seus usuários do Office 365 usem o Project para a web.

Isso garantirá acesso ao ambiente corporativo e funções como por exemplo:

  • Exibição centralizada dos projetos
  • Compartilhar Projetos
  • Acessar informações de qualquer dispositivo
  • Visualizar relatórios
  • Acompanhamento de tarefas
  • Rápido acesso aos projetos
  • Atribuir recursos

Tudo isso permitindo a inclusão e colaboração, além de o acompanhamento pelos stakeholders sem a obrigação de conhecimentos especializado na ferramenta.

Revisado em: 25/05/2022.

Project Server

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31 de agosto de 2022


Como Gerenciar Problemas no Project Online

Leandro Lima, Nathalia Souza e Ricardo Sabino.
15/09/2022

Relatórios de status do projeto automáticos por e-mail

É natural que uma empresa tenha que lidar com problemas e imprevistos. Logo, registrá-los é uma tarefa essencial para manter todos os envolvidos no projeto cientes da situação atual e garantir a resolução do problema o mais rápido possível, evitando comprometer o andamento e prazo do projeto. No nosso último artigo falamos sobre como gerenciar riscos no Project Online. Porém, e quando o risco realmente acontece ou quando um problema inesperado surge, o que fazer? Neste artigo iremos ensinar como cadastrar e gerenciar os problemas do seu projeto no Project Online.

O PWA disponibiliza uma lista nativa de problemas dentro do site do projeto (Sharepoint) para o registro e monitoramento dos problemas. Além disso, a MLPro oferece relatórios personalizados possibilitando melhor visualização das informações com gráficos e de forma mais dinâmica, sendo fundamentais para um gerenciamento mais eficiente e um projeto de sucesso.

A origem dos problemas

Quando já havia um risco cadastrado: Um problema pode ser criado a partir de um risco já identificado e cadastrado anteriormente. Quando o risco acontece, é necessário fechá-lo e cadastrá-lo como um novo problema. A grande diferença neste caso é que provavelmente ele já possui um plano de ação e vai ser solucionado mais rápido, já que não será uma surpresa e os colaboradores do projeto já haviam previsto a possibilidade de acontecer.

Quando não havia um risco cadastrado: Nem todo problema pode ter sido identificado anteriormente como um risco e cadastrado com antecedência. Ele pode acontecer sem previsões e neste caso, o problema deve ser cadastrado e os colaboradores devem definir se ele é grave e qual o impacto gera sobre o projeto, para então desenvolver um plano de ação adequado.

Como registrar e gerenciar os problemas no Project Online

Para registrar os riscos:

Entre na Central de Projetos > Site do Projeto. Nessa tela, você consegue ter uma breve visualização de quantos problemas estão cadastrados no projeto e quantos deles estão em aberto.


A implantação do PPM Easy - azul


Ao clicar em “Problemas” no Menu lateral, irá aparecer todos os problemas cadastrados no seu projeto. Para criar um, clique em “Novo Item”.


Problemas


Em seguida, a tela para cadastro do problema irá abrir, basta preencher conforme as características do problema.



Problemas - novo item

Plano de ação: O problema pode ter um plano de ação já cadastrado ou não. Se não houver, é recomendado que a equipe se reúna e para o desenvolvimento de um plano ideal para este problema, dependendo do seu nível de gravidade.

Relatórios da MLPro para gestão de problemas
Dashboard Easy

Esse relatório permite uma ótima visualização dos problemas em seus projetos, sendo eles: atrasados, em andamento, resolvidos, cancelados, abertos ou fechados. É extremamente útil pois os números e gráficos ajudam a identificar se o andamento do projeto e as ações para eliminar ou mitigar estes problemas estão sendo efetivas, tudo com uma visão em nível gerencial.


Dashboard portfólio easy


Dashboard de Projetos
Esse relatório mostra todos os seus projetos (podendo selecionar apenas um para visualização) com colunas como a de “problemas” que contém símbolos representando se há problema e se ele está ativo atrasado ou dentro do prazo, facilitando também a visualização de como está o andamento do projeto de forma geral.



Dashboard projetos


E-mail automatizado de Relatório de Status do Projeto
A MLPro desenvolveu um relatório que é enviado por e-mail de forma automatizada e permite a visualização de todos os pontos importantes do seu projeto. No quadro de “Problemas em Aberto” por exemplo, há a descrição dos problemas existentes. Isso além de possibilitar fácil visualização, é extremamente útil para manter os envolvidos sempre cientes de como está o projeto, e o melhor, sem que eles precisem consultar manualmente no Sharepoint.


Relatório de status de projetos

Lembre-se que um bom gerente de projetos deve realizar um bom gerenciamento de problemas! Em caso de dúvidas ou interesse, entre em contato com a MLPro preenchendo o formulário de 1º contato.