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Como abrir um arquivo do Project Desktop no Project for the Web?

Leandro Lima e Nathalia Souza.
15/11/2022
Como importar arquivos do Project Desktop para o Project for the web

Neste artigo iremos ensinar o passo a passo para importar seu projeto do Project Desktop para o Project for the web. Você pode importar quaisquer arquivos. A importação permite usar recursos disponíveis apenas no Project for the Web.




  1. Vá para página inicial do Project (project.microsoft.com)
  2. Clique em Novo Projeto > Importar Projeto;
  3. Novo Projeto

    Importar Projeto

  4. Clique em Escolher o arquivo .mpp e selecione o arquivo salvo em seu computador;
  5. Importar Projeto

  6. Siga os passos traçados pelo assistente de importação;
  7. Compartilhe e comece a trabalhar em seu projeto!

Por que fazer a importação?

  • Compartilhamento: O Project Desktop não permite que os usuários compartilhem seus projetos simultaneamente com membros da equipe. Entretanto, ao importar seu arquivo .mpp, você pode compartilhá-lo com qualquer recurso. Pessoas com licenças do Project Plan 1, Project Plan 3 e Project Plan 5 podem ter acesso total à edição desses projetos, enquanto as pessoas com licenças do Office 365 poderão ver seu projeto em uma exibição somente leitura.
  • Relatórios: Use o Power BI para criar relatórios a partir de seus projetos. Compartilhe esses relatórios com as partes interessadas do projeto para que eles possam ter uma visão em tempo real do trabalho da equipe.
  • Arquivamento: Importe seus arquivos de projeto antigos para que você possa ter todas as suas informações do Projeto em um só lugar e encontrar facilmente todos os seus projetos antigos.
  • O que é importado?

    O Project for the Web não conta com todos os mesmos recursos do Project Desktop. No entanto, todas as informações relevantes do seu projeto são importadas para que você possa fazer uma gestão eficiente. Alguns itens importados são:

  • Projeto: O nome do seu projeto e a data de início serão importados.
  • Tarefas: Suas tarefas serão importadas respeitando a hierarquia da estrutura analítica de projetos (EAP), datas de início e término, duração, esforço, esforço concluído e % completo.
  • Dependências: Todas as dependências de término para início serão importadas.
  • Restrições: Serão importadas as restrições de agendamento de tarefas.
  • Campos personalizados: Você pode importar até 10 campos personalizados locais do seu arquivo .mpp.
  • Quais as limitações de importação?

    Quaisquer arquivos .mpp do Project Desktop 2016 ou posteriormente podem ser importados para o Project for the Web. Entretanto, mesmo o Project for the Web sendo uma ótima opção para gerenciar projetos, é um produto mais voltado para gerenciamento de projetos ágeis e com menos recursos que o Project Online.

    Caso tenha interesse nas licenças do Microsoft PPM ou queira saber mais, favor Agendar uma conferência e teremos o maior prazer em responder as suas dúvidas.

    Quanto custa usar o Microsoft Project?

    Leandro Lima e Nathalia Souza.
    31/10/2022
    Quanto custa o project

    Para instalar o Project na máquina (Project Desktop) é recomendamos a Licença do Project Plan 3.

    Porém, a Microsoft oferece três aplicativos para ajudar no gerenciamento do portfólio de projetos da sua empresa, sendo eles: o Project for the Web, Project Online e Project Desktop. Antes de escolher entre estes aplicativos, é preciso avaliar quais as necessidades da organização, a fim de selecionar o plano mais adequado.

    Os aplicativos estão disponíveis por meio de quatro tipos de assinaturas diferentes, segue abaixo os valores mensais por usuários de cada plano do Microsoft PPM.

    botao
    Produtos do Microsoft Office 365 Mensal por Usuário*
    Project Online Essentials R$ 39,73 usuário/mês.
    Planner and Project Plan 1 R$ 56,76 usuário/mês.
    Planner and Project Plan 3 R$ 170,40 usuário/mês.
    Planner and Project Plan 5 R$ 312,31 usuário/mês.

    Obs.: A tabela acima foi atualizada em 03/02/2025.

    Na tabela a seguir, é possível visualizar um comparativo entre os 4 planos:

    Produtos do Microsoft Office 365 Project Online Essentials Project Plan 1 Project Plan 3 Project Plan 5
    Aplicativos incluídos: Escolha o plano que melhor atende as necessidades de gerenciamento de projetos da sua organização. Project Online Project for the Web e Project Online Project for the web, Project Online e Project Desktop Client Project for the web, Project Online e Project Desktop Client
    Página inicial do Project: Exibição centralizada, acesso rápido aos projetos. Sim Sim Sim Sim
    Modo de exibição de grade: Gerencie projetos usando uma lista ordenada de tarefas. Sim Sim Sim Sim
    Modo de exibição de quadro: Acompanhe visualmente as tarefas. Sim Sim Sim Sim
    Modo de exibição de linha do tempo (Gantt): Acompanhe os prazos e tarefas do projeto com uma linha do tempo visual. Sim Sim Sim Sim
    Colaboração e comunicação: Trabalhe em conjunto usando o Microsoft Teams. Sim Sim Sim Sim
    Coautoria: Trabalhe em conjunto com stakeholders e membros da equipe para editar e atualizar listas de tarefas, agendamento de projetos e muito mais simultaneamente. Sim Sim Sim Sim
    Planejamento e agendamento de projetos: Inclui ferramentas de agendamento para atribuir tarefas de projeto aos membros da equipe e usar diferentes modos de exibição para supervisionar o cronograma. Sim Sim Sim Sim
    Relatórios: Use relatórios para acompanhar o andamento de seus projetos, recursos, programas e portfólios. Sim Sim Sim Sim
    Roteiro: Crie roteiros visuais e interativos, agregando diferentes tipos de projetos em sua organização para obter visibilidade. Acesso somente leitura Acesso somente leitura Sim Sim
    Envio do quadro de horários: Registre o tempo gasto dentro e fora do projeto. Sim Sim Sim Sim
    Gerenciamento de recursos: Defina a equipe do projeto e atribua tarefas a esses recursos. Não Não Sim Sim
    Desktop Client: Use o aplicativo do Project instalado em até 5 máquinas. Não Não Sim Sim
    Otimizar e selecionar portfólios: Modele diferentes cenários de portfólio para determinar o melhor caminho, ponderando propostas de projetos com fatores comerciais estratégicos. Não Não Não Sim
    Gerenciamento de propostas: Capture e avalie ideias de projetos de qualquer lugar na organização por meio de um processo padronizado. Não Não Não Sim
    Gerenciamento e planejamento de recursos empresariais: Exiba e compare como os recursos são usados nos projetos para otimizar as atribuições. Não Não Não Sim

    Project Online Essentials

    Com a Project Online Essentials, os membros de equipe podem executar funções de gerenciamento de projetos pela interface web do Project Online, como atualização de problemas, riscos, atualização do andamento de tarefas, envio de quadro de horas, entre outros, com um custo menor por usuário.

    Caso tenha interesse nas licenças do Microsoft PPM ou queira saber mais, favor Agendar uma conferência, e em seguida podemos disponibilizar um especialista para indicar qual a melhor licença para sua organização.

    Tipos de licença do Project Online

    Eduardo Colares e Leandro Lima
    15/10/2022
    Licenças Project Online

    A Microsoft possui soluções para gerenciamento de projetos, que são divididas em duas categorias:

    Soluções baseadas em nuvem – em que o armazenamento é na nuvem e o acesso funciona por assinatura.

    Soluções locais - também conhecido como on-premises, em que a licença é paga uma vez e o software é instalado e armazenado localmente.


    Neste artigo trataremos da soluções em nuvem, o Project Online, modelo mais adotado pelas organizações e que traz maior agilidade e segurança, bem como atualizações frequentes e suporte da Microsoft.

    Para ter acesso ao Project Online, o gerente de projetos tem a opção de três licenças, de acordo com as necessidades da organização: Project Plano 1 , Project Plano 3 e Project Plano 5.

    Abaixo seguem as principais diferenças:

    Segue quadro comparativo das licenças:



    Além disso, os membros de equipe cujos administradores possuam Project Plan 3 ou Project plan 5 podem utilizar o Project Online Essentials, uma assinatura complementar com um custo menor e que permite algumas tarefas mais básicas, tais quais:

    • Usar uma interface baseada na Web
    • Atualizar tarefas, problemas e riscos
    • Enviar quadros de horários
    • Compartilhar documentos e colaborar com Microsoft Teams ou Skype for Business usuários
    Recursos Plano 1 Plano 3 Plano 5
    Página inicial do Project: A partir de uma exibição centralizada, crie novos projetos com facilidade, acesse rapidamente projetos importantes ou abra os projetos com trabalho mais recente. Sim Sim Sim
    Modo de exibição de grade: Planeje e gerencie projetos, usando uma lista ordenada de tarefas. Sim Sim Sim
    Modo de exibição de quadro: Acompanhe visualmente as tarefas do projeto para ter um melhor fluxo de trabalho e status, usando painéis de tarefas fornecidos com o programa ou personalizados. Sim Sim Sim
    Modo de exibição de linha do tempo (Gantt): : Acompanhe e compreenda datas, tarefas e os relacionamentos das tarefas do projeto no modo de exibição de linha do tempo visual. Sim Sim Sim
    Colaboração e comunicação: Trabalhe em conjunto em projetos, usando o Microsoft Teams. Sim Sim Sim
    Coautoria: Trabalhe em conjunto com stakeholders e membros da equipe para editar e atualizar listas de tarefas, agendamento de projetos e muito mais simultaneamente. Sim Sim Sim
    Planejamento e agendamento de projetos: Inclui ferramentas de agendamento conhecidas para atribuir tarefas de projeto aos membros da equipe e usar diferentes modos de exibição, como Grade, Quadro e Linha do tempo (gráfico de Gantt) para supervisionar o cronograma. Sim Sim Sim
    Relatórios: Use relatórios pré-criados para acompanhar o andamento de seus projetos, recursos, programas e portfólios. Sim Sim Sim
    Roteiro: Crie roteiros visuais e interativos, agregando diferentes tipos de projetos em sua organização para obter visibilidade. Leitura Sim Sim
    Envio do quadro de horários: Capture o tempo gasto dentro e fora do projeto para fins de folha de pagamento, faturamento e outras tarefas comerciais. Sim Sim Sim
    Cliente de área de trabalho: Use o aplicativo da área de trabalho Project totalmente instalado e atualizado. Uma licença abrange até cinco PCs por pessoa. Não Até 5 PCs Até 5 PCs
    Gerenciamento de propostas: Capture e avalie ideias de projetos de qualquer lugar na organização por meio de um processo padronizado. Não Não Sim
    Otimizar e selecionar portfólios: Modele diferentes cenários de portfólio para determinar o melhor caminho, ponderando propostas de projetos com fatores comerciais estratégicos. Não Não Sim
    Aplicativos incluídos: Escolha o plano que melhor atende às necessidades de gerenciamento de projetos da sua organização. Project para a Web

    Project Online Essentials
    Project para a Web

    Project Online

    Cliente de área de trabalho do Project Online
    Project para a Web

    Project Online

    Cliente de área de trabalho do Project Online

    Ainda não tem certeza de quais licenças adquirir para suas soluções de gerenciamento de projetos? Entre em contato conosco.

    Como criar e publicar um projeto no Project Online pelo PWA?

    Leandro Lima, Nathalia Souza e Ricardo Sabino.
    15/10/2022
    Como criar e publicar um projeto no Project Online pelo PWA

    No Project Online é possível criar cronogramas de projetos, alocar recursos, visualizar diferentes modos de exibição de tarefas e recursos, avaliar o progresso e muito mais.

    Neste artigo, iremos ensinar o passo a passo de como criar um projeto do zero, e como publicá-lo no site do projeto.


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    7 Ferramentas da Microsoft usadas para gestão de projetos

    Leandro Lima, Nathalia Souza e Ricardo Sabino.
    30/09/2022
    7 Ferramentas usadas para gestão de projetos da Microsoft

    Atualmente a competitividade entre as empresas está cada vez mais acirrada, e para que elas possam ter um diferencial competitivo é fundamental gerenciar os projetos de maneira cada vez mais eficiente. Para isso, existem diversas ferramentas que podem ajudar no planejamento controle, e principalmente na comunicação dos projetos. Neste artigo falaremos sobre algumas ferramentas e suas principais características, sendo elas:

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    Relatórios de Status do Projeto Automáticos por E-mail

    Leandro Lima, Nathalia Souza e Ricardo Sabino.
    15/09/2022
    Relatório de Status do Projeto

    Em nossos últimos artigos sobre como gerenciar problemas e como gerenciar riscos no Project Online , falamos brevemente sobre os relatórios personalizados criados e oferecidos pela MLPro, incluindo os relatórios de status do projeto automáticos por e-mail, os quais iremos falar mais neste artigo.

    A MLPro desenvolveu um relatório enviado por e-mail de forma automatizada que além de permitir a fácil visualização de todos os pontos importantes do projeto através dos faróis, ícones e informações organizadas, ele é extremamente útil e prático para manter os recursos envolvidos sempre cientes de como está o projeto no geral, e o melhor, sem que eles precisem consultar manualmente no Site do Projeto. O relatório de Status do Projeto contém as seguintes informações:

    A origem dos problemas

    • Acompanhamento do Projeto na Semana;
    • Atividades atrasadas;
    • Finalizadas da Semana (7 dias);
    • Em andamento / Próximos Passos;
    • Riscos em aberto;
    • Problemas em aberto;
    • Solicitação de Mudanças;
    • Plano de Ação;
    • Diário de Bordo;

    Abaixo temos um exemplo do relatório automático de status do projeto:

    Relatório de Status do Projeto

    Estas informações são cadastradas no site do projeto para relatar o andamento dos projetos e foram organizadas em um único relatório de status para que seja enviado para clientes internos ou externos.

    O gerente de projetos pode cadastrar os envolvidos como stakeholders internos ou externos. E pode programar o envio automático deste relatório a partir de uma data específica para cada um deles. Além disso, é possível também escolher a periodicidade de envio do relatório.

    Como configurar os relatórios de Status?

    A primeira coisa que o gerente de projetos deve fazer é cadastrar os stakeholders dos projetos. Os stakeholders podem ser internos (por exemplo: equipe do projeto, diretoria, gerente de projeto) e externos (clientes, equipe do cliente).

    Como configurar os relatórios de status

    Após o cadastro o gerente de projetos deve acessar a Matriz de comunicação e configurar de acordo com a necessidade do projeto. O gerente de projetos deve informar o título, a frequência, responsável pelo envio, meio de comunicação, tipo de documento, data para início do envio e qual é o público-alvo.

    No exemplo abaixo, cadastramos dois sendo relatórios sendo um para envio interno de validação e outro que seria enviado diretamente para o cliente externo.

    Como configurar os relatórios de status

    Que benefícios do Relatório de Status do Projeto traz para a sua empresa?

    O gerente de projetos é o responsável pela comunicação eficiente durante o projeto, e deve fazer com que os principais envolvidos estejam cientes de eventuais desvios de prazos, problemas, riscos ou mesmo das últimas realizações ou próximos passos a serem executados.

    Com a utilização do relatório de Status do projeto ele pode facilmente transmitir essas informações para os principais stakeholders do projeto.

    Entre os principais benefícios do relatório podemos destacar:

    • Aumenta a qualidade e eficiência da empresa.
    • Melhoria da comunicação entre os envolvidos no projeto.
    • Profissionaliza ainda mais os colaboradores.
    • Planejamento efetivo.
    • Melhor organização.
    • Reduz possíveis complicações ou problemas com orçamento.
    • Evita o atraso de projetos.
    • Aumenta a satisfação dos clientes.

    Caso tenha se interessado e queira uma apresentação do produto, favor agendar um horário conosco no link a seguir: Apresentação Microsoft PPM Easy.

    Como Gerenciar Problemas no Project Online

    Leandro Lima e Nathalia Souza
    31/08/2022
    Como verificar a disponibilidade de recursos no PWA

    É natural que uma empresa tenha que lidar com problemas e imprevistos. Logo, registrá-los é uma tarefa essencial para manter todos os envolvidos no projeto cientes da situação atual e garantir a resolução do problema o mais rápido possível, evitando comprometer o andamento e prazo do projeto. No nosso último artigo falamos sobre como gerenciar riscos no Project Online. Porém, e quando o risco realmente acontece ou quando um problema inesperado surge, o que fazer? Neste artigo iremos ensinar como cadastrar e gerenciar os problemas do seu projeto no Project Online.

    O PWA disponibiliza uma lista nativa de problemas dentro do site do projeto (Sharepoint) para o registro e monitoramento dos problemas. Além disso, a MLPro oferece relatórios personalizados possibilitando melhor visualização das informações com gráficos e de forma mais dinâmica, sendo fundamentais para um gerenciamento mais eficiente e um projeto de sucesso.

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    Como Gerenciar Riscos no PWA

    Leandro Lima e Nathalia Souza
    15/08/2022
    Como verificar a disponibilidade de recursos no PWA

    Para uma gestão efetiva dos projetos, o gerente de projetos deve registrar os riscos de forma que eles fiquem visíveis para os membros de equipe e principalmente para as partes interessadas do projeto, a fim de que todos saibam da possibilidade de acontecimentos inesperados e saibam como lidar com eles. Atualmente, de maneira nativa, o PWA disponibiliza uma lista de riscos no site do projeto (Sharepoint) para que os riscos dos projetos possam ser registrados.

    Para que o gerente de projetos possa utilizar de maneira mais eficiente esta lista, a MLPro customizou a lista de riscos do PWA, permitindo que as informações dos riscos sejam mais aderentes à realidade das empresas. Além disso, nos relatórios desenvolvidos pela MLPro, as informações dos status dos riscos são exibidas, permitindo que a gestão da informação seja realizada de maneira mais eficiente e dinâmica.

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    Fim do Suporte ao Microsoft Project Server

    Leandro Lima e Nathalia Souza
    31/07/2022
    fim-do-suporte-ao-project-server

    A fim de garantir uma melhor funcionalidade, desempenho e estabilidade para seus produtos mais recentes, a Microsoft possui uma política que consiste em descontinuar o suporte técnico para as versões mais antigas de determinado produto, conforme surgem novas atualizações.



    Como funciona o suporte ao Microsoft Project Server?

    A Microsoft oferece dois tipos de suporte para seus produtos, sendo o suporte convencional e suporte estendido. A diferença entre eles está na quantidade de tempo de suporte que a Microsoft garante para cada produto.

    No caso do suporte convencional, ele possui um determinado prazo de anos desde o lançamento do produto, sendo um suporte de forma gratuita. Após do fim desse prazo, ou melhor, conforme a sua versão fica desatualizada, além da Microsoft não adicionar novos recursos, esse tipo de suporte é encerrado. No entanto, ela ainda oferece a possibilidade de contratar pacotes de correções, ou seja, o suporte estendido (que também possui um prazo).

    Listamos abaixo as principais versões do Microsoft Project Server e as respectivas datas de vencimento do suporte convencional e estendido:

    Produtos Início do Suporte Fim do Suporte
    Convencional
    Fim do Suporte
    Estendido
    Microsoft Office Project Server 2003 18/09/2007 14/04/2009 08/04/2014
    Project Server 2010 19/07/2013 13/10/2015 13/10/2020
    Project Server 2013 17/04/2014 10/04/2018 11/04/2023
    Project Server 2016 01/05/2016 13/07/2021 14/07/2026
    Project Server 2019 22/10/2018 09/01/2024 14/07/2026

    O que significa o fim do suporte técnico para o Microsoft Project Server?

    A Microsoft oferece para a grande maioria de seus produtos um ciclo de vida de suporte técnico, e durante este tempo, oferece recursos, correções de erros e atualizações de segurança.

    Ao término deste ciclo a Microsoft deixará de fornecer:

    • Suporte técnico para problemas que podem ocorrer;
    • Correções de erros descobertas e que podem afetar a estabilidade e a usabilidade do servidor;
    • Correções de segurança para vulnerabilidades descobertas e que podem tornar o servidor vulnerável a brechas de segurança;
    • Atualizações de fuso horário.

    Ou seja, se o usuário possui a licença do Microsoft Project Server 2016, ele já não possui suporte gratuito da Microsoft, pois este foi inspirado em 13/07/2021. Caso ele abra um chamado com a Microsoft, será notificado que não é possível realizar um atendimento para este produto. Nessa situação, o cliente deverá contratar o suporte estendido ou realizar a atualização do Microsoft Project Server para uma versão mais recente (no geral, o mais recomendado).

    Por que a Microsoft estipula esse prazo?

    O prazo existe justamente para induzir os usuários a estarem sempre com os produtos atualizados, utilizando as melhores versões e usufruindo todos os recursos. Dessa forma, a Microsoft pode sempre garantir que seus clientes estejam obtendo a melhor funcionalidade e desempenho, além de diminuir a chance de riscos.

    Atualmente é possível obter o suporte convencional apenas a partir da versão de 2019. Portanto, para evitar futuros problemas, recomendamos fortemente que a equipe de TI de sua empresa esteja atenta para os anos de validade do suporte técnico, e caso necessário, verifique a necessidade de migrar ou atualizar o seu produto.

    Se você deseja saber mais sobre o fim do suporte Microsoft ou sobre as migrações de versões do Microsoft Project Server, entre em contato conosco para maiores informações.

    Revisado em 08/07/2022.

    Novidade: Integração do Power BI no Power Point

    Leandro Lima e Nathalia Souza
    15/07/2022
    Integração do Power BI no Power Point

    A Microsoft finalmente disponibilizou a opção de adicionar relatórios diretos do Power BI em apresentações do Power Point!

    Antes dessa opção tão esperada pelos usuários, só era possível obter as imagens dos relatórios. Logo, os dados sempre acabavam ficando desatualizados e as imagens precisavam ser substituídas.

    Agora, além de conter as informações dos relatórios sempre atualizadas, a integração permite que o usuário interaja com o relatório da mesma forma que ele é no Power BI! Ou seja, é possível utilizar todos os filtros e opções de visualização.

    Como adicionar o Power BI no Power Point

    É muito simples! Segue o passo a passo:

    1. No Power Point, dentro da aba “Inserir”, clique em “Obter Suplementos”.

    2. Obter Suplementos
    3. Feito isso, irá surgir uma tela com diversas opções para adicionar na sua apresentação. Adicione o Power BI.

    4. Suplementos do Office
    5. Uma tela com a opção de adicionar um link irá abrir no seu slide. Insira no espaço o link da página do Power BI desejada.

    6. Deixe seus dados falarem
    7. Pronto! O seu gráfico será inserido, com a possibilidade de interação!

    8. Power BI no Power Point

      Obs.: Após realizar essa ação pela primeira vez, o Power BI já estará em “Meus Suplementos”. Dessa forma você consegue adicionar ainda mais rápido.

      Meus Suplementos

      Agora suas apresentações serão muito mais completas! Os dados dos seus gráficos nos slides serão sempre reais sem necessitar de manutenção, além de poder atender a pedidos de visualização de informações específicas daqueles que estão acompanhando a apresentação.

    Novidade: Microsoft Power Pages

    Leandro Lima e Nathalia Souza
    30/06/2022
    Novidade: Microsoft Power Pages

    A Microsoft anunciou uma nova ferramenta (do Power Plataform) para quem deseja criar sites mesmo não possuindo conhecimento avançado em programação! Este é o Microsoft Power Pages.

    O serviço de criação em si é novo, já sendo utilizado por algumas empresas e contas corporativas. Entretanto, a Microsoft transformou sua interface e fez ajustes para proporcionar a ferramenta ao grande público, tornando a criação de sites mais fácil e ágil.

    O novo Power Pages combina recursos de low-code, ou seja, utiliza estruturas e bases prontas, simplificando ao máximo a criação de sites focados em negócios e alimentados por dados.

    Recursos do Power Pages

    Estúdio de Design

    Estudio de design

    Os recursos de criação de site do Power Pages são semelhantes aos das outras ferramentas e softwares de criação de sites. Ele conta com opções de layout com texto, vídeo, imagem, lista, menus, dados e negócios. Entretanto, nessa ferramenta você consegue criar facilmente modelos personalizáveis do zero ou já prontos de forma extremamente fácil e prática.

    Outro fato interessante é que ao criar sua página uma vez em uma estrutura padrão, ela é automaticamente renderizada em todas as plataformas (desktop ou móvel).

    Hub de Modelo Hub de modelo

    No Hub de Modelos é possível utilizar alguns templates prontos, com diversos recursos e possibilidades de personalização de cada seção, imagem e estruturas das páginas. Você pode utilizar modelos para páginas específicas, como por exemplo opções de agendamento, planejamento, formulários de registro, solicitação de empregos, newsletter, entre outros.

    Hub de Aprendizagem Hub de Aprendizagem

    Ele também conta com o ‘Learn Hub’ (Hub de Aprendizagem), que oferece guias e tutoriais orientando o usuário a aprender a criar o seu site, configurar páginas, entre outras questões para te ajudarem a hora que precisar.

    Integração com outras ferramentas Crie com ferramentas profissionais

    Para aqueles que já são experientes, o portal conta com integração ao Visual Studio Code, Azure e GitHub para a codificação de recursos avançados e maior produtividade. Dessa forma, é possível criar sites com recursos e funcionalidades mais aprofundadas. Além disso, aqueles que se que conectarem aos Microsoft Azure podem utilizar recursos a fim de fortalecer a segurança proteger seu site e dados.

    Portanto, Pages é uma ferramenta online onde possibilita a criação de um site baseado em um modelo ou personalizado em código. Ele chegou com o propósito de ser bem mais intuitivo e facilitar o uso para aqueles que não possuem conhecimento tão aprofundado na criação de sites. Caso tenha se interessado, você pode testá-lo por 30 dias grátis.

    Como verificar a disponibilidade de recursos no PWA

    Leandro Lima e Nathalia Souza
    15/06/2022
    Como verificar a disponibilidade de recursos no PWA

    Uma das principais preocupações do gerente de projetos é saber se o recurso desejado estará disponível ou não para executar determinada tarefa em uma data específica e pelo período necessário para sua conclusão.

    Logo, é extremamente importante entender como consultar a disponibilidade de cada recurso, a fim de equilibrar as cargas de trabalho, realizar a revisão da eficiência e evitar riscos com a fácil a identificação do impacto que determinada indisponibilidade pode causar em cada etapa do projeto.

    Ler mais

    Quais opções de licença do Power BI e suas diferenças

    Leandro Lima e Nathalia Souza
    31/05/2022
    Quais opções de licença do Power BI e suas diferenças

    O Power BI conta com quatro tipos de licença por usuário, sendo elas a Gratuita, Pro, Premium por usuário e Premium por capacidade.

    A licença que o usuário vai escolher depende do local que o conteúdo pode ser armazenado, a forma que ele interage com os aplicativos e a necessidade do uso de determinados recursos. O local em que o conteúdo pode ser armazenado é determinado pelo tipo de licença da sua organização.

    Obs.: O serviço sempre fornece os mesmos recursos do que as licenças anteriores a que você possui, porém com mais permissões e recursos. Além disso, também é possível possuir mais de uma licença ao mesmo tempo.

    Como escolher a licença certa do Power BI sem comprometer sua gestão?

    Escolher entre o Power BI Free, Pro e Premium vai muito além de comparar preços ou funcionalidades. É entender o nível de maturidade analítica da sua empresa, o quanto os relatórios precisam ser compartilhados entre equipes e quais recursos são essenciais para o seu modelo de gestão. Tomar essa decisão com base apenas em custo pode levar a restrições técnicas, dificuldade de acesso a relatórios estratégicos e desperdício de tempo na operação.

    Conecte Power BI ao Project Online e tome decisões com mais segurança

    O Power BI se torna ainda mais estratégico quando conectado ao Project Online , transformando dados de cronogramas, entregas e desempenho em dashboards dinâmicos que ajudam o PMO a tomar decisões com base em evidências. Aqui na MLPro, apoiamos nossos clientes na construção de painéis personalizados que cruzam dados de diversas fontes com foco em previsibilidade, produtividade e resultado.

    Quais são os tipos de licença do Power BI?

    Em todos os tipos de licença , é preciso fazer um registro com uma conta corporativa ou estudante para começar a usufruir o Power BI. Sendo elas:

    1. Power BI Desktop (Gratuito)

    Um usuário com uma licença gratuita só pode usar o serviço do Power BI para se conectar a dados e criar relatórios e dashboards no Meu Workspace. Ou seja, não é possível compartilhar os seus relatórios com outras pessoas de forma privada e segura.

    Ela permite:

    • Publicar no Serviço (portal): É possível publicar as suas publicações feitas no Desktop nos serviços.
    • Taxa de atualização: Realiza até 8 atualizações automáticas dos seus relatórios por dia.
    • Publicar na web: Você consegue gerar um link público do seu relatório, que pode ser enviado para qualquer pessoa. Entretanto, quando publicado os dados acabam sendo expostos, pois qualquer pessoa que obtém o link consegue acessar.
    • Gráficos: Permite criar gráficos e visuais que representam os dados.
    • Conectar os dados: Permite conectar e importar dados de mais de 70 fontes locais e baseadas na nuvem.
    • Power BI Desktop e o Power Query Editor: Permite utilizar o Power BI local para conectar suas fontes, dados e transformá-los.
    • Relatórios e Dashboards: Permite a criação de relatórios e Dashboards interativos.

    Entretanto, essa licença acaba requisitando atualização por ser muito limitada. Pois ela não permite o compartilhamento de relatórios (apenas gerando um link na web, onde qualquer um pode acessar), não oferece aplicativos no workspace, incorporação de API, entre outros.

    2. Power BI Pro

    Possui todas as funcionalidades da licença gratuita, mas com algumas diferenças:

    • Aplicativos: Os aplicativos são onde as pessoas conseguem acessar seus relatórios. A licença Premium oferece mais aplicativos para caso tenha muitos usuários na empresa, simplificando o compartilhamento de relatórios com a biblioteca de aplicativos.
    • Publicar + workspaces: Além de publicar seus relatórios, é possível armazená-los e organizá-los em outros workspaces, que seriam as áreas de trabalho. Dessa forma, você consegue compartilhar seus relatórios de uma forma que não seja pública e exponha seus dados.
    • Compartilhamentos: Permite compartilhar e assinar relatórios e dashboards com usuários que possuam a licença Pro.
    • Acesso a Dataflows (Power Query Online): Você consegue captar base de dados no próprio serviço do Power BI, não necessariamente no Desktop mas sim na nuvem.
    • Integração: Permite integração com outros aplicativos como Teams, PowerApps, SharePoint, e com outras soluções Microsoft (Azure Data Services).
    • Taxa de atualização: Realiza até 8 atualizações automáticas dos seus relatórios por dia.

    O valor dessa licença mensal é de R$64,00 por usuário.

    3. Power BI Premium

    Existem dois tipos de Power BI Premium, sendo eles:

    Power BI Premium por usuário

    A licença do Premium por usuário permite que conteúdos gerados por usuários Premium só poderão ser compartilhados com outros usuários que também tenham uma licença Premium, a não ser que esse conteúdo seja especificamente colocado em um workspace hospedado em uma capacidade Premium.

    Ele oferece os mesmos recursos do que o Power BI Pro, porém possui 100TB de armazenamento por usuário (que no Pro são 10GB).

    Além disso, as diferenças dele para o Pro incluem:

    • Fluxos de dados (consulta direta, entidades vinculadas e computadas, mecanismo de computação aprimorado).
    • Acelera o acesso a insights com IA avançada (análise de texto, detecção de imagem, aprendizado de máquina automatizado).
    • Relatórios paginados (RDL).
    • Conectividade de leitura/gravação de ponto de extremidade XMLA.
    • Gerenciamento do ciclo de vida de aplicativos.
    • Realiza até 48 atualizações por dia.

    O valor dessa licença mensal é de R$128,00 por usuário.

    Power BI por capacidade

    A grande diferença dele para as outras licenças é que ele permite o consumo e compartilhamento de relatórios e dashboards sem a necessidade de uma licença por usuário.

    Outras diferenças:

    • Relatórios locais com o Power BI Report Server.
    • Gerenciamento de implantação em várias regiões.
    • BYOK (Bring your own key), ou seja, controle das chaves usadas na nuvem para manter seus dados seguros.
    • Disponibilidade do complemento de dimensionamento automático.

    O valor dessa licença mensal é de R$31.960,20 por capacidade.

    Para que você entenda melhor como o Power BI Premium atua e o seu diferencial, veja a tabela de comparação dos tipos de licença sem ser na capacidade Premium e na capacidade Premium:

    Tipo de licença Não na capacidade Premium Capacidade Premium
    Gratuito Use como uma área restrita pessoal, na qual você cria conteúdo para si mesmo e interage com esse conteúdo. A licença gratuita é uma ótima maneira de experimentar o serviço do Power BI. Você não pode consumir conteúdo de outra pessoa ou compartilhar seu conteúdo com outras pessoas. Interaja com conteúdo atribuído à capacidade Premium e compartilhado com você. Os usuários Gratuitos, Premium por usuário e Pro podem colaborar sem precisar que os usuários gratuitos tenham contas Pro. Colabore com usuários gratuitos, Premium por usuário e Pro, criando e compartilhando conteúdo.
    Pro Colabore com usuários Premium por usuário e Pro, criando e compartilhando conteúdo. Colabore com usuários gratuitos, Premium por usuário e Pro, criando e compartilhando conteúdo.

    Ou seja, um usuário com uma licença gratuita, por exemplo, só pode compartilhar conteúdo com outras pessoas e publicar conteúdo em outros workspaces, se estiver com a capacidade Premium. E, os usuários do Power BI Pro, por exemplo, podem distribuir conteúdo a usuários que não têm uma licença do Power BI Pro.

    Fale com quem entende de Power BI para projetos

    Precisa escolher a licença do Power BI mais adequada para o seu cenário e ainda garantir que os dados do seu PMO estejam bem representados? Fale com um especialista da MLPro e veja como nossos dashboards personalizados podem transformar sua tomada de decisão.

    Empresa orientada a projetos ou a produtos: qual diferença?

    Leandro Lima e Nathalia Souza
    15/05/2022
    Project for Office 365 vs Project Plan 3

    Cada organização se enquadra em uma categoria que a define de acordo com o que ela oferece aos seus clientes e como é fornecido. São as categorias: empresa baseada em produto ou empresa baseada em projeto.

    Uma empresa baseada em produto trata-se de uma organização que oferece determinado produto ou serviço, sendo a solução de um problema, como fornecer reparo de determinado produto, por exemplo.

    uma empresa baseada em projetos, são aquelas que criam uma solução baseada em um conjunto de produtos e a vende como um pacote de soluções. Esse tipo de organização geralmente enfrenta mais desafios e dificuldades por possuírem mais complexidade ou precisarem gerenciar mão de obra e obter mais recursos.

    Os desafios de uma empresa baseada em projetos

    Ao contrário das organizações baseadas em produtos e serviços, esse tipo de organização geralmente possuem um processo mais longo e com mais etapas. Logo, acabam enfrentando mais desafios, riscos e problemas. Sendo alguns deles:

    • Desenvolver escopo e orçamento: Identificar e desenvolver o escopo do projeto e realizar um orçamento/precificação dos serviços de forma justa e competitiva, baseado nos preços do mercado atual.
    • Dividir tarefas e alinhar a equipe: A forma em que o projeto é gerenciado e passado para a equipe responsável por cada etapa. Ou seja, dividir as tarefas e garantir que todos estejam alinhados e acompanhem o andamento do projeto.
    • Seguir o cronograma: Seguir o cronograma e cumprir com ele, de forma que todos estejam acompanhando e independente das interferências. Como por exemplo problemas com materiais, equipamentos, orçamentos, recursos, entre outros riscos.
    • Alinhar o time, projetos e recursos: Combinar os recursos certos com os projetos certos e organizar o time de forma que todos estejam cientes de todas as etapas do projeto. Assim, caso haja algum problema, a resolução será muito mais rápida e eficaz.
    • Preparação para possíveis riscos e alinhamento com o cliente: As mudanças do cliente dificultam a execução dos planos. Dessa forma, é preciso estar preparado para possíveis alterações e quais serão os próximos passos a partir dessa decisão (incluindo pagamentos).
    • Os principais desafios incluem:

      • Gerenciar as mudanças de escopo dos clientes
      • Controlar o progresso e o valor acumulado

    Quais as principais diferenças entre esses tipos de empresas?

    Cada uma delas possui pontos específicos, dependendo daquilo que a organização oferece e de como é o processo de venda até a entrega ao seu cliente.

    • Uma empresa trabalha com a venda de X produto (produtos).
    • Outra oferece serviços de reparo para X produtos (produtos & serviços).
    • Outra empresa constrói a infraestrutura onde serão utilizados X produtos (projetos).

    Ou seja, apesar das empresas ligadas ao mesmo produto possuírem o mesmo foco, elas atendem a necessidades diferentes. A compra de um produto ou serviço possui um processo até chegar ao cliente, já quando se trata de um projeto, o processo é muito mais longo, podendo levar meses ou até anos para ser entregue/concluído.

    • Exemplo: Softwares de computador.

    Neste caso, a empresa baseada em produtos vende um software predefinido, ou seja, um software específico que seja voltado para alguma área, setor ou tarefa. (Ex: Um software com foco em contabilidade, produtividade, colaboração, organização, planejamento, entre outros). Já uma empresa baseada em projetos irá trabalhar com o cliente e identificar suas necessidades e requisitos, a fim de criar/desenvolver um software personalizado voltado para uma organização específica.

    Portanto, cada uma delas oferece uma coisa e possuem suas características.

    Agora você já sabe a diferença entre esses dois tipos de empresa e em qual a sua se encaixa! Gostou do nosso artigo? Leia mais e acompanhe nosso blog.

    Project for Office (Plan E3) 365 vs Project Plan 3

    Leandro Lima e Nathalia Souza
    30/04/2022
    Project for Office 365 vs Project Plan 3

    O Project for Office (Plan E3) está incluso no Microsoft 365 E3, já o Project Plan 3 é comprado separadamente. São produtos que apesar de parecerem iguais, possuem grandes diferenças.

    Muitos se confundem ao não saber que uma licença apropriada do Project Plan é necessária para os usuários do Office 365 usarem o Project Online.

    O Project for Office (Plan E3) permite acesso a somente algumas funções no Project for the web, como visualizar cronogramas e atualizar as atividades alocadas, sem acesso ao Project Online.

    O Project Plan 3 é uma licença bem completa e dá acesso ao Project Online, Project for the Web e ainda permite usufruir do Microsoft Project Professional (Desktop) em seu PC.

    O Microsoft Project conta com tipos diferentes de planos. Logo, antes de assinar uma licença, é fundamental entender sua necessidade. Para utilizar o Project Online, as licenças disponíveis são o Project Online Essentials, Project Plan 1, Project Plan 3 ou Project Plan 5.

    O Project Plan 3 é a mais recomendada por oferecer uma boa relação a custo x benefício, permitir acesso ao Project Desktop e a integração ao ambiente online possibilitando a criação e gerenciamento dos projetos usufruindo de todos os robustos recursos do Project Professional combinados com a praticidade do Project Online.

    Com a Project Plan Essentials, é possível que os membros da equipe atribuídos às tarefas acompanhem o andamento das atividades e atualizações do portfólio. Esta é uma licença acessória e possui um custo muito menor. No entanto, sua aquisição depende de ao menos a aquisição de uma Plan 3 pela organização.

    Já o Project Plan 5, por mais que permita acesso a ferramenta de priorização de projetos, é uma licença com um custo bem maior que sua antecessora e recomendada para casos específicos.

    Obs.: Cada licença de assinatura permite até cinco instalações simultâneas do aplicativo da área de trabalho do Project Online.

    Concluindo, se a sua organização precisa integrar o Project Desktop ao Project Online, é necessário de pelo menos a licença do Project Plan 3. Ou melhor, uma licença apropriada do Project Plan é necessária para que seus usuários do Office 365 usem o Project para a web.

    Isso garantirá acesso ao ambiente corporativo e funções como por exemplo:

    • Exibição centralizada dos projetos
    • Compartilhar Projetos
    • Acessar informações de qualquer dispositivo
    • Visualizar relatórios
    • Acompanhamento de tarefas
    • Rápido acesso aos projetos
    • Atribuir recursos

    Tudo isso permitindo a inclusão e colaboração, além de o acompanhamento pelos stakeholders sem a obrigação de conhecimentos especializado na ferramenta.

    Revisado em: 25/05/2022.

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