Blog MLPro

Ferramentas para Gestão de Projetos

Ricardo Sabino
15/12/2019

Quando falamos em gerenciamento de projetos e em toda complexidade na execução desta atividade, precisamos ressaltar a importância da escolha de uma ferramenta de apoio ao gerente de projetos para que este possa ter acesso a informação de forma rápida e clara, para que assim possa tomar as melhores decisões ou mesmo reportar o andamento dos projetos para os stakeholders em todos os níveis hierárquicos da empresa.

ferramentas-para-gestão(1)

Neste artigo, abordaremos a importância da escolha e utilização de uma ferramenta de apoio para o gerente de projetos e como ela pode agilizar o trabalho do gerente de projetos e melhorar a comunicação durante o projeto.

Atualmente, um dos principais problemas das empresas está relacionado a falhas na comunicação, por outro lado, um dos papéis principais do gerente de projeto é transmitir a informação de forma eficiente, seja para atuar como um facilitador do time ao remover empecilhos, orientador das atividades ou mesmo como responsável por reportar as informações para os executivos.

Independente de qual está sendo o foco de atuação do gerente de projetos, é fundamental que a informação consiga fluir tanto pelo time de projetos, executivos ou mesmo através da empresa para que todos saibam sobre a existência ou andamento de determinado projeto.

É fundamental para o gerente de projetos que ele tenha informações atualizadas e que elas possam ser analisadas sem que haja a necessidade de convocar reuniões ou mesmo atualização de documentos para que ele possa participar de alguma reunião.

Diversas opções de ferramentas para atender a sua necessidade


Para facilitar a gestão e controle dos projetos, existem diversas ferramentas de mercado como Artia, Jira, Primavera, Trello, Microsoft Project entre outras.

Durante o processo para escolha da ferramenta adequada para a sua empresa, é normal surgirem algumas dúvidas e listamos abaixo alguns itens simples, porém importantes que devem ser levados em consideração ao escolher uma ferramenta de apoio ao gerente de projetos.

ferramentas-para-gestão(2)

Para a escolha da ferramenta mais adequada para a sua empresa, será necessário avaliar alguns itens como:

  • Tamanho da empresa: Pode parecer óbvio, mas a escolha da ferramenta deve considerar o tamanho de sua empresa e consequentemente o orçamento disponível para a aquisição da ferramenta. Não faria sentido por exemplo, uma pequena empresa optar pela escolha do software Primavera, devido ao seu custo mais elevado e ser mais utilizado por grandes corporações.
  • Área de atuação: Alguns softwares possuem características que podem ser mais importantes para determinado segmento de atuação. Por exemplo, se a sua empresa trabalha com desenvolvimento de software, pode ser mais adequado a utilização de software que tenha funções específicas que atendam a esta necessidade.
  • Navegação: A ferramenta deve ser de fácil navegação permitindo que a equipe o projeto tenha agilidade na utilização da ferramenta. Além disso, deve-se avaliar se a ferramenta é online e também se permite acesso através de dispositivos móveis.
  • Suporte Técnico: Um dos pontos fundamentais para qualquer sistema é estrutura oferecida pelo suporte técnico, bem como tempo de resposta dos atendimentos. Se possível, verifique junto a empresa maiores informações sobre o funcionamento do suporte técnico.
  • Facilidade de Integração com outros Sistemas: Por mais que a ferramenta atenda ao negócio, na grande maioria das vezes, as empresas tem a necessidade de personalização de algum item ou relatório que o sistema não possui de forma nativa. Recomenda-se que a ferramenta permita a integração ou customização com outros sistemas para atender às necessidades da empresa.
  • Existem outros itens que poderiam ser avaliados antes da escolha da ferramenta, e antes da aquisição do software recomendamos que a equipe de TI faça uma análise aprofundada da necessidade de sua empresa e da aderência das principais ferramentas de mercado para atender a estas necessidades.

E como fica a integração com outros sistemas ?

Uma vez que a ferramenta foi escolhida, cabe a área de TI avaliar quais as necessidades de integração ou customização da ferramenta para atender as particularidades do negócio.

Apesar das ferramentas, em sua grande maioria, atenderem as necessidade do negócio, existem casos onde o gerente de projetos deseja ter uma visão diferenciada através de relatórios ou gráficos como por exemplo: Dashboard de Projetos, Projetos por fase, data de última atualização dos projetos, projetos por departamento, projetos por prioridade, controle de marcos ou informações sobre custos.

ferramentas-para-gestão(3)

Outra situação bastante comum nas empresas é a necessidade da visualização das informações em relatórios de auditoria, onde é possível verificar por exemplo: projetos sem linha de base, projetos desatualizados à mais de 10 dias, projetos atrasados ou com desvio no orçamento.

