Blog MLPro

Qual a diferença entre empresa baseada em Projetos e baseada em Produtos?

Leandro Lima e Nathalia Souza
15/05/2022
Project for Office 365 vs Project Plan 3

Cada organização se enquadra em uma categoria que a define de acordo com o que ela oferece aos seus clientes e como é fornecido. São as categorias: empresa baseada em produto ou empresa baseada em projeto.

Uma empresa baseada em produto trata-se de uma organização que oferece determinado produto ou serviço, sendo a solução de um problema, como fornecer reparo de determinado produto, por exemplo.

uma empresa baseada em projetos, são aquelas que criam uma solução baseada em um conjunto de produtos e a vende como um pacote de soluções. Esse tipo de organização geralmente enfrenta mais desafios e dificuldades por possuírem mais complexidade ou precisarem gerenciar mão de obra e obter mais recursos.

Os desafios de uma empresa baseada em projetos

Ao contrário das organizações baseadas em produtos e serviços, esse tipo de organização geralmente possuem um processo mais longo e com mais etapas. Logo, acabam enfrentando mais desafios, riscos e problemas. Sendo alguns deles:

  • Desenvolver escopo e orçamento: Identificar e desenvolver o escopo do projeto e realizar um orçamento/precificação dos serviços de forma justa e competitiva, baseado nos preços do mercado atual.
  • Dividir tarefas e alinhar a equipe: A forma em que o projeto é gerenciado e passado para a equipe responsável por cada etapa. Ou seja, dividir as tarefas e garantir que todos estejam alinhados e acompanhem o andamento do projeto.
  • Seguir o cronograma: Seguir o cronograma e cumprir com ele, de forma que todos estejam acompanhando e independente das interferências. Como por exemplo problemas com materiais, equipamentos, orçamentos, recursos, entre outros riscos.
  • Alinhar o time, projetos e recursos: Combinar os recursos certos com os projetos certos e organizar o time de forma que todos estejam cientes de todas as etapas do projeto. Assim, caso haja algum problema, a resolução será muito mais rápida e eficaz.
  • Preparação para possíveis riscos e alinhamento com o cliente: As mudanças do cliente dificultam a execução dos planos. Dessa forma, é preciso estar preparado para possíveis alterações e quais serão os próximos passos a partir dessa decisão (incluindo pagamentos).
  • Os principais desafios incluem:

    • Gerenciar as mudanças de escopo dos clientes
    • Controlar o progresso e o valor acumulado

Quais as principais diferenças entre esses tipos de empresas?

Cada uma delas possui pontos específicos, dependendo daquilo que a organização oferece e de como é o processo de venda até a entrega ao seu cliente.

  • Uma empresa trabalha com a venda de X produto (produtos).
  • Outra oferece serviços de reparo para X produtos (produtos & serviços).
  • Outra empresa constrói a infraestrutura onde serão utilizados X produtos (projetos).

Ou seja, apesar das empresas ligadas ao mesmo produto possuírem o mesmo foco, elas atendem a necessidades diferentes. A compra de um produto ou serviço possui um processo até chegar ao cliente, já quando se trata de um projeto, o processo é muito mais longo, podendo levar meses ou até anos para ser entregue/concluído.

  • Exemplo: Softwares de computador.

Neste caso, a empresa baseada em produtos vende um software predefinido, ou seja, um software específico que seja voltado para alguma área, setor ou tarefa. (Ex: Um software com foco em contabilidade, produtividade, colaboração, organização, planejamento, entre outros). Já uma empresa baseada em projetos irá trabalhar com o cliente e identificar suas necessidades e requisitos, a fim de criar/desenvolver um software personalizado voltado para uma organização específica.

Portanto, cada uma delas oferece uma coisa e possuem suas características.

Agora você já sabe a diferença entre esses dois tipos de empresa e em qual a sua se encaixa! Gostou do nosso artigo? Leia mais e acompanhe nosso blog.

Project for Office 365 vs Project Plan 3

Leandro Lima e Nathalia Souza
30/04/2022
Project for Office 365 vs Project Plan 3

O Project for Office 365 e Project Plan 3 são produtos que apesar de parecerem iguais, possuem grandes diferenças.

Ao contrário do Project Plan 3, o Project for Office 365 permite somente instalar a versão do Project Desktop (a versão local). Ou seja, você terá a licença vitalícia, porém ele vai conectar apenas no seu computador e não vai permitir integração com o servidor, impossibilitando acesso ao ambiente corporativo.

Como já falamos anteriormente no nosso blog, o MS Project conta com tipos diferentes de planos. Se você precisa trabalhar localmente e sem colaboração, por exemplo, o Project for Office 365 é o suficiente. Já se a sua empresa necessita do Project Online, as licenças disponíveis são o Project Online Essentials, Project Plan 3 ou Project Plan 5.

O Project Plan 3 é a mais recomendada por oferecer uma boa relação a custo x benefício e permitir acesso ao desktop e a integração ao ambiente online (PWA), possibilitando a criação e gerenciamento dos projetos e usufruindo de todos os robustos recursos do Project Professional combinados com a praticidade do Project Online.

Com a Project Plan Essentials, é possível que os membros da equipe atribuídos às tarefas acompanhem o andamento das atividades e atualizações do portfólio. Esta é uma licença acessória e possui um custo muito menor. No entanto, sua aquisição depende de ao menos a aquisição de uma Plan 3 pela organização.

Já o Project Plan 5, por mais que permita acesso a ferramenta de priorização de projetos, é uma licença com um custo bem maior que sua antecessora e recomendada para casos específicos.

Obs. Cada licença de assinatura permite até cinco instalações simultâneas do aplicativo da área de trabalho do Project Online.

