Blog MLPro

Project Server 2021 e SharePoint Server 2021

Leandro Lima
30/09/2020
Planner vs Ferramentas Microsoft

Sim, teremos mais uma versão do Project Server. Na semana passada a Microsoft anunciou o lançamento das novas versões do Project Server, SharePoint Server, Exchange Server, Skype for Business Server, esta nova versão está prevista para o segundo semestre de 2021.

O que deve mudar é que os novos programas só estarão disponíveis através da compra de licença por assinatura, que dá direito a acesso a suporte, atualizações, segurança e patches.

Compartilharemos detalhes adicionais em torno dos nomes oficiais, preços e disponibilidade de todos esses produtos posteriormente.

Leia o post Exchange News and Announcements - Microsoft Ignite 2020 Edition publicado oficialmente pela Microsoft e veja mais informações sobre o que foi divulgado sobre esta nova versão.

Comparativo das ferramentas da Microsoft para gestão de projetos

Ricardo Sabino e Leandro Lima
15/09/2020
Planner vs Ferramentas Microsoft

Para gerenciar os projetos da sua empresa, os gerentes de projetos contam com diversas ferramentas disponíveis no mercado. Para definir qual ferramenta é a mais adequada para a sua necessidade, é necessário entender as principais características de cada uma delas para verificar se elas atendem a realidade de seus projetos. Mesmo a Microsoft tem diversas ferramentas, que são o Microsoft Planner, Microsoft Project for Web, Microsoft Project (desktop) e Microsoft Project Online.

Ler mais

<%@ Page Title="" Language="C#" MasterPageFile="~/Blog/PostMasterPage.master" AutoEventWireup="true" CodeFile="~/blog/post.aspx.cs" Inherits="_Post" %>

Project for the web vs Project Online

Ricardo Sabino e Leandro Lima
31/08/2020
Web vs Online

Com o lançamento do Project for the web, algumas empresas começaram a se questionar quanto a viabilidade de utilizarem apenas esta versão ao invés de utilizarem o Project Online.

Para esclarecer esta questão, neste artigo traremos mais informações sobre as duas versões do Project e suas respectivas características.

Quadro comparativo

Para facilitar a visualização das informações, criamos um quadro comparativo com as principais características de cada uma das versões:

Características Project for the web Project Online
Controle de edição do projeto Sim Sim
Controle de prazo do cronograma Sim Sim
Controle de tarefas Sim Sim
Controle de dependência de tarefas Sim Sim
Integração com o Power BI para geração de relatórios Sim Sim
Recursos de API para desenvolvedores Sim Sim
Controle de riscos e problemas Sim Sim
Gerenciamento de recursos* Sim Sim
Gerenciamento financeiro* Sim Sim
Permite migração de um cronograma local (arquivo .MPP) para ambiente corporativo Não Sim
Controle de cronogramas do Microsoft Project Professional Não Sim
Controle de GED completa para controle da documentação do projeto Não Sim
Site Sharepoint do Project Não Sim
Gerenciamento de projetos avançado (linhas de base, caminho crítico) Não Sim
Gerenciamento de programas e portfólio Não Sim

* Não é tão completo no Project for the web, porém há a possibilidade de fazer.


Project for the web

O Project for the web apresenta uma navegação mais amigável, intuitiva e atualmente é uma versão simplificada do Project Online, sendo que, futuramente poderá ser a versão principal do produto.

O Project for the web foi desenvolvido com base e principalmente para trabalhar com a arquitetura abaixo:

Arquitetura

Project Online

O Microsoft Project Online é uma solução mais completa para gerenciamento de portfólio e projetos das organizações. Ele permite o monitoramento do trabalho e custos dos projetos de forma remota, facilitando o acesso as informações dos relatórios do projeto.

As principais características do Project Online são:

Gerenciamento de recursos: No Project online, além da gestão de recursos de mão de obra (pool de recursos) também é possível controlar recursos materiais e custos.

Gerenciamento do Tempo: O Project Online permite a otimização do cronograma por agendamento com base nas informações do projeto, recursos ou custos.

Gerenciamento de custos: É possível realizar a gestão do orçamento por contabilização de recursos, por itens de custo ou controlar o orçamento em nível de projeto.

Facilidade de colaboração: Com o Project Online a equipe consegue colaborar com o projeto de forma prática e ágil através do PWA. Além disso, é possível utilizar as listas padrões do Sharepoint para criar e compartilhar os problemas ou riscos que possam ocorrer durante o projeto.

Customização de Relatórios: O Project Online permite a criação e customização de diversos relatórios. Para a personalização e customização dos relatórios, recomendamos a contratação de uma consultoria especializada para garantir a integridade dos dados.

Conclusão

O Project for the web ainda é considerado uma versão simplificada do Project Online, que permite apenas atualizações consideradas mais simples nos projetos. Apesar de funcional, ele possui restrições em relação a possibilidade de personalização e funcionalidades. Por conta da simplicidade do Project for the web, ele geralmente é utilizado para apresentações ou reuniões onde não há a necessidade de um detalhamento maior das informações do projeto.

O Project for the web não substitui o Project Online mas agrega novas funcionalidades ao ambiente de projetos da Microsoft.

Se a sua empresa necessita de uma ferramenta mais completa para a gestão de projetos, com possibilidade maior de configuração, personalização ou mesmo customização, a ferramenta mais adequada para atender a esta necessidade é o Project Online.

Para saber mais sobre o Project for the web, Project Online, conhecer mais sobre o PPM, ou como otimizar a gestão dos projetos de sua empresa, entre em contato conosco.

Fim do Suporte ao WorkFlow do SharePoint 2010 no SharePoint Online

Ricardo Sabino e Leandro Lima
15/08/2020
Fim do Suporte

A Microsoft anunciou que à partir do dia 01 de novembro de 2020 encerrará o atendimento de suporte para o workflow do SharePoint 2010, no SharePoint Online.

Abaixo temos maiores informações sobre o plano e prazos da Microsoft para o encerramento dessa atividade.

Além disso, temos alguns esclarecimentos sobre dúvidas referentes ao término deste suporte.

Prazos e Recomendações

De acordo com as informações da Microsoft, desde o dia 01 de agosto de 2020 o workflow do SharePoint já foi retirado para os Tenants que haviam sido criados há pouco tempo, sendo que à partir de 01 de novembro de 2020 a capacidade para rodar ou criar workflows para os Tenants já existentes será removida.

Update

Para manter a conectividade e funcionalidade dos workflows do Sharepoint 2010 que já estão em uso pela empresa, a Microsoft recomenda a migração para o Power Automate para que não haja impacto em qualquer processo de negócio que utilize o workflow.

O Power Automate foi desenvolvido pela Microsoft para conectar todos os serviços do Microsoft 365 e também para permitir a criação de workflows personalizados para sua empresa.

Como verificar a versão do workflow ?

Para verificar se a sua empresa utiliza o workflow do Sharepoint 2010, ou mesmo para planejar a migração para o Power Automate, a Microsoft recomenda a utilização de uma ferramenta chamada Scanner de Modernização do Sharepoint (SharePoint Modernization Scanner) para verificar a versão dos workflows utilizados no Tenant. Esta ferramenta irá gerar um relatório dos workflows utilizados no Sharepoint permitindo a análise dos seguintes dados:

  • Verificação do “legado” de workflows do SharePoint 2010 e SharePoint 2013;
  • Análise de sites e listas que utilizam os workflows.
  • Análise e pontuação do Power Automate.

Esta análise, tem como objetivo indicar se os workflows que foram detectados poderão ser atualizados com sucesso para o Workflow do Power Automate;

Com a utilização das informações do site e do relatório de workflows, os administradores do Tenant poderão comunicar aos usuários, elaborar um plano de migração para terem o mínimo de impacto ou interrupção nos processos de negócios.

E como fica o suporte para o Workflow do SharePoint 2013?

No caso dos workflows do SharePoint 2013, o suporte da Microsoft será mantido, porém sem priorização nos atendimentos. Neste caso, mesmo contando com o suporte da Microsoft, é recomendado que também seja feita a migração para o Power Automate. Caso a empresa tenha interesse em mudar para outra solução que não seja o Power Automate, a Microsoft permite, desde que a solução tenha suporte e seja do Programa de parceiros de aplicativos empresariais do Microsoft 365 (Microsoft 365 Business Apps Partner Program).

Os workflows do SharePoint 2013 serão desativados por padrão para os novos Tenants à partir de novembro de 2020.

A Microsoft irá fornecer um script em PowerShell para permitir que as empresas ativem no Tenant o workflow baseado no Sharepoint 2013.

E como ficam as licenças para uso do Power Automate ?

Não será necessário a aquisição de novas licenças, pois todas as licenças do Microsoft 365 já incluem o uso do Power Plataform para personalização e utilização dos aplicativos do Microsoft 365 incluindo o Power Automate e Power Apps.

E como fica o suporte para o workflow do SharePoint Server 2010 e SharePoint Server 2013 ?

Os workflows baseados no SharePoint Server 2010 e SharePoint Server 2013 continuarão a ter suporte da Microsoft para SharePoint On premise 2016 e do SharePoint Server 2019 até o ano de 2026.

Haverá alguma alteração para o SharePoint Designer 2013 ?

A criação dos workflows do SharePoint 2010 com o SharePoint Online usando o SharePoint Designer 2013 será desativada para qualquer Tenant à partir de novembro de 2020. O SharePoint Designer 2013 funcionará com o SharePoint Server 2019 até o restante do ciclo de suporte da empresa no máximo até o ano de 2026. Após esta data o SharePoint Designer 2013 não terá mais suporte da Microsoft.

Para maiores informações sobre o fim do suporte ao workFlow do SharePoint 2010 ou conhecer mais sobre o PPM, Microsoft Project Online ou como otimizar a gestão dos projetos de sua empresa, entre em contato conosco.

Referência:

Qual é o melhor PPM para a sua empresa?

Ricardo Sabino e Leandro Lima
31/07/2020

Para que a sua empresa possa planejar, gerenciar, administrar, priorizar e ter uma visão geral dos projetos e programas, é fundamental implementar uma solução PPM (Project and Portfolio Management).

Neste artigo, não faremos um comparativo entre as principais ferramentas do mercado, mas abordaremos os principais pontos que a sua empresa deve levar em consideração para a escolha do melhor PPM disponível no mercado.

Cinco pontos para serem considerados:

Sabemos que para a administração efetiva do portfólio de projetos de sua organização, a escolha da ferramenta de PPM deve atender as necessidades atuais e preferencialmente atender a demandas futuras da empresa.

  • Facilidade de navegação: A ferramenta deve ser fácil e simples de ser manuseada para que as informações possam ser acessadas de forma rápida e sem complicações, facilitando a navegação do usuário.
  • Praticidade: Os dados devem estar disponíveis de forma prática, facilitando a visualização das informações e análise dos dados.
  • Possibilidade de customizações / integrações: Muitas vezes é preciso customizar ou integrar os dados para que o PPM traga informações que não estão disponíveis na ferramenta nativa. O PPM deve permitir customizações com sistemas legados ou integrações com outros sistemas utilizados pela empresa.
  • Investimento: Apesar do valor agregado que uma solução PPM possibilita para a empresa, deve-se avaliar o valor do investimento para a aquisição do PPM. Nem sempre o software mais caro será o melhor ou o mais adequado para a sua necessidade.
  • Confiabilidade e Suporte Técnico: Confiança é uma palavra chave quando falamos na aquisição do PPM. Contar com o suporte de uma empresa reconhecida pode fazer toda a diferença para que você obtenha sucesso ao escolher o melhor PPM para a sua organização.

Sabemos que, dependendo do ramo de atividade ou características dos projetos, existem outros itens que a sua empresa terá que avaliar, mas basicamente considerando os itens acima a sua empresa poderá analisar e escolher a melhor solução PPM de acordo com a sua necessidade.

Características e Funcionalidades do PPM

Além disso, para ajudar em sua decisão, recomendamos que o software de sua escolha contemple as seguintes características e funcionalidades:

  • Visualização do portfólio de projetos;
  • Análise da capacidade de recursos;
  • Visualização de informações financeiras dos projetos;
  • Visualização da quantidade de horas / trabalho a ser executado;
  • Visualização do status das tarefas do projeto;

A MLPro é especialista em soluções PPM sendo certificada com a competência GOLD Partner Microsoft, possuindo o nível mais alto de associação de competências que uma empresa pode obter dentro do programa de parcerias da Microsoft. Isto garante um nível mais elevado de confiança, credibilidade e segurança para a sua empresa.

A MLPro atua nas etapas de implementação do PPM, Project Server, SharePoint e Project Online, nos processos de:

  • Instalação e Parametrização;
  • Consultoria;
  • Treinamentos;
  • Customização e Integração;
  • Suporte Técnico e Melhorias;

Com a implementação do PPM, você terá uma visão geral de todos os projetos, facilitando e otimizando a gestão dos projetos estratégicos de sua empresa.

Para atender a esta necessidade, a MLPro desenvolve relatórios de Dashboard de Portfólio para que a sua empresa tenha acesso as informações de maneira prática e ágil facilitando a análise dos dados para as tomadas de decisões.

o-que-e-ppm(2)

Para saber mais sobre a implementação do PPM, Microsoft Project Online ou como otimizar a gestão dos projetos da sua empresa, entre em contato conosco.

O que é PPM ?

Ricardo Sabino e Leandro Lima
15/07/2020

Apesar do conceito e benefícios do gerenciamento de projetos já estarem amplamente difundidos nas empresas, algumas pessoas ainda misturam e confundem os conceitos de gerenciamento de projetos e gerenciamento de portfólio de projetos.

Para esclarecer eventuais dúvidas, neste artigo traremos as definições e características de cada um dos tipos de gerenciamentos citados acima.

O que significa a sigla PPM ?

O PPM é a sigla para Project and Portfólio Management, ou seja, gerenciamento de Projetos e Portfólio.

O PPM é um conjunto de projetos, programas e operações gerenciadas em grupo para alcançar objetivos estratégicos para gerar uma visão consolidada dos projetos.

Quando falamos de um único projeto, podemos considerar que não há grande dificuldade para analisar as informações dos indicadores do projeto, mas e quando temos muitos projetos sendo executados simultaneamente?

Neste caso, o nível de complexidade para realizar a gestão dos indicadores aumenta pois estamos falando de um conjunto de projetos com diversos indicadores. Para facilitar a gestão das informações dos projetos , surgiu o conceito de PPM.

Podemos ter diversos projetos sendo executados em paralelo, sendo que todos eles estão relacionados com o mesmo objetivo estratégico da empresa.

Quando falamos de PPM, podemos considerar que estamos com a atenção principal voltada para atender a necessidade da organização a longo prazo, e com isso, conseguimos selecionar e implementar os projetos que estejam mais alinhados com o objetivo estratégico da empresa.

Existem definições diferentes para o PPM sendo que podemos citar:

  • sistema centralizado para gerenciamento de projetos;
  • processo de agendamento, priorização e orçamento de múltiplos projetos;
  • ponte entre estratégia e implementação;
  • forma de analisar e identificar o retorno financeiro dos projetos;
  • sistema para melhorar a gestão das informações dos projetos;
  • ferramenta para melhorar a competitividade da empresa, permitindo transformar objetivos estratégicos em projetos;

Podemos considerar como atividades da gestão de portfólio de projetos:

  • Administrar os recursos;
  • Selecionar e priorizar projetos;
  • Supervisionar projetos;
  • Antecipar tendências;
  • Comunicar os resultados às partes interessadas;
  • Fazer intervenções/correções em projetos;

Por quê implementar o PPM?

A utilização de um sistema centralizado e visualização de todos os projetos da empresa, permitirá que os responsáveis organizem, implementem e priorizem os projetos de acordo com os objetivos estratégicos da empresa.

Além disso, talvez a sua empresa esteja passando ou passou por uma das situações listadas abaixo:

  • Houve um aumento na quantidade de projetos e eles precisam ser analisados e priorizados.
  • Evolução na gestão dos projetos para evitar que os erros cometidos no passado voltem a acontecer.
  • Melhorar e facilitar a visão geral dos projetos para que os diretores possam tomar melhores decisões.
  • Superalocação dos gerentes de projetos;
  • Necessidade de melhorar a gestão financeira dos projetos;

Com a implementação do PPM,você terá uma visão geral de todos os projetos, facilitando e otimizando a gestão dos projetos estratégicos de sua empresa.

Para atender a esta necessidade, a MLPro desenvolve relatórios de Dashboard de Portfólio para que a sua empresa tenha acesso as informações de maneira prática e ágil facilitando a análise dos dados para as tomadas de decisões.

o-que-e-ppm(2)

Entendendo o Gerenciamento de Projetos

O gerenciamento de projetos pode ser definido como o planejamento, organização, direção e controle dos recursos organizacionais num dado empreendimento, levando-se em conta o tempo, custo e desempenho estimados.

o-que-e-ppm(1)

Através da gestão dos projetos, busca-se garantir que as tarefas sejam executadas de acordo com o planejamento inicial. No caso de eventuais desvios, o gerenciamento de projetos permite que as ações corretivas sejam tomadas para que estes desvios não comprometam o projeto.

A gestão dos projetos basicamente está relacionada ao cotidiano dos projetos, ou seja, com a execução das tarefas, alocação de recursos e trabalho realizado.

Definindo o que são projetos

De acordo com o PMBOK, projeto “é um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo”.

Os projetos são divididos em fases, sendo que cada fase contém os grupos de processos abaixo:

  • Iniciação;
  • Planejamento;
  • Execução;
  • Monitoramento e Controle;
  • Encerramento;

Vale ressaltar que em cada uma das fases do projeto, existem processos de gerenciamento de projetos que possuem uma função específica e a execução desses processos podem garantir o sucesso na implementação dos projetos

Dentro dos projetos, teremos basicamente as datas de início e conclusão das tarefas, o trabalho a ser realizado e os recursos responsáveis pela execução das atividades.

Para saber mais sobre a implementação do PPM, Microsoft Project Online ou como otimizar a gestão dos projetos de sua empresa, entre em contato conosco.

Dashboard de Projetos utilizando Power BI

Ricardo Sabino e Leandro Lima
30/06/2020

Sabemos que em uma empresa, as informações dos projetos são direcionadas para diversos níveis hierárquicos e, cada um deles, existe uma necessidade específica em relação a informação que deverá ser transmitida.

Neste artigo, traremos um resumo sobre o Dashboard de Projetos, desenvolvido com Microsoft Power BI, suas respectivas características e os benefícios de sua utilização.

Ler mais

Microsoft Power BI e a Gestão de Projetos

Ricardo Sabino e Leandro Lima
15/06/2020
gerenciando projetos com power bi(0)

Quando pensamos em gestão de múltiplos projetos, ter acesso a informação de forma rápida, prática e dinâmica pode fazer toda diferença para identificar desvios e principalmente tomar ações corretivas para ajustar a “rota” dos projetos, direcionando-os de acordo com o que foi planejado.

Para isto, é fundamental que o gerente de projetos tenha acesso a uma ferramenta ágil que permita a análise dos dados de seus projetos.

Existem inúmeros indicadores relevantes para a gestão dos projetos de sua empresa, e neste artigo, traremos dois gráficos que facilitarão a análise das informações de seus projetos.

Projetos por Prioridade

Podemos considerar que os recursos dentro do projeto podem ser recursos humanos, materiais ou até mesmo recursos financeiros.

Como sabermos, os recursos nem sempre são suficientes e para uma gestão eficiente dos projetos é necessário planejar a alocação dos recursos de acordo com a prioridade que eles devem ser executados.

microsoft-power-bi-e-a-gestao-de-projetos(1)

Existem algumas maneiras de classificar os projetos, sendo que uma delas é classificá-los de acordo com as suas prioridades.

Em uma organização que possua uma quantidade grande de projetos, esta classificação aliadada a análise quantitativa de projetos facilitará a visualização das informações e o processo de tomada de decisões.

microsoft-power-bi-e-a-gestao-de-projetos(2)

Projetos por Departamento

Podemos ter diversos projetos sendo executados simultaneamente, sendo que para garantir a saúde financeira do projeto, é importante que seja feita uma análise para verificar onde os projetos estão distribuídos dentro da empresa e assim controlar se estão dentro do orçamento de cada área.

microsoft-power-bi-e-a-gestao-de-projetos(3)

Para isso, o gráfico ao lado exibe a distribuição dos projetos por departamentos, facilitando assim a visualização das informações para possibilitar um controle mais eficiente do orçamento do centro de custos de cada área.

Com a fácil visualização dessas informações, os responsáveis podem ter uma visão geral do mapa de projetos da empresa facilitando e melhorando a gestão do portfólio de projetos.

microsoft-power-bi-e-a-gestao-de-projetos(4)

Este relatório permite a visualização dos Projetos por departamento utilizando os seguintes filtros de pesquisa:

  • Nome do Projeto;
  • Status do Projeto;
  • Departamento do Projeto;
  • Fase do Projeto;
  • Categoria do Projeto;
  • Priorização;

Para saber mais sobre o Microsoft Power BI, Microsoft Project Online ou como otimizar a gestão dos projetos de sua empresa, entre em contato conosco.

Gerenciando Projetos com Microsoft Power BI

Ricardo Sabino e Leandro Lima
30/05/2020
gerenciando projetos com power bi(0)

Quando falamos em gestão de projetos, temos uma infinidade de informações que precisam ser analisadas para que os gestores tenham condições de tomar as melhores decisões durante o projeto.

Porém, com o volume de informações que temos acesso atualmente, cada vez mais precisamos ter uma forma ágil para analisar estas informações e avaliar os impactos delas na gestão de nossos projetos.

Neste artigo, vamos apresentar algumas características do relatório de Dashboard de Portfólio desenvolvido em Power BI pela MLPro e os principais benefícios de sua utilização na gestão dos projetos de sua empresa.

Antes de falarmos sobre a gestão de Projetos com Power BI e do relatório de dashboard de portfólio, vamos iniciar comentando sobre o Microsoft Project Online.

Microsoft Project Online

O Microsoft Project permite a gestão completa dos projetos de sua empresa através do planejamento do cronograma, controle de tarefas, alocação, análise de capacidade de recursos, controle de linhas de base do projeto e geração de relatórios “nativos” do Project.

gerenciando projetos com power bi(3)

Por mais que os relatórios nativos do Project permitam algumas parametrizações, dependendo das características de seus projetos, talvez a sua empresa tenha a necessidade de informações personalizadas e customizadas.

Para suprir esta necessidade, a Microsoft recomenda a utilização do Microsoft Power BI que permite uma avaliação mais refinada das informações de seus projetos.

O que é o Microsoft Power BI?

O Power BI é uma ferramenta de Business Inteligence desenvolvida pela Microsoft que possibilita a criação de dashboards e relatórios dinâmicos permitindo a análise de forma simples e intuitiva para melhorar o processo de análise e tomada de decisões.

Com a utilização do Power BI, é possível realizar uma análise dos dados do projeto, permitindo a visualização completa de seus indicadores e com isso ter uma análise de 360 graus de seus projetos.

Controlando o Portfólio de Projetos com Power BI

Para facilitar a visualização das informações do portfólio de projetos da empresa, a MLPro desenvolveu um relatório em Power BI que permite uma gestão mais efetiva dos projetos de sua empresa.

gerenciando projetos com power bi(5)

Neste relatório, é possível filtrar os projetos por departamento, gerente de projetos, tipo de projeto e data de término do projeto.

Além destes filtros, o relatório da MLPro permite a visualização dos seguintes gráficos:

Ao analisarmos o gráfico de Portfólio por Status temos a possibilidade de acompanharmos o status de cada projeto de acordo com a sua respectiva fase de execução. gerenciando projetos com power bi(4)

Com a visualização destas informações, o gerente de projetos tem condições de acompanhar de forma prática e ágil a situação dos projetos da empresa e assim tomar ações corretivas caso seja necessário.

Este relatório exibe a situação do Portfólio por Status utilização dos seguintes filtros de pesquisa:

  • Nome do Projeto;
  • Departamento do Projetos;
  • Fase do Projeto;
  • Departamento do projeto;
  • Priorização;

Além destes filtros, você pode acompanhar o Status de cada projeto, qual o percentual previsto, percentual concluído de cada projeto, data de início, data de término e o proprietário do projeto.

Os gráficos trazem as informações de todos os projetos mas, caso o gerente de projetos queira verificar qual é o projeto de uma fase específica basta clicar na no gráfico de acordo com o status desejado e apenas estes projetos serão exibidos.

Com o acesso fácil e rápido a essas informações, é possível analisar a situação de cada projeto de sua empresa e acionar o responsável para tomar ações corretivas, caso seja necessário.

Para saber mais sobre o Microsoft Power BI, Microsoft Project Online ou como otimizar a gestão dos projetos de sua empresa, entre em contato conosco.

Comparando Microsoft Planner e Microsoft Project Online

Ricardo Sabino e Leandro Lima
15/05/2020

Escolher entre o Microsoft Planner e o Project Online vai muito além de comparar telas e funcionalidades. A decisão impacta diretamente como o seu PMO organiza tarefas, acompanha cronogramas e garante entregas. Usar a ferramenta errada ou sem planejamento pode gerar atrasos, retrabalho e perda de visibilidade sobre os projetos, prejudicando custos e previsibilidade.

Por isso, antes de definir qual solução adotar, é importante entender o nível de maturidade da sua gestão de projetos e quais recursos são essenciais para evitar falhas no acompanhamento e na execução.

Neste artigo, daremos continuidade no comparativo entre o Microsoft Planner e o Microsoft Projet Online abordando outras características que não foram mencionadas anteriormente.

Gerenciamento das Informações do Projeto

Primeiramente, vamos comparar as duas ferramentas em relação ao gerenciamento das informações em nível de projeto.

Gerenciamento de Informações em Nível de Projeto Planner Project Online
Listar Projetos para toda organização
Visão de Portfólio com indicadores
Suporte para projetos mestre / Subprojetos
Lista de projetos compatíveis com dispositivos móveis (App Externo)
Criação de visões customizadas, grupos e filtros
Permissão para criação de campos de projetos personalizados
Controle de quem pode visualizar os projetos
Permite subir e associar documentos com projetos
Controle de quem tem permissão para editar projetos
Posts de discussão em nível de projeto (No site de Projeto)

Como verificamos no quadro acima, o Microsoft Planner apresenta uma limitação maior em relação aos permissionamentos, criação de visões personalizadas, grupos e visão de Portfólio.

No caso do Microsoft Project Online , existe um controle mais efetivo do projeto pois além de ser mais completo ainda permite a criação de visões customizadas, grupos, filtros e criação de campos personalizados.

Se você deseja realizar uma gestão eficiente dos projetos de sua empresa, ter essas possibilidades de customizações podem ser fundamentais para o sucesso de seus projetos.

Gerenciamento de Tarefas do Projeto

O próximo item que avaliamos está relacionado ao gerenciamento de tarefas. No quadro abaixo, podemos perceber a diferença entre as duas ferramentas e algumas de suas características:

Gerenciamento de Tarefas Planner Project Online
Permite visualização de tarefas entre projetos (Com App Externo)
Permite visualização gráfica de tarefas em nível de projeto Exibição de quadro gráfico WBS + Formato Gantt
Permite visão resumo das “minhas tarefas” de todos os projetos
Permite atribuição de uma única tarefa para várias pessoas
Permite associação de valores relacionados a esforços e custos
Permite post de discussão em nível de tarefa
Permite associação de arquivos em tarefas individuais
Permite calcular a data de finalização baseada nas predecessoras
Permite Gerenciamento de riscos, problemas e “entregáveis” Sem suporte nativo (apenas via customização do Office 365)
Permite apontamento de entradas e quadro de horas

Recursos Adicionais

Para finalizar, temos o quadro que chamamos de recursos adicionais.

Recursos Adicionais Planner Project Online
Possui API
Interface com usuário pode ser customizada Em breve de acordo com a Microsoft
Possui aplicativo móvel (Terceiros)

Quando escolher cada um?

O Microsoft Planner é indicado para equipes que buscam agilidade e simplicidade na organização das tarefas do dia a dia. Ele funciona muito bem em times que precisam visualizar atividades em quadros (Kanban), colaborar rapidamente e priorizar entregas curtas.

Já o Project Online atende empresas que precisam de planejamento detalhado, controle de cronogramas complexos, alocação de recursos e relatórios avançados para o PMO. Ele é ideal quando a gestão precisa de previsibilidade e governança sobre múltiplos projetos.

Quando faz sentido usar ambos?

Muitas empresas combinam as duas soluções para aproveitar o melhor de cada ferramenta. O Planner oferece agilidade para o time operacional, enquanto o Project Online garante planejamento estratégico e visibilidade para gestores e PMOs.

Essa integração permite que tarefas do Planner sejam vinculadas ao Project Online, mantendo a comunicação entre equipes e o controle centralizado para a alta gestão.

Planner ou Project Online: qual caminho faz mais sentido para sua empresa?

Para ajudá-lo a decidir qual ferramenta escolher, recomendamos que você responda aos questionamentos abaixo:

  • Ter informações personalizadas (campos) calculados através de fórmulas te ajudarão em seus projetos?
  • Você precisa ter o controle de linhas de base do projeto?
  • Você ou sua organização precisam monitorar o planejamento de recursos e capacidades usando um pool de recursos corporativos ou vendo a alocação geral em vários projetos? ;
  • Você precisa registrar e controlar as horas / dias gastos nas tarefas de seus projetos?
  • Você precisa controlar as atividades predecessoras e sucessoras de seu projeto?
  • Você precisa acompanhar o andamento de seus projetos com visualizações e relatórios?

Se você respondeu sim a alguma dessas perguntas, recomendamos a utilização do Microsoft Project Online pois a características dos projetos de sua empresa exigirão um nível de controle mais completo e neste caso, o Microsoft Planner pode não atender às suas necessidades.

Erros comuns ao migrar do Planner para o Project sem planejamento

Um erro frequente é tentar migrar projetos do Planner para o Project Online sem revisar cronogramas, recursos e dependências. Isso pode gerar informações inconsistentes, tarefas duplicadas e datas incorretas.

Antes de migrar, faça uma análise de maturidade da sua gestão de projetos e prepare a equipe para a mudança, garantindo que os dados estejam organizados e que o fluxo de trabalho faça sentido nas duas ferramentas.

Com base nas informações que trouxemos neste artigo, esperamos que você tenha dados suficientes para analisar qual é a ferramenta mais adequada para a sua empresa.

Transforme sua gestão de projetos com a escolha certa

Escolher entre o Planner e o Project Online (ou mesmo integrar os dois) depende de como sua empresa gerencia projetos hoje e do nível de controle que você precisa alcançar.

Se você quer implementar a solução certa, evitar erros e ganhar visibilidade real sobre seus projetos, fale com a MLPro.

Para saber mais sobre o Microsoft Planner, Microsoft Project Online ou como otimizar a gestão dos projetos de sua empresa, entre em contato conosco e saiba mais sobre os benefícios da implantação de soluções PPM.

Microsoft Planner vs Microsoft Project Online

Ricardo Sabino e Leandro Lima
30/04/2020

Com a constante evolução das tecnologias e ferramenta de trabalho, cada vez mais é preciso estarmos atentos com as ferramentas disponíveis para facilitar o nosso dia a dia. Quando falamos em gerenciamento de projetos esta situação também se aplica, pois as empresas precisam constantemente acompanhar as ferramentas existentes e comparar se atendem as suas necessidades.

Neste artigo, faremos um comparativo entre as funcionalidades do Microsoft Planner e o Microsoft Project Online que são ferramentas utilizadas pelas empresas para controlar os seus projetos.

O que é o Microsoft Planner

Primeiramente, vamos falar sobre o Microsoft Planner que é uma ferramenta com interface simples e intuitiva utilizada para organização, planejamento e estruturação de projetos. Ele é utilizado para gerenciamento das tarefas e trabalho da equipe. Por ser mais simples, ele não possui recursos para personalização.

O Planner permite a criação de planos de serviços, delegar tarefas e compartilhamento de arquivos, sendo que estas atividades são controladas via notificação por e-mail.

planner vs project online(1)

Além disso, o Microsoft Planner possui gráficos circulares que representam o status das tarefas, além de gráficos para acompanhamento da quantidade de tarefas e visualização das prioridades.

planner vs project online(2)

O que é o Microsoft Project Online

O Project Online é mais indicado para gerenciamento de projetos ou portfólio de projetos da empresa, pois possui muito mais recursos do que o Planner. Geralmente, o Project Online é utilizado por empresas que possuem um nível mais elevado em gerenciamento de projetos onde a cultura de gestão já está amplamente incorporada na empresa.

Ele possui muito mais recursos e possibilidade de personalizações, permitindo que a gestão dos projetos via Microsoft Project Online seja muito mais completa e efetiva.

Comparando as duas ferramentas

Agora que já apresentamos as duas ferramentas, podemos compará-las para que vocês possam analisar as principais diferenças.

Este comparativo das duas ferramentas foi realizado levando em consideração:

  • Custos;
  • Visualização do Portfólio;
  • Estrutura;
  • Detalhes do Projeto;
  • Detalhes das Tarefas;
  • Site Colaborativo;

Para facilitar a visualização das informações, elaboramos o quadro abaixo:

planner vs project online(3)

Concluindo

Como vocês puderam perceber, cada uma das ferramentas possui características e particularidades e não podemos afirmar qual é a mais indicada para a sua empresa, pois essa escolha depende de outros fatores como momento atual da empresa, maturidade em gestão de projetos, grau de complexidade dos projetos entre outros.

Para algumas pessoas, o Microsoft Planner possui uma interface mais amigável mas não tem recursos fundamentais para um controle efetivo dos projetos.

Já o Project Online, é considerado mais completo com diversas possibilidades de parametrizações, permitindo uma série de customizações que recomendamos que sejam realizadas por uma consultoria especializada.

Para saber mais sobre o Planner, possibilidades de customizaçãoes do Project Online ou soluções PPM entre em contato conosco.

Gestão de atividades com o uso do Quadro de Tarefas

Ricardo Sabino e Leandro Lima
15/04/2020

Na publicação anterior apresentamos as funcionalidades do quadro de horas e seus principais benefícios tanto para os colaboradores da empresa quanto para os gestores.

Neste artigo traremos uma nova funcionalidade chamada quadro de tarefas e abordaremos suas principais características e benefícios para facilitar a gestão das atividades do colaborador.

O que é o Quadro de Tarefas?

O quadro de Tarefas é uma funcionalidade do PPM que tem como objetivo permitir a visualização simplificada das tarefas do colaborador.

quadro de tarefas(1)

Com a sua utilização o colaborador terá maior facilidade para identificar as tarefas onde precisará atuar nos projetos e desta forma pode planejar de maneira mais eficiente o seu trabalho, melhorando a gestão de suas atividades.

Como utilizar o quadro de tarefas ?

Com o quadro de tarefas, o colaborador pode configurar filtros, para que se possa enxergar de forma mais ampla todo o trabalho, conforme descrito abaixo:

  • Todas as tarefas Incompletas;
  • Tarefas Vencidas;
  • Atribuídas Recentemente;
  • Tarefas Concluídas;

Estas visualizações permitirão que o colaborador tenha controle de todas as tarefas que forem atribuídas para ele nos projetos permitindo que todas as atividades dos projetos sejam acompanhadas ou realizadas dentro dos prazos estabelecidos.

Além disso, é possível permitir o agrupamento das tarefas também por projeto, status ou grupos personalizados onde o colaborador pode utilizar um filtro por campos de grupos, e assim poderá escolher a melhor forma de visualizar as informações.

quadro de tarefas(2) quadro de tarefas(3) quadro de tarefas(4)

Além das opções de visualizações acima, o colaborador pode alterar o layout de exibição, escolhendo entre Gráfico de Gantt, Dados Divididos em Fases e Folha:

quadro de tarefas(5)

O colaborador também pode alterar as unidades de exibição de acordo com a sua preferência, alterando a duração, trabalho e formatação de data que será exibida.

quadro de tarefas(6)

Após a verificação dos apontamentos, o colaborador deverá encaminhar os status para aprovação do gerente.

quadro de tarefas(7)

A utilização do quadro de tarefas, permite melhor visualização das horas consumidas nos projetos e facilita o trabalho de acompanhamento das atividades para os gestores das áreas.

Entre em contato conosco, saiba mais sobre a utilização do quadro de tarefas e como ele pode facilitar a gestão das tarefas de sua empresa.

Gestão de atividades com o uso do Quadro de Horas

Ricardo Sabino e Leandro Lima
31/03/2020

Em tempos de atividades realizadas remotamente, cada vez mais as empresas precisam encontrar maneiras para gerenciar as atividades que são realizadas por suas equipes de trabalho. Por outro lado, a execução do trabalho remoto, para os funcionários, pode gerar melhor qualidade de vida permitindo maior facilidade para apontar as atividades realizadas.

Uma forma de realizar este controle em grande escala, e que já está sendo utilizada por muitas empresas, é a utilização do quadro de horas.

Neste artigo, apresentaremos as funcionalidades do quadro de horas, seus principais benefícios e em como ele pode te ajudar a trabalhar melhor.

Como funciona o Quadro de Horas ?

O quadro de horas é uma ferramenta nativa do Project Online, que tem como objetivo permitir o apontamento das horas trabalhadas pelos profissionais e respectivas aprovações por parte de seus gestores.

Inicialmente, é preciso nomear um gerente de quadro de horas que será o responsável pela aprovação do quadro de horas que será enviado por cada colaborador da empresa.

O Profissional irá apontar as horas trabalhadas normalmente no Project, informando o trabalho que já foi realizado.

Após o apontamento, o colaborador deve fazer a publicação do projeto para que as alterações também sejam publicadas no PWA. Em seguida, ele deverá submeter o quadro de horas para aprovação.

Para verificar se o quadro foi criado corretamente, basta acessar o PWA e clicar no link Gerenciar quadro de horas. Será exibida a tela com todos os quadros de horas que foram apontados nas semanas anteriores, onde o colaborador pode verificar o período, total de horas e o status do quadro:

quadro de horas(1)

Neste exemplo, selecionamos o quadro da semana do dia 15.03 à 21.03 e podemos verificar o apontamento das horas e suas respectivas atividades:

quadro de horas(2)

O profissional deve consultar para verificar se as horas apontadas estão corretas. Caso estejam corretas, o colaborador deverá selecionar a opção para “Entregar o Quadro de Horários Final”:

quadro de horas(3)

E quais os benefícios ao utilizar o Quadro de Horas ?

Existem inúmeros benefícios que podemos listar, tanto para o gestor responsável pelo acompanhamento das atividades quanto para os profissionais responsáveis pela execução das atividades.

Primeiramente, vamos abordar os principais benefícios para o colaborador:

  • Maior facilidade para controle das atividades a serem executadas;
  • Apoio para gestão de tempo e controle de atividades;
  • Melhor organização e planejamento de atividades;

Podemos considerar que com os benefícios citados acima, o colaborar terá condições de planejar melhor a execução das atividades previstas nos projetos que irá atuar.

Por outro lado, podemos citar também alguns benefícios para os gestores e responsáveis das áreas:

  • Controle e acompanhamento das atividades executadas pelos funcionários;
  • Melhor visualização da disponibilidade de recursos;
  • Maior eficiência para gestão das horas utilizadas nos projetos;
  • Análise do desvio de horas previstas no projeto;
  • Melhoria no planejamento do projeto;

A utilização do quadro de horas, permite melhor visualização das horas consumidas nos projetos e facilita o trabalho de acompanhamento das atividades para os gestores das áreas.

Entre em contato conosco, saiba mais sobre a utilização do quadro de horas e como ele pode colaborar com a gestão dos projetos de sua empresa.

Análise de Capacidade de Recursos

Ricardo Sabino e Leandro Lima
18/03/2020

De acordo com o PMBOK, recomenda-se que o gerente de projetos realize a gestão das 10 áreas de conhecimento para aumentar a possibilidade de sucesso ao gerenciar os projetos da empresa.

A gestão de recursos humanos é considerada por muitos profissionais como uma das mais complexas, pois além de tratar das características individuais das pessoas, aborda também a alocação dos recursos no projeto.

Em algumas situações, o gerente de projetos precisa verificar a disponibilidade de um recurso para alocação em alguma atividade dentro do projeto. Porém, muitas vezes ele não tem certeza se o profissional está ou não disponível para atender esta demanda.

Muitas vezes o gerente de projetos se depara com uma situação onde precisa verificar a disponibilidade de um recurso para alocação em alguma atividade dentro do projeto. Porém, muitas vezes ele não tem certeza se o profissional está ou não disponível para executar determinada atividade.

Neste artigo, apresentaremos um relatório que permite a análise de capacidade de recursos para solucionar o problema descrito acima.

No meio do projeto surge um imprevisto

Imaginem uma situação onde o gerente de projetos precisa realocar os integrantes de sua equipe, porém não tem certeza sobre a disponibilidade ou não de alguns profissionais. Para que o projeto possa ser entregue no prazo, a equipe precisa realizar as atividades no prazo previsto.

Tudo estava caminhando conforme planejado, mas houve um imprevisto com um dos recursos e algumas atividades precisarão ser realizadas por outros profissionais.

E agora, como realocar as atividades do projeto garantindo que os profissionais irão executá-las não fiquem super alocados?

Antes de responder a este questionamento, vamos apresentar as funcionalidades do relatório de análise de capacidade de recursos que foi desenvolvido pela MLPro.

O que é o relatório de análise de capacidade de recursos?

O relatório de análise de capacidade de recursos é um relatório desenvolvido pela MLPro para facilitar a visualização das informações sobre a alocação, disponibilidade ou mesmo indisponibilidade dos recursos do projeto.

relatório da capacidade de recursos(1)

Este relatório exibe as informações da capacidade mensal de alocação dos recursos versus qual é a alocação dos recursos dentro de determinado mês. Com estas informações, o gerente de projetos consegue visualizar o total de horas e o percentual de alocação de cada recurso da empresa.

Além disso, o relatório exibe um gráfico com percentual da alocação do recurso separado por departamentos sendo que também é possível realizar um filtro por ano, mês, departamento, recurso ou projeto.

Com o acesso fácil a estas informações, o gerente de projetos tem condições de analisar a disponibilidade de seu time e com isso realocar os profissionais de acordo com a necessidade do projeto.

Entre em contato conosco, saiba mais sobre os relatórios desenvolvidos pela MLPro e como eles podem colaborar com a gestão dos projetos de sua empresa.

Cinco Dicas para Gerente de Projetos

Ricardo Sabino e Leandro Lima
29/02/2020

Em um cenário cada vez mais competitivo, as empresas precisam otimizar a utilização de seus recursos para evitar desperdícios que podem resultar em perda de dinheiro, atrasos ou até mesmo aplicação de multas por não cumprimento contratual.

Independente do tamanho do projeto, o gerente de projetos deve estar atento à alguns fatores para evitar que o projeto “saia do trilho”.

Neste artigo, falaremos sobre 5 pontos que recomendamos para que todo gerente de projetos esteja atento ao gerenciar os projetos de sua empresa.

Ler mais

|  1  |  2  |  3  |  4  |  5  |  6  |  7  |  8  |  9  |  10  |  11  |

Blog

Dicas, novidades e guias para gerenciar projetos com Project Online e Microsoft Planner.

Posts:
2025
Outubro
Setembro
Agosto
Julho
Junho
Maio
Abril
Março
Fevereiro
Janeiro
2024
Dezembro
Novembro
Outubro
Setembro
Agosto
Julho
Junho
Maio
Abril
Março
Janeiro
2023
Dezembro
Novembro
Setembro
Agosto
Junho
Maio
Abril
Março
Fevereiro
Janeiro
2022
Dezembro
Novembro
Outubro
Setembro
Agosto
Julho
Junho
Maio
Abril
Março
Fevereiro
Janeiro
2021
Dezembro
Novembro
Maio
Abril
Março
Fevereiro
Janeiro
2020
Dezembro
Novembro
Outubro
Setembro
Agosto
Julho
Junho
Maio
Abril
Março
Fevereiro
Janeiro
2019
Dezembro
Novembro
Outubro
Setembro
Agosto
Julho
2015
Setembro
Julho
Maio
Janeiro
2014
Outubro
Agosto
Junho
Abril
Março
Fevereiro
Whatsapp

Contato via WhatsApp