As ferramentas de mercado não atendem a esta demanda e, por conta disso, as empresas precisam fazer customizações de seus relatórios e gráficos.

Por incrível que pareça, ainda hoje encontramos situações onde as empresas escolhem ferramentas de gestão de projetos e ao utilizá-las acabam exportando os dados para Excel para cruzar informações e gerar manualmente relatórios e gráficos que podem estar desatualizados e além disso demandam uma atividade extra para o gerente de projetos gerar e consolidar as informações.

E como resolver esse problema?

A MLPro atua na implementação, configuração parametrização e customização do Microsoft Project Online e Project Server e possui uma solução que contempla desde relatórios de Dashboard de Projetos, DashBoard de Portfólio, Quality Assurance (QA) de Portfólio e Projetos além de informações dos projetos no formato “One Page Report”.

Estes relatórios otimizam o trabalho do gerente de projetos, fornecendo informações gerenciais sobre o andamento dos projetos e do portfólio de projetos da empresa. Com isto, o gerente de projetos tem condições de visualizar as informações dos projetos de forma mais rápida e eficiente, melhorando a comunicação e otimizando o trabalho na gestão dos projetos.

ferramentas-para-gestão(4)

A integração com o Microsoft Project ocorre de maneira simples e rápida pois a MLPro conta com mais de 15 anos de experiência na implantação de soluções PPM. Além disso, a MLPro é certificada pela Microsoft com a competência Gold, que é o maior nível de associação de competências que uma empresa pode obter dentro do programa de parcerias da Microsoft.

Para saber mais sobre as soluções da MLPro, implementações de PPM ou relatórios customizados entre em contato conosco.

Comunicação com a equipe do projeto

Ricardo Sabino
30/11/2019

Quando falamos em gestão de projetos, muitas empresas geralmente se preocupam principalmente com o cronograma do projeto e como irão controlar as atividades, porém, algumas vezes se esquecem de um item fundamental para qualquer projeto: como fazer para estabelecer uma comunicação eficiente com a equipe do Projeto?

Ler mais

Microsoft anuncia o Novo Project

Leandro Lima
01/11/2019

Conforme anunciamos no post que publicamos no início do mês passado, a Microsoft anunciou oficialmente o lançamento do Novo Project.

microsoft-new-project-for-web(1)

O Novo Project será chamado de Project para Web ou simplesmente Project e foi projetado para ser simples e poderoso, permitindo que os membros das equipes de trabalho possam trabalhar de forma mais interativa e colaborativa.

O Project para Web apresenta uma navegação mais amigável, intuitiva e atualmente é uma versão simplificada do Project Online, sendo que, futuramente poderá ser a versão principal do produto. Reforçando o Project para Web não substitui o Project Online mas agrega novas funcionalidades ao ambiente de projetos da Microsoft, conforme apresentado abaixo:

microsoft-new-project-for-web(2a)

Criando um Projeto com o Project para Web


Para que você possa conhecer um pouco mais sobre a aparência do Novo Project, criamos um projeto chamado de Novo Projeto 2019 que descrevemos à seguir.

Para criar um novo projeto, você deve ter uma licença do Project no Office 365, entrar no Project For The Web e em seguida clicar em novo projeto em branco.

microsoft-new-project-for-web(3)

Em seguida você pode alterar o nome do projeto e informar a descrição das atividades;

microsoft-new-project-for-web(4)

Para criar uma subtarefa basta clicar na tarefa e com o botão direito selecionar transformar em subtarefa:

microsoft-new-project-for-web(5)

Após a criação das subtarefas você pode informar as dependências entre as atividades. Para isso, basta clicar na tarefa e clicar no botão adicionar dependência e em seguida selecione a tarefa:

microsoft-new-project-for-web(7)

Em seguida, basta selecionar a tarefa que deseja associar a dependência da atividade.

microsoft-new-project-for-web(8)

Após a criação das dependências, você pode visualizar as informações de seu projeto conforme exemplo abaixo:

microsoft-new-project-for-web(9)

Você pode verificar o status das atividades acessando o quadro de seu projeto. As atividades estão classificadas em "Não Iniciadas" , "Em Andamento" e "Concluídas".

microsoft-new-project-for-web(10)

Mais colaborativo e interativo


O Novo Project para Web tem como objetivo colaborar com as equipes de trabalho, facilitar o gerenciamento e gestão de projetos, e deverá permitir o compartilhamento de arquivos, bate-papos, reuniões, edição de tarefas de forma simultânea, agendamento automatizado baseado em esforço, duração, recursos e muito mais.

