Blog MLPro

Project Online Easy: Cases de Sucesso da MLPro

Nathalia Souza e Leandro Lima
10/11/2023
Case de Sucesso MLPro: Project Online Easy

A MLPro atua nas etapas de implementação do PPM, Project Online e Project for the Web nos processos de: consultoria, implantação, configuração, customização, integração, treinamento, administração e suporte.

Trouxemos algumas histórias inspiradoras que podem ser o passo que falta para quem quer melhorar a gestão de projetos da sua empresa. Selecionamos o caso da nossa parceria incrível com a FMU e com a Equatorial Energia para te inspirar e incentivar nessa jornada da gestão de portfólio de projetos.

Case de Sucesso FMU: Project Online Easy

O CTO Rafael Citelli e a Analista de Projetos Pricilla Brandão contam um pouco de suas experiências com a MLPro e os benefícios que a implantação da ferramenta PPM trouxe para a organização.

A empresa necessitava de uma transformação digital para melhoria de processos internos que vão desde a aprovação de projetos até a entrega final. Dessa forma, começaram a utilizar a ferramenta Project Online para gerar os indicadores dos projetos e realizar o gerenciamento de reports, controle de cronograma e aprovações em conjunto com a MLPro.

De acordo com Rafael e Pricilla, as necessidades foram resolvidas e o que melhorou é que hoje todo o processo é automatizado, desde a seleção, solicitação de projeto, aprovação, acompanhamento do cronograma e entrega final.

“Se não tivéssemos feito essa implantação, estaríamos com projetos atrasados, hora extra do time e insatisfação” - Afirma Rafael.

“A MLPro trouxe uma transformação para a nossa área, conseguiu otimizar nossos processos de projetos, fazer um acompanhamento e gestão de cronograma melhor (...) Sem a MLPro a FMU estaria em um processo lento, sem automatização.” - Afirma Pricilla.

Case de Sucesso Equatorial Energia: Project Online Easy

O Executivo de Controle de Obras AT Erick Elson conta um pouco da experiência da organização com a MLPro e os benefícios que a implantação da ferramenta PPM trouxe para a empresa. De acordo com Erick, antes da implantação a Equatorial Energia sofria muito com tempo, já que a gestão não era automatizada. Eles sentiam necessidade de uma plataforma mais robusta para a gestão de portfólio de projetos. Nesse cenário e necessidade de dar esse avanço, escolheram a MLPro como parceira.

A ferramenta vem com relatórios básicos que são muito interessantes e com o passar do tempo a Equatorial junto da MLPro foram desenvolvendo diversos outros relatórios customizados de acordo com a necessidade da empresa.

Os maiores benefícios de acordo com o Erick, além da automatização e otimização de tempo, é conseguir identificar rapidamente os problemas do projeto para atender as necessidades dos pontos de atenção.

“Sem a ferramenta do Project Online e o serviço que a MLPro oferece, nós não teríamos a quantidade de relatórios que tem hoje, o que é extremamente importante para as empresas que desejam realizar uma gestão de projetos eficiente.” - Afirma Erick.

E você, também quer melhorar a gestão de projetos da sua empresa?

Se você também possui interesse em melhorar a gestão de projetos da sua empresa e deseja uma apresentação dos nossos produtos, fique a vontade para agendar um horário conosco no link a seguir: Apresentação Microsoft PPM Easy.

Project for the Web: Novo recurso de Histórico de Tarefas

Leandro Lima e Nathalia Souza
15/09/2023
Atualizações do Project for the Web: Fevereiro 2023

Facilite o gerenciamento de tarefas e projetos do dia a dia, conheça o novo histórico de tarefas para o Project for the Web!

O recurso ajuda proprietários e recursos de tarefas a manterem-se atualizados sobre suas tarefas e a identificar rapidamente o progresso recente feito ou as alterações que afetaram a agenda.

O histórico de tarefas está disponível para todos os usuários no Project for the Web que tenham uma licença do Project Plan 3 ou superior.

