Blog MLPro

<%@ Page Title="" Language="C#" MasterPageFile="~/Blog/PostMasterPage.master" AutoEventWireup="true" CodeFile="~/blog/post.aspx.cs" Inherits="_Post" %>

Project for the Web: Novo Recurso de Metas (Goals)

Leandro Lima e Nathalia Souza.
02/08/2023
Project for the Web: Novo Recurso de Metas (Goals)

Definir metas para o seu projeto é essencial para alinhamento da equipe e garantir sucesso no alcance dos objetivos da organização.

O novo recurso Metas no Microsoft Project for the Web permite que você defina e acompanhe facilmente metas para seu projeto e até mesmo vincule as tarefas para garantir que o trabalho que você definiu esteja alinhado com os objetivos da sua equipe.


Como acessar o recurso Metas no Project for the Web

Para começar, navegue até o modo de exibição Metas em seu Projeto.

Você pode adicionar metas clicando no botão "Adicionar meta" e inserir alguns detalhes iniciais, como o título da meta, data de término, status e uma cor exclusiva.

Project for the Web: Novo Recurso de Metas (Goals)

Depois de definir suas metas, você pode adicionar detalhes adicionais clicando em uma meta e adicionando uma descrição, data de início e prioridade.

Project for the Web: Novo Recurso de Metas (Goals)

Para ajudar a acompanhar o progresso em direção ao seu objetivo e garantir que você tenha a quantidade certa e o tipo de investimento para cada um, você pode vincular tarefas relacionadas aos seus objetivos.

Vincular suas tarefas ajudará você a rastrear se alguma meta está em risco devido a tarefas que estão ficando para trás, analisar qual a prioridade e ajudar a trazer clareza para a equipe sobre como seu trabalho está ajudando a alcançar um objetivo mais amplo.

Project for the Web: Novo Recurso de Metas (Goals)

Tipos de Visualização para as Metas (Goals)

  • Quadro:
  • Na visualização Quadro, você pode agrupar por meta para ver como as tarefas são distribuídas e analisar se há alguma tarefa que não esteja ajudando a atingir os objetivos desejados. Nessa forma de visualização você pode redistribuir tarefas, adicionar novas tarefas às metas e até mesmo fazer edições nas próprias metas clicando no título.

    Além do agrupamento, você também pode filtrar por meta para ver um subconjunto de tarefas alinh adas à sua meta de foco.

    Project for the Web: Novo Recurso de Metas (Goals)

  • Pessoas:
  • No modo de exibição Pessoas, você também pode agrupar ou filtrar por meta. Isso permite que você veja quem é responsável por alcançar quais metas, para que você saiba com quem acompanhar se houver dúvidas do andamento e objetivo.

    Você também pode filtrar por meta para visualizar um subconjunto de tarefas alinhadas à sua meta de foco.

Project for the Web: Novo Recurso de Metas (Goals)

  • Grade:
  • No modo de exibição Grade, você pode adicionar uma coluna Meta para visualizar facilmente a qual meta uma tarefa está vinculada. A opção de filtro também é permitida.

    Project for the Web: Novo Recurso de Metas (Goals)

  • Gráficos
  • Na visualização Gráficos, você pode filtrar por Meta para analisar como as tarefas que trabalham em direção à sua meta de foco estão sendo interrompidas. Isso é especialmente útil para obter uma compreensão rápida e visual do estado de um objetivo.

    Project for the Web: Novo Recurso de Metas (Goals)

    Quem pode visualizar, criar e editar as metas do meu projeto?

    Os usuários com uma licença do Project Plan 1, 3 ou 5 podem exibir, criar e editar metas em um projeto. Os usuários com apenas uma licença M365 que forem convidados para o seu projeto não poderão ver ou interagir com seus objetivos de forma alguma.

    Existe um limite para quantas metas posso criar?

    Cada projeto é limitado a 10 metas. Esse limite é criado intencionalmente para incentivar as melhores práticas para a criação de metas, onde cada projeto tem um conjunto limitado de objetivos que está procurando alcançar. Estabelecer muitas metas é avassalador e muitas vezes inatingível, logo, limitar seu projeto a 3 a 5 metas bem definidas garante o mais alto nível de foco para impulsionar o sucesso de seu projeto.

    Quais tarefas posso vincular às metas?

    Qualquer tarefa que não seja uma tarefa de resumo pode ser vinculada a uma meta. Além disso, cada tarefa só pode ser vinculada a uma meta de cada vez.

    Gostou do artigo? Você pode se interessar:

  • Novos Recursos de Auditoria para o Microsoft Project, Microsoft Planner e Microsoft To Do
  • Project For the Web: Alterando a % concluída de tarefas nas licenças do Microsoft 365 E3 ou E5
  • Gerencie os esforços do seu recurso no Project for the Web com o novo modo de exibição Atribuições

  • Caso tenha se interessado e queira uma apresentação do produto, favor agendar um horário conosco no link a seguir: Apresentação Microsoft PPM Easy.

