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10 melhores ferramentas de gestão de projetos

Nathalia Souza e Leandro Lima
15/02/2023
Melhores ferramentas para gestão de projetos

Uma ferramenta de gestão de projetos é um software usado para facilitar o planejamento e a organização na gestão de projetos, simplificando o fluxo de trabalho e aumentando a produtividade. Ele permite que o gerente de projeto e sua equipe tenha uma melhor visão do andamento de tarefas, crie cronogramas, relatórios e acompanhe desempenhos, além de facilitar a colaboração e comunicação entre todos os envolvidos e agilizar processos de forma automatizada.

Quais são as funções essenciais em uma ferramenta para gestão de projetos?

Na hora de escolher qual ferramenta utilizar, é importante levar em conta algumas funcionalidades que podem ser fundamentais. Como por exemplo:

  • Controle de cronogramas: Calendários e gráficos de Gantt ajudam a entender onde uma tarefa se encaixa no projeto e o prazo para conclusão, evitando atrasos.
  • Compartilhamento de arquivos: Você evita perder tempo procurando documentos ao compartilhar e organizar no sistema.
  • Gestão de tarefas: Permite que você atribua tarefas e atualize os status, facilitando a visualização do andamento para todos os colaboradores.
  • Comunicação: Facilita que os colaboradores se comuniquem e se alinhem, encontrando uma solução mais ágil para os problemas. Uma boa comunicação é essencial na gestão de projetos.
  • Relatórios: Este é um recurso extremamente importante para que todos estejam atualizados sobre o andamento do projeto, além de facilitar para o gestor analisar se está progredindo e se as tarefas estão sendo realizadas nos prazos.
  • Sabendo disso, agora vamos conhecer quais são os melhores softwares de gerenciamento de projetos.

    1. Microsoft Project

    2. Microsoft Project



      O Microsoft Project é uma das ferramentas para gestão de projetos mais antigas, lançada pela Microsoft. Sua interface lembra bastante o Microsoft Excel, nela é possível estruturar o fluxograma de projetos de acordo com modelos predefinidos e customizáveis, sendo de fácil usabilidade.

      O software também usa o gráfico de Gantt para organizar o cronograma do projeto e permite a atribuição e atualização de status das tarefas para cada colaborador. É possível também criar relatórios, administrar orçamentos, monitorar o andamento dos recursos e analisar horas de trabalho.

      Com o MS Project, você tem controle total sobre seus projetos de forma automatizada, sendo ele uma ferramenta extremamente completa e uma das mais utilizadas. Os planos são pagos e variam de acordo com a demanda da empresa.

    3. Operand

      Operand





      O Operand é uma ferramenta desenvolvida para atender equipes criativas. Ele possui diversas funções que permitem otimizar a comunicação e a produtividade, manter o fluxo de processos organizado, ter uma boa visualização dos projetos, entre outros.

    4. Artia

      Artia





      Artia é um software de gestão de projetos que contém recursos que tornam a gestão de projetos mais dinâmica e colaborativa e aumentam a produtividade. Algumas de suas principais funcionalidades são o cronograma de projetos, apontamento de horas, indicadores de projetos e gerenciador de tarefas.

    5. Jira


      Jira

      O Jira é um software de gerenciamento de projetos muito utilizado para projetos de desenvolvimento de software. Ele oferece uma série de ferramentas para gerenciar o fluxo de trabalho das equipes com eficiência e é capaz de gerar relatórios ágeis do desempenho da equipe ou da porcentagem de conclusão do projeto.

    6. Asana

      Asana






      A ferramenta Asana reúne diversas funcionalidades como a atribuição de tarefas aos colaboradores, possibilidade de comunicação, a visualização das estatísticas do projeto e da linha do tempo do cronograma. Sua interface mostra o andamento de cada atividade, permitindo correr pelos dias e analisar qual a tarefa de cada colaborador.

    7. Trello

      Trello







      O Trello é uma ferramenta extremamente conhecida. Sua interface é organizada em quadros e listas que permitem o anexo de arquivos, atribuição de tarefas aos membros, acompanhar o status do fluxo de trabalho e a evolução. Ele oferece recursos que envolve o monitoramento e acompanhamento de todas as fases do desenvolvimento do projeto.

    8. Wrike


      Wrike



      O Wrike oferece uma visão completa dos processos que regem um projeto, bem como total visibilidade sobre o trabalho. Ele ajuda na comunicação e colaboração entre os envolvidos e oferece a opção de transformar e-mails em tarefas.

    9. Pódio

      Pódio






      O Pódio centraliza a organização de tarefas, prazos e arquivos. O software também conta com o recurso de armazenamento do histórico dos antigos projetos, o que pode ser útil para que o time use como referência.

    10. Slack


      Slack




      O Slack tem como objetivo centralizar a comunicação, facilitando a interação e economizando tempo. Contém funcionalidades como listas de tarefas, upload de arquivos e seu principal objetivo é manter os colaboradores do projeto alinhados.