Como Utilizar o recurso Histórico de Tarefas no Microsoft Project

  1. Abra um projeto no próprio Project for the Web ou em uma guia Projeto no Microsoft Teams. Obs.: Nos exemplos abaixo, iremos mostrar pelo Microsoft Teams, porém os passos são os mesmos.

    Selecione uma tarefa e clique em “Abrir detalhes”. Ele pode ser acessado clicando nos detalhes da tarefa na grade de tarefas ou clicando em um cartão de tarefas na visualização do quadro.

    Historico de Tarefas
  2. No canto dos detalhes da tarefa, há um novo ícone de histórico de tarefas. Clique nele para abrir o painel de alterações.
  3. Historico de Tarefas

Detalhes sobre as ações registradas

Todas as alterações que um usuário faz em uma tarefa são registradas no histórico de tarefas. Para cada edição, são mostrados detalhes como quem fez a alteração, quando a fez, qual propriedade foi alterada, o valor anterior e o novo valor.

As alterações registradas incluem edições como:

  • Adicionar ou remover etiquetas;
  • Alterar a duração ou o esforço;
  • Edição de listas de verificação;
  • Adicionar ou remover anexos;
  • Edições em qualquer coluna personalizada.
Historico de Tarefas

Alterações em predecessoras

  • Alterações realizadas em predecessoras que afetem a tarefa atual também aparecem no histórico.
  • Ex.: A tarefa 1 é predecessora da tarefa 2. Se a data de conclusão da tarefa 1 for alterada, a mudança ficara visível no histórico da tarefa 2.

  • Historico de Tarefas

    Conversa de Tarefas

    Para projetos que foram fixados nos canais do Teams, a parte inferior do painel de detalhes da tarefa inclui um botão de conversa de tarefa.

    • Clique em “Conversa de tarefas” para abrir o painel de conversa;

    • Historico de Tarefas
    • Os bate-papos neste painel incluem automaticamente um link para a tarefa para ajudar todos a acessar rapidamente um contexto compartilhado.

    • Historico de Tarefas
    • O Painel de Histórico exibe as alterações feitas por todos os usuários. Mas só usuários com licença Plan 3 podem visualizá-las.
    • O painel de histórico não está disponível no Planner.
    • Pode ser consultado em relatórios do Power BI. Saiba mais aqui.
    • Edições usando API de agendamento do Project não aparecem no histórico.
    • Edições em tarefas utilizando formulários do Power Apps não aparecem no histórico de tarefas.

    E aí, gostou da novidade? O Project for the Web tem se tornado cada vez mais poderoso e útil com as frequentes atualizações.

    Caso tenha se interessado e queira uma apresentação do produto, favor agendar um horário conosco no link a seguir: Apresentação Microsoft PPM Easy.

    Microsoft PPM: Ferramentas para Gestão de Portfólio de projetos

    Nathalia Souza e Leandro Lima
    31/08/2023
    Melhores ferramentas para gestão de projetos

    Se você está procurando uma solução completa de gerenciamento de projetos, o Microsoft PPM pode ser a opção ideal para a sua empresa. As ferramentas para gestão de portfólio de projetos da Microsoft oferecem suporte a uma ampla variedade de recursos do básico ao avançado que ajudam a controlar todas as etapas de um projeto, desde o planejamento até a execução, monitoramento e relatórios.


    Existem duas plataformas primárias do Microsoft PPM, sendo elas:

    • Project Online
      • Microsoft Project
    • Project Service Automation (PSA)
      • Project for the Web

    Todas as soluções oferecem recursos avançados para gerenciamento de projetos.

    Microsoft Project

    Project Online é uma versão baseada em nuvem do software de gestão de projetos da Microsoft, chamado Microsoft Project. Oferece funcionalidades mais avançadas e recursos completos de gestão de projetos, como equipes, recursos, cronogramas e relatórios. É facilmente integrado com outros aplicativos do Microsoft 365, como o SharePoint, o Power BI e o Power Automate. Os usuários podem criar projetos, estabelecer metas, orçamentos e acompanhar o andamento de todo o trabalho.