    Novidades de auditoria no Project, Planner e Microsoft To Do

    Leandro Lima e Nathalia Souza.
    30/06/2023
    Novos Recursos de Auditoria para o Microsoft Project

    Os recursos de auditoria da Microsoft ajudam a rastrear tipos de operações executadas pelos seus serviços do Microsoft 365, permitindo um melhor controle das atividades mais comuns em seu ambiente. Os usuários em sua organização podem usar a ferramenta de pesquisa de log de auditoria para pesquisar, exibir e exportar (para um arquivo CSV) os registros de auditoria dessas operações.

    Milhares de operações de usuário e administrador executadas em soluções do Microsoft 365 são capturadas, registradas e retidas no log de auditoria unificado da sua organização. Esses recursos também estão disponíveis para atividades no Project for the Web, Planner e Microsoft To Do, possibilitando que as organizações identifiquem rapidamente os riscos de dados e gerenciem os requisitos de conformidade regulatória associados a eventos nesses serviços.

    Portal de conformidade do Microsoft Purview: auditoria para Project for the Web, Planner e Microsoft To Do

    Para o Project para a Web, Planner e Microsoft To Do, este recurso oferece acesso a eventos cruciais que ajudam a determinar o escopo do comprometimento durante o uso das ferramentas. Isso permite a organização investigar eventos, atividades suspeitas ou alterações maliciosas.

    Como utilizar o recurso de pesquisa de log de auditoria para essas ferramentas:

  • Acesse https://compliance.microsoft.com/ e entre no portal de conformidade da Microsoft.
  • Gerenciador de Conformidade

  • Acesse o log de auditoria unificado e inicie uma nova pesquisa;
  • Auditoria Project

  • No menu suspenso de carga de trabalho, você pode pesquisar Project for the Web, Planner e Microsoft To Do, por exemplo.
  • Auditoria Project

    Log de auditoria do Project for the Web

    O Project for the Web é criado no Microsoft Dataverse e tem um Project Power App associado. Para habilitar a auditoria para cenários em que o usuário está usando o Microsoft Dataverse ou o Project Power App, consulte a orientação da guia Auditoria de configurações do sistema. Para obter uma lista de entidades relacionadas ao Project for the Web, consulte a orientação Exportar dados do usuário do Project para a Web.

    As atividades capturadas para o Project for the Web incluem criação, exclusão, acesso ou atualizações a uma tarefa, projeto, roteiro ou item de roteiro e muito mais.

    Auditoria Project for the Web

    Log de auditoria do Planner

    Os novos recursos de auditoria capturam atividades no Planner que incluem leitura, criação, modificação, cópia ou exclusão de um plano, tarefa ou lista e capturam tipos de registro como PlannerTask, PlannerPlan e PlannerCopyPlan.

    Auditoria Planner

    Log de auditoria do Microsoft To Do

    As atividades capturadas para auditoria do Microsoft To Do incluem criar, atualizar ou excluir ações relacionadas a tarefas, subtarefas, entidades vinculadas e anexos e muito mais.

    Auditoria Microsoft To Do

    Você pode revisar a lista completa de atividades de usuários e administradores do Project for the Web, Planner ou Microsoft To Do registradas para auditoria.

    Requisitos de licenciamento

    A auditoria de eventos e atividades para o Project for the Web, Planner e Microsoft To Do requer uma licença paga do Project Plan 1 (ou superior), além da licença relevante do Microsoft 365 que inclui o direito de Auditoria (Premium).

    Gostou do artigo? Você pode se interessar:

  • Novo Produto MLPro: Integração Project Online x Planner
  • Project For the Web: Alterando a % concluída de tarefas nas licenças do Microsoft 365 E3 ou E5
  • Relatório de Status do Projeto Automático por E-mail: Melhoria Visual
  • Gerencie os esforços do seu recurso no Project for the Web com o novo modo de exibição Atribuições
  • Caso tenha se interessado e queira uma apresentação do produto, favor agendar um horário conosco no link a seguir: Apresentação Microsoft PPM Easy.

    Novo Produto MLPro: Integração Project Online x Planner

    Leandro Lima e Nathalia Souza.
    15/06/2023
    Relatório Project Online x Planner

    A MLPro tem mais um produto excepcional para te oferecer! Desenvolvemos recentemente um relatório inovador que integra o Project Online com o Planner.

    A Microsoft não possui atualmente uma ferramenta nativa que faça integração entre o Project e o Planner e permite o acompanhamento das tarefas dos seus projetos simultaneamente.

    Com a nossa solução você pode integrar seus projetos e planos para realizar o acompanhamento das suas tarefas de forma prática, ágil e eficiente.

    Relatório Project Online x Planner

    O relatório permite ampla visualização e acompanhamento das seguintes informações:

  • Nome do Projeto e Nome do Plano;
  • Nome da Tarefa (Planner e Project);
  • % Concluída da tarefa (Planner e Project);
  • Término da tarefa (Planner e Project);
  • Prioridade (Planner);
  • Recurso responsável (Project).
  • Além de todas essas informações, alguns campos como o Término e % Concluída são destacados com determinadas cores para rápida identificação de situação ou divergências.

    É possível também filtrar as tarefas selecionando se o Término e/ou % Concluída é diferente no projeto.

