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Comparativo entre ferramentas PPM: Project Online, PSA, Trello, Monday, Jira e CA Clarity

Nathalia Souza e Leandro Lima
22/12/2023
Comparativo-ferramentas-ppm-2023

Impulsionada pela necessidade de abordagens mais ágeis e eficientes, uma boa gestão de projetos tornou-se uma necessidade vital para o sucesso organizacional. Nesse cenário, a escolha da ferramenta certa pode ser um divisor de águas para o sucesso de um projeto e melhor organização e planejamento da equipe.

Neste artigo, apresentaremos um comparativo entre algumas das principais ferramentas de gestão de projetos disponíveis, oferecendo uma análise de seus pontos positivos e vantagens únicas. São elas: Microsoft Project Online, Microsoft Project for the Web, Trello, Monday, Jira, CA Clarity e Artia.

Agora, uma tabela comparativa entre as ferramentas:

Quadro comparativo

Item Microsoft Project Online PSA (Microsoft Project for the web) Trello Monday Jira CA Clarity Artia
Gerenciamento de projetos waterfall Project Project Project Project Project Project Project
Gerenciamento de projetos ágeis Project Project Project Project Project Project Project
Integração nativa com o Microsoft Project Desktop Project Project Project Project Project Project Project
Gerenciamento de tarefas Project Project Project Project Project Project Project
Gerenciamento de equipes Project Project Project Project Project Project Project
Gerenciamento de portfólio Project Project Project Project Project Project Project
Gerenciamento de recursos Project Project Project Project Project Project Project
Gerenciamento de tempo Project Project Project Project Project Project Project
Gerenciamento de custos Project Project Project Project Project Project Project
Gerenciamento de riscos Project Project Project Project Project Project Project
Gerenciamento de Problemas Project Project Project Project Project Project Project
Gerenciamento de comunicação Project Project Project Project Project Project Project
Gerenciamento de valor agregado Project Project Project Project Project Project Project

Microsoft Project Online

Project
  • Valor inicial da licença: À partir de R$ 64,00 usuário / mês
  • Integração com outras ferramentas do Microsoft Office: A sinergia entre o Project Online e o Microsoft Office facilita a comunicação e compartilhamento de informações.
  • Possibilidade de gerenciamento de recursos: Capacidade de otimizar a alocação de recursos para maximizar a eficiência.
  • Permite o gerenciamento de projetos complexos: Ideal para empreendimentos de grande porte e intricados.
  • Diferencial: Ferramenta mais completa do mercado, permitindo a gestão de projetos com metodologia ágil ou Waterfall sendo utilizado tanto para projetos mais simples quanto para projetos mais complexos que necessitam de maior controle e gerenciamento.
  • Disponível na versão Trial.

Trello

trello
  • Valor inicial da licença: À partir de US$ 5,00 usuário / mês
  • Interface simples e fácil de usar: Abordagem intuitiva, ideal para iniciantes.
  • Possibilidade de colaboração em tempo real: Favorece a cooperação entre membros da equipe.
  • Preço acessível: Uma opção economicamente viável para projetos de diferentes escalas.
  • Ponto de Atenção: Limite de 10MB para o tamanho dos anexos na versão Workspaces Free com expansão para 250MB na versão Premium. Na versão gratuita tem limitação de número de cartões e quadros que podem ser criados.
  • Disponível na versão Trial e possui versão gratuita com limitações.

Monday

monday
  • Valor inicial da licença: À partir de R$ 41,00 usuário / mês.
  • Interface intuitiva e fácil de usar: Aprendizado mais rápido.
  • Possibilidade de colaboração em tempo real: Facilita a comunicação em tempo real entre os membros da equipe.
  • Preço acessível: Oferece eficiência a um custo acessível.
  • Pontos de Atenção: Opções de customização de tarefas mais detalhadas disponíveis apenas em planos bem mais caros, o que pode inviabilizar a implementação.
  • Disponível na versão Trial e possui versão gratuita com limitações.

Jira Software

Jira
  • Valor inicial da licença: À partir de US$ 8,15 usuário / mês
  • Possibilidade de personalização: Adapta-se às necessidades específicas da empresa.
  • Integração com outras ferramentas do Atlassian Suite: Confluence e Bitbucket, ampliando as funcionalidades.
  • Permite o gerenciamento de projetos complexos: Ideal para projetos que demandam uma abordagem detalhada.
  • Ponto de Atenção: Curva de aprendizado para iniciantes pode ser um pouco complexa.
  • Disponível na versão Trial e possui versão gratuita com limitações.

