Project Web App (PWA) é um aplicativo web para gerenciamento de projetos que contém suas funções conectadas a um site de SharePoint, a plataforma de colaboração da Microsoft e maior ferramenta de cooperação de equipes.
Através desse site, é possível armazenar, organizar, compartilhar e acessar informações de qualquer dispositivo, além da gestão de riscos, problemas, recursos e aquisições, permitindo um controle mais visual do andamento do projeto, baseado em grade e visualização em gráfico de Gantt.
Dessa forma, o acompanhamento pode ser feito por quaisquer stakeholders sem a obrigação de conhecimentos no Project Desktop.
Funções do Project Web App
Análise de portfólios: Permite que você analise seu portfólio para determinar quais deles lhe darão o melhor retorno sobre seu investimento de orçamento e recursos.
Gerenciamento de propostas: Ele inclui ferramentas para gerenciar cada parte de um projeto, desde a proposta inicial até o agendamento, produção de tarefas, cronogramas e orçamentos, incluindo diferentes ferramentas para gerenciar cada parte de um projeto.
Inserção de horas em um quadro de horários: É possível atribuir horas em um quadro existente.
Atualização de status e de tarefas que compõe o projeto geral: O aplicativo permite o trabalho colaborativo, para que usuários (que possuem permissões atribuídas pelos gerentes de projeto) possam acessar, revisar e atualizar projetos simultaneamente.
Processo de Instalação PWA
Primeiros Passos
Definir qual será o idioma base: Este passo é o mais importante, pois definirá toda montagem futura do PWA.
Definir se o site será /pwa ou /ppm ou o nome que desejar.
Ex: contoso.sharepoint.com/sites/pwa.
Login no Tenant
Entrar e fazer login no Tenant pelo Portal Office.
Em seguida, será atribuída a licença aos usuários e a validação do ambiente. Para verificar se tudo está correto, você deve atribuir uma licença do Project Online ao seu usuário.
Acessar a opção Microsoft SharePoint para a criar do PWA
Entre na central de Administração (o usuário deve ter permissões de administrador do Sharepoint)
No canto esquerdo da página terá uma opção “Central de administração”, clique na opção “SharePoint”.
Criar o novo Site Collection com PWA
Clicar em: Sites > Sites ativos > Criar um site > Outras opções
Selecionar a opção Site do Project Web App
Na opção nome do site, digite “pwa”, “ppm” ou outro de preferência (é possível que “pwa” esteja indisponível).
Preencher os campos para a criação do PWA
Preencha todos os campos de acordo com os dados para criar o PWA.
Por fim, clique na URL do site que foi criado e acesse o seu Project Web App.
Vale lembrar que a criação de PWA e site de projeto vem em uma versão "crua" e padrão da Microsoft. Para parametrizar com as melhores práticas, bem como inserir listas e relatórios pertinentes à gestão de projetos, é necessária uma consultoria especializada.
Caso tenha se interessado e queira uma apresentação do produto, favor agendar um horário conosco no link a seguir: Apresentação Microsoft PPM Easy.