    Relatório Project Online x Planner

    Benefícios Project X Planner

  • O gerente de projeto consegue visualizar e acompanhar os projetos de forma muito mais prática;
  • É possível identificar rapidamente as informações das tarefas do Project e do Planner em uma tela só;
  • Melhor organização e controle dos prazos e do andamento das tarefas;
  • Se você precisa verificar um projeto ou atividade específica, basta filtrar para ter as informações vindas das duas ferramentas.
  • A solução é extremamente funcional para aqueles que desejam melhorar a gestão de projetos, garantindo uma melhor organização, planejamento e economia de tempo.

    Caso tenha se interessado e queira uma apresentação do produto, favor agendar um horário conosco no link a seguir: Apresentação Microsoft PPM Easy.

    Como editar “% concluída” no Project Web com licença E3 ou E5?

    Leandro Lima e Nathalia Souza.
    31/05/2023
    Project For the Web: Alterando a % concluída de tarefas

    Para melhor colaboração, os usuários do Microsoft 365 com licenças E3 e E5 podem atualizar o progresso da tarefa, ou "% concluído", de uma tarefa atribuída a eles em qualquer projeto do qual façam parte, sem uma licença do Project.

    Os usuários precisam fazer parte do grupo do Office 365 do projeto para poder abrir e atualizar o progresso da tarefa.

    Quando um usuário licenciado do Microsoft 365 E3 ou do Microsoft 365 E5 que faz parte do projeto abrir o projeto, ele verá a página do projeto conforme mostrado abaixo. "Acesso Limitado" será mostrado ao lado do nome do projeto para indicar que o usuário só pode atualizar o progresso da tarefa das tarefas atribuídas a ele.


    Acesso limitado Office E3 e E5

    A experiência de atualizar o campo “% concluído” de uma tarefa para usuários com licença do Office E3 ou E5 será a seguinte:

  • É possível marcar a tarefa como concluída;
  • Não permite editar as tarefas;
  • É possível alterar a porcentagem concluída.

  • Project For the Web: Alterando a % concluída de tarefas
  • Você consegue abrir os detalhes da tarefa clicando no "i":

  • Project For the Web: Alterando a % concluída de tarefas
  • Dessa forma você também consegue editar a porcentagem concluída (apenas).

  • Project For the Web: Alterando a % concluída de tarefas

    Não há mudanças na experiência para usuários com licenças diferentes de E3 e E5.

    Que tipo de licença o usuário precisa para poder atualizar o andamento da tarefa atribuída a ele?

    Somente usuários do Microsoft 365 e do Office 365 E3 e E5 podem atualizar o campo "% concluído" para tarefas atribuídas a eles, sem uma licença do Project.

    Um usuário do E3 ou E5 pode atualizar o campo "% concluído" para tarefas atribuídas a qualquer outro membro do projeto?

    Não, eles só podem atualizar o progresso da tarefa das tarefas atribuídas a eles.

    Caso tenha se interessado e queira uma apresentação do produto, favor agendar um horário conosco no link a seguir: Apresentação Microsoft PPM Easy.


    IMPORTANTE: Redução de licenciamento para o Project for the Web em março de 2024, confira atualização.

    Novo visual no status automático por e-mail no Project Online

    Leandro Lima e Nathalia Souza.
    06/05/2023
    Relatório de Status do Projeto

    Você já conhece o nosso Relatório de Status de Projeto Automatizado via E-mail? Ele é um relatório desenvolvido pela MLPro que permite a fácil e rápida visualização de todos os pontos importantes do projeto através dos faróis, ícones e informações organizadas.

    Com ele você tem fácil visualização do acompanhamento do Projeto na Semana, Atividades Atrasadas, Finalizadas da Semana, Em Andamento / Próximos Passos, Riscos em Aberto, Problemas em Aberto, Solicitação de Mudanças, Plano de Ação e Diário de Bordo.

    As informações são cadastradas no Site do Projeto para acompanha-lo em um único relatório para envio contínuo. O gerente de projetos pode cadastrar os envolvidos como stakeholders internos ou externos e pode programar o envio automático deste relatório a partir de uma data específica para cada um deles. Além disso, é possível também escolher a periodicidade de envio do relatório.

    A grande novidade é que agora ele conta com um design melhorado para garantir uma experiência ainda melhor para todos os Gerentes de Projetos. O que já era bom, ficou ainda melhor!

  • Novo Visual:

  • Relatório de Status do Projeto

    E aí, gostaram do novo visual? Receber as informações dos seus projetos de forma organizada e automatizada pode trazer ainda mais eficiência a sua empresa. Com um layout limpo e harmônico, facilita ainda mais!

    Ele contribui para:

    • Melhor visibilidade dos Riscos e Problemas;
    • Melhoria na comunicação da equipe;
    • Facilitar o acompanhamento dos projetos
    • Melhorar a gestão dos projetos
    • Aumentar a satisfação dos clientes, trazendo credibilidade a organização.

    Caso tenha se interessado e queira uma apresentação do produto, favor agendar um horário conosco no link a seguir: Apresentação Microsoft PPM Easy.

    Como gerenciar esforço de recursos no Project for the Web?

    Leandro Lima e Nathalia Souza
    20/04/2023
    Gerencie os esforços do seu recurso com o novo modo de exibição Atribuições

    No mês anterior tivemos mais uma novidade para o Project for the Web. Além da funcionalidade de dependências avançadas de tarefas, agora é possível gerenciar os esforços do seu recurso com o novo modo de exibição Atribuições!