CA Clarity

Jira
  • Valor inicial da licença: Valor indisponível.
  • Permite o gerenciamento de projetos complexos e programas empresariais maiores: Escalabilidade para atender a projetos de grande envergadura.
  • Integração com outras ferramentas do CA Technologies Suite: Sinergia com Agile Central e Service Desk Manager, proporcionando uma abordagem completa.
  • Ponto de Atenção: Quantidade mínima de licença que precisa ser adquirida (50 licenças).

Artia

Artia
  • Valor inicial da licença: À partir de R$ 45,00 usuário / mês
  • Interface intuitiva e fácil de usar: Facilita a adoção rápida.
  • Preço acessível para empresas menores: Uma opção econômica para organizações em crescimento.
  • Ponto de Atenção: Pode apresentar lentidão em relação a desempenho e velocidade do sistema ao ser utilizados com projetos maiores.
  • Disponível na versão Trial e possui versão gratuita com limitações.

  • Em conclusão, a escolha da ferramenta de gestão de projetos deve levar em consideração as necessidades específicas da equipe e a complexidade do projeto. Cada uma das ferramentas apresentadas oferece vantagens únicas, e compreender essas distinções é crucial para potencializar a eficiência e alcançar o sucesso no gerenciamento de projetos.

    A eficácia de cada software está diretamente ligada à capacidade de atender aos requisitos individuais, ao estilo de trabalho preferido e ao contexto organizacional. Ao tomar essa decisão, é crucial considerar não apenas os recursos oferecidos, mas também a facilidade de uso, a escalabilidade e a capacidade de integração com outras ferramentas essenciais para o sucesso dos projetos.

    E aí, gostou do artigo? Todas as soluções são extremamente funcionais para gestão de portfólio e projetos. Caso tenha se interessado e queira uma apresentação dos nossos produtos, fique a vontade para agendar um horário conosco no link a seguir: Apresentação Microsoft PPM Easy

    Project Online Easy: Cases de Sucesso da MLPro

    Nathalia Souza e Leandro Lima
    10/11/2023
    Case de Sucesso MLPro: Project Online Easy

    A MLPro atua nas etapas de implementação do PPM, Project Online e Project for the Web nos processos de: consultoria, implantação, configuração, customização, integração, treinamento, administração e suporte.

    Trouxemos algumas histórias inspiradoras que podem ser o passo que falta para quem quer melhorar a gestão de projetos da sua empresa. Selecionamos o caso da nossa parceria incrível com a FMU e com a Equatorial Energia para te inspirar e incentivar nessa jornada da gestão de portfólio de projetos.

    Case de Sucesso FMU: Project Online Easy

    O CTO Rafael Citelli e a Analista de Projetos Pricilla Brandão contam um pouco de suas experiências com a MLPro e os benefícios que a implantação da ferramenta PPM trouxe para a organização.

    A empresa necessitava de uma transformação digital para melhoria de processos internos que vão desde a aprovação de projetos até a entrega final. Dessa forma, começaram a utilizar a ferramenta Project Online para gerar os indicadores dos projetos e realizar o gerenciamento de reports, controle de cronograma e aprovações em conjunto com a MLPro.

    De acordo com Rafael e Pricilla, as necessidades foram resolvidas e o que melhorou é que hoje todo o processo é automatizado, desde a seleção, solicitação de projeto, aprovação, acompanhamento do cronograma e entrega final.

    “Se não tivéssemos feito essa implantação, estaríamos com projetos atrasados, hora extra do time e insatisfação” - Afirma Rafael.

    “A MLPro trouxe uma transformação para a nossa área, conseguiu otimizar nossos processos de projetos, fazer um acompanhamento e gestão de cronograma melhor (...) Sem a MLPro a FMU estaria em um processo lento, sem automatização.” - Afirma Pricilla.

    Case de Sucesso Equatorial Energia: Project Online Easy

    O Executivo de Controle de Obras AT Erick Elson conta um pouco da experiência da organização com a MLPro e os benefícios que a implantação da ferramenta PPM trouxe para a empresa. De acordo com Erick, antes da implantação a Equatorial Energia sofria muito com tempo, já que a gestão não era automatizada. Eles sentiam necessidade de uma plataforma mais robusta para a gestão de portfólio de projetos. Nesse cenário e necessidade de dar esse avanço, escolheram a MLPro como parceira.