    11. Monday.com


      Monday.com




      O Monday oferece melhor comunicação, colaboração e visibilidade aos seus projetos. Ele possui painéis que facilitam a visualização do andamento do projeto, automatizações que cuidam de tarefas repetidas, diferentes formas de visualizar as tarefas no quadro, possibilidade de integração com outras ferramentas, entre outros.

    Agora é só escolher qual a ferramenta mais adequada de acordo com os objetivos e necessidades da sua organização! Quer saber mais sobre gestão de projetos? Confira nosso artigo com 5 dicas para realizar uma boa gestão de projetos e saiba se planejar para realizar uma gestão eficiente.

    A MLPro é uma consultoria especializada em Soluções PPM (Project and Portfolio Management). Se tiver alguma alguma dúvida ou precisar de ajuda, favor preencher o formulário de 1º contato, e em seguida podemos disponibilizar um especialista para tirar suas dúvidas e explicar como podemos ajudar no processo de Implantação, Treinamento e Suporte do Project Online.

    Project Server

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    Como Gerenciar Problemas no Project Online

    Leandro Lima, Nathalia Souza e Ricardo Sabino.
    15/09/2022

    Relatórios de status do projeto automáticos por e-mail

    É natural que uma empresa tenha que lidar com problemas e imprevistos. Logo, registrá-los é uma tarefa essencial para manter todos os envolvidos no projeto cientes da situação atual e garantir a resolução do problema o mais rápido possível, evitando comprometer o andamento e prazo do projeto. No nosso último artigo falamos sobre como gerenciar riscos no Project Online. Porém, e quando o risco realmente acontece ou quando um problema inesperado surge, o que fazer? Neste artigo iremos ensinar como cadastrar e gerenciar os problemas do seu projeto no Project Online.

    O PWA disponibiliza uma lista nativa de problemas dentro do site do projeto (Sharepoint) para o registro e monitoramento dos problemas. Além disso, a MLPro oferece relatórios personalizados possibilitando melhor visualização das informações com gráficos e de forma mais dinâmica, sendo fundamentais para um gerenciamento mais eficiente e um projeto de sucesso.

    A origem dos problemas

    Quando já havia um risco cadastrado: Um problema pode ser criado a partir de um risco já identificado e cadastrado anteriormente. Quando o risco acontece, é necessário fechá-lo e cadastrá-lo como um novo problema. A grande diferença neste caso é que provavelmente ele já possui um plano de ação e vai ser solucionado mais rápido, já que não será uma surpresa e os colaboradores do projeto já haviam previsto a possibilidade de acontecer.

    Quando não havia um risco cadastrado: Nem todo problema pode ter sido identificado anteriormente como um risco e cadastrado com antecedência. Ele pode acontecer sem previsões e neste caso, o problema deve ser cadastrado e os colaboradores devem definir se ele é grave e qual o impacto gera sobre o projeto, para então desenvolver um plano de ação adequado.

    Como registrar e gerenciar os problemas no Project Online

    Para registrar os riscos:

    Entre na Central de Projetos > Site do Projeto. Nessa tela, você consegue ter uma breve visualização de quantos problemas estão cadastrados no projeto e quantos deles estão em aberto.


    A implantação do PPM Easy - azul


    Ao clicar em “Problemas” no Menu lateral, irá aparecer todos os problemas cadastrados no seu projeto. Para criar um, clique em “Novo Item”.


    Problemas


    Em seguida, a tela para cadastro do problema irá abrir, basta preencher conforme as características do problema.



    Problemas - novo item

    Plano de ação: O problema pode ter um plano de ação já cadastrado ou não. Se não houver, é recomendado que a equipe se reúna e para o desenvolvimento de um plano ideal para este problema, dependendo do seu nível de gravidade.

    Relatórios da MLPro para gestão de problemas
    Dashboard Easy

    Esse relatório permite uma ótima visualização dos problemas em seus projetos, sendo eles: atrasados, em andamento, resolvidos, cancelados, abertos ou fechados. É extremamente útil pois os números e gráficos ajudam a identificar se o andamento do projeto e as ações para eliminar ou mitigar estes problemas estão sendo efetivas, tudo com uma visão em nível gerencial.


    Dashboard portfólio easy


    Dashboard de Projetos
    Esse relatório mostra todos os seus projetos (podendo selecionar apenas um para visualização) com colunas como a de “problemas” que contém símbolos representando se há problema e se ele está ativo atrasado ou dentro do prazo, facilitando também a visualização de como está o andamento do projeto de forma geral.



    Dashboard projetos


    E-mail automatizado de Relatório de Status do Projeto
    A MLPro desenvolveu um relatório que é enviado por e-mail de forma automatizada e permite a visualização de todos os pontos importantes do seu projeto. No quadro de “Problemas em Aberto” por exemplo, há a descrição dos problemas existentes. Isso além de possibilitar fácil visualização, é extremamente útil para manter os envolvidos sempre cientes de como está o projeto, e o melhor, sem que eles precisem consultar manualmente no Sharepoint.


    Relatório de status de projetos

    Lembre-se que um bom gerente de projetos deve realizar um bom gerenciamento de problemas! Em caso de dúvidas ou interesse, entre em contato com a MLPro preenchendo o formulário de 1º contato.

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