Blog MLPro

Novo relatório MLPro: Relatório Calendário

Ricardo Sabino
30/01/2024
Relatório Calendario

Quando falamos sobre gerenciamento de projetos, é fundamental que o gerente de projetos tenha um olhar ainda mais criterioso sobre o gerenciamento de recursos humanos com uma visão clara sobre a alocação das equipes, trabalho a ser realizado e pincipalmente sobre as tarefas.

Para ajudar o gerente de projetos na gestão de seus recursos, a MLPro desenvolveu um relatório chamado Calendário, onde demonstraremos como ele pode ser um aliado poderoso no planejamento e acompanhamento das tarefas de sua equipe de trabalho.

Este relatório foi desenvolvido usando POWER BI e faz parte do pacote de instalação dos relatórios básicos da MLPRO.

Project

O relatório permite que sejam feitos filtros por recurso, programa, tipo de linha do tempo ou nome do projeto. O tipo de linha do tempo é um campo personalizado do PWA que permite selecionar diferentes tipos de linhas do tempo que se deseja visualizar. O conteúdo deste campo pode ser customizado, onde poderíamos ter uma linha do tempo chamada “reuniões” e desta forma, ao selecioná-la o responsável pelo projeto pode verificar todas as reuniões previstas em determinado período.

O calendário irá exibir as tarefas em cores diferentes de acordo com o tipo de linha do tempo da tarefa.

Project

Dependendo da necessidade, o responsável pode checar as atividades visualizando as atividades do Mês.

Project

Além disso, também é possível selecionar as atividades da semana.

Project

Contamos também com a possibilidade de visualização através de uma lista de tarefas.

Project

Este relatório também possui a visualização por ano.

Project Project

As datas das tarefas exibidas no calendário são mostradas de acordo com a data de término da atividade. Neste caso, se uma atividade tem data de início de 28/12 e data término de 09/01 o relatório mostrará esta atividade no dia 09/01.

Com este relatório, o gerente de projetos terá maior visibilidade sobre as tarefas da equipe podendo planejar novos projetos ou acompanhar a execução e encerramento das tarefas com maior assertividade.

O controle de atividades e calendários oferece uma solução adicional para o gerenciamento de recursos do projeto, desde o planejamento inicial até o acompanhamento e a conclusão das tarefas. Ao aproveitar as funcionalidades do relatório, os responsáveis podem garantir o cumprimento de prazos, otimizar o uso de recursos e manter a eficiência em todas as fases do projeto.

Para saber mais sobre este ou outros relatórios da MLPro entre em contato com a nossa área comercial.

E aí, gostou do artigo? Caso tenha se interessado e queira uma apresentação dos nossos produtos, fique a vontade para agendar um horário conosco no link a seguir: Apresentação Microsoft PPM Easy

Vem aí o novo Microsoft Planner

Leandro Lima e Nathalia Souza.
18/01/2024
Vem aí o novo Microsoft Planner

Com o avanço da tecnologia, cada vez mais a inteligência artificial está presente em nosso ambiente de trabalho e consequentemente, as ferramentas que utilizamos em nosso dia a dia devem nos dar suporte para que possamos nos manter produtivos.

Pesquisas recentes revelaram que 70% dos funcionários delegariam o máximo de trabalho possível para a IA, porém eles mencionaram que as ferramentas de colaboração atuais não estão alinhadas com a forma como as suas equipes preferem trabalhar.

Para que possam ter mais eficiência em seus trabalhos, eles mencionaram que precisariam de um aplicativo único e inteligente para a realização de suas atividades e gestão de seus projetos.

Para atender a esta necessidade a Microsoft lançará uma nova solução unificada e assistida por IA, chamada New Planner, para gerenciamento de trabalho e projetos.

Neste artigo, traremos as informações iniciais sobre esse lançamento e em breve traremos informações mais detalhadas sobre esta nova plataforma.

Como deverá ser o Microsoft New Planner

O New Planner deve contemplar a simplicidade do Microsoft To Do, a colaboração do Planner , funcionalidades do Project for the Web e a inteligência do Microsoft Copilot, permitindo o gerenciamento de tarefas, planos individuais e de equipes de trabalho, bem como o gerenciamento de projetos.

Espera-se que o New Planner tenha uma interface renovada e mais intuitiva facilitando a navegação e contribuindo para um fluxo de trabalho mais eficiente.

O New Planner foi criado com base no Microsoft Power Plataform e permitirá relatórios personalizados de Power BI e criação de fluxos através do Power Automate. Além disso, ele se conectará ao Microsoft Viva Goals podendo conectar os seus objetivos e resultados chaves (OKR) , dando maior visibilidade sobre as informações estratégicas dos projetos da empresa.

O New Planner irá permitir integrações com outras experiências do Microsfot 365, como Microsoft Loop, Microsoft Outlook, Viva Goals e Microsoft Teams.

Project for the Web: Novo Recurso de Metas (Goals)

A integração mais aprimorada com outras ferramentas do ecossistema Microsoft, como o Teams e o SharePoint, permitirá uma colaboração mais prática entre a equipe do projeto e uma gestão de projetos mais integrada.

A previsão é que a versão para Web deverá ser disponibilizada no final de 2024.

Com o New Planner você poderá encontrar e gerenciar de maneira prática e ágil as tarefas, listas e projetos. Além disso, você terá recursos como planejamento ágil de sprints, carga de trabalho da equipe e histórico de tarefas.

Project for the Web: Novo Recurso de Metas (Goals)

A personalização é a chave para atender às diversas necessidades dos usuários. No Microsoft New Planner, os usuários terão a capacidade de personalizar seus espaços de trabalho de acordo com as especificidades de seus projetos. Isso inclui a capacidade de criar campos personalizados, categorias e etiquetas, proporcionando maior flexibilidade na organização de tarefas.

Uma das características mais esperadas do Microsoft New Planner 2024 é a incorporação de inteligência artificial para otimização de tarefas. A IA analisará padrões de trabalho, identificará áreas de melhoria e fornecerá insights valiosos para aprimorar a eficiência do gerenciamento de projetos. Isso não apenas economizará tempo, mas também garantirá que as equipes estejam sempre trabalhando da maneira mais inteligente possível.

Ainda em 2024, os recursos de IA serão integrados ao New Planner, permitindo assim a criação de novos planos e metas, permitindo o acompanhamento e status e reação às mudanças durante a fase de execução dos projetos.

Em relação ao licenciamento, o Microsoft New Planner faz parte do Microsoft 365, o que significa que clientes com uma assinatura do Microsoft 365 poderão usá-lo sem necessidade de aquisição de licença adicional. O acesso aos recursos premium exigirá uma assinatura paga.

Nos recursos premium adicionais do New Planner incluem:

  • Sprints;
  • Copilot no New Planner;
  • Visualizações com detalhamento de prioridade de cronogramas, pessoas, campos personalizados e dependência de tarefas;
  • Linhas de Base;
  • Portfólio;
  • Visão de pessoas e Metas

A licença existente Plan 1 do Project Online se tornará a nova licença do Planner Premium mas a Microsoft planeja compartilhar em breve maiores informações sobre preços e detalhes do Copilot.

Vale ressaltar que com a chegada do New Planner, o Microsoft Project, e Project Online não serão descontinuados e continuarão com suporte para os clientes já existentes e também para os novos clientes.

Conclusão:

O novo Microsoft New Planner, promete ser uma revolução na forma como as equipes trabalham, aliando flexibilidade, simplicidade e conectividade permitindo uma experiência de planejamento mais avançada, integrada e adaptável colaborando para que as equipes sejam mais produtivas e eficientes.

Vamos aguardar o lançamento do New Planner para verificarmos todas as funcionalidades disponíveis no produto.

Para maiores informações sobre este lançamento e sobre como otimizar a gestão dos projetos de sua empresa entre em contato conosco.