    A ferramenta vem com relatórios básicos que são muito interessantes e com o passar do tempo a Equatorial junto da MLPro foram desenvolvendo diversos outros relatórios customizados de acordo com a necessidade da empresa.

    Os maiores benefícios de acordo com o Erick, além da automatização e otimização de tempo, é conseguir identificar rapidamente os problemas do projeto para atender as necessidades dos pontos de atenção.

    “Sem a ferramenta do Project Online e o serviço que a MLPro oferece, nós não teríamos a quantidade de relatórios que tem hoje, o que é extremamente importante para as empresas que desejam realizar uma gestão de projetos eficiente.” - Afirma Erick.

    E você, também quer melhorar a gestão de projetos da sua empresa?

    Se você também possui interesse em melhorar a gestão de projetos da sua empresa e deseja uma apresentação dos nossos produtos, fique a vontade para agendar um horário conosco no link a seguir: Apresentação Microsoft PPM Easy.

    Project for the Web: Novo recurso de Histórico de Tarefas

    Leandro Lima e Nathalia Souza
    15/09/2023
    Atualizações do Project for the Web: Fevereiro 2023

    Facilite o gerenciamento de tarefas e projetos do dia a dia, conheça o novo histórico de tarefas para o Project for the Web!

    O recurso ajuda proprietários e recursos de tarefas a manterem-se atualizados sobre suas tarefas e a identificar rapidamente o progresso recente feito ou as alterações que afetaram a agenda.

    O histórico de tarefas está disponível para todos os usuários no Project for the Web que tenham uma licença do Project Plan 3 ou superior.

    Como Utilizar o recurso Histórico de Tarefas no Microsoft Project

    1. Abra um projeto no próprio Project for the Web ou em uma guia Projeto no Microsoft Teams. Obs.: Nos exemplos abaixo, iremos mostrar pelo Microsoft Teams, porém os passos são os mesmos.

      Selecione uma tarefa e clique em “Abrir detalhes”. Ele pode ser acessado clicando nos detalhes da tarefa na grade de tarefas ou clicando em um cartão de tarefas na visualização do quadro.

      Historico de Tarefas
    2. No canto dos detalhes da tarefa, há um novo ícone de histórico de tarefas. Clique nele para abrir o painel de alterações.
    3. Historico de Tarefas

    Detalhes sobre as ações registradas

    Todas as alterações que um usuário faz em uma tarefa são registradas no histórico de tarefas. Para cada edição, são mostrados detalhes como quem fez a alteração, quando a fez, qual propriedade foi alterada, o valor anterior e o novo valor.

    As alterações registradas incluem edições como:

    • Adicionar ou remover etiquetas;
    • Alterar a duração ou o esforço;
    • Edição de listas de verificação;
    • Adicionar ou remover anexos;
    • Edições em qualquer coluna personalizada.
    Historico de Tarefas

    Alterações em predecessoras

  • Alterações realizadas em predecessoras que afetem a tarefa atual também aparecem no histórico.
  • Ex.: A tarefa 1 é predecessora da tarefa 2. Se a data de conclusão da tarefa 1 for alterada, a mudança ficara visível no histórico da tarefa 2.

  • Historico de Tarefas

    Conversa de Tarefas

    Para projetos que foram fixados nos canais do Teams, a parte inferior do painel de detalhes da tarefa inclui um botão de conversa de tarefa.

    • Clique em “Conversa de tarefas” para abrir o painel de conversa;

    • Historico de Tarefas
    • Os bate-papos neste painel incluem automaticamente um link para a tarefa para ajudar todos a acessar rapidamente um contexto compartilhado.

    • Historico de Tarefas
    • O Painel de Histórico exibe as alterações feitas por todos os usuários. Mas só usuários com licença Plan 3 podem visualizá-las.
    • O painel de histórico não está disponível no Planner.
    • Pode ser consultado em relatórios do Power BI. Saiba mais aqui.
    • Edições usando API de agendamento do Project não aparecem no histórico.
    • Edições em tarefas utilizando formulários do Power Apps não aparecem no histórico de tarefas.

    E aí, gostou da novidade? O Project for the Web tem se tornado cada vez mais poderoso e útil com as frequentes atualizações.

    Caso tenha se interessado e queira uma apresentação do produto, favor agendar um horário conosco no link a seguir: Apresentação Microsoft PPM Easy.