Além disso, o Novo Project possui conexão com Microsoft 365, permitindo que as equipes economizem tempo e tenham maior produtividade, pois ele permite integração com o Microsoft Teams e Office.

microsoft-new-project-online(2)

Plataforma Microsoft Power


O Novo Project para Web foi criado na Plataforma Microsoft Power que permite que você conecte rapidamente os aplicativos e serviços que utiliza atualmente. Você poderá conectar os recursos do Power BI, Microsoft Flow e PowerApps. Com isso, você pode criar projetos personalizados, processos, fluxos de trabalho automatizados de acordo com a necessidade específica de sua empresa.

Verificamos também que o Novo Project fornece maior visibilidade aos seus projetos e ferramentas permitindo a criação de painéis informativos no Power BI. Com isso é possível ter um roadmap com aspecto visual mais moderno e interativo.

Você pode contar também com a confiabilidade dos recursos de segurança do Microsoft Azure, armazenando suas informações na nuvem corporativa considerado como uma das mais confiáveis do mundo.

Mudança nos planos de assinatura


Além do anúncio do Novo Project para Web, a Microsoft anunciou também a criação de um novo plano de assinatura chamado Project Plan 1. Este plano é indicado para equipes que precisam dos recursos essenciais do Novo Project para gerenciar seus projetos. Essa assinatura é considerada como a maneira mais simples e ideal para começar a utilizar o Novo Project.

A Licença do Project Online Essencial, não foi alterada. As assinaturas do Project Online Professional e Project Online Premium, foram renomeadas para Project Plan 3 e Project Plan 5, respectivamente. Os clientes que já usam o Project Online podem continuar a usá-lo da mesma forma, independentemente da assinatura do Project utilizado por sua empresa.

Se você já possui um plano de assinatura do Project Online, deverá receber uma notificação convidando-o a experimentar a nova versão do Project para Web.

Para maiores informações contate o administrador de sistemas de sua empresa.

Neste artigo, trouxemos as informações preliminares sobre o Novo Project para Web mas, sabemos que existem outras opções a serem exploradas nesta nova versão.

Para ficar por dentro das novidades ou saber mais sobre Microsoft Project para Web, entre em contato conosco para maiores informações.

#ppm, #consultoria, #microsoft, #treinamento, #gestaoempresarial, #liderança, #gestaodeprojetos, #sp, #saopaulo, #projectserver, #projectonline, #desenvolvimento, #tecnologia, #soluçao, #businessinteligence.

Referências:

Project Online: Check-in em Projetos via Microsoft Flow

Ricardo Sabino
15/10/2019

Sabemos que o Microsoft Project Online facilita o trabalho colaborativo permitindo que diversos usuários compartilhem ou atualizem o mesmo cronograma, porém, às vezes um usuário esquece de fazer o Check-in de um projeto e isto impede que outros usuários possam realizar o Check-out para atualizar o cronograma.

project-online-check-out(1)

Quando isto acontece, é preciso solicitar para o administrador “forçar o Check-in” dos objetos do projeto, para que outros usuários possam fazer o Check-out, atualizar o cronograma e fazer o Check-in liberando-o para outros usuários.

Este recurso deve ser utilizado em último caso para a solução do problema, mas se isto ocorre com frequência em sua empresa, talvez alguns usuários não saibam utilizar o procedimento correto.

Para ajudar a resolver este problema do “travamento do Check-out”, compartilhamos aqui uma solução que pode ajudar a lembrar aqueles usuários que se esquecem de fazer o Check-in dos projetos.

Para que seja possível fazer a edição de um projeto, podemos configurar o Microsoft Flow para que verifique quais projetos não estão com check-out em aberto, notifique via e-mail ou Microsoft Teams o usuário para que ele faça o Check-in do projeto, liberando-o para a edição de outros usuários.

Através do Microsoft Flow podemos configurar, automatizar e personalizar fluxos e tarefas, integrando-o com outras plataformas. Podemos criar alertas para serem disparados por e-mail ou enviar cards via Microsoft Teams notificando que o checkout está aberto.

No exemplo abaixo, entramos na central de projetos e selecionamos o projeto APP Easy.

project-online-check-out (2)

Em seguida, abrimos o projeto via PWA:

project-online-check-out (3)

Neste momento, deixamos o projeto APP Easy com Check-out em aberto.

No exemplo à seguir, configuramos o Microsoft Flow para seguir os seguintes passos:

  • Rodar fluxo em um horário específico;
  • Verificar a quantidade de Projetos existentes no PWA;
  • Verificar cada projeto se está com Check-out aberto;
  • Verificar usuário que está com Check-out aberto;
  • Enviar e-mail notificando usuário;
project-online-check-out (4)

Ao rodar o fluxo acima, o Microsoft Flow irá verificar que o Projeto APP EASY está com Check-out aberto e encaminhará uma mensagem para o usuário, conforme exemplo abaixo:

project-online-check-out (5)

Com a implantação deste fluxo simples, conseguimos automatizar o processo de verificação de Check-out e ganhar mais agilidade dos profissionais e, consequentemente, obter maior produtividade.

