Blog MLPro

Project for the web vs Project Online

Ricardo Sabino e Leandro Lima
31/08/2020
Web vs Online

Com o lançamento do Project for the web, algumas empresas começaram a se questionar quanto a viabilidade de utilizarem apenas esta versão ao invés de utilizarem o Project Online.

Para esclarecer esta questão, neste artigo traremos mais informações sobre as duas versões do Project e suas respectivas características.

Quadro comparativo

Para facilitar a visualização das informações, criamos um quadro comparativo com as principais características de cada uma das versões:

Quadro Comparativo

Project for the web

O Project for the web apresenta uma navegação mais amigável, intuitiva e atualmente é uma versão simplificada do Project Online, sendo que, futuramente poderá ser a versão principal do produto.

O Project for the web foi desenvolvido com base e principalmente para trabalhar com a arquitetura abaixo:

Arquitetura

Project Online

O Microsoft Project Online é uma solução mais completa para gerenciamento de portfólio e projetos das organizações. Ele permite o monitoramento do trabalho e custos dos projetos de forma remota, facilitando o acesso as informações dos relatórios do projeto.

As principais características do Project Online são:

Gerenciamento de recursos: No Project online, além da gestão de recursos de mão de obra (pool de recursos) também é possível controlar recursos materiais e custos.

Gerenciamento do Tempo: O Project Online permite a otimização do cronograma por agendamento com base nas informações do projeto, recursos ou custos.

Gerenciamento de custos: É possível realizar a gestão do orçamento por contabilização de recursos, por itens de custo ou controlar o orçamento em nível de projeto.

Facilidade de colaboração: Com o Project Online a equipe consegue colaborar com o projeto de forma prática e ágil através do PWA. Além disso, é possível utilizar as listas padrões do Sharepoint para criar e compartilhar os problemas ou riscos que possam ocorrer durante o projeto.

Customização de Relatórios: O Project Online permite a criação e customização de diversos relatórios. Para a personalização e customização dos relatórios, recomendamos a contratação de uma consultoria especializada para garantir a integridade dos dados.

Conclusão

O Project for the web ainda é considerado uma versão simplificada do Project Online, que permite apenas atualizações consideradas mais simples nos projetos. Apesar de funcional, ele possui restrições em relação a possibilidade de personalização e funcionalidades. Por conta da simplicidade do Project for the web, ele geralmente é utilizado para apresentações ou reuniões onde não há a necessidade de um detalhamento maior das informações do projeto.

O Project for the web não substitui o Project Online mas agrega novas funcionalidades ao ambiente de projetos da Microsoft.

Se a sua empresa necessita de uma ferramenta mais completa para a gestão de projetos, com possibilidade maior de configuração, personalização ou mesmo customização, a ferramenta mais adequada para atender a esta necessidade é o Project Online.

Para saber mais sobre o Project for the web, Project Online, conhecer mais sobre o PPM, ou como otimizar a gestão dos projetos de sua empresa, entre em contato conosco.

Project Server

Novidades e dicas relacionadas ao Microsoft Project Online e Project Server.

Posts:
2021
Maio
Abril
Março
Fevereiro
Janeiro
2020
Dezembro
Novembro
Outubro
Setembro
Agosto
Julho
Junho
Maio
Abril
Março
Fevereiro
Janeiro
2019
Dezembro
Novembro
Outubro
Setembro
Agosto
Julho
2015
Setembro
Julho
Maio
Janeiro
2014
Outubro
Setembro
Agosto
Junho
Abril
Março
Fevereiro