    Com esta nova funcionalidade, o gerente de projetos conseguirá atribuir as tarefas para membros de sua equipe e verificar o total de horas necessárias no projeto para a conclusão das tarefas. Desta forma, o gerente de projetos conseguirá analisar a alocação diária ou semanal de seus recursos.

    Ler mais

    <%@ Page Title="" Language="C#" MasterPageFile="~/Blog/PostMasterPage.master" AutoEventWireup="true" CodeFile="~/blog/post.aspx.cs" Inherits="_Post" %>

    Dependências avançadas no Project for the Web

    Leandro Lima e Nathalia Souza
    10/04/2023
    Gerencie os esforços do seu recurso com o novo modo de exibição Atribuições

    Neste artigo iremos falar sobre uma das novidades no Project for the Web no mês de março, a nova funcionalidade de dependências avançadas de tarefas!

    Agora você pode vincular tarefas dentro de um projeto usando tipos de dependência avançados, como Início-a-Início, Término-a-Término, Início-a-Término e, claro, o padrão Término-a-Início que já é permitido.

    Para os não iniciados, os tipos de dependência permitem vincular as datas de início e término da tarefa como dependentes de qualquer uma das datas de início ou término da outra tarefa no projeto.

    Por que seus projetos atrasam por causa das dependências?

    Gerenciar dependências de tarefas de forma eficaz é um dos pilares para garantir que o cronograma do projeto seja realista, executável e confiável. No entanto, muitos gerentes de projeto acabam enfrentando atrasos, sobreposição de atividades e desalinhamento entre equipes por não configurarem corretamente os vínculos entre tarefas no Microsoft Project. Isso compromete a visibilidade do PMO e dificulta a tomada de decisões estratégicas.

    Acessando dependências

    • Você pode acessar as configurações de dependência na visualização Grade nas colunas "Depende de" e "Dependentes (após)".
    • dependencias-project-for-the-web
    • Também é possível visualizar dependências avançadas no modo de exibição Linha do Tempo:
    • dependencias-project-for-the-web
    • Ou podem ser adicionadas ou editadas na seção "Adicionar dependência" do editor de detalhes da tarefa:
    • dependencias-project-for-the-web

    Todos os usuários do Project for the Web podem criar o padrão: Dependência Término a Início. No entanto, somente os usuários com as licenças Plan 3 e do Plan 5 podem criar dependências avançadas (II, TT, IT). Os usuários do Plan 1 poderão exibir dependências avançadas em tarefas no modo de exibição Grade/Linha do Tempo, mas não criá-las.

    Como usar dependências

    Considere duas tarefas, A e B. Ao vincular as duas tarefas com dependências, consideraremos a tarefa A como a predecessora e a tarefa B será a sucessora o que isso significa que para começar a Tarefa B, será necessário finalizar a Tarefa A.

    As predecessoras ajudam o gerente de projetos no planejamento e construção do cronograma do projeto, organizando o sequenciamento das atividades do projeto.

    • Término ao início (TI)
    • dependencias-project-for-the-web

    O padrão da ferramenta é considerar as predecessoras como TI, ou seja, para que a atividade seja iniciada será preciso que a tarefa anterior seja concluída.

    • Do início ao início (II)
    • dependencias-project-for-the-web

    Neste caso, as tarefas A e B serão iniciadas simultaneamente.

    • Término a Término (TT)
    • dependencias-project-for-the-web

    Neste caso, as tarefas devem acabar ao mesmo tempo.

    • Do início ao Término (IT)
    • dependencias-project-for-the-web

    Utilizamos este vínculo de predecessora quando o projeto exige que as tarefas sejam calculadas do final para o início (no caso de lançamento de um foguete por exemplo). Neste caso as predecessoras também serão invertidas. Este tipo de predecessora é raramente utilizado em projetos.

    Importante: Como estas funcionalidades ainda estão em evolução no Project for the web, vale ressaltar que existem algumas características que ela ainda não atende adequadamente ao trabalharmos com alguns tipos de predecessoras. Se no projeto existirem predecessoras do tipo Término-Início + 2 dias, o Project for the web não considerará o início após os dois dias.

    No exemplo abaixo temos uma predecessora 1TI+2d (término início + 2 dias) e a atividade “Realizar Y” deveria iniciar em 14/04/2023.

    dependencias-project-for-the-web

    Ao importar o projeto para o Project for the Web, notem que a relação das predecessoras foi alterada (não considerou os dois dias após o término da atividade anterior) e com isso a data início está diferente do cronograma original.

    dependencias-project-for-the-web

    Novidade: dependências avançadas no Project for the Web (Planner Premium)

    Em março de 2025, a Microsoft lançou uma atualização significativa no Planner Premium, que agora permite a criação de dependências avançadas entre tarefas. Essa era uma funcionalidade muito aguardada por usuários que buscavam mais controle no sequenciamento das atividades.

    Como sabemos, o Project for The web é geralmente utilizado para projetos mais simples e que necessitam de uma metodologia mais ágil e que não necessitam de um controle tão robusto das tarefas e dos projetos. Neste caso, recomendamos que antes da importação dos projetos de seu desktop para o Project for the Web, analise se existem predecessoras cadastradas conforme exemplo acima para que se projeto não fique com as datas de início e término diferentes do arquivo original.

    Cuidado ao importar cronogramas: nem tudo vem certo

    Vamos supor que uma tarefa tenha uma predecessora configurada como TI + 2 dias (a tarefa seguinte deve começar dois dias após o término da anterior). Atualmente, o Project for the Web não reconhece esse atraso adicional, iniciando a tarefa seguinte imediatamente após o fim da predecessora, desrespeitando a lógica definida.

    Esse problema afeta principalmente usuários que importam cronogramas do Project Desktop para o Project for the Web, pois as regras de agendamento não são totalmente compatíveis. Como resultado, as datas de início e término podem ser alteradas automaticamente, causando incoerências no planejamento.

    Use os novos tipos de dependência a seu favor

    A nova funcionalidade de dependências avançadas no Project for the Web representa um passo importante para aumentar a maturidade do planejamento em projetos mais ágeis e colaborativos. No entanto, é essencial que o gerente de projetos entenda seus limites atuais e saiba interpretar o comportamento do cronograma para evitar distorções.

    Se você precisa de apoio para estruturar seus cronogramas ou deseja capacitar sua equipe para usar o Project for the Web com segurança, fale com a MLPro. Somos especialistas em implantação, treinamento e suporte em Microsoft Project, Planner e Power BI.

    E aí, gostou da novidade? Caso tenha alguma dúvida, fale com nossa equipe, podemos disponibilizar um especialista para tirar suas dúvidas e explicar como podemos ajudar no processo de Implantação, Treinamento e Suporte do Project Onlin. Clique no link a seguir: Agende uma apresentação.

    Novo treinamento MLPro: Reciclagem de conhecimento de Project Online para Gerentes de projetos

    Leandro Lima e Nathalia Souza
    31/03/2023
    Novo Produto MLPro para: E-mail Minhas Pendências

    Visando atender as necessidades de nossos clientes, criamos um produto voltado para capacitação mais ágil e reciclagem de conhecimento dos gerentes de Projetos que atuam com o Microsoft PPM.

    A capacitação tem carga horária de 8 horas e seu objetivo é apresentar alguns conceitos gerais do PPM, demonstrar como criar projetos no Project e no PWA e como registrar riscos, planos de ações, problemas e solicitações de mudanças.

    Além do material que será apresentado, também faremos um papel consultivo, orientando sobre as melhores práticas na criação ou gestão dos projetos de sua empresa.

    Os principais temas abordados neste Treinamento são:

    Conceitos Gerais

    • PPM / PWA
    • Check-in/ Check-out
    • Rascunho / Publicado
    • Linha de Base do Projeto
    • Regras para exibição de projetos na Central de Projetos
    • Views (Modos de Exibição)

    Diferenças entre Project / PWA

    • Linha de Base (até 11 LBs)
    • Predecessoras

    Tipos de Tarefas

    • Unidade Fixa
    • Duração fixa

    Tipos de Restrição

    • Flexíveis
    • Semi-inflexíveis
    • Inflexíveis

    Site do Projeto e Listas do Sharepoint

    • Diário de Bordo
    • Riscos
    • Documentos
    • Planos de Ação
    • Problemas
    • Solicitações de Mudança
    • Aquisições
    • Follow-Up de Aquisições
    • Controle de Orçamento

    Evolução do Produto

    • Envio de relatório de status por e-mail

    Apontamento de Tarefas (Equipe)

    • Tarefas
    • Quadro de Horas

    Aprovação das tarefas

    • Fluxo de aprovação
    • Status das tarefas (publicação)

    Práticas

    • Criar projeto Project / PWA
    • Registro de Riscos / planos de ações e problemas

    Caso tenha se interessado e queira uma apresentação do produto, favor agendar um horário conosco no link a seguir: Apresentação Microsoft PPM Easy.

    <%@ Page Title="" Language="C#" MasterPageFile="~/Blog/PostMasterPage.master" AutoEventWireup="true" CodeFile="~/blog/post.aspx.cs" Inherits="_Post" %>

    Project for the Web: Atualizações Fevereiro 2023

    Leandro Lima e Nathalia Souza
    20/03/2023
    Atualizações do Project for the Web: Fevereiro 2023

    No mês de fevereiro tivemos novidades para o Project for the Web!!! A Microsoft trouxe novas atualizações na linha do tempo e nova função de calendário personalizado para deixar sua experiência na ferramenta ainda mais completa.

    Confira as novas funcionalidades e como utilizá-las:


    1. Zoom estendido da linha do tempo
    2. Obtenha uma imagem mais completa do seu projeto de longo prazo na visualização Linha do tempo usando 4 novas opções de escala de zoom.

      Zoom Estendido
    3. Calendários de Trabalho Personalizados
    4. Defina a semana de trabalho personalizada da sua equipe diretamente no Project for the Web.

      Se você tiver assinaturas do Plan 3 ou do Plan 5 do Project, poderá criar calendários de semana de trabalho personalizados para cada projeto diretamente no Project for the Web.

      Cada projeto é criado usando um modelo de trabalho padrão, que é baseado na semana de trabalho típica de segunda a sexta-feira. No entanto, nem todas as equipes seguem essa semana de trabalho tradicional e precisam de uma maneira de agendar suas tarefas com base em sua própria disponibilidade exclusiva.

      Com os Calendários Personalizados, você pode selecionar quais dias fazem parte da sua semana de trabalho, e o mecanismo de agendamento do Project atualizará automaticamente o projeto para agendar o trabalho apenas nesses dias.


    Como definir um calendário personalizado

    Para configurar um calendário personalizado para o seu projeto:

    1. Clique no título do seu projeto para abrir o painel de configurações. (Um exemplo do título do projeto é "Campanha de Marketing" no canto superior esquerdo dentro da imagem abaixo.)
    2. Em Configurações do Calendário, selecione Semana de trabalho padrão personalizada. Isso abrirá botões de alternância para cada dia da semana com segunda a sexta-feira selecionada por padrão.
    3. Alterne os dias a serem incluídos em sua semana de trabalho e desative os outros.
    4. Clique em Aplicar e seu projeto será atualizado automaticamente para mostrar as novas datas de execução.
    Calendário Customizado

    No exemplo acima, você pode atualizar o calendário do projeto para usar de segunda a quinta-feira como a semana de trabalho estabelecida. Ao aplicar essas alterações, você pode ver a data de término do projeto empurrada de 2 de novembro de 2023 para 15 de janeiro de 2024.

    A linha do tempo para o projeto também é atualizada para mostrar sexta-feira, sábado e domingo como dias não úteis e estende as tarefas de acordo.


    Usando calendários de recursos

    Se você tiver calendários de recursos configurados para sua equipe, poderá usá-los em conjunto com o calendário personalizado do projeto. Na parte inferior do painel de configurações do projeto há uma caixa de seleção Calendários de recursos. Se você quiser que seu calendário de projeto personalizado substitua quaisquer calendários de recursos que possam estar associados a este projeto, desmarque a caixa. Caso contrário, se a caixa estiver marcada, todos os calendários de recursos serão aplicados aos seus respectivos recursos.

    Vejamos um exemplo:

    • O recurso X tem um calendário de recursos configurado que especifica suas horas de trabalho de segunda a quarta-feira.
    • O projeto de Campanha de Marketing tem um calendário personalizado configurado que especifica os dias úteis como de segunda a quinta-feira.
    • Se a caixa Calendário de recursos estiver marcada, todas as tarefas do recurso X só serão agendadas para segunda a quarta-feira, com base em seu calendário de recursos exclusivo. Todos os outros membros da equipe terão seu trabalho agendado de segunda a quinta-feira, com base no calendário personalizado do projeto.
    • Se a caixa Calendário de recursos estiver desmarcada, todas as tarefas agendarão o trabalho de segunda a quinta-feira, com base apenas no calendário personalizado do projeto. Todos os calendários de recursos associados aos membros da equipe não serão considerados.

    • Calendário Customizado

    Quem pode editar o calendário de um projeto?

    Qualquer membro de um projeto que tenha uma assinatura do Plano de Projeto 3 ou do Plano de Projeto 5 pode editar os dias úteis de um projeto. Aqueles que têm apenas uma assinatura do Microsoft 365 ou do Plano 1 poderão ver a semana de trabalho definida atual, mas não poderão fazer alterações.


    Posso editar os calendários de recursos da minha equipe diretamente no meu projeto?

    Não, os calendários de recursos ainda devem ser editados no Power Apps. Para saber mais sobre como fazer isso, confira Calendários de Recursos no Project para a Web - Hub da Comunidade Microsoft.


    Próximos Recursos

    • Dependências avançadas: Defina dependências não padrão entre tarefas como Do Início, do Término ao Término e do Início ao Fim.
    • Atribuído a Mim: Exiba e atualize tarefas de projeto atribuídas a você na guia "Atribuído a mim" no Planner, Tarefas no Teams e To Do.

    E aí, gostou das novidades? Acompanhe nosso blog para ficar por dentro de todas as atualizações e aproveitar o Project Online ao máximo!

    Caso tenha se interessado e queira uma apresentação do produto, favor agendar um horário conosco no link a seguir: Apresentação Microsoft PPM Easy.

    Novo Produto MLPro: E-mail Minhas Pendências

    Leandro Lima e Nathalia Souza
    28/02/2023
    Novo Produto MLPro para: E-mail Minhas Pendências

    A MLPro desenvolveu uma solução inovadora para tornar o acompanhamento do andamento de tarefas mais proativo, prático, ágil e visualmente mais eficiente, trazendo as informações cadastradas na solução do Project Web App. Este é o novo e-mail automático e semanal de "Minhas Pendências".

    O e-mail semanal permite à equipe administrar os projetos de forma mais atualizada, mantendo as atividades dentro do cronograma e identificando facilmente o status das tarefas dos projetos. E o melhor, o recebimento é realizado de forma automatizada e individual para cada colaborador e gerente de projeto.

    Para o gerente, o e-mail facilita o acompanhamento das atribuições dos membros da equipe, podendo ser utilizado nas reuniões de validação das atividades.

    Para a equipe, permite a autogestão de suas atividades, uma vez que o relatório traz a lista de tarefas com prazos e criticidade para que ele possa priorizá-las de acordo com a necessidade.

    O e-mail permite um fácil acompanhamento das seguintes categorias:

    • Riscos
    • Problemas
    • Plano de Ação
    • Entregas
    • Solicitações de Mudança
    • Tarefas Atrasadas
    • Tarefas em Andamento
    • Tarefas Próximo Período

    Além disso, os campos contêm informações essenciais de cada atividade, como o início e término do projeto, término da LB, atraso atual e previsto, status e recurso responsável.

    Minhas Pendências

    Caso tenha se interessado e queira uma apresentação do produto, favor agendar um horário conosco no link a seguir: Apresentação Microsoft PPM Easy.

    10 melhores ferramentas de gestão de projetos

    Nathalia Souza e Leandro Lima
    15/02/2023
    Melhores ferramentas para gestão de projetos

    Uma ferramenta de gestão de projetos é um software usado para facilitar o planejamento e a organização na gestão de projetos, simplificando o fluxo de trabalho e aumentando a produtividade. Ele permite que o gerente de projeto e sua equipe tenha uma melhor visão do andamento de tarefas, crie cronogramas, relatórios e acompanhe desempenhos, além de facilitar a colaboração e comunicação entre todos os envolvidos e agilizar processos de forma automatizada.

    Ler mais

    <%@ Page Title="" Language="C#" MasterPageFile="~/Blog/PostMasterPage.master" AutoEventWireup="true" CodeFile="~/blog/post.aspx.cs" Inherits="_Post" %>

    Project for the Web: Atualizações Janeiro 2023

    Leandro Lima e Nathalia Souza
    10/02/2023
    Atualizações do Project for the Web: Janeiro 2023

    O ano de 2023 já começou com novidade para todos os usuários do Project for the Web!

    A Microsoft trouxe atualizações para tornar sua experiência para gerenciamento de portfólio e projetos ainda mais visual. As atualizações de janeiro para o Project for the Web são as seguintes:


    Aumento do limite de tarefas

    Antes, era possível criar até 500 tarefas por projeto dentro do Project Web App. Agora, você consegue criar até 1.000 tarefas por projeto.

    Coloração Condicional de Grade

    Crie regras em vários campos do projeto para destacar visualmente os padrões nos dados do projeto. Agora você consegue se organizar com uma visualização muito mais fácil e funcional das suas tarefas, e do jeito que preferir.

    Coloração de grade
    • Para adicionar a coloração, dentro do projeto clique em “Coloração Condicional” no canto superior direito.
    Coloração de grade
    • Em seguida, uma tela para edição irá abrir. Agora é só configurar como quiser!
    Coloração de grade
    • Você pode adicionar novas cores e escolher um novo Campo, Operador e Valor. Depois é só salvar.
    Coloração de grade

    Próximos Recursos

    • Zoom estendido da linha do tempo: Obtenha uma imagem mais completa do seu projeto de longo prazo na visualização “Linha do tempo” usando 4 novas opções de escala de zoom.
    • Dependências avançadas: Defina dependências não padrão entre tarefas como do Início, do Término ao Término e do Início ao Fim.
    • Atribuído a Mim: Pemite exibição e atualização das tarefas do Project atribuídas a você na guia "Atribuído a mim" no Planner, Tarefas no Teams e To Do.

    E aí, gostou das novidades? Acompanhe nosso blog para ficar por dentro de todas as atualizações e aproveitar o Project Online ao máximo!

    Caso tenha se interessado e queira uma apresentação do produto, favor agendar um horário conosco no link a seguir: Apresentação Microsoft PPM Easy.

    Qual a diferença entre o PWA e o PSA

    Leandro Lima e Nathalia Souza.
    31/01/2023
    Diferenças entre o PWA e o PSA

    O PWA (Project Web App - Project Online) e o PSA (Project Service Automation - Dynamics 365) são ferramentas Microsoft para gestão de portfólio e projetos que, apesar de incluírem funções parecidas, possuem suas diferenças para que cada produto se adeque à necessidade e perfil da organização.

    O PWA é indicado para projetos com atividades em cascata e permite a conexão com o Microsoft Project Professional. Já o PSA é indicado para gestão ágil de projetos e permite a conexão com o Project for the Web.

    O PWA une as funções do Project com um robusto site de Project Web App criado a partir do SharePoint para gestão dos projetos de forma holística, em especial utilizando a metodologia preditiva. Ou seja, é um produto com escopo mais completo e com alto nível de maturidade para gerenciamento de equipes, visualização e controle gerencial de portfólios.

    O PSA por sua vez, é uma aplicação que oferece recursos de gerenciamento de trabalho de forma mais simplificada, desenvolvida a partir do Dynamics 365, a plataforma de aplicativos para negócios da Microsoft. Ele permite conectar a estrutura do Project for the Web à uma gama de recursos criados no Dynamics 365, além da possibilidade de conexão com outras aplicações da plataforma.

    Para uma melhor visão sobre as diferenças e semelhanças de recursos entre os dois produtos, fizemos uma tabela comparativa:

    Características PSA PWA
    Planejar projetos, criar estimativas e agendas de trabalho Sim Sim
    Permite uma interface customizada e única do usuário Sim Sim
    Rastrear o consumo de custo e o progresso do projeto Sim Sim
    Planejar projetos, criar estimativas e agendas de trabalho Sim Sim
    Atribuir e gerenciar recursos Sim Sim
    Usar relatório e painéis interativos para monitorar indicadores chave de desempenho para projetos bem-sucedidos Sim Sim
    Controle de edição do projeto Sim Sim
    Controle de prazo do cronograma Sim Sim
    Controle de tarefas Sim Sim
    Controle de dependência de tarefas Sim Sim
    Integração com o Power BI para geração de relatórios Sim Sim
    Recursos de API para desenvolvedores Sim Sim
    Gerenciamento de recursos Sim Sim
    Gerenciamento financeiro Sim Sim
    GED para controle da documentação do projeto Sim Sim
    Gerenciamento de programas e portfólio Sim Sim
    Controle de riscos e problemas* Sim Sim
    Gerenciamento de projetos avançado como linhas de base, caminho crítico* Sim Sim
    Quadro kanban para gestão ágil das atividades Sim Não
    Integração com o Project for the Web (para gestão ágil de projetos) Sim Não
    Integração com o Microsoft Project Professional (Permite gestão de projetos complexos) Não Sim
    Fluxo de aprovação de atividades (O gerente pode escolher aprovar as atividades antes que as informações sejam alteradas do cronograma.) Não Sim
    Permite migração de um cronograma local (arquivo .MPP) para ambiente corporativo Não Sim
    Controle de cronogramas do Microsoft Project Professional Não Sim
    Site Sharepoint do Project Não Sim
    Quadro de Horas (Apontamento de horas pelos recursos do projeto através de um quadro de atividades periódico) Não Sim

    *Recursos não nativos da plataforma PSA. A MLPro oferece uma versão customizada com estes recursos.

    A solução PSA oferecida pela MLPro é otimizada para trazer todas as funcionalidades de gestão de projetos do Project Web App com a interface simplificada do Project for the Web, além de um sistema de gestão de demandas. Caso tenha interesse nas soluções da MLPro ou queira saber mais, favor Agendar uma conferência e teremos o maior prazer em responder as suas dúvidas.

    Integração Planner + Project Online: Passo a Passo

    Leandro Lima e Nathalia Souza.
    16/01/2023
    Restrições de acesso nos relatórios do Power BI no Project Online

    Atualmente, os usuários do Microsoft 365 podem usar o Microsoft Planner como uma ferramenta de gerenciamento de projetos leve que permite uma melhor produtividade da equipe. No entanto, à medida que os projetos se tornam mais exigentes, o próximo passo lógico do Planner é usar o Project, que pode lidar com esse trabalho.

    O Project oferece os recursos mais solicitados pelos usuários do Planner, como Linha do tempo (gráfico de Gantt), subtarefas, agendamento avançado e pendências. Resumidamente, ele permite o gerenciamento das tarefas e projetos em um nível muito mais avançado e flexível, enquanto o Planner te ajuda de forma limitada a gerenciar e monitorar as tarefas da equipe em um plano compartilhado.

    Portanto, a fim de manter o seu fluxo de trabalho dentro do seu ambiente do Microsoft 365, a Microsoft tomou uma iniciativa para oferecer recursos e capacidade de uma integração ampla entre o Project e o Planner.

    Ler mais

    Como restringir acesso a relatórios no Power BI e Project Online?

    Leandro Lima e Nathalia Souza.
    30/12/2022
    Restrições de acesso nos relatórios do Power BI no Project Online

    O Project Online permite ao administrador configurar diversas restrições ao ambiente, seja de acesso seja de visualização.

    É possível por exemplo, restringir que usuários vinculados a determinada área na organização só enxerguem projetos relacionados a esta mesma área.

    Esse tipo de restrição tem ao menos dois benefícios:

    1. Torna a usabilidade da ferramenta mais precisa, pois o usuário tem menos informação desnecessária para lidar.
    2. Mantém a restrição a informações de acesso a projetos de outras áreas por usuários que não deveriam tê-lo.

      Ler mais

    |  1  |  2  |  3  |  4  |  5  |  6  |  7  |  8  |  9  |  10  |  11  |

    Blog

    Dicas, novidades e guias para gerenciar projetos com Project Online e Microsoft Planner.

    Posts:
    2025
    Setembro
    Agosto
    Julho
    Junho
    Maio
    Abril
    Março
    Fevereiro
    Janeiro
    2024
    Dezembro
    Novembro
    Outubro
    Setembro
    Agosto
    Julho
    Junho
    Maio
    Abril
    Março
    Janeiro
    2023
    Dezembro
    Novembro
    Setembro
    Agosto
    Junho
    Maio
    Abril
    Março
    Fevereiro
    Janeiro
    2022
    Dezembro
    Novembro
    Outubro
    Setembro
    Agosto
    Julho
    Junho
    Maio
    Abril
    Março
    Fevereiro
    Janeiro
    2021
    Dezembro
    Novembro
    Maio
    Abril
    Março
    Fevereiro
    Janeiro
    2020
    Dezembro
    Novembro
    Outubro
    Setembro
    Agosto
    Julho
    Junho
    Maio
    Abril
    Março
    Fevereiro
    Janeiro
    2019
    Dezembro
    Novembro
    Outubro
    Setembro
    Agosto
    Julho
    2015
    Setembro
    Julho
    Maio
    Janeiro
    2014
    Outubro
    Setembro
    Agosto
    Junho
    Abril
    Março
    Fevereiro
    Whatsapp

    Contato via WhatsApp