Para saber mais sobre como otimizar seus processos com o Microsoft Flow, entre em contato conosco.

Microsoft Project Online Preview 2019

Ricardo Sabino
01/10/2019

A Microsoft anunciou que em outubro fará o lançamento de uma nova versão do Project Online e esta informação está causando uma grande expectativa nos usuários desta plataforma. A proposta da Microsoft é trazer uma nova experiência em gerenciamento de projetos para os usuários do Microsoft Project Online.

Novo Project (1)

O Novo Project Online estará voltado para as necessidades do presente e futuro do gerenciamento de projetos e deve oferecer esta experiência com visual mais "amigável" e intuitiva, facilitando a navegação e o trabalho colaborativo dos usuários.

Este lançamento nos faz olhar para o horizonte, como se quiséssemos enxergar para onde a estrada da tecnologia nos levará, quais as novidades serão apresentadas e principalmente quais ainda estão por vir.

Novo Project (2)

A MLPro é Golden Partner Microsoft e, por este motivo, teve acesso as informações preliminares do Novo Project, podendo analisar em primeira mão as funcionalidades que serão apresentadas em outubro.

Devido a cláusula de NDA (Non-Disclosure Agreement) ou seja, acordo de não divulgação, não podemos divulgar detalhes de como será o Novo Project Online, mas podemos antecipar alguns pontos que relataremos à seguir:

Novo Project (3)

As primeiras informações que apuramos, e podemos divulgar, é que o Project Online será desenvolvido na plataforma Microsoft Power, permitindo que qualquer pessoa possa colaborar e compartilhar informações com toda a equipe de trabalho.

O Microsoft Power é uma plataforma de aplicativos integrada que combina Power BI, PowerApps e Microsoft Flow.

Espera-se que a nova versão permita muito mais interação e colaboração entre os usuários.

Além disso, você terá flexibilidade para personalizar suas soluções e adequá-las da melhor forma as suas necessidades de negócio.

Novo Project Online - Mudança de Licenças

Verificamos também que haverá mudanças na nomenclatura das licenças do Microsoft Project Online. A primeira mudança refere-se ao Project Online Professional que passará a ser chamado de "Project Plan 3".

A licença do Project Premium passará a ser chamada de "Project Plan 5" sendo que estas alterações entrarão em vigor no final de outubro de 2019.

Não haverá nenhum custo adicional para sua empresa em decorrência desta mudança.

Sugerimos que a sua empresa esteja atenta quanto a necessidade de atualização de suas documentações e treinamentos para que todos estejam cientes das mudanças que irão ocorrer.

Pelo que podemos analisar, a plataforma ainda deverá passar por alguns ajustes mas espera-se que os usuários tenham uma avaliação positiva em seu primeiro contato com o Novo Project Online.

Aguardem a publicação dos próximos posts para ficar por dentro das novidades que serão anunciadas pela Microsoft.

Microsoft Flow – Integrando com SharePoint e Project Online

Ricardo Sabino
15/09/2019

Microsoft Flow é um serviço baseado na nuvem que permite que o usuário automatize e personalize fluxos e tarefas, integrando-o de maneira simples com diversas plataformas como Office 365, Project Online, SharePoint, Outlook, Microsoft Teams, Onedrive e ferramentas de terceiros como Salesforce, Facebook, Twitter entre outros.

Microsoft Flow (1)

O Microsoft Flow funciona basicamente através de um gatilho que dispara uma ação. Um gatilho é o evento que iniciará o fluxo. O gatilho pode ser um e-mail recebido, um fluxo de aprovação que foi criado ou mesmo quando algo for criado no SharePoint. Abaixo estão alguns exemplos de gatilhos que podem ser utilizados:

Microsoft Flow (2)

Para criar um fluxo, o usuário deve especificar qual ação deve ocorrer quando um evento específico ocorre. A ação será aquilo que se deseja que seja realizado em seguida. Por exemplo: Quando o gatilho "recebi um e-mail" for disparado você pode criar a ação "disparar notificação via o Microsoft Teams".

Microsoft Flow (3)

Para que seja possível utilizar o Microsoft Flow, é necessário usar conectores que servem para fazer a integração entre diversas plataformas. Abaixo listamos os principais conectores do Microsoft Flow:

Microsoft Flow (4)

Para conhecer a lista completa de conectores disponíveis, acesse o link Microsoft Flow.

Caso seu usuário esteja vinculado ao Office 365, você já terá o pacote básico do Microsoft Flow.

Para utilizar alguns conectores específicos, será necessário que você possua licença premium. Abaixo, listamos a diferença de cada um dos planos e seus respectivos valores.

Microsoft Flow (5)

Para saber mais sobre o seu plano, licenças e seus recursos, contate o administrador de sua rede.

Acessando o Microsoft Flow

Acessando o site do Portal Office 365 você pode clicar no ícone Flow, conforme tela abaixo:

Microsoft Flow (6)

Após clicar no ícone, será exibida a tela abaixo:

Você pode criar um fluxo personalizado ou, se preferir, poderá utilizar algum dos modelos já disponíveis no site, conforme abaixo:

Microsoft Flow (7)

Além disso, existem outras aplicações que você pode realizar para utilizar o Microsoft Flow e otimizar as suas atividades. No site da Microsoft você pode encontrar outros modelos disponíveis para a sua utilização, entre os quais podemos destacar:

Microsoft Flow (8)

Existem diversas possibilidades para utilização do Microsoft Flow. Por exemplo, podemos criar um fluxo onde será disparado uma mensagem via Microsoft Teams, caso algum Projeto do Project Online não tenha sido publicado há mais de 20 dias, alertando-o de que esta atividade não foi realizada.

Para a criação de cada fluxo, é preciso configurar cada uma das etapas que o fluxo irá realizar.

Neste caso, precisamos configurar cada uma das etapas seguintes para que o Microsoft Flow seja integrado com os dados que estão em uma lista do SharePoint:

Microsoft Flow (9)

Quando o fluxo estiver pronto, caso o funcionário não tenha feito a atualização e publicação do projeto, irá receber uma mensagem de alerta no Microsoft Teams conforme a mensagem abaixo:

Microsoft Flow (10)

Podemos citar também um exemplo de integração com o Project Online. Neste caso o Roadmap será atualizado sempre que um projeto for publicado no Project. Para isto, precisamos configurar o fluxo descrito abaixo:

Microsoft Flow (11)

Neste exemplo, todas as vezes que um projeto fosse publicado o Microsoft Flow iria automaticamente atualizar o Roadmap, permitindo que o mesmo esteja sempre com a última versão.

Caso não saiba o que é o Roadmap, temos um artigo sobre o assunto publicado anteriormente.

Estes são apenas dois exemplos de utilização do Microsoft Flow, porém podemos integrá-lo de diversas maneiras de acordo com a necessidade de sua empresa.

Para saber como podemos otimizar seus processos, economizar tempo e melhorar a comunicação entre as suas equipes, entre em contato conosco.

Referência: Project Online and adaptive cards in Microsoft Teams using Microsoft Flow to chase users for overdue timesheets

Project Online ou Project Server?

Ricardo Sabino
01/09/2019

Talvez em determinado momento de sua trajetória profissional, na empresa em que você trabalha, surgiu o seguinte questionamento: Devemos implantar o Project Online ou Project Server?

Project Online ou Server (1)

Escrevemos este texto para te orientar sobre as diferenças e particularidades de cada uma das versões do Project Online e Server, para que você possa ter uma visão geral do Microsoft Project.

Neste artigo, não consideraremos aspectos técnicos como versão, capacidade de servidor ou qualquer outra característica técnica, pois nosso objetivo é trazer uma visão geral sob a perspectiva da área de negócios da empresa.

Neste comparativo entre Project Server e Online consideramos os seguintes tópicos:

  • Hospedagem;
  • Licenciamento;
  • Acessos;
  • Instalação / Implantação;
  • Integração;
  • Migração.

Inicialmente, a diferença entre o Project Online e o Project Server começa no seu local de hospedagem, o Project Online é hospedado nos servidores da Microsoft. Já o Project Server é hospedado nos servidores locais da empresa ou em algum servidor privado, porém o Project Server por ter menos acessos e ser menos exposto, é considerado por muitos como sendo mais seguro do que o Project Online.

Outra diferença que podemos mencionar estão relacionadas ao tipo de licenças necessárias para o funcionamento dos dois. No Project Online você poderá escolher 3 planos, "Project Online Essentials", "Project Online Professional" e "Project Online Premium".

Project Online ou Server (2)

O Project Online Essentials é usado pelos membros de equipes na qual a interface é baseada para membros com as funcionalidades de atualizar tarefas, relatar problemas e riscos, enviar quadro de horários, compartilhar documentos e utilizar as plataformas "Microsoft Teams" ou "Skype for Business".

O Project Online Professional é usado pelos gerentes de projeto com todas as funcionalidades do Project Online Essentials, controle de custos, agendamento de projetos, gerenciamento de recurso, publicação dos projetos na nuvem, aplicativo do Project para área de trabalho na versão mais recente. Cada licença de assinatura permite até cinco instalações simultâneas do aplicativo Project para área de trabalho.

O Project Online Premium é usado pelos gerentes de recursos e portfólios, a licença possui todas as funcionalidades do Project Online Professional e adiciona a função de seleção e otimização de portfólios, gerenciamento de demanda, gerenciamento de recursos da empresa e opções de relatórios prontos de portfólio.

