Blog MLPro

Project for the Web: Atualizações Fevereiro 2023

Leandro Lima e Nathalia Souza
20/03/2023
Atualizações do Project for the Web: Fevereiro 2023

No mês de fevereiro tivemos novidades para o Project for the Web!!! A Microsoft trouxe novas atualizações na linha do tempo e nova função de calendário personalizado para deixar sua experiência na ferramenta ainda mais completa.

Confira as novas funcionalidades e como utilizá-las:


  1. Zoom estendido da linha do tempo
  2. Obtenha uma imagem mais completa do seu projeto de longo prazo na visualização Linha do tempo usando 4 novas opções de escala de zoom.

    Zoom Estendido
  3. Calendários de Trabalho Personalizados
  4. Defina a semana de trabalho personalizada da sua equipe diretamente no Project for the Web.

    Se você tiver assinaturas do Plan 3 ou do Plan 5 do Project, poderá criar calendários de semana de trabalho personalizados para cada projeto diretamente no Project for the Web.

    Cada projeto é criado usando um modelo de trabalho padrão, que é baseado na semana de trabalho típica de segunda a sexta-feira. No entanto, nem todas as equipes seguem essa semana de trabalho tradicional e precisam de uma maneira de agendar suas tarefas com base em sua própria disponibilidade exclusiva.

    Com os Calendários Personalizados, você pode selecionar quais dias fazem parte da sua semana de trabalho, e o mecanismo de agendamento do Project atualizará automaticamente o projeto para agendar o trabalho apenas nesses dias.


Como definir um calendário personalizado

Para configurar um calendário personalizado para o seu projeto:

  1. Clique no título do seu projeto para abrir o painel de configurações. (Um exemplo do título do projeto é "Campanha de Marketing" no canto superior esquerdo dentro da imagem abaixo.)
  2. Em Configurações do Calendário, selecione Semana de trabalho padrão personalizada. Isso abrirá botões de alternância para cada dia da semana com segunda a sexta-feira selecionada por padrão.
  3. Alterne os dias a serem incluídos em sua semana de trabalho e desative os outros.
  4. Clique em Aplicar e seu projeto será atualizado automaticamente para mostrar as novas datas de execução.
Calendário Customizado

No exemplo acima, você pode atualizar o calendário do projeto para usar de segunda a quinta-feira como a semana de trabalho estabelecida. Ao aplicar essas alterações, você pode ver a data de término do projeto empurrada de 2 de novembro de 2023 para 15 de janeiro de 2024.

A linha do tempo para o projeto também é atualizada para mostrar sexta-feira, sábado e domingo como dias não úteis e estende as tarefas de acordo.


Usando calendários de recursos

Se você tiver calendários de recursos configurados para sua equipe, poderá usá-los em conjunto com o calendário personalizado do projeto. Na parte inferior do painel de configurações do projeto há uma caixa de seleção Calendários de recursos. Se você quiser que seu calendário de projeto personalizado substitua quaisquer calendários de recursos que possam estar associados a este projeto, desmarque a caixa. Caso contrário, se a caixa estiver marcada, todos os calendários de recursos serão aplicados aos seus respectivos recursos.

Vejamos um exemplo:

  • O recurso X tem um calendário de recursos configurado que especifica suas horas de trabalho de segunda a quarta-feira.
  • O projeto de Campanha de Marketing tem um calendário personalizado configurado que especifica os dias úteis como de segunda a quinta-feira.
  • Se a caixa Calendário de recursos estiver marcada, todas as tarefas do recurso X só serão agendadas para segunda a quarta-feira, com base em seu calendário de recursos exclusivo. Todos os outros membros da equipe terão seu trabalho agendado de segunda a quinta-feira, com base no calendário personalizado do projeto.
  • Se a caixa Calendário de recursos estiver desmarcada, todas as tarefas agendarão o trabalho de segunda a quinta-feira, com base apenas no calendário personalizado do projeto. Todos os calendários de recursos associados aos membros da equipe não serão considerados.

  • Calendário Customizado

Quem pode editar o calendário de um projeto?

Qualquer membro de um projeto que tenha uma assinatura do Plano de Projeto 3 ou do Plano de Projeto 5 pode editar os dias úteis de um projeto. Aqueles que têm apenas uma assinatura do Microsoft 365 ou do Plano 1 poderão ver a semana de trabalho definida atual, mas não poderão fazer alterações.


Posso editar os calendários de recursos da minha equipe diretamente no meu projeto?

Não, os calendários de recursos ainda devem ser editados no Power Apps. Para saber mais sobre como fazer isso, confira Calendários de Recursos no Project para a Web - Hub da Comunidade Microsoft.


Próximos Recursos

  • Dependências avançadas: Defina dependências não padrão entre tarefas como Do Início, do Término ao Término e do Início ao Fim.
  • Atribuído a Mim: Exiba e atualize tarefas de projeto atribuídas a você na guia "Atribuído a mim" no Planner, Tarefas no Teams e To Do.

E aí, gostou das novidades? Acompanhe nosso blog para ficar por dentro de todas as atualizações e aproveitar o Project Online ao máximo!

Caso tenha se interessado e queira uma apresentação do produto, favor agendar um horário conosco no link a seguir: Apresentação Microsoft PPM Easy.

Project Server

Novidades e dicas relacionadas ao Microsoft Project Online e Project Server.

Posts:
2024
Abril
Março
Janeiro
2023
Dezembro
Novembro
Setembro
Agosto
Junho
Maio
Abril
Março
Fevereiro
Janeiro
2022
Dezembro
Novembro
Outubro
Setembro
Agosto
Julho
Junho
Maio
Abril
Março
Fevereiro
Janeiro
2021
Dezembro
Novembro
Maio
Abril
Março
Fevereiro
Janeiro
2020
Dezembro
Novembro
Outubro
Setembro
Agosto
Julho
Junho
Maio
Abril
Março
Fevereiro
Janeiro
2019
Dezembro
Novembro
Outubro
Setembro
Agosto
Julho
2015
Setembro
Julho
Maio
Janeiro
2014
Outubro
Setembro
Agosto
Junho
Abril
Março
Fevereiro

31 de agosto de 2022


Como Gerenciar Problemas no Project Online

Leandro Lima, Nathalia Souza e Ricardo Sabino.
15/09/2022

Relatórios de status do projeto automáticos por e-mail

É natural que uma empresa tenha que lidar com problemas e imprevistos. Logo, registrá-los é uma tarefa essencial para manter todos os envolvidos no projeto cientes da situação atual e garantir a resolução do problema o mais rápido possível, evitando comprometer o andamento e prazo do projeto. No nosso último artigo falamos sobre como gerenciar riscos no Project Online. Porém, e quando o risco realmente acontece ou quando um problema inesperado surge, o que fazer? Neste artigo iremos ensinar como cadastrar e gerenciar os problemas do seu projeto no Project Online.

O PWA disponibiliza uma lista nativa de problemas dentro do site do projeto (Sharepoint) para o registro e monitoramento dos problemas. Além disso, a MLPro oferece relatórios personalizados possibilitando melhor visualização das informações com gráficos e de forma mais dinâmica, sendo fundamentais para um gerenciamento mais eficiente e um projeto de sucesso.

A origem dos problemas

Quando já havia um risco cadastrado: Um problema pode ser criado a partir de um risco já identificado e cadastrado anteriormente. Quando o risco acontece, é necessário fechá-lo e cadastrá-lo como um novo problema. A grande diferença neste caso é que provavelmente ele já possui um plano de ação e vai ser solucionado mais rápido, já que não será uma surpresa e os colaboradores do projeto já haviam previsto a possibilidade de acontecer.

Quando não havia um risco cadastrado: Nem todo problema pode ter sido identificado anteriormente como um risco e cadastrado com antecedência. Ele pode acontecer sem previsões e neste caso, o problema deve ser cadastrado e os colaboradores devem definir se ele é grave e qual o impacto gera sobre o projeto, para então desenvolver um plano de ação adequado.

Como registrar e gerenciar os problemas no Project Online

Para registrar os riscos:

Entre na Central de Projetos > Site do Projeto. Nessa tela, você consegue ter uma breve visualização de quantos problemas estão cadastrados no projeto e quantos deles estão em aberto.


A implantação do PPM Easy - azul


Ao clicar em “Problemas” no Menu lateral, irá aparecer todos os problemas cadastrados no seu projeto. Para criar um, clique em “Novo Item”.


Problemas


Em seguida, a tela para cadastro do problema irá abrir, basta preencher conforme as características do problema.



Problemas - novo item

Plano de ação: O problema pode ter um plano de ação já cadastrado ou não. Se não houver, é recomendado que a equipe se reúna e para o desenvolvimento de um plano ideal para este problema, dependendo do seu nível de gravidade.

Relatórios da MLPro para gestão de problemas
Dashboard Easy

Esse relatório permite uma ótima visualização dos problemas em seus projetos, sendo eles: atrasados, em andamento, resolvidos, cancelados, abertos ou fechados. É extremamente útil pois os números e gráficos ajudam a identificar se o andamento do projeto e as ações para eliminar ou mitigar estes problemas estão sendo efetivas, tudo com uma visão em nível gerencial.


Dashboard portfólio easy


Dashboard de Projetos
Esse relatório mostra todos os seus projetos (podendo selecionar apenas um para visualização) com colunas como a de “problemas” que contém símbolos representando se há problema e se ele está ativo atrasado ou dentro do prazo, facilitando também a visualização de como está o andamento do projeto de forma geral.



Dashboard projetos


E-mail automatizado de Relatório de Status do Projeto
A MLPro desenvolveu um relatório que é enviado por e-mail de forma automatizada e permite a visualização de todos os pontos importantes do seu projeto. No quadro de “Problemas em Aberto” por exemplo, há a descrição dos problemas existentes. Isso além de possibilitar fácil visualização, é extremamente útil para manter os envolvidos sempre cientes de como está o projeto, e o melhor, sem que eles precisem consultar manualmente no Sharepoint.


Relatório de status de projetos

Lembre-se que um bom gerente de projetos deve realizar um bom gerenciamento de problemas! Em caso de dúvidas ou interesse, entre em contato com a MLPro preenchendo o formulário de 1º contato.