    Já o Project for the Web é uma ferramenta da Microsoft para gerenciamento de projetos que oferece recursos de gerenciamento de trabalho simples e poderosos. Traz uma experiência totalmente baseada na web, fácil de usar em especial para projetos ágeis.


    Dynamics-365-PSA

    E o PSA (Project Service Automation - Dynamics 365) combina a gestão ágil dos cronogramas oferecido pelo Project for the Web com a metodologia PMI de gestão de projetos em uma plataforma adaptável a diferentes regras de negócio e focada em otimização e automação de processos.



    Além das plataformas principais, existem também várias plataformas de apoio ao Microsoft PPM que oferecem recursos avançados para aumentar a eficiência do trabalho, sendo elas:

    • Power Automate
    • Power BI
    • Power Apps
    • Sharepoint

    Power Automate

    O Power Automate (antigo Microsoft Flow) é uma plataforma de automação de processos de negócios que ajuda a automatizar tarefas repetitivas no Microsoft 365. Permite aos usuários criarem fluxos de trabalho automatizados para tarefas manuais, gerando economia de tempo e redução de erros.


    Power BI

    A ferramenta Power BI, há 16 anos consecutivos como (Microsoft nomeada líder no Quadrante™ Mágico do Gartner® de 2023 para plataformas de análise e BI) é uma plataforma avançada de análise de dados que permite criar painéis e relatórios interativos para sua empresa. decisões. Você pode ter a visualização rápida de informações cruciais do seu portfólio de projetos combinadas a outras fontes externas para a tomada de decisões gerenciais mais assertivas.


    Power Apps

    O Power Apps é uma plataforma de desenvolvimento de aplicativos que permite criar aplicativos personalizados para sua empresa sem a necessidade de habilidades avançadas de codificação. Sua versatilidade a adaptabilidade o tornam um aliado para atender demandas de adequação do PPM às mais variadas regras de negócio.



    Sharepoint

    Por fim, o SharePoint é uma plataforma de colaboração na web que permite o compartilhamento fácil de documentos e informações entre equipes. Integrado ao Project, forma uma aliança robusta para gestão dos projetos de ponta a ponta.



    O Microsoft PPM é uma plataforma abrangente para gerenciamento de projetos e oferece uma ampla variedade de recursos avançados para melhorar a eficiência do trabalho em sua empresa. Com recursos como o Project Online, PSA, Power Automate, Power BI, Power Apps e SharePoint, o Microsoft PPM pode ajudar a sua empresa a gerenciar projetos com sucesso e atingir seus objetivos de negócios.

    E aí, gostou do artigo? Todas as soluções são extremamente funcionais para gestão de portfólio e projetos. Caso tenha se interessado e queira uma apresentação dos nossos produtos, fique a vontade para agendar um horário conosco no link a seguir: Apresentação Microsoft PPM Easy.

    Project Server

    Novidades e dicas relacionadas ao Microsoft Project Online e Project Server.

    Posts:
    2024
    Abril
    Março
    Janeiro
    2023
    Dezembro
    Novembro
    Setembro
    Agosto
    Junho
    Maio
    Abril
    Março
    Fevereiro
    Janeiro
    2022
    Dezembro
    Novembro
    Outubro
    Setembro
    Agosto
    Julho
    Junho
    Maio
    Abril
    Março
    Fevereiro
    Janeiro
    2021
    Dezembro
    Novembro
    Maio
    Abril
    Março
    Fevereiro
    Janeiro
    2020
    Dezembro
    Novembro
    Outubro
    Setembro
    Agosto
    Julho
    Junho
    Maio
    Abril
    Março
    Fevereiro
    Janeiro
    2019
    Dezembro
    Novembro
    Outubro
    Setembro
    Agosto
    Julho
    2015
    Setembro
    Julho
    Maio
    Janeiro
    2014
    Outubro
    Setembro
    Agosto
    Junho
    Abril
    Março
    Fevereiro

    31 de agosto de 2022


    Como Gerenciar Problemas no Project Online

    Leandro Lima, Nathalia Souza e Ricardo Sabino.
    15/09/2022

    Relatórios de status do projeto automáticos por e-mail

    É natural que uma empresa tenha que lidar com problemas e imprevistos. Logo, registrá-los é uma tarefa essencial para manter todos os envolvidos no projeto cientes da situação atual e garantir a resolução do problema o mais rápido possível, evitando comprometer o andamento e prazo do projeto. No nosso último artigo falamos sobre como gerenciar riscos no Project Online. Porém, e quando o risco realmente acontece ou quando um problema inesperado surge, o que fazer? Neste artigo iremos ensinar como cadastrar e gerenciar os problemas do seu projeto no Project Online.