Caso tenha se interessado e queira uma apresentação do produto, favor agendar um horário conosco no link a seguir: Apresentação Microsoft PPM Easy.

Comparativo entre ferramentas PPM: Project Online, PSA, Trello, Monday, Jira e CA Clarity

Nathalia Souza e Leandro Lima
22/12/2023
Comparativo-ferramentas-ppm-2023

Impulsionada pela necessidade de abordagens mais ágeis e eficientes, uma boa gestão de projetos tornou-se uma necessidade vital para o sucesso organizacional. Nesse cenário, a escolha da ferramenta certa pode ser um divisor de águas para o sucesso de um projeto e melhor organização e planejamento da equipe.

Neste artigo, apresentaremos um comparativo entre algumas das principais ferramentas de gestão de projetos disponíveis, oferecendo uma análise de seus pontos positivos e vantagens únicas. São elas: Microsoft Project Online, Microsoft Project for the Web, Trello, Monday, Jira, CA Clarity e Artia.

Agora, uma tabela comparativa entre as ferramentas:

Quadro comparativo

Item Microsoft Project Online PSA (Microsoft Project for the web) Trello Monday Jira CA Clarity Artia
Gerenciamento de projetos waterfall Project Project Project Project Project Project Project
Gerenciamento de projetos ágeis Project Project Project Project Project Project Project
Integração nativa com o Microsoft Project Desktop Project Project Project Project Project Project Project
Gerenciamento de tarefas Project Project Project Project Project Project Project
Gerenciamento de equipes Project Project Project Project Project Project Project
Gerenciamento de portfólio Project Project Project Project Project Project Project
Gerenciamento de recursos Project Project Project Project Project Project Project
Gerenciamento de tempo Project Project Project Project Project Project Project
Gerenciamento de custos Project Project Project Project Project Project Project
Gerenciamento de riscos Project Project Project Project Project Project Project
Gerenciamento de Problemas Project Project Project Project Project Project Project
Gerenciamento de comunicação Project Project Project Project Project Project Project
Gerenciamento de valor agregado Project Project Project Project Project Project Project

Microsoft Project Online

Project
  • Valor inicial da licença: À partir de R$ 64,00 usuário / mês
  • Integração com outras ferramentas do Microsoft Office: A sinergia entre o Project Online e o Microsoft Office facilita a comunicação e compartilhamento de informações.
  • Possibilidade de gerenciamento de recursos: Capacidade de otimizar a alocação de recursos para maximizar a eficiência.
  • Permite o gerenciamento de projetos complexos: Ideal para empreendimentos de grande porte e intricados.
  • Diferencial: Ferramenta mais completa do mercado, permitindo a gestão de projetos com metodologia ágil ou Waterfall sendo utilizado tanto para projetos mais simples quanto para projetos mais complexos que necessitam de maior controle e gerenciamento.
  • Disponível na versão Trial.

Trello

trello
  • Valor inicial da licença: À partir de US$ 5,00 usuário / mês
  • Interface simples e fácil de usar: Abordagem intuitiva, ideal para iniciantes.
  • Possibilidade de colaboração em tempo real: Favorece a cooperação entre membros da equipe.
  • Preço acessível: Uma opção economicamente viável para projetos de diferentes escalas.
  • Ponto de Atenção: Limite de 10MB para o tamanho dos anexos na versão Workspaces Free com expansão para 250MB na versão Premium. Na versão gratuita tem limitação de número de cartões e quadros que podem ser criados.
  • Disponível na versão Trial e possui versão gratuita com limitações.

Monday

monday
  • Valor inicial da licença: À partir de R$ 41,00 usuário / mês.
  • Interface intuitiva e fácil de usar: Aprendizado mais rápido.
  • Possibilidade de colaboração em tempo real: Facilita a comunicação em tempo real entre os membros da equipe.
  • Preço acessível: Oferece eficiência a um custo acessível.
  • Pontos de Atenção: Opções de customização de tarefas mais detalhadas disponíveis apenas em planos bem mais caros, o que pode inviabilizar a implementação.
  • Disponível na versão Trial e possui versão gratuita com limitações.