Portanto, conclui-se que se a sua organização precisa integrar o Project Desktop ao Project Online, é necessário de pelo menos a licença do Project Plan 3. Isso garantirá acesso ao ambiente corporativo e funções como por exemplo:

  • Exibição centralizada dos projetos
  • Compartilhar Projetos
  • Acessar informações de qualquer dispositivo
  • Visualizar relatórios
  • Acompanhamento de tarefas
  • Rápido acesso aos projetos
  • Atribuir recursos

Tudo isso de forma que todos os colaboradores estejam inclusos e consigam colaborar paralelamente, além de o acompanhamento poder ser feito por quaisquer stakeholders sem a obrigação de conhecimentos no Project Desktop.

E caso tenha alguma dúvida, preencha o formulário de 1º contato, e em seguida podemos disponibilizar um especialista para tirar suas dúvidas e explicar como podemos ajudar no processo de Implantação, Treinamento e Suporte do Project Online.

O que é Microsoft PPM?

Leandro Lima e Nathalia Souza
15/04/2022
O que é Microsoft PPM?

O Microsoft PPM (Project Portfolio Management ou em português, Gestão de Portfólio de Projetos) é um software para gestão de Portfólio de Projetos que garante melhor planejamento, controle e organização em diferentes etapas da gestão de projetos, colaboração entre equipes, gerenciamento de recursos, visualização da linha do tempo e acompanhamento do projeto.

Além da praticidade e versatilidade oferecida, o PPM permite integração nativa com outras plataformas de serviços amplamente utilizadas mundialmente, como Microsoft Office e Microsoft Power Platform.

O que é gestão de portfólio de projetos?

Em suma, é a gestão do conjunto de projetos e operações gerenciadas em grupo para alcançar um objetivo determinado pela empresa. Esse conceito surgiu para facilitar a gestão das informações, já que podemos ter diversos projetos executados em paralelo, sendo todos relacionados ao mesmo objetivo estratégico da organização.

Para saber mais sobre esse conceito e a diferença entre gerenciamento de projetos e gerenciamento de portfólio de projetos, leia nosso artigo sobre "O que é PPM".

Licenças do Microsoft PPM

Para utilizar o PPM é necessário contratar uma licença, dividida em diversas categorias, como Project Online Essentials, Project Plan 1, Project Plan 3 e Project Plan 5, cada uma com diferentes níveis de permissões. Se você deseja saber mais sobre cada tipo de licença e os recursos oferecidos por cada uma, acesse nosso artigo onde falamos sobre os Tipos de Licença do Microsoft Project.

Para que serve o Microsoft PPM?

Além de permitir organização e visualização do portfólio de projetos no geral, a ferramenta gerencia todo o ciclo de vida de um projeto, do planejamento ao monitoramento, contando com inúmeras funções e recursos, permitindo o acompanhamento e a colaboração de todo o time.

Dentre os seus principais recursos, estão:

  • Criar cronogramas
  • Avaliar orçamentos e definir custos
  • Obter Relatórios e gráficos
  • Controle de riscos
  • Gerencias Problemas
  • Gerencias Lições aprendidas
  • Compartilhar arquivos
  • Acompanhar o andamento das tarefas
  • Sequenciar atividades
  • Administrar prazos
  • Priorizar projetos

O PPM proporciona uma boa gestão e visão dos recursos, facilitando o monitoramento do gerente de projeto em tempo real e permitindo evitar ou mitigar problemas com mais agilidade.

Quais as vantagens do Microsoft PPM?

  • Visualização e monitoramento do projeto: Oferece fácil visualização de gráficos, dados e andamento das atividades e outros recursos.
  • Contribui para melhor planejamento e organização: O planejamento do projeto é uma etapa extremamente importante, em que todos os colaboradores devem estar por dentro. O PPM contém recursos para além de facilitar a distribuição das tarefas, como a visualização de atividades e prazos, contribuindo para a organização de todos os envolvidos.
  • Possibilidade de integração: Permite a possibilidade de integração com o ecossistema Microsoft (como Azure, Microsoft Teams e Power BI), contribuindo para a organização e agilidade na gestão do portfólio e dos projetos.
  • Facilita a colaboração e atuação da equipe: Os recursos possibilitam a visualização de detalhes do projeto, facilita e estimula a colaboração dos envolvidos, além da facilidade em compartilhar informações com o Microsoft Teams, facilitando a comunicação da equipe.
  • Permite o trabalho em projetos diferentes: Permite a atuação do gerente de projetos em diferentes projetos na mesma ferramenta.

Em suma, o Microsoft PPM traz diversos benefícios para organização e grande flexibilidade de gerenciamento, tornando a gestão do portfólio e dos projetos muito ágil e eficiente. Se você quer saber mais sobre o Microsoft PPM e sobre gestão de portfólio e projetos, nosso blog contém diversos artigos que podem te ajudar!

E caso tenha alguma dúvida, preencha o formulário de 1º contato, e em seguida podemos disponibilizar um especialista para tirar suas dúvidas e explicar como podemos ajudar no processo de Implantação, Treinamento e Suporte do Project Online.

Project Server

Novidades e dicas relacionadas ao Microsoft Project Online e Project Server.

Posts:
2022
Maio
Abril
Março
Fevereiro
Janeiro
2021
Dezembro
Novembro
Maio
Abril
Março
Fevereiro
Janeiro
2020
Dezembro
Novembro
Outubro
Setembro
Agosto
Julho
Junho
Maio
Abril
Março
Fevereiro
Janeiro
2019
Dezembro
Novembro
Outubro
Setembro
Agosto
Julho
2015
Setembro
Julho
Maio
Janeiro
2014
Outubro
Setembro
Agosto
Junho
Abril
Março
Fevereiro