Blog MLPro

Comparando Ferramentas da Microsoft para Gerenciamento de Projetos

Ricardo Sabino e Leandro Lima
30/10/2035
Gestão

No mercado, existem diversas ferramentas para gestão de projetos sendo que a Microsoft trabalha constantemente na atualização de seus produtos voltados para gerenciamento de tarefas e projetos.

Neste artigo, faremos uma comparação entre as principais funcionalidades das ferramentas da Microsoft utilizadas para a gestão de projetos.

Quadro Comparativo

No quadro abaixo listamos as ferramentas e seus principais recursos e funcionalidades. As classificações foram baseadas em suas funcionalidades nativas e não na facilidade de customizações, personalizações ou integrações com outros aplicativos.

As ferramentas analisadas neste comparativo foram:

ma Ferramentas Microsoft(1)

No quadro comparativo, para facilitar a análise criamos e consideramos a seguinte legenda abaixo:

Legenda(1)

Ao compararmos e avaliarmos o gerenciamento de tarefas de cada uma das ferramentas temos o quadro abaixo:

Gerenciamento das Tarefas(3)

O próximo item avaliado foi o gerenciamento dos recursos com o seguinte quadro comparativo:

GErenciamento de Recursos(4)

O terceiro item avaliado, refere-se ao gerenciamento de projetos e já podemos notar uma grande diferença entre cada uma das ferramentas.

Gerenciamento de Projetos(4)

No quarto item, avaliamos o gerenciamento de portfólio e neste caso, o Microsoft Project Online é a ferramenta que apresenta maior aderência de acordo com os itens avaliados.

Gerenciamento de Portfolio(4)

Em relação a inovação, o Project Online também está à frente das demais ferramentas.

Inovação(4)

Por último avaliamos as ferramentas em relação a análise e relatórios, e apesar das outras ferramentas apresentarem algumas opções, o Project Online ainda é a ferramenta que melhor atende a este quesito.

Análise e Relatórios(4)

Conhecendo as Ferramentas

Para facilitar a compreensão das ferramentas, trouxemos uma breve descrição da definição e propostas de cada uma delas:

Microsoft Planner - Uma maneira simplificada de gerenciar e organizar suas tarefas e projetos. Disponível como parte do Office 365 em 2016, o Planner permite que as equipes trabalhem de forma colaborativa enquanto é capaz de visualizar e gerenciar tarefas facilmente.

Project for Web - Lançado em 2019, este produto oferece uma abordagem de programação simples e intuitiva. Com um quadro (kanban), grade e visão de dependência - o Project for the Web é ideal para projetos simples. Com ele você pode construir um PowerApp e incorporar a experiência de programação online moderna para o usuário final. Ainda em sua fase inicial, mas com um roteiro sólido, o Project for the Web também está disponível para usuários do Project Online (licenciados P3, P5).

Microsoft Project Online (Project Server) - Uma plataforma online ou local que é baseada no SharePoint, fornecendo uma experiência conectada ao MS Project Desktop para agendamento. Construída e lançada pela primeira vez em 2000, esta plataforma permite gerenciar tarefas, projetos, recursos, planilhas de horas, bem como realizar a otimização do portfólio. Este produto possibilita implantar um site por projeto, fluxos de trabalho e um cronograma de projeto.

Microsoft Project Desktop - Este produto foi lançado pela primeira vez em 1984 e permite aos usuários criar tarefas, recursos e atribuições. A edição profissional permite que os usuários se conectem ao Microsoft Project Online, o que significa que você pode aproveitar pools de recursos da empresa, padrões e exibições da empresa. Este produto é ideal para quem precisa construir programações detalhadas e sofisticadas e gráficos de gantt. Você pode aumentar as taxas de recursos, alavancar calendários, bem como incorporar subprojetos, criando cronogramas e programas principais.

Azure DevOps (também conhecido como Azure Boards) - Lançado pela primeira vez em 2005, este produto foi originalmente projetado para desenvolvedores gerenciarem suas tarefas, projetos e enviar código. Com o tempo, esse produto se tornou a solução ágil de projetos da Microsoft. Com a capacidade de integração com Roadmaps for Project, você pode começar a ter uma visão completa de todos os seus projetos em todo o portfólio.

To Do - Lançado em 2017, este produto foi projetado para o tablet, dispositivo móvel, rastreamento e gerenciamento de tarefas diárias. Ideal para o usuário do dia-a-dia e / ou para quem procura algo para se manter organizado.

Concluindo

Cada uma das ferramentas apresenta características e funcionalidades específicas e a escolha sobre a melhor ferramenta irá depender da característica dos projetos e qual será o nível de controle e gestão que a sua empresa pretende utilizar para gerenciar seus projetos.

De acordo com o quadro comparativo, o Microsoft Project Online ainda é a ferramenta mais completa e a que possui a maior aderência em relação à atendimento de necessidades e funcionalidades disponíveis, colaborando para a melhoria da gestão dos projetos de sua empresa.

Para saber mais sobre as ferramentas da Microsoft, conhecer mais sobre o PPM, ou como otimizar a gestão dos projetos de sua empresa, entre em contato conosco.

Project Server

Novidades e dicas relacionadas ao Microsoft Project Online e Project Server.

Posts:
2025
Abril
Março
Fevereiro
Janeiro
2024
Dezembro
Novembro
Outubro
Setembro
Agosto
Julho
Junho
Maio
Abril
Março
Janeiro
2023
Dezembro
Novembro
Setembro
Agosto
Junho
Maio
Abril
Março
Fevereiro
Janeiro
2022
Dezembro
Novembro
Outubro
Setembro
Agosto
Julho
Junho
Maio
Abril
Março
Fevereiro
Janeiro
2021
Dezembro
Novembro
Maio
Abril
Março
Fevereiro
Janeiro
2020
Dezembro
Novembro
Outubro
Setembro
Agosto
Julho
Junho
Maio
Abril
Março
Fevereiro
Janeiro
2019
Dezembro
Novembro
Outubro
Setembro
Agosto
Julho
2015
Setembro
Julho
Maio
Janeiro
2014
Outubro
Setembro
Agosto
Junho
Abril
Março
Fevereiro

31 de agosto de 2022


Como Gerenciar Problemas no Project Online

Leandro Lima, Nathalia Souza e Ricardo Sabino.
15/09/2022

Relatórios de status do projeto automáticos por e-mail

É natural que uma empresa tenha que lidar com problemas e imprevistos. Logo, registrá-los é uma tarefa essencial para manter todos os envolvidos no projeto cientes da situação atual e garantir a resolução do problema o mais rápido possível, evitando comprometer o andamento e prazo do projeto. No nosso último artigo falamos sobre como gerenciar riscos no Project Online. Porém, e quando o risco realmente acontece ou quando um problema inesperado surge, o que fazer? Neste artigo iremos ensinar como cadastrar e gerenciar os problemas do seu projeto no Project Online.

O PWA disponibiliza uma lista nativa de problemas dentro do site do projeto (Sharepoint) para o registro e monitoramento dos problemas. Além disso, a MLPro oferece relatórios personalizados possibilitando melhor visualização das informações com gráficos e de forma mais dinâmica, sendo fundamentais para um gerenciamento mais eficiente e um projeto de sucesso.

A origem dos problemas

Quando já havia um risco cadastrado: Um problema pode ser criado a partir de um risco já identificado e cadastrado anteriormente. Quando o risco acontece, é necessário fechá-lo e cadastrá-lo como um novo problema. A grande diferença neste caso é que provavelmente ele já possui um plano de ação e vai ser solucionado mais rápido, já que não será uma surpresa e os colaboradores do projeto já haviam previsto a possibilidade de acontecer.

Quando não havia um risco cadastrado: Nem todo problema pode ter sido identificado anteriormente como um risco e cadastrado com antecedência. Ele pode acontecer sem previsões e neste caso, o problema deve ser cadastrado e os colaboradores devem definir se ele é grave e qual o impacto gera sobre o projeto, para então desenvolver um plano de ação adequado.

Como registrar e gerenciar os problemas no Project Online

Para registrar os riscos:

Entre na Central de Projetos > Site do Projeto. Nessa tela, você consegue ter uma breve visualização de quantos problemas estão cadastrados no projeto e quantos deles estão em aberto.


A implantação do PPM Easy - azul


Ao clicar em “Problemas” no Menu lateral, irá aparecer todos os problemas cadastrados no seu projeto. Para criar um, clique em “Novo Item”.


Problemas


Em seguida, a tela para cadastro do problema irá abrir, basta preencher conforme as características do problema.



Problemas - novo item

Plano de ação: O problema pode ter um plano de ação já cadastrado ou não. Se não houver, é recomendado que a equipe se reúna e para o desenvolvimento de um plano ideal para este problema, dependendo do seu nível de gravidade.

Relatórios da MLPro para gestão de problemas
Dashboard Easy

Esse relatório permite uma ótima visualização dos problemas em seus projetos, sendo eles: atrasados, em andamento, resolvidos, cancelados, abertos ou fechados. É extremamente útil pois os números e gráficos ajudam a identificar se o andamento do projeto e as ações para eliminar ou mitigar estes problemas estão sendo efetivas, tudo com uma visão em nível gerencial.


Dashboard portfólio easy


Dashboard de Projetos
Esse relatório mostra todos os seus projetos (podendo selecionar apenas um para visualização) com colunas como a de “problemas” que contém símbolos representando se há problema e se ele está ativo atrasado ou dentro do prazo, facilitando também a visualização de como está o andamento do projeto de forma geral.



Dashboard projetos


E-mail automatizado de Relatório de Status do Projeto
A MLPro desenvolveu um relatório que é enviado por e-mail de forma automatizada e permite a visualização de todos os pontos importantes do seu projeto. No quadro de “Problemas em Aberto” por exemplo, há a descrição dos problemas existentes. Isso além de possibilitar fácil visualização, é extremamente útil para manter os envolvidos sempre cientes de como está o projeto, e o melhor, sem que eles precisem consultar manualmente no Sharepoint.


Relatório de status de projetos

Lembre-se que um bom gerente de projetos deve realizar um bom gerenciamento de problemas! Em caso de dúvidas ou interesse, entre em contato com a MLPro preenchendo o formulário de 1º contato.

Whatsapp

Contato via WhatsApp!