Jira Software

Jira
  • Valor inicial da licença: À partir de US$ 8,15 usuário / mês
  • Possibilidade de personalização: Adapta-se às necessidades específicas da empresa.
  • Integração com outras ferramentas do Atlassian Suite: Confluence e Bitbucket, ampliando as funcionalidades.
  • Permite o gerenciamento de projetos complexos: Ideal para projetos que demandam uma abordagem detalhada.
  • Ponto de Atenção: Curva de aprendizado para iniciantes pode ser um pouco complexa.
  • Disponível na versão Trial e possui versão gratuita com limitações.

CA Clarity

Jira
  • Valor inicial da licença: Valor indisponível.
  • Permite o gerenciamento de projetos complexos e programas empresariais maiores: Escalabilidade para atender a projetos de grande envergadura.
  • Integração com outras ferramentas do CA Technologies Suite: Sinergia com Agile Central e Service Desk Manager, proporcionando uma abordagem completa.
  • Ponto de Atenção: Quantidade mínima de licença que precisa ser adquirida (50 licenças).

Artia

Artia
  • Valor inicial da licença: À partir de R$ 45,00 usuário / mês
  • Interface intuitiva e fácil de usar: Facilita a adoção rápida.
  • Preço acessível para empresas menores: Uma opção econômica para organizações em crescimento.
  • Ponto de Atenção: Pode apresentar lentidão em relação a desempenho e velocidade do sistema ao ser utilizados com projetos maiores.
  • Disponível na versão Trial e possui versão gratuita com limitações.

  • Em conclusão, a escolha da ferramenta de gestão de projetos deve levar em consideração as necessidades específicas da equipe e a complexidade do projeto. Cada uma das ferramentas apresentadas oferece vantagens únicas, e compreender essas distinções é crucial para potencializar a eficiência e alcançar o sucesso no gerenciamento de projetos.

    A eficácia de cada software está diretamente ligada à capacidade de atender aos requisitos individuais, ao estilo de trabalho preferido e ao contexto organizacional. Ao tomar essa decisão, é crucial considerar não apenas os recursos oferecidos, mas também a facilidade de uso, a escalabilidade e a capacidade de integração com outras ferramentas essenciais para o sucesso dos projetos.

    E aí, gostou do artigo? Todas as soluções são extremamente funcionais para gestão de portfólio e projetos. Caso tenha se interessado e queira uma apresentação dos nossos produtos, fique a vontade para agendar um horário conosco no link a seguir: Apresentação Microsoft PPM Easy

    Project Server

    Novidades e dicas relacionadas ao Microsoft Project Online e Project Server.

    Posts:
    2024
    Abril
    Março
    Janeiro
    2023
    Dezembro
    Novembro
    Setembro
    Agosto
    Junho
    Maio
    Abril
    Março
    Fevereiro
    Janeiro
    2022
    Dezembro
    Novembro
    Outubro
    Setembro
    Agosto
    Julho
    Junho
    Maio
    Abril
    Março
    Fevereiro
    Janeiro
    2021
    Dezembro
    Novembro
    Maio
    Abril
    Março
    Fevereiro
    Janeiro
    2020
    Dezembro
    Novembro
    Outubro
    Setembro
    Agosto
    Julho
    Junho
    Maio
    Abril
    Março
    Fevereiro
    Janeiro
    2019
    Dezembro
    Novembro
    Outubro
    Setembro
    Agosto
    Julho
    2015
    Setembro
    Julho
    Maio
    Janeiro
    2014
    Outubro
    Setembro
    Agosto
    Junho
    Abril
    Março
    Fevereiro

    31 de agosto de 2022


    Como Gerenciar Problemas no Project Online

    Leandro Lima, Nathalia Souza e Ricardo Sabino.
    15/09/2022

    Relatórios de status do projeto automáticos por e-mail

    É natural que uma empresa tenha que lidar com problemas e imprevistos. Logo, registrá-los é uma tarefa essencial para manter todos os envolvidos no projeto cientes da situação atual e garantir a resolução do problema o mais rápido possível, evitando comprometer o andamento e prazo do projeto. No nosso último artigo falamos sobre como gerenciar riscos no Project Online. Porém, e quando o risco realmente acontece ou quando um problema inesperado surge, o que fazer? Neste artigo iremos ensinar como cadastrar e gerenciar os problemas do seu projeto no Project Online.

