Blog MLPro

Fim do Suporte ao Microsoft Project Server

Ricardo Sabino
15/11/2019

Com o lançamento da nova versão do Microsoft Project para Web, aproveitamos para comentar neste artigo sobre o fim do suporte técnico para as versões mais antigas do Microsoft Project Server.

A Microsoft adota uma política para manter as melhorias de funcionalidade, desempenho e estabilidade para seus produtos mais recentes, sendo assim, o suporte técnico para as versões mais antigas é descontinuado.

Fim-Suporte-Project-Server(1)

E como fica o suporte ao Microsoft Project Server ?


Primeiramente, lembramos que a Microsoft oferece dois tipos de suporte para seus produtos: suporte convencional e suporte estendido.

A diferença principal entre eles está na quantidade de tempo de suporte que a Microsoft garante para cada produto. No caso do suporte convencional, o suporte tem o prazo de 5 (cinco) anos enquanto para o suporte estendido este prazo é de 10 (dez) anos, à contar da data de lançamento do produto.

Após o prazo de 5 (cinco) anos, a Microsoft não adicionará novos recursos e o suporte gratuito será encerrado, porém ela ainda oferecerá pacotes de correções.

Listamos abaixo as principais versões do Microsoft Project Server e as respectivas datas de vencimento do suporte convencional e estendido:

Produtos Início do Suporte Fim do Suporte
Convencional
Fim do Suporte
Estendido
Microsoft Office Project Server 2003 18/09/2007 14/04/2009 08/04/2014
Project Server 2010 19/07/2013 13/10/2015 13/10/2020
Project Server 2013 17/04/2014 10/04/2018 11/04/2023
Project Server 2016 01/05/2016 13/07/2021 14/07/2026
Project Server 2019 22/10/2018 09/01/2024 14/07/2026

O que significa o fim do suporte técnico para o Microsoft Project Server?


A Microsoft oferece para a grande maioria de seus produtos um ciclo de vida de suporte técnico, que é geralmente de 10 anos, e durante este tempo, oferece recursos, correções de erros e atualizações de segurança.

Fim-Suporte-Project-Server(2)

Ao término deste ciclo a Microsoft deixará de fornecer:

  • Suporte técnico para problemas que podem ocorrer;
  • Correções de erros descobertas e que podem afetar a estabilidade e a usabilidade do servidor;
  • Correções de segurança para vulnerabilidades descobertas e que podem tornar o servidor vulnerável a brechas de segurança;
  • Atualizações de fuso horário.

Recentemente constatamos na prática o que acontece quando a versão do Microsoft Project está vencida. Realizamos um atendimento em nosso suporte técnico para um de nossos clientes e surgiu a necessidade de abrir um chamado com a Microsoft, pois nosso cliente não estava conseguindo fazer uma atualização de tarefas no cronograma após aprovação.

Verificamos que a versão do Project utilizada pelo cliente era 2013 e o cliente possuía apenas o suporte convencional (vencido em 10.04.2018).

Ao tentarmos abrir o chamado recebemos a informação de que a Microsoft não realiza mais atendimento para este produto, pois o suporte convencional estava vencido. Seria necessário que o cliente contratasse o suporte estendido ou fizesse a atualização do Microsoft Project Server para uma versão mais recente.

Portanto, para evitar este tipo de problema, recomendamos fortemente que a equipe de TI de sua empresa esteja atenta para os 5 anos de validade do suporte técnico, e caso necessário, verifique a necessidade de migrar ou atualizar a versão do Microsoft Project Server.

Para saber mais sobre o fim do suporte Microsoft ou sobre as migrações de versões do Microsoft Project Server, entre em contato conosco para maiores informações.

Referências:

Microsoft anuncia o Novo Project

Leandro Lima
01/11/2019

Conforme anunciamos no post que publicamos no início do mês passado, a Microsoft anunciou oficialmente o lançamento do Novo Project.

microsoft-new-project-for-web(1)

O Novo Project será chamado de Project para Web ou simplesmente Project e foi projetado para ser simples e poderoso, permitindo que os membros das equipes de trabalho possam trabalhar de forma mais interativa e colaborativa.

O Project para Web apresenta uma navegação mais amigável, intuitiva e atualmente é uma versão simplificada do Project Online, sendo que, futuramente poderá ser a versão principal do produto. Reforçando o Project para Web não substitui o Project Online mas agrega novas funcionalidades ao ambiente de projetos da Microsoft, conforme apresentado abaixo:

microsoft-new-project-for-web(2a)

Criando um Projeto com o Project para Web


Para que você possa conhecer um pouco mais sobre a aparência do Novo Project, criamos um projeto chamado de Novo Projeto 2019 que descrevemos à seguir.

Para criar um novo projeto, você deve ter uma licença do Project no Office 365 e clicar em https://project.microsoft.com e em seguida clicar em novo projeto em branco.

microsoft-new-project-for-web(3)

Em seguida você pode alterar o nome do projeto e informar a descrição das atividades;

microsoft-new-project-for-web(4)

Para criar uma subtarefa basta clicar na tarefa e com o botão direito selecionar transformar em subtarefa:

microsoft-new-project-for-web(5)

Após a criação das subtarefas você pode informar as dependências entre as atividades. Para isso, basta clicar na tarefa e clicar no botão adicionar dependência e em seguida selecione a tarefa:

microsoft-new-project-for-web(7)

Em seguida, basta selecionar a tarefa que deseja associar a dependência da atividade.

microsoft-new-project-for-web(8)

Após a criação das dependências, você pode visualizar as informações de seu projeto conforme exemplo abaixo:

microsoft-new-project-for-web(9)

Você pode verificar o status das atividades acessando o quadro de seu projeto. As atividades estão classificadas em "Não Iniciadas" , "Em Andamento" e "Concluídas".

microsoft-new-project-for-web(10)

Mais colaborativo e interativo


O Novo Project para Web tem como objetivo colaborar com as equipes de trabalho, facilitar o gerenciamento e gestão de projetos, e deverá permitir o compartilhamento de arquivos, bate-papos, reuniões, edição de tarefas de forma simultânea, agendamento automatizado baseado em esforço, duração, recursos e muito mais.

Além disso, o Novo Project possui conexão com Microsoft 365, permitindo que as equipes economizem tempo e tenham maior produtividade, pois ele permite integração com o Microsoft Teams e Office.

microsoft-new-project-online(2)

Plataforma Microsoft Power


O Novo Project para Web foi criado na Plataforma Microsoft Power que permite que você conecte rapidamente os aplicativos e serviços que utiliza atualmente. Você poderá conectar os recursos do Power BI, Microsoft Flow e PowerApps. Com isso, você pode criar projetos personalizados, processos, fluxos de trabalho automatizados de acordo com a necessidade específica de sua empresa.

Verificamos também que o Novo Project fornece maior visibilidade aos seus projetos e ferramentas permitindo a criação de painéis informativos no Power BI. Com isso é possível ter um roadmap com aspecto visual mais moderno e interativo.

Você pode contar também com a confiabilidade dos recursos de segurança do Microsoft Azure, armazenando suas informações na nuvem corporativa considerado como uma das mais confiáveis do mundo.

Mudança nos planos de assinatura


Além do anúncio do Novo Project para Web, a Microsoft anunciou também a criação de um novo plano de assinatura chamado Project Plan 1. Este plano é indicado para equipes que precisam dos recursos essenciais do Novo Project para gerenciar seus projetos. Essa assinatura é considerada como a maneira mais simples e ideal para começar a utilizar o Novo Project.

A Licença do Project Online Essencial, não foi alterada. As assinaturas do Project Online Professional e Project Online Premium, foram renomeadas para Project Plan 3 e Project Plan 5, respectivamente. Os clientes que já usam o Project Online podem continuar a usá-lo da mesma forma, independentemente da assinatura do Project utilizado por sua empresa.

Se você já possui um plano de assinatura do Project Online, deverá receber uma notificação convidando-o a experimentar a nova versão do Project para Web.

Para maiores informações contate o administrador de sistemas de sua empresa.

Neste artigo, trouxemos as informações preliminares sobre o Novo Project para Web mas, sabemos que existem outras opções a serem exploradas nesta nova versão.

Para ficar por dentro das novidades ou saber mais sobre Microsoft Project para Web, entre em contato conosco para maiores informações.

#ppm, #consultoria, #microsoft, #treinamento, #gestaoempresarial, #liderança, #gestaodeprojetos, #sp, #saopaulo, #projectserver, #projectonline, #desenvolvimento, #tecnologia, #soluçao, #businessinteligence.

Referências:

Project Online: Check-in em Projetos via Microsoft Flow

Ricardo Sabino
15/10/2019

Sabemos que o Microsoft Project Online facilita o trabalho colaborativo permitindo que diversos usuários compartilhem ou atualizem o mesmo cronograma, porém, às vezes um usuário esquece de fazer o Check-in de um projeto e isto impede que outros usuários possam realizar o Check-out para atualizar o cronograma.

project-online-check-out(1)

Quando isto acontece, é preciso solicitar para o administrador “forçar o Check-in” dos objetos do projeto, para que outros usuários possam fazer o Check-out, atualizar o cronograma e fazer o Check-in liberando-o para outros usuários.

Este recurso deve ser utilizado em último caso para a solução do problema, mas se isto ocorre com frequência em sua empresa, talvez alguns usuários não saibam utilizar o procedimento correto.

Para ajudar a resolver este problema do “travamento do Check-out”, compartilhamos aqui uma solução que pode ajudar a lembrar aqueles usuários que se esquecem de fazer o Check-in dos projetos.

Para que seja possível fazer a edição de um projeto, podemos configurar o Microsoft Flow para que verifique quais projetos não estão com check-out em aberto, notifique via e-mail ou Microsoft Teams o usuário para que ele faça o Check-in do projeto, liberando-o para a edição de outros usuários.

Através do Microsoft Flow podemos configurar, automatizar e personalizar fluxos e tarefas, integrando-o com outras plataformas. Podemos criar alertas para serem disparados por e-mail ou enviar cards via Microsoft Teams notificando que o checkout está aberto.

No exemplo abaixo, entramos na central de projetos e selecionamos o projeto APP Easy.

project-online-check-out (2)

Em seguida, abrimos o projeto via PWA:

project-online-check-out (3)

Neste momento, deixamos o projeto APP Easy com Check-out em aberto.

No exemplo à seguir, configuramos o Microsoft Flow para seguir os seguintes passos:

  • Rodar fluxo em um horário específico;
  • Verificar a quantidade de Projetos existentes no PWA;
  • Verificar cada projeto se está com Check-out aberto;
  • Verificar usuário que está com Check-out aberto;
  • Enviar e-mail notificando usuário;
project-online-check-out (4)

Ao rodar o fluxo acima, o Microsoft Flow irá verificar que o Projeto APP EASY está com Check-out aberto e encaminhará uma mensagem para o usuário, conforme exemplo abaixo:

project-online-check-out (5)

Com a implantação deste fluxo simples, conseguimos automatizar o processo de verificação de Check-out e ganhar mais agilidade dos profissionais e, consequentemente, obter maior produtividade.

Para saber mais sobre como otimizar seus processos com o Microsoft Flow, entre em contato conosco.

|  1  |  2  |  3  |  4  |  5  |  6  |  7  |  8  |  9  |  10  |  11  |

Project Server

Novidades e dicas relacionadas ao Microsoft Project Online e Project Server.

Posts:
2020
Fevereiro
Janeiro
2019
Dezembro
Novembro
Outubro
Setembro
Agosto
Julho
2015
Setembro
Julho
Maio
Janeiro
2014
Outubro
Setembro
Agosto
Junho
Abril
Março
Fevereiro