Blog MLPro

Novos Recursos de Auditoria para o Microsoft Project, Microsoft Planner e Microsoft To Do

Leandro Lima e Nathalia Souza.
30/06/2023
Novos Recursos de Auditoria para o Microsoft Project

Os recursos de auditoria da Microsoft ajudam a rastrear tipos de operações executadas pelos seus serviços do Microsoft 365, permitindo um melhor controle das atividades mais comuns em seu ambiente. Os usuários em sua organização podem usar a ferramenta de pesquisa de log de auditoria para pesquisar, exibir e exportar (para um arquivo CSV) os registros de auditoria dessas operações.

Milhares de operações de usuário e administrador executadas em soluções do Microsoft 365 são capturadas, registradas e retidas no log de auditoria unificado da sua organização. Esses recursos também estão disponíveis para atividades no Project for the Web, Planner e Microsoft To Do, possibilitando que as organizações identifiquem rapidamente os riscos de dados e gerenciem os requisitos de conformidade regulatória associados a eventos nesses serviços.

Portal de conformidade do Microsoft Purview: auditoria para Project for the Web, Planner e Microsoft To Do

Para o Project para a Web, Planner e Microsoft To Do, este recurso oferece acesso a eventos cruciais que ajudam a determinar o escopo do comprometimento durante o uso das ferramentas. Isso permite a organização investigar eventos, atividades suspeitas ou alterações maliciosas.

Como utilizar o recurso de pesquisa de log de auditoria para essas ferramentas:

  • Acesse https://compliance.microsoft.com/ e entre no portal de conformidade da Microsoft.
  • Gerenciador de Conformidade

  • Acesse o log de auditoria unificado e inicie uma nova pesquisa;
  • Auditoria Project

  • No menu suspenso de carga de trabalho, você pode pesquisar Project for the Web, Planner e Microsoft To Do, por exemplo.
  • Auditoria Project

    Log de auditoria do Project for the Web

    O Project for the Web é criado no Microsoft Dataverse e tem um Project Power App associado. Para habilitar a auditoria para cenários em que o usuário está usando o Microsoft Dataverse ou o Project Power App, consulte a orientação da guia Auditoria de configurações do sistema. Para obter uma lista de entidades relacionadas ao Project for the Web, consulte a orientação Exportar dados do usuário do Project para a Web.

    As atividades capturadas para o Project for the Web incluem criação, exclusão, acesso ou atualizações a uma tarefa, projeto, roteiro ou item de roteiro e muito mais.

    Auditoria Project for the Web

    Log de auditoria do Planner

    Os novos recursos de auditoria capturam atividades no Planner que incluem leitura, criação, modificação, cópia ou exclusão de um plano, tarefa ou lista e capturam tipos de registro como PlannerTask, PlannerPlan e PlannerCopyPlan.

    Auditoria Planner

    Log de auditoria do Microsoft To Do

    As atividades capturadas para auditoria do Microsoft To Do incluem criar, atualizar ou excluir ações relacionadas a tarefas, subtarefas, entidades vinculadas e anexos e muito mais.

    Auditoria Microsoft To Do

    Você pode revisar a lista completa de atividades de usuários e administradores do Project for the Web, Planner ou Microsoft To Do registradas para auditoria.

    Requisitos de licenciamento

    A auditoria de eventos e atividades para o Project for the Web, Planner e Microsoft To Do requer uma licença paga do Project Plan 1 (ou superior), além da licença relevante do Microsoft 365 que inclui o direito de Auditoria (Premium).

    Gostou do artigo? Você pode se interessar:

  • Novo Produto MLPro: Integração Project Online x Planner
  • Project For the Web: Alterando a % concluída de tarefas nas licenças do Microsoft 365 E3 ou E5
  • Relatório de Status do Projeto Automático por E-mail: Melhoria Visual
  • Gerencie os esforços do seu recurso no Project for the Web com o novo modo de exibição Atribuições
  • Caso tenha se interessado e queira uma apresentação do produto, favor agendar um horário conosco no link a seguir: Apresentação Microsoft PPM Easy.

    Project Server

    Novidades e dicas relacionadas ao Microsoft Project Online e Project Server.