    O PWA disponibiliza uma lista nativa de problemas dentro do site do projeto (Sharepoint) para o registro e monitoramento dos problemas. Além disso, a MLPro oferece relatórios personalizados possibilitando melhor visualização das informações com gráficos e de forma mais dinâmica, sendo fundamentais para um gerenciamento mais eficiente e um projeto de sucesso.

    A origem dos problemas

    Quando já havia um risco cadastrado: Um problema pode ser criado a partir de um risco já identificado e cadastrado anteriormente. Quando o risco acontece, é necessário fechá-lo e cadastrá-lo como um novo problema. A grande diferença neste caso é que provavelmente ele já possui um plano de ação e vai ser solucionado mais rápido, já que não será uma surpresa e os colaboradores do projeto já haviam previsto a possibilidade de acontecer.

    Quando não havia um risco cadastrado: Nem todo problema pode ter sido identificado anteriormente como um risco e cadastrado com antecedência. Ele pode acontecer sem previsões e neste caso, o problema deve ser cadastrado e os colaboradores devem definir se ele é grave e qual o impacto gera sobre o projeto, para então desenvolver um plano de ação adequado.

    Como registrar e gerenciar os problemas no Project Online

    Para registrar os riscos:

    Entre na Central de Projetos > Site do Projeto. Nessa tela, você consegue ter uma breve visualização de quantos problemas estão cadastrados no projeto e quantos deles estão em aberto.


    A implantação do PPM Easy - azul


    Ao clicar em “Problemas” no Menu lateral, irá aparecer todos os problemas cadastrados no seu projeto. Para criar um, clique em “Novo Item”.


    Problemas


    Em seguida, a tela para cadastro do problema irá abrir, basta preencher conforme as características do problema.



    Problemas - novo item

    Plano de ação: O problema pode ter um plano de ação já cadastrado ou não. Se não houver, é recomendado que a equipe se reúna e para o desenvolvimento de um plano ideal para este problema, dependendo do seu nível de gravidade.

    Relatórios da MLPro para gestão de problemas
    Dashboard Easy

    Esse relatório permite uma ótima visualização dos problemas em seus projetos, sendo eles: atrasados, em andamento, resolvidos, cancelados, abertos ou fechados. É extremamente útil pois os números e gráficos ajudam a identificar se o andamento do projeto e as ações para eliminar ou mitigar estes problemas estão sendo efetivas, tudo com uma visão em nível gerencial.


    Dashboard portfólio easy


    Dashboard de Projetos
    Esse relatório mostra todos os seus projetos (podendo selecionar apenas um para visualização) com colunas como a de “problemas” que contém símbolos representando se há problema e se ele está ativo atrasado ou dentro do prazo, facilitando também a visualização de como está o andamento do projeto de forma geral.



    Dashboard projetos


    E-mail automatizado de Relatório de Status do Projeto
    A MLPro desenvolveu um relatório que é enviado por e-mail de forma automatizada e permite a visualização de todos os pontos importantes do seu projeto. No quadro de “Problemas em Aberto” por exemplo, há a descrição dos problemas existentes. Isso além de possibilitar fácil visualização, é extremamente útil para manter os envolvidos sempre cientes de como está o projeto, e o melhor, sem que eles precisem consultar manualmente no Sharepoint.


    Relatório de status de projetos

    Lembre-se que um bom gerente de projetos deve realizar um bom gerenciamento de problemas! Em caso de dúvidas ou interesse, entre em contato com a MLPro preenchendo o formulário de 1º contato.