No caso do Project Server, o custo com licenciamento é maior pois dependerá da quantidade de usuários sendo que as licenças serão de propriedade da empresa.

Para o Project Online, não há a necessidade de se preocupar com o investimento para aquisição ou atualização de servidores, pois estes são de responsabilidade de Microsoft. O atendimento e suporte técnico será realizado via central online.

Project Online ou Server (3)

Já para o Project Server, a empresa é responsável pela aquisição e atualização dos servidores devendo, para isto, ter uma estrutura interna com departamento de TI para a realização desta atividade. Além disso, os pacotes de atualização também são de responsabilidade da empresa. O suporte técnico da Microsoft será realizado via telefone.

Partindo do princípio que os servidores já foram contratados ou instalados, o passo seguinte é avaliarmos como seriam realizados os acessos a estes servidores.

Para o Project Online, a Microsoft não disponibiliza acesso ao banco de dados e tanto o backup quanto a segurança contra vírus, spams e bots também ficam sob a responsabilidade da Microsoft. No Project Online, a Microsoft prevê Uptime de 24x7 garantidos por eles.

O Project Server permite acesso ao banco de dados e log de erros. Além disso, o backup de projetos é nativo e o backup da base de dados é feita via SQL. O Project Server também permite o acesso a central administrativa completa para a realização da configuração do servidor.

O próximo item que abordaremos é a integração do Project com outras ferramentas de mercado. No Project Online temos maior facilidade para extrair relatórios do sistema, porém é necessário utilizarmos ODATA. Outra característica que podemos listar é a fácil integração com aplicativos Microsoft (PowerApp, Flow, PowerBI, Exchange Online).

Por outro lado, Project Server tem maior facilidade para integrações com produtos de terceiros como por exemplo SAP ou Oracle.

Por último, analisaremos a diferença entre eles quando pensamos em migração de versões.

No caso do Project Online, a migração para as próximas versões do PPM é automática, sem a necessidade de nenhum processo manual a ser realizado pela empresa, pois toda migração é realizada pela Microsoft.

Para a migração do Project Server, o trabalho a ser realizado pode ser considerado maior pois:

  • O Produto fica desatualizado com o tempo;
  • A cada 3 anos a Microsoft lança um Novo Project Server;
  • É esperado que de 5 em 5 anos seja necessário fazer a migração;
  • O Suporte da Microsoft expira após alguns anos.

Considerando os itens que apresentamos neste artigo, a decisão para escolha de qual versão do Project será indicada para a sua empresa talvez leva em consideração outros pontos que além dos citados neste artigo como: tamanho da empresa, quantidade de usuários, estrutura, budget entre outros. Esperamos ter esclarecido suas principais dúvidas com este artigo para que você possa promover uma discussão em sua empresa sobre as vantagens e desvantagens da instalação do Project Online e Project Server.

Project Online ou Server (4)

Para saber mais sobre as soluções da MLPro para a sua empresa, entre em contato conosco e solicite uma proposta.

Visualizando seu projeto com o Roadmap (Roteiro)

Ricardo Sabino
15/08/2019

Imaginem uma situação onde você é o gerente de projetos responsável por relatar o andamento dos projetos em uma reunião executiva que foi agendada de última hora. Por mais que você mantenha os cronogramas atualizados, nesta reunião, você precisa mostrar as informações de rápida, prática e visual para os diretores porém, abrir cada um dos cronogramas pode não ser a melhor solução para você.

E agora como você pode resolver este caso ?

Visualizando-seu-projeto-com-o-Roadmap 1

Se você se identificou com esta situação este post pode te interessar.

Para resolver isso existe um recurso do Project Online chamado Roadmap.

Este recurso está disponível para todos os assinantes do Project Online Professional ou Project Online Premium e permite a visualização dos status de cada um de seus projetos.

Ele foi desenvolvido na plataforma Microsoft Power, uma solução robusta que combina uma série de produtos Microsoft - Office 365, Dynamics 365, DevOps do Azure, Power BI, PowerApps e Flow em uma única solução de conexão de dados. O Roadmap em si é baseado no Microsoft Flow. [1]

Caso o Roadmap não esteja disponível para visualização em sua página inicial contate o administrador do Office 365 para habilitá-lo.

Talvez você esteja pensando "legal" , "pode resolver meus problemas" mas como eu faço isso?

Para utilizar o Roadmap basta seguir os passos descritos a seguir:

Para acessar o Roadmap clicar em Criar Novo e em seguida em Roteiro conforme figura abaixo.

Visualizando-seu-projeto-com-o-Roadmap 2

Para adicionar um projeto e depois adicionar as tarefas relacionadas a ele você deve primeiro adicionar uma linha, basta clicar no botão "Adicionar linha".

Visualizando-seu-projeto-com-o-Roadmap 3

Após clicar você verá algumas linhas para preencher como título, proprietário e conexão. Em "Conexão" você deve selecionar a opção Project.

Visualizando-seu-projeto-com-o-Roadmap 4

Depois de selecionar a opção do Project você deverá colocar a url do site onde estão os projetos, digite o nome do Projeto e clique em Conectar.

Visualizando-seu-projeto-com-o-Roadmap 5

Agora basta digitar o nome das tarefas que deseja selecionar e após isso clicar em salvar.

Visualizando-seu-projeto-com-o-Roadmap 6

Após a realização dos passos acima você terá uma visualização na linha do tempo de suas tarefas ou marcos conforme exemplo abaixo:

Visualizando-seu-projeto-com-o-Roadmap 7

Pronto, agora você já tem uma uma maneira simples e visual de visualizar o status em tarefas, projetos, portfólios ou programas. Você pode ver todos os tipos de projetos atuais, como o Project Online e o Azure Boards, em um só lugar e editar e filtrar facilmente apenas as tarefas, os marcos e as fases que deseja visualizar.

Visualizando-seu-projeto-com-o-Roadmap 8

O Roadmap facilitará tanto a visão executiva quanto a visão do PMO que poderá monitorar o progresso das atividades mais relevantes do projeto acompanhando eventuais desvios do cronograma de forma visível em uma linha do tempo. Você pode criar vários roadmaps criando assim uma visão executiva para o portfólio de projetos, agilizando a análise das informações e tomada de decisões.

Visualizando-seu-projeto-com-o-Roadmap 9

Entendendo agora como o Roadmap funciona, talvez em sua próxima reunião, para apresentar os status dos projetos, você pode utilizá-lo e implantar em sua empresa a utilização desta funcionalidade melhorando a gestão dos projetos de sua empresa.

Nas soluções oferecidas pela MLPro além da implementação do Project Online, parametrização, treinamentos e relatórios personalizados contemplamos a utilização do Roadmap para que a sua empresa possa ter acesso as informações de seu portfólio de projetos de forma rápida, prática e ágil.

Para saber mais sobre as soluções da MLPro para a sua empresa entre em contato conosco e solicite uma proposta.

Você pode aprender mais sobre como começar a usar o Roadmap acessando os links da Microsoft abaixo:

[1] Texto adaptado do site Visualize the status of your projects with Roadmap today.

Novidades no Ar

Ricardo Sabino
24/07/2019

Nos últimos anos a MLPro tem se consolidado como consultoria especializada em implementação, configuração e treinamento do Microsoft Project.

As soluções e relatórios desenvolvidos pela MLPro colaboram para facilitar a gestão dos projetos de sua empresa otimizando o trabalho de sua equipe, permitindo rápida e fácil visualização dos status de cada um de seus projetos.

Em 2019, para atender às solicitações de nossos clientes, retomamos o nosso blog com publicações quinzenais, com uma nova identidade visual, mais moderno, novos conteúdos e assuntos relacionados a gestão de projetos, portfólio, tecnologia e muito mais.

Para acompanhar as novidades siga o nosso blog e nossas redes sociais!!!

Nos vemos em breve!!!

Equipe MLPRO.

Project 2016: vale a pena atualizar para versão mais recente?

Leandro Lima
10/09/2015

Algumas considerações importantes:

1. Se você possui o Project Pro para Office 365 a atualização será mais simples - é como qualquer outra atualização que acontece com o click to run.

​​​Obs.: Algumas organizações podem controlar quando as atualizações ficarão disponíveis para seus usuários - então talvez você não consiga atualizar tão rapidamente ou sem o auxílio do seu time de TI.

2. Se você escolheu o Project Pro para Office 365 mas ainda está utilizando o Project Server 2013 não haverá problemas. As versões 2013 e 2016 são compatíveis! Esse fato nos deixa muito contentes! Você poderá compartilhar arquivos .mpp entre as versões 2013 e 2016 normalmente sem corromper os arquivos, porém com um único ponto de atenção: as timelines múltiplas, que são recursos novos da versão 2016, não estarão visíveis ao abrir um arquivo .mpp em uma versão 2013 do Project, se esse arquivo tiver timelines múltiplas.

Caso não tenha visto este novo atributo - aqui temos um exemplo:

Project-Standard-e-Project-Professional-2016-Sera-que-devo-atualizar 1

3. Você não poderá ter as duas versões do Project instaladas no seu computador se estiver usando instalação click to run na versão 2013 - então, para atualizar por este meio, será necessário a desinstalação dos produtos 2013.

4. Você poderá misturar as versões diferentes do Project se a versão 2013 for de instalação por msi - assim poderá rodar o Project Professional 2013 normalmente com Microsoft Office 365 ProPlus (nível '16' - click to run) que contém o Project 16.​

5. Voc​ê não poderá ter as duas versões do Project instaladas no seu computador se estiver usando instalação click to run na versão 2013 - então, para atualizar por este meio, será necessário a desinstalação dos produtos 2013.

Como eu sei que estou rodando aplicações click to run ou msi?

Click to run terá uma aparência parecida como a imagem abaixo na parte de Informações do Produto com o botão "Opções de Atualização":

Project-Standard-e-Project-Professional-2016-Sera-que-devo-atualizar 2

O Project instalado com msi terá esta aparência:

Project-Standard-e-Project-Professional-2016-Sera-que-devo-atualizar 3

A compatibilidade do 2016 para 2013 está em funcionamento "por enquanto" - ela se deu pensando especificamente nos usuários de Project Online, onde haverá suporte ao uso do Project Professional 2013 conectado ao Project Online até o 2º Trimestre de 2016.

Desabilitando o Lync/Skype no Project

Leandro Lima
20/07/2015

1. Feche todos os aplicativos do Microsoft Office

2. Iniciar o Editor Registro:

  • No Windows 7, clique em Iniciar, digite na caixa de texto Pesquisar programas e arquivos e clique em regedit.exe
  • No resultado da pesquisa execute passo 3
  • No Windows 8, mova o mouse para o canto superior direito, clique em Pesquisar, digite regedit.exe
  • No resultado da pesquisa execute passo 3

Ler mais

Atuar como representante

Leandro Lima
02/05/2015

No PWA é possível atuar como representante de um outro usuário e trabalhar em nome dele. Dessa maneira você também enxerga​ o PWA da forma que o recurso está enxergando. Essa função é bastante usada para testes de acesso e realização de configurações em nome de usuários que não estão usando a ferramenta de forma aprofundada, ou seja, torna-se possível entrar no PWA atuando em nome dele e fazer uma configuração por ele ao invés de solicitar a ele fazer (por exemplo, criar regra de aprovação automática).

Ler mais

Project Pro - Check-in e Check-out

Leandro Lima
17/01/2015

Neste post iremos explicar como realizar check-in e check-out em um projeto.

Ler mais

Inserir período administrativo no Quadro de Horas

Leandro Lima
15/01/2015

Para isso, peça para o recurso configurar, ou atuando como representante dele, configure:

Configurações do Servidor > Gerenciamento de Horas e de Tarefas > Período Administrativo

Inserir-periodo-administrativo-no-Quadro-de-Horas 1

Marque "Férias" para "Sempre Exibir" e clique em "Salvar":

Inserir-periodo-administrativo-no-Quadro-de-Horas 2

Assim, quando o Quadro de Horas for criado, a linha férias estará disponível para o lançamento das horas de férias.

Na MLPro, trabalhamos 8 horas por dia. Quando voltamos de férias, lançamos 8h em cada ‘dia útil da empresa’ que estivemos em férias e enviamos o quadro de horas.

Project Professional 2013 - Salvar e Publicar

Landro Lima
07/01/2015

Neste post iremos explicar como salvar um projeto via Project Pro.

O primeiro passo é clicar na aba superior "Arquivo".

Project-Professional-2013-Salvar-e-Publicar 1

Agora clique em "Salvar como" no menu lateral, caso seja um novo projeto, insira as informações solicitadas e salve.

Project-Professional-2013-Salvar-e-Publicar 2

Para publicar um projeto, clique em "Arquivo" novamente, e selecione a opção "Informações".

Em seguida, clique na opção "Publicar".

Project-Professional-2013-Salvar-e-Publicar 3

Pronto, seu projeto está salvo e publicado.

|  1  |  2  |  3  |  4  |  5  |  6  |  7  |  8  |  9  |  10  |  11  |

Blog

Dicas, novidades e guias para gerenciar projetos com Project Online e Microsoft Planner.

Posts:
2025
Outubro
Setembro
Agosto
Julho
Junho
Maio
Abril
Março
Fevereiro
Janeiro
2024
Dezembro
Novembro
Outubro
Setembro
Agosto
Julho
Junho
Maio
Abril
Março
Janeiro
2023
Dezembro
Novembro
Setembro
Agosto
Junho
Maio
Abril
Março
Fevereiro
Janeiro
2022
Dezembro
Novembro
Outubro
Setembro
Agosto
Julho
Junho
Maio
Abril
Março
Fevereiro
Janeiro
2021
Dezembro
Novembro
Maio
Abril
Março
Fevereiro
Janeiro
2020
Dezembro
Novembro
Outubro
Setembro
Agosto
Julho
Junho
Maio
Abril
Março
Fevereiro
Janeiro
2019
Dezembro
Novembro
Outubro
Setembro
Agosto
Julho
2015
Setembro
Julho
Maio
Janeiro
2014
Outubro
Agosto
Junho
Abril
Março
Fevereiro
Whatsapp

Contato via WhatsApp