Blog MLPro

Comparativo das ferramentas da Microsoft para gestão de projetos

Ricardo Sabino e Leandro Lima
15/09/2020
Planner vs Ferramentas Microsoft

Para gerenciar os projetos da sua empresa, os gerentes de projetos contam com diversas ferramentas disponíveis no mercado. Para definir qual ferramenta é a mais adequada para a sua necessidade, é necessário entender as principais características de cada uma delas para verificar se elas atendem a realidade de seus projetos. Mesmo a Microsoft tem diversas ferramentas, que são o Microsoft Planner, