Blog MLPro

Quanto custa usar o Microsoft Project?

Leandro Lima e Nathalia Souza.
31/10/2022
Quanto custa o project

Para instalar o Project na máquina (Project Desktop) é recomendamos a Licença do Project Plan 3.

Porém, a Microsoft oferece três aplicativos para ajudar no gerenciamento do portfólio de projetos da sua empresa, sendo eles: o Project for the Web, Project Online e Project Desktop. Antes de escolher entre estes aplicativos, é preciso avaliar quais as necessidades da organização, a fim de selecionar o plano mais adequado.

Os aplicativos estão disponíveis por meio de quatro tipos de assinaturas diferentes, segue os valores mensais por usuários de cada plano do Microsoft PPM:

Produtos do Microsoft Office 365 Mensal por Usuário*
Project Online Essentials R$ 40,80 usuário/mês.
Project Plan 1 R$ 58,59 usuário/mês.
Project Plan 3 R$ 174,87 usuário/mês.
Project Plan 5 R$ 320,64 usuário/mês.

Na tabela a seguir, é possível visualizar um comparativo entre os 4 planos:

Produtos do Microsoft Office 365 Project Online Essentials Project Plan 1 Project Plan 3 Project Plan 5
Aplicativos incluídos: Escolha o plano que melhor atende as necessidades de gerenciamento de projetos da sua organização. Project Online Project for the Web e Project Online Project for the web, Project Online e Project Desktop Client Project for the web, Project Online e Project Desktop Client
Página inicial do Project: Exibição centralizada, acesso rápido aos projetos. Sim Sim Sim Sim
Modo de exibição de grade: Gerencie projetos usando uma lista ordenada de tarefas. Sim Sim Sim Sim
Modo de exibição de quadro: Acompanhe visualmente as tarefas. Sim Sim Sim Sim
Modo de exibição de linha do tempo (Gantt): Acompanhe os prazos e tarefas do projeto com uma linha do tempo visual. Sim Sim Sim Sim
Colaboração e comunicação: Trabalhe em conjunto usando o Microsoft Teams. Sim Sim Sim Sim
Coautoria: Trabalhe em conjunto com stakeholders e membros da equipe para editar e atualizar listas de tarefas, agendamento de projetos e muito mais simultaneamente. Sim Sim Sim Sim
Planejamento e agendamento de projetos: Inclui ferramentas de agendamento para atribuir tarefas de projeto aos membros da equipe e usar diferentes modos de exibição para supervisionar o cronograma. Sim Sim Sim Sim
Relatórios: Use relatórios para acompanhar o andamento de seus projetos, recursos, programas e portfólios. Sim Sim Sim Sim
Roteiro: Crie roteiros visuais e interativos, agregando diferentes tipos de projetos em sua organização para obter visibilidade. Acesso somente leitura Acesso somente leitura Sim Sim
Envio do quadro de horários: Registre o tempo gasto dentro e fora do projeto. Sim Sim Sim Sim
Gerenciamento de recursos: Defina a equipe do projeto e atribua tarefas a esses recursos. Não Não Sim Sim
Desktop Client: Use o aplicativo do Project instalado em até 5 máquinas. Não Não Sim Sim
Otimizar e selecionar portfólios: Modele diferentes cenários de portfólio para determinar o melhor caminho, ponderando propostas de projetos com fatores comerciais estratégicos. Não Não Não Sim
Gerenciamento de propostas: Capture e avalie ideias de projetos de qualquer lugar na organização por meio de um processo padronizado. Não Não Não Sim
Gerenciamento e planejamento de recursos empresariais: Exiba e compare como os recursos são usados nos projetos para otimizar as atribuições. Não Não Não Sim

Project Online Essentials

Com a Project Online Essentials, os membros de equipe podem executar funções de gerenciamento de projetos pela interface web do Project Online, como atualização de problemas, riscos, atualização do andamento de tarefas, envio de quadro de horas, entre outros, com um custo menor por usuário.

Caso tenha interesse nas licenças do Microsoft PPM ou queira saber mais, favor Agendar uma conferência, e em seguida podemos disponibilizar um especialista para indicar qual a melhor licença para sua organização.

Como criar e publicar um projeto no Project Online pelo PWA?

Leandro Lima, Nathalia Souza e Ricardo Sabino.
15/10/2022
Como criar e publicar um projeto no Project Online pelo PWA

No Project Online é possível criar cronogramas de projetos, alocar recursos, visualizar diferentes modos de exibição de tarefas e recursos, avaliar o progresso e muito mais.

Neste artigo, iremos ensinar o passo a passo de como criar um projeto do zero, e como publicá-lo no site do projeto.


  1. Abra o Project Online e clique em “Novo” e escolha o tipo de projeto que deseja criar.
  2. Criar projeto PWA
  3. Em seguida, preencha os campos com os dados do seu projeto e clique em concluir.
  4. Criar projeto PWA

Como Publicar um Projeto no Project Online?

Depois de criar e validar as atividades, recursos, trabalho e duração do projeto, é preciso salvá-lo e publicá-lo. A publicação do projeto é essencial, pois somente os projetos publicados são exibidos na Central de Projetos. Caso o projeto não tenha sido publicado, ele será apenas salvo na nuvem, porém não será exibido na Central de Projetos.

Para publicar seu projeto:

  1. Abra o projeto para editar.
  2. Antes de fazer as alterações no seu projeto, em Tarefa > Editar faça o check-out para sair do modo leitura e registrar as informações.
  3. Check-out PWA

    Check-out PWA
  4. Feito qualquer mudança, é importante que você salve para registrar todas as novas informações. Com o projeto aberto clique em Tarefa > Salvar.
  5. Agora, para publicá-lo, na aba Tarefa basta clicar no botão Publicar.
  6. Como publicar um projeto no PWA

  7. Pronto! Aguarde concluir a publicação.

Obs.: Ao fechar o projeto, caso não queira fazer mais nenhuma alteração, não se esqueça de fazer o Check-in para que outros membros do projeto consigam acessar e registrar informações. Caso não queira que ninguém faça alterações, não é necessário.

O que é Check-in PWA

Após a publicação, o gerente deve realizar uma boa gestão e acompanhar o andamento no site do projeto. É gerado uma visualização ampla e prática do projeto criado, com flips de riscos, problemas, plano de ação e relatórios.

7 Ferramentas da Microsoft usadas para gestão de projetos

Leandro Lima, Nathalia Souza e Ricardo Sabino.
30/09/2022
7 Ferramentas usadas para gestão de projetos da Microsoft

Atualmente a competitividade entre as empresas está cada vez mais acirrada, e para que elas possam ter um diferencial competitivo é fundamental gerenciar os projetos de maneira cada vez mais eficiente. Para isso, existem diversas ferramentas que podem ajudar no planejamento controle, e principalmente na comunicação dos projetos. Neste artigo falaremos sobre algumas ferramentas e suas principais características, sendo elas:

1. Microsoft PowerPoint

O tempo todo o gerente de projetos está se comunicando nos projetos, seja com a equipe, outros gerentes, diretoria ou mesmo com o seu cliente. Para isso, muitas vezes surge a necessidade de montar uma apresentação para reportar o andamento ou status do projeto. A principal ferramenta utilizada é o Powerpoint. Apesar de atender muito bem a esta necessidade, o Powerpoint exigirá do gerente de projetos um trabalho manual de atualização das informações, com exceção de quanto se trata de uma informação vinda do Power BI. A possibilidade de integração do Power Point com o Power BI, inclusive, é extremamente útil e importante para os gerentes de projetos e colaboradores terem acesso rápido das informações atualizadas e de forma automática.

2. Microsoft Excel

Em alguns projetos existe a necessidade de controlar as informações através de planilhas, trabalhando esses dados e montando gráficos para que os dados sejam analisados mais facilmente. Neste caso, a ferramenta mais utilizada é o Microsoft Excel, que permite a organização das informações em planilhas e a geração de gráficos para análise dos dados. De modo geral, para um gestor de projetos, a ferramenta pode ser muito útil por conta das suas funções de cálculos, financeiras, data e hora, análise de dados e cruzamento de diferentes planilhas.

3. Power BI

Sabemos que um projeto em si carrega diversos tipos de dados. Muitas vezes esses dados precisam ser “trabalhados” tornando esses dados em informações coerentes, visualmente envolventes e interativas. O Power BI é um serviço de análise de negócios e dados que permite que a conexão das informações em uma plataforma unificada e escalonável para BI (Business Inteligence).

Essa ferramenta possui como benefícios para o gerente de projetos:

  • Prático gerenciamento das informações
  • Aumenta a produtividade
  • Ampla e fácil visualização das informações
  • Controlar dados do projeto

4. Microsoft Planner

Em algumas situações pode ser que o gerente de projetos ou a equipe tenham que criar planos, atribuir tarefas ou ver gráficos do progresso da equipe. Para este caso o Microsoft Planner poderia ser usado, porém ele não se integra com o Project e, além disso, tem restrições como: não exibição de linha do tempo (Gantt) , dependências entre as atividades, gerenciamento de recursos ou financeiro.

5. Microsoft Project

O Microsoft Project é uma ferramenta para gerenciamento de projetos que atua em diferentes etapas da gestão. Ele é muito conhecido e utilizado quando se trata de projetos, pois é possível implementar os projetos com rapidez, criar cronogramas, orçamentos, relatórios de desempenho de projeto e adicionar recursos. Apesar de ser uma ferramenta ampla e possuir diversas funcionalidades, o maior contra do MS Project é não ser possível acessar de forma online. Ou seja, ela fica instalado na sua máquina e não oferece o site do projeto, listas, estrutura de pastas, controle de documentos, relatórios integrados, visão do portfólio e registros de controle de riscos e problemas.

6. Project for the Web

Para a gestão dos projetos mais simples (via Web), mas ainda poderosos, você pode utilizar o Project for the Web, ferramenta que permite o gerenciamento de projetos e trabalho baseado na nuvem. Apesar de ser uma solução mais completa que o Planner, o Project for the Web não possui linhas de base, caminho crítico, controle de custos ou gerenciamento de programas ou portfólio. Entretanto, ainda é uma ótima opção para aqueles que querem começar a realizar uma melhor gestão de projetos. Ele permite o controle maior da sequência das atividades, identificar recursos e melhor visão das informações e status das tarefas.

7. Microsoft Project Online

Sem dúvidas, o Microsoft Project Online é a solução mais completa. Se você deseja uma solução que permite gerenciamento das tarefas, gerenciamento de recursos, gerenciamento financeiro, controle de linhas de base e gerenciamento de programas e portfólio, é a ferramenta certa! Essa ferramenta poderosa permite enxergar todos os projetos da sua empresa, com melhor visualização e muitos outros benefícios, sendo alguns deles:

  • Visualização de todos os projetos
  • Central de relatórios
  • Cronogramas centralizados
  • Relatórios Personalizados
  • Possibilidade de colaboração
  • Acompanhamento do andamento das tarefas
  • Priorização de projetos

E muitos recursos essenciais para uma gestão completa e eficiente.

Comparando as versões

Para facilitar a visualização das diferenças entre o Planner, Project for the Web, Project (Desktop) e Project Online compare as informações na tabela abaixo:

Características Planner Project for the Web Project (Desktop) Project Online
Gerenciamento de Tarefas Sim Sim Sim Sim
Atribuição de Recursos Sim Sim Sim Sim
Visão de Quadro (Grid) Sim Sim Sim Sim
Visualização em Grade Não Sim Sim Sim
Visualização de Timeline (Gantt) Não Sim Sim Sim
Agendamento / Dependências Não Sim Sim Sim
Roadmaps Não Sim Não Sim
Gerenciamento Avançado (baseline, caminho crítico, superalocação) Não Não Sim Sim
Gerenciamento de Recursos Não Não Sim Sim
Gerenciamento de Custos Não Não Sim Sim
Gerenciamento de programas Não Não Não Sim
Gerenciamento de portfólio Não Não Não Sim

Integrando as Ferramentas

A MLPro oferece soluções que utilizam relatórios básicos desenvolvidos em POWER BI ou relatórios avançados que utiliza um conector desenvolvido pela própria MLPro. Esses relatórios permitem a exportação dos dados para Excel, Powerpoint ou mesmo em formato “pdf” que colaboram para que o gerente de projetos tenha maior agilidade na construção de apresentações ou mesmo relatórios de status report.

MLPro Soluções

Para saber mais sobre qual ferramenta utilizar na gestão de projetos de sua empresa ou para esclarecer eventuais dúvidas entre em contato com nossos consultores.

Project Server

Novidades e dicas relacionadas ao Microsoft Project Online e Project Server.

Posts:
2024
Janeiro
2023
Dezembro
Novembro
Setembro
Agosto
Junho
Maio
Abril
Março
Fevereiro
Janeiro
2022
Dezembro
Novembro
Outubro
Setembro
Agosto
Julho
Junho
Maio
Abril
Março
Fevereiro
Janeiro
2021
Dezembro
Novembro
Maio
Abril
Março
Fevereiro
Janeiro
2020
Dezembro
Novembro
Outubro
Setembro
Agosto
Julho
Junho
Maio
Abril
Março
Fevereiro
Janeiro
2019
Dezembro
Novembro
Outubro
Setembro
Agosto
Julho
2015
Setembro
Julho
Maio
Janeiro
2014
Outubro
Setembro
Agosto
Junho
Abril
Março
Fevereiro

31 de agosto de 2022


Como Gerenciar Problemas no Project Online

Leandro Lima, Nathalia Souza e Ricardo Sabino.
15/09/2022

Relatórios de status do projeto automáticos por e-mail

É natural que uma empresa tenha que lidar com problemas e imprevistos. Logo, registrá-los é uma tarefa essencial para manter todos os envolvidos no projeto cientes da situação atual e garantir a resolução do problema o mais rápido possível, evitando comprometer o andamento e prazo do projeto. No nosso último artigo falamos sobre como gerenciar riscos no Project Online. Porém, e quando o risco realmente acontece ou quando um problema inesperado surge, o que fazer? Neste artigo iremos ensinar como cadastrar e gerenciar os problemas do seu projeto no Project Online.

O PWA disponibiliza uma lista nativa de problemas dentro do site do projeto (Sharepoint) para o registro e monitoramento dos problemas. Além disso, a MLPro oferece relatórios personalizados possibilitando melhor visualização das informações com gráficos e de forma mais dinâmica, sendo fundamentais para um gerenciamento mais eficiente e um projeto de sucesso.

A origem dos problemas

Quando já havia um risco cadastrado: Um problema pode ser criado a partir de um risco já identificado e cadastrado anteriormente. Quando o risco acontece, é necessário fechá-lo e cadastrá-lo como um novo problema. A grande diferença neste caso é que provavelmente ele já possui um plano de ação e vai ser solucionado mais rápido, já que não será uma surpresa e os colaboradores do projeto já haviam previsto a possibilidade de acontecer.

Quando não havia um risco cadastrado: Nem todo problema pode ter sido identificado anteriormente como um risco e cadastrado com antecedência. Ele pode acontecer sem previsões e neste caso, o problema deve ser cadastrado e os colaboradores devem definir se ele é grave e qual o impacto gera sobre o projeto, para então desenvolver um plano de ação adequado.

Como registrar e gerenciar os problemas no Project Online

Para registrar os riscos:

Entre na Central de Projetos > Site do Projeto. Nessa tela, você consegue ter uma breve visualização de quantos problemas estão cadastrados no projeto e quantos deles estão em aberto.


A implantação do PPM Easy - azul


Ao clicar em “Problemas” no Menu lateral, irá aparecer todos os problemas cadastrados no seu projeto. Para criar um, clique em “Novo Item”.


Problemas


Em seguida, a tela para cadastro do problema irá abrir, basta preencher conforme as características do problema.



Problemas - novo item

Plano de ação: O problema pode ter um plano de ação já cadastrado ou não. Se não houver, é recomendado que a equipe se reúna e para o desenvolvimento de um plano ideal para este problema, dependendo do seu nível de gravidade.

Relatórios da MLPro para gestão de problemas
Dashboard Easy

Esse relatório permite uma ótima visualização dos problemas em seus projetos, sendo eles: atrasados, em andamento, resolvidos, cancelados, abertos ou fechados. É extremamente útil pois os números e gráficos ajudam a identificar se o andamento do projeto e as ações para eliminar ou mitigar estes problemas estão sendo efetivas, tudo com uma visão em nível gerencial.


Dashboard portfólio easy


Dashboard de Projetos
Esse relatório mostra todos os seus projetos (podendo selecionar apenas um para visualização) com colunas como a de “problemas” que contém símbolos representando se há problema e se ele está ativo atrasado ou dentro do prazo, facilitando também a visualização de como está o andamento do projeto de forma geral.



Dashboard projetos


E-mail automatizado de Relatório de Status do Projeto
A MLPro desenvolveu um relatório que é enviado por e-mail de forma automatizada e permite a visualização de todos os pontos importantes do seu projeto. No quadro de “Problemas em Aberto” por exemplo, há a descrição dos problemas existentes. Isso além de possibilitar fácil visualização, é extremamente útil para manter os envolvidos sempre cientes de como está o projeto, e o melhor, sem que eles precisem consultar manualmente no Sharepoint.


Relatório de status de projetos

Lembre-se que um bom gerente de projetos deve realizar um bom gerenciamento de problemas! Em caso de dúvidas ou interesse, entre em contato com a MLPro preenchendo o formulário de 1º contato.