    Project Server

    Novidades e dicas relacionadas ao Microsoft Project Online e Project Server.

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    31 de agosto de 2022


    Como Gerenciar Problemas no Project Online

    Leandro Lima, Nathalia Souza e Ricardo Sabino.
    15/09/2022

    Relatórios de status do projeto automáticos por e-mail

    É natural que uma empresa tenha que lidar com problemas e imprevistos. Logo, registrá-los é uma tarefa essencial para manter todos os envolvidos no projeto cientes da situação atual e garantir a resolução do problema o mais rápido possível, evitando comprometer o andamento e prazo do projeto. No nosso último artigo falamos sobre como gerenciar riscos no Project Online. Porém, e quando o risco realmente acontece ou quando um problema inesperado surge, o que fazer? Neste artigo iremos ensinar como cadastrar e gerenciar os problemas do seu projeto no Project Online.

    O PWA disponibiliza uma lista nativa de problemas dentro do site do projeto (Sharepoint) para o registro e monitoramento dos problemas. Além disso, a MLPro oferece relatórios personalizados possibilitando melhor visualização das informações com gráficos e de forma mais dinâmica, sendo fundamentais para um gerenciamento mais eficiente e um projeto de sucesso.

    A origem dos problemas

    Quando já havia um risco cadastrado: Um problema pode ser criado a partir de um risco já identificado e cadastrado anteriormente. Quando o risco acontece, é necessário fechá-lo e cadastrá-lo como um novo problema. A grande diferença neste caso é que provavelmente ele já possui um plano de ação e vai ser solucionado mais rápido, já que não será uma surpresa e os colaboradores do projeto já haviam previsto a possibilidade de acontecer.

    Quando não havia um risco cadastrado: Nem todo problema pode ter sido identificado anteriormente como um risco e cadastrado com antecedência. Ele pode acontecer sem previsões e neste caso, o problema deve ser cadastrado e os colaboradores devem definir se ele é grave e qual o impacto gera sobre o projeto, para então desenvolver um plano de ação adequado.

    Como registrar e gerenciar os problemas no Project Online

    Para registrar os riscos:

    Entre na Central de Projetos > Site do Projeto. Nessa tela, você consegue ter uma breve visualização de quantos problemas estão cadastrados no projeto e quantos deles estão em aberto.


    A implantação do PPM Easy - azul


    Ao clicar em “Problemas” no Menu lateral, irá aparecer todos os problemas cadastrados no seu projeto. Para criar um, clique em “Novo Item”.


    Problemas


    Em seguida, a tela para cadastro do problema irá abrir, basta preencher conforme as características do problema.



    Problemas - novo item

    Plano de ação: O problema pode ter um plano de ação já cadastrado ou não. Se não houver, é recomendado que a equipe se reúna e para o desenvolvimento de um plano ideal para este problema, dependendo do seu nível de gravidade.

    Relatórios da MLPro para gestão de problemas
    Dashboard Easy

    Esse relatório permite uma ótima visualização dos problemas em seus projetos, sendo eles: atrasados, em andamento, resolvidos, cancelados, abertos ou fechados. É extremamente útil pois os números e gráficos ajudam a identificar se o andamento do projeto e as ações para eliminar ou mitigar estes problemas estão sendo efetivas, tudo com uma visão em nível gerencial.


    Dashboard portfólio easy


    Dashboard de Projetos
    Esse relatório mostra todos os seus projetos (podendo selecionar apenas um para visualização) com colunas como a de “problemas” que contém símbolos representando se há problema e se ele está ativo atrasado ou dentro do prazo, facilitando também a visualização de como está o andamento do projeto de forma geral.



    Dashboard projetos


    E-mail automatizado de Relatório de Status do Projeto
    A MLPro desenvolveu um relatório que é enviado por e-mail de forma automatizada e permite a visualização de todos os pontos importantes do seu projeto. No quadro de “Problemas em Aberto” por exemplo, há a descrição dos problemas existentes. Isso além de possibilitar fácil visualização, é extremamente útil para manter os envolvidos sempre cientes de como está o projeto, e o melhor, sem que eles precisem consultar manualmente no Sharepoint.


    Relatório de status de projetos

    Lembre-se que um bom gerente de projetos deve realizar um bom gerenciamento de problemas! Em caso de dúvidas ou interesse, entre em contato com a MLPro preenchendo o formulário de 1º contato.