    O PWA disponibiliza uma lista nativa de problemas dentro do site do projeto (Sharepoint) para o registro e monitoramento dos problemas. Além disso, a MLPro oferece relatórios personalizados possibilitando melhor visualização das informações com gráficos e de forma mais dinâmica, sendo fundamentais para um gerenciamento mais eficiente e um projeto de sucesso.

    A origem dos problemas

    Quando já havia um risco cadastrado: Um problema pode ser criado a partir de um risco já identificado e cadastrado anteriormente. Quando o risco acontece, é necessário fechá-lo e cadastrá-lo como um novo problema. A grande diferença neste caso é que provavelmente ele já possui um plano de ação e vai ser solucionado mais rápido, já que não será uma surpresa e os colaboradores do projeto já haviam previsto a possibilidade de acontecer.

    Quando não havia um risco cadastrado: Nem todo problema pode ter sido identificado anteriormente como um risco e cadastrado com antecedência. Ele pode acontecer sem previsões e neste caso, o problema deve ser cadastrado e os colaboradores devem definir se ele é grave e qual o impacto gera sobre o projeto, para então desenvolver um plano de ação adequado.

    Como registrar e gerenciar os problemas no Project Online

    Para registrar os riscos:

    Entre na Central de Projetos > Site do Projeto. Nessa tela, você consegue ter uma breve visualização de quantos problemas estão cadastrados no projeto e quantos deles estão em aberto.


    A implantação do PPM Easy - azul


    Ao clicar em “Problemas” no Menu lateral, irá aparecer todos os problemas cadastrados no seu projeto. Para criar um, clique em “Novo Item”.


    Problemas


    Em seguida, a tela para cadastro do problema irá abrir, basta preencher conforme as características do problema.



    Problemas - novo item

    Plano de ação: O problema pode ter um plano de ação já cadastrado ou não. Se não houver, é recomendado que a equipe se reúna e para o desenvolvimento de um plano ideal para este problema, dependendo do seu nível de gravidade.

    Relatórios da MLPro para gestão de problemas
    Dashboard Easy

    Esse relatório permite uma ótima visualização dos problemas em seus projetos, sendo eles: atrasados, em andamento, resolvidos, cancelados, abertos ou fechados. É extremamente útil pois os números e gráficos ajudam a identificar se o andamento do projeto e as ações para eliminar ou mitigar estes problemas estão sendo efetivas, tudo com uma visão em nível gerencial.


    Dashboard portfólio easy


    Dashboard de Projetos
    Esse relatório mostra todos os seus projetos (podendo selecionar apenas um para visualização) com colunas como a de “problemas” que contém símbolos representando se há problema e se ele está ativo atrasado ou dentro do prazo, facilitando também a visualização de como está o andamento do projeto de forma geral.



    Dashboard projetos


    E-mail automatizado de Relatório de Status do Projeto
    A MLPro desenvolveu um relatório que é enviado por e-mail de forma automatizada e permite a visualização de todos os pontos importantes do seu projeto. No quadro de “Problemas em Aberto” por exemplo, há a descrição dos problemas existentes. Isso além de possibilitar fácil visualização, é extremamente útil para manter os envolvidos sempre cientes de como está o projeto, e o melhor, sem que eles precisem consultar manualmente no Sharepoint.


    Relatório de status de projetos

    Lembre-se que um bom gerente de projetos deve realizar um bom gerenciamento de problemas! Em caso de dúvidas ou interesse, entre em contato com a MLPro preenchendo o formulário de 1º contato.