    Posts:
    2024
    Janeiro
    2023
    Dezembro
    Novembro
    Setembro
    Agosto
    Junho
    Maio
    Abril
    Março
    Fevereiro
    Janeiro
    2022
    Dezembro
    Novembro
    Outubro
    Setembro
    Agosto
    Julho
    Junho
    Maio
    Abril
    Março
    Fevereiro
    Janeiro
    2021
    Dezembro
    Novembro
    Maio
    Abril
    Março
    Fevereiro
    Janeiro
    2020
    Dezembro
    Novembro
    Outubro
    Setembro
    Agosto
    Julho
    Junho
    Maio
    Abril
    Março
    Fevereiro
    Janeiro
    2019
    Dezembro
    Novembro
    Outubro
    Setembro
    Agosto
    Julho
    2015
    Setembro
    Julho
    Maio
    Janeiro
    2014
    Outubro
    Setembro
    Agosto
    Junho
    Abril
    Março
    Fevereiro

    31 de agosto de 2022


    Como Gerenciar Problemas no Project Online

    Leandro Lima, Nathalia Souza e Ricardo Sabino.
    15/09/2022

    Relatórios de status do projeto automáticos por e-mail

    É natural que uma empresa tenha que lidar com problemas e imprevistos. Logo, registrá-los é uma tarefa essencial para manter todos os envolvidos no projeto cientes da situação atual e garantir a resolução do problema o mais rápido possível, evitando comprometer o andamento e prazo do projeto. No nosso último artigo falamos sobre como gerenciar riscos no Project Online. Porém, e quando o risco realmente acontece ou quando um problema inesperado surge, o que fazer? Neste artigo iremos ensinar como cadastrar e gerenciar os problemas do seu projeto no Project Online.

    O PWA disponibiliza uma lista nativa de problemas dentro do site do projeto (Sharepoint) para o registro e monitoramento dos problemas. Além disso, a MLPro oferece relatórios personalizados possibilitando melhor visualização das informações com gráficos e de forma mais dinâmica, sendo fundamentais para um gerenciamento mais eficiente e um projeto de sucesso.

    A origem dos problemas

    Quando já havia um risco cadastrado: Um problema pode ser criado a partir de um risco já identificado e cadastrado anteriormente. Quando o risco acontece, é necessário fechá-lo e cadastrá-lo como um novo problema. A grande diferença neste caso é que provavelmente ele já possui um plano de ação e vai ser solucionado mais rápido, já que não será uma surpresa e os colaboradores do projeto já haviam previsto a possibilidade de acontecer.

    Quando não havia um risco cadastrado: Nem todo problema pode ter sido identificado anteriormente como um risco e cadastrado com antecedência. Ele pode acontecer sem previsões e neste caso, o problema deve ser cadastrado e os colaboradores devem definir se ele é grave e qual o impacto gera sobre o projeto, para então desenvolver um plano de ação adequado.

    Como registrar e gerenciar os problemas no Project Online

    Para registrar os riscos:

    Entre na Central de Projetos > Site do Projeto. Nessa tela, você consegue ter uma breve visualização de quantos problemas estão cadastrados no projeto e quantos deles estão em aberto.


    A implantação do PPM Easy - azul


    Ao clicar em “Problemas” no Menu lateral, irá aparecer todos os problemas cadastrados no seu projeto. Para criar um, clique em “Novo Item”.


    Problemas


    Em seguida, a tela para cadastro do problema irá abrir, basta preencher conforme as características do problema.



    Problemas - novo item

    Plano de ação: O problema pode ter um plano de ação já cadastrado ou não. Se não houver, é recomendado que a equipe se reúna e para o desenvolvimento de um plano ideal para este problema, dependendo do seu nível de gravidade.

    Relatórios da MLPro para gestão de problemas
    Dashboard Easy

    Esse relatório permite uma ótima visualização dos problemas em seus projetos, sendo eles: atrasados, em andamento, resolvidos, cancelados, abertos ou fechados. É extremamente útil pois os números e gráficos ajudam a identificar se o andamento do projeto e as ações para eliminar ou mitigar estes problemas estão sendo efetivas, tudo com uma visão em nível gerencial.


    Dashboard portfólio easy


    Dashboard de Projetos
    Esse relatório mostra todos os seus projetos (podendo selecionar apenas um para visualização) com colunas como a de “problemas” que contém símbolos representando se há problema e se ele está ativo atrasado ou dentro do prazo, facilitando também a visualização de como está o andamento do projeto de forma geral.



    Dashboard projetos


    E-mail automatizado de Relatório de Status do Projeto
    A MLPro desenvolveu um relatório que é enviado por e-mail de forma automatizada e permite a visualização de todos os pontos importantes do seu projeto. No quadro de “Problemas em Aberto” por exemplo, há a descrição dos problemas existentes. Isso além de possibilitar fácil visualização, é extremamente útil para manter os envolvidos sempre cientes de como está o projeto, e o melhor, sem que eles precisem consultar manualmente no Sharepoint.


    Relatório de status de projetos

    Lembre-se que um bom gerente de projetos deve realizar um bom gerenciamento de problemas! Em caso de dúvidas ou interesse, entre em contato com a MLPro preenchendo o formulário de 1º contato.