Comparando Ferramentas da Microsoft para Gerenciamento de Projetos

No mercado, existem diversas ferramentas para gestão de projetos sendo que a Microsoft trabalha constantemente na atualização de seus produtos voltados para gerenciamento de tarefas e projetos.
Neste artigo, faremos uma comparação entre as principais funcionalidades das ferramentas da Microsoft utilizadas para a gestão de projetos.
Quadro Comparativo
No quadro abaixo listamos as ferramentas e seus principais recursos e funcionalidades. As classificações foram baseadas em suas funcionalidades nativas e não na facilidade de customizações, personalizações ou integrações com outros aplicativos.
As ferramentas analisadas neste comparativo foram:
ma.webp)
No quadro comparativo, para facilitar a análise criamos e consideramos a seguinte legenda abaixo:
.webp)
Ao compararmos e avaliarmos o gerenciamento de tarefas de cada uma das ferramentas temos o quadro abaixo:
.webp)
O próximo item avaliado foi o gerenciamento dos recursos com o seguinte quadro comparativo:
.webp)
O terceiro item avaliado, refere-se ao gerenciamento de projetos e já podemos notar uma grande diferença entre cada uma das ferramentas.
.webp)
No quarto item, avaliamos o gerenciamento de portfólio e neste caso, o Microsoft Project Online é a ferramenta que apresenta maior aderência de acordo com os itens avaliados.
.webp)
Em relação a inovação, o Project Online também está à frente das demais ferramentas.
.webp)
Por último avaliamos as ferramentas em relação a análise e relatórios, e apesar das outras ferramentas apresentarem algumas opções, o Project Online ainda é a ferramenta que melhor atende a este quesito.
.webp)
Conhecendo as Ferramentas
Para facilitar a compreensão das ferramentas, trouxemos uma breve descrição da definição e propostas de cada uma delas:
Microsoft Planner - Uma maneira simplificada de gerenciar e organizar suas tarefas e projetos. Disponível como parte do Office 365 em 2016, o Planner permite que as equipes trabalhem de forma colaborativa enquanto é capaz de visualizar e gerenciar tarefas facilmente.
Project for Web - Lançado em 2019, este produto oferece uma abordagem de programação simples e intuitiva. Com um quadro (kanban), grade e visão de dependência - o Project for the Web é ideal para projetos simples. Com ele você pode construir um PowerApp e incorporar a experiência de programação online moderna para o usuário final. Ainda em sua fase inicial, mas com um roteiro sólido, o Project for the Web também está disponível para usuários do Project Online (licenciados P3, P5).
Microsoft Project Online (Project Server) - Uma plataforma online ou local que é baseada no SharePoint, fornecendo uma experiência conectada ao MS Project Desktop para agendamento. Construída e lançada pela primeira vez em 2000, esta plataforma permite gerenciar tarefas, projetos, recursos, planilhas de horas, bem como realizar a otimização do portfólio. Este produto possibilita implantar um site por projeto, fluxos de trabalho e um cronograma de projeto.
Microsoft Project Desktop - Este produto foi lançado pela primeira vez em 1984 e permite aos usuários criar tarefas, recursos e atribuições. A edição profissional permite que os usuários se conectem ao Microsoft Project Online, o que significa que você pode aproveitar pools de recursos da empresa, padrões e exibições da empresa. Este produto é ideal para quem precisa construir programações detalhadas e sofisticadas e gráficos de gantt. Você pode aumentar as taxas de recursos, alavancar calendários, bem como incorporar subprojetos, criando cronogramas e programas principais.
Azure DevOps (também conhecido como Azure Boards) - Lançado pela primeira vez em 2005, este produto foi originalmente projetado para desenvolvedores gerenciarem suas tarefas, projetos e enviar código. Com o tempo, esse produto se tornou a solução ágil de projetos da Microsoft. Com a capacidade de integração com Roadmaps for Project, você pode começar a ter uma visão completa de todos os seus projetos em todo o portfólio.
To Do - Lançado em 2017, este produto foi projetado para o tablet, dispositivo móvel, rastreamento e gerenciamento de tarefas diárias. Ideal para o usuário do dia-a-dia e / ou para quem procura algo para se manter organizado.
Concluindo
Cada uma das ferramentas apresenta características e funcionalidades específicas e a escolha sobre a melhor ferramenta irá depender da característica dos projetos e qual será o nível de controle e gestão que a sua empresa pretende utilizar para gerenciar seus projetos.
De acordo com o quadro comparativo, o Microsoft Project Online ainda é a ferramenta mais completa e a que possui a maior aderência em relação à atendimento de necessidades e funcionalidades disponíveis, colaborando para a melhoria da gestão dos projetos de sua empresa.
Para saber mais sobre as ferramentas da Microsoft, conhecer mais sobre o PPM, ou como otimizar a gestão dos projetos de sua empresa, entre em contato conosco.