Blog MLPro

Como realizar um bom cronograma de projetos

Leandro Lima e Nathalia Souza
31/03/2022
Como realizar um bom cronograma de projetos

Um cronograma de projetos é um documento criado pelo gestor do projeto com ajuda dos colaboradores responsáveis pelas tarefas.

Geralmente realizado dentro de um software ou por meio de planilhas, ele serve para obter um planejamento das atividades contando com prazos, recursos, tarefas, datas de entrega, custos, marcos, entre outras características e detalhes importantes a se destacar dentro de um projeto da empresa.

Desenvolver um cronograma é fundamental para garantir o planejamento e a organização de todos os envolvidos do projeto, mantendo todos alinhados em relação as atividades.

Lembre-se que um bom gestor de projeto precisa criar um cronograma eficiente e que ele deve obter aprovação do cliente.

Por que um cronograma de projetos é tão importante?

Com um cronograma fica muito mais eficiente a visão, acompanhamento e monitoramento do andamento das atividades, garantindo a execução das tarefas dentro de um prazo que se alinham com a data de entrega do projeto em questão. Além disso, ajuda a estimular o time e a evitar atrasos, complicações e problemas com orçamento.

Como montar um cronograma de projetos?

  1. Faça um planejamento prévio
  2. Antes de começar qualquer cronograma de projeto, é importante definir alguns aspectos essenciais, como por exemplo:

    • O que será realizado/objetivo.
    • Onde será feito o cronograma (por planilha ou qual software/ferramenta).
    • Recursos necessários para executar as ações dentro do cronograma.
    • Definir orçamentos disponíveis.
    • Definir instruções e regras para o monitoramento do projeto.

    Tendo tudo isso estabelecido, será mais fácil identificar as etapas e tarefas do seu projeto.

  3. Construa a Estrutura Analítica do Projeto (EAP)
  4. Essa é a etapa em que deve decompor o escopo visual do projeto, a lista de atividades. É como um mapa que ajuda a ter uma visão completa de todas as etapas do projeto e facilita a realização do cronograma.

    O gerente do projeto deve identificar as fases e etapas principais, os responsáveis pela atividade e as tarefas necessárias para alcançar o objetivo final, desmembrando as atividades maiores para as menores.

    A EAP servirá para a hierarquização das atividades e para planejar e conduzir o seu projeto. Além disso, ela ajuda os responsáveis pelo projeto a organizar as ideias e entender o que deve ser realizado como um todo.

  5. Organize as atividades
  6. Depois de feita a EAP, é hora de sequenciar as atividades por ordem de importância e execução, com detalhamentos e especificações. Estabeleça prioridades considerando as atividades mais importantes e a sequência que faz mais sentido.

    Neste momento, é extremamente importante contar com o apoio da equipe para se atentarem sobre as interdependências entre elas. Ou seja, deixe claro se uma tarefa depende da outra, para não haver confusões entre os colaboradores futuramente, implicando no andamento do projeto.

  7. Defina as durações das atividades
  8. Agora que as atividades estão organizadas por ordem, é hora de determinar com a equipe qual será a duração/prazos de cada uma delas, levando em consideração os recursos disponíveis, riscos, imprevistos e prazo final.

  9. Elabore o cronograma
  10. Agora que já tem todas as informações necessárias organizadas, chegou a hora de criar de fato o seu cronograma para começar a acompanhá-lo.

    Caso tenha escolhido um software de gestão de projetos, essa etapa torna-se mais fácil pois com essas atividades, a ferramenta irá adaptar o seu cronograma e gerar Gráfico de Gantt (ferramenta para monitorar a execução do projeto).

    E, caso tenha optado por uma planilha como por exemplo no Excel ou no PowerPoint, terá que ordenar todas as informações manualmente, o que demanda um pouco mais de trabalho, já que tais ferramentas não foram desenvolvidas propriamente para planejar ou criar projetos.

    Agora que elaborou o seu cronograma, é extremamente importante não se esquecer de salvar a linha de base para começar a monitora-lo.

  11. Monitore o cronograma
  12. Para obter um cronograma eficaz, é fundamental mantê-lo atualizado com quaisquer dados e novas informações.

    Lembre-se também de que ele deve ser seguido! E é por isso todas essas etapas são extremamente importantes, um cronograma não deve ficar sofrendo alterações de prazos e principalmente, sequência das atividades!

Por fim, seguindo todas essas dicas, você provavelmente terá mais organização e melhores resultados do seu projeto! E para que possamos tomar conhecimento de suas necessidades, preencha o formulário de 1º contato. A MLPro pode disponibilizar um especialista para tirar suas dúvidas e explicar como podemos ajudar no processo de Implantação, Treinamento e Suporte do Project Online!

Erro de instância no PWA: O que fazer

Leandro Lima e Nathalia Souza
15/03/2022
Erro de instância PWA

Ao trabalhar com quaisquer softwares, esperamos sempre seguir o caminho feliz em que tudo funciona perfeitamente bem. Numa solução PPM, como em qualquer segmento da tecnologia, problemas técnicos podem acontecer. Segue um exemplo disto.

E certas ocasiões é possível se deparar com a seguinte mensagem:

"Nenhuma instância do Project Web App encontrada. Crie pelo menos uma instância do PWA antes de acessar esta página."

Erro de instância PWA

Isto significa que uma instância do PWA não foi criada ou deixou de existir nos servidores da Microsoft. Isso pode acontecer em duas ocasiões:

    1. Na criação do Project Web App (PWA), conforme já ensinado no nosso artigo "Project Web App: O que é e como instalar".
    2. Quando já existe um PWA e por alguma razão ele sai do ar (por expiração de licença por exemplo).

A solução apresentada a seguir serve para restabelecer esta instância nas duas situações descritas acima, entretanto, para o segundo caso, ela não assegura a restauração do backup.

Restaurando uma instância

Para restaurar uma instância, acesse o Power Shell como administrador e insira os seguintes comandos:

Install-Module -Name Microsoft.Online.SharePoint.PowerShell

Connect-SPOService -Ur https://suaorganizacao-admin.sharepoint.com -credential seuusuario@suaorganizacao.com.br

Set-SPOSite -Identity https://suaorganizacao.sharepoint.com/sites/pwa -EnablePWA $true


Após o procedimento, a instância deve estar disponível novamente para uso.

E caso tenha alguma dúvida, preencha o formulário de 1º contato, e em seguida podemos disponibilizar um especialista para tirar suas dúvidas e explicar como podemos ajudar no processo de Implantação, Treinamento e Suporte do Project Online.

Novidade: E-mail automático no Project Online

Leandro Lima e Nathalia Souza
28/02/2022
O que é o Project Online?

Com a correria do cotidiano se torna difícil que os membros da equipe acompanhem o andamento do projeto de forma detalhada e prática, o que pode gerar consequências ou complicações. Mesmo com o envio de notificações que o Project Online oferece, nem sempre é o suficiente e contém todas as informações precisas para a demanda de seu projeto.

Tendo isso em vista, a MLPro desenvolveu um produto que pode atender à sua necessidade e facilitar o acompanhamento do projeto para toda a equipe!

Desenvolvemos o e-mail automático de relatórios semanais de status e pendências, otimizando o envio prático e rápido de informações. Dessa maneira, fica fácil acompanhar o projeto na semana, suas atividades atrasadas, pendências, riscos, problemas e próximos passos a serem seguidos.

Além disso, você economiza tempo, mantém melhor organização e garante que a diretoria e a equipe do projeto consigam estar atualizados referente ao projeto e alinhados entre si.

Segue exemplos de relatórios que podem ser feitos:


Relatório: Status do Projeto

Relatório de status do projeto

Relatório: Minhas Pendências

Relatório de pendências

Ficou interessado? Conheça a MLPro e otimize a gestão dos seus projetos!

E caso tenha alguma dúvida, preencha o formulário de 1º contato, e em seguida podemos disponibilizar um especialista para tirar suas dúvidas e explicar como podemos ajudar no processo de Implantação, Treinamento e Suporte do Project Online.

Project Server

Novidades e dicas relacionadas ao Microsoft Project Online e Project Server.

Posts:
2022
Maio
Abril
Março
Fevereiro
Janeiro
2021
Dezembro
Novembro
Maio
Abril
Março
Fevereiro
Janeiro
2020
Dezembro
Novembro
Outubro
Setembro
Agosto
Julho
Junho
Maio
Abril
Março
Fevereiro
Janeiro
2019
Dezembro
Novembro
Outubro
Setembro
Agosto
Julho
2015
Setembro
Julho
Maio
Janeiro
2014
Outubro
Setembro
Agosto
Junho
Abril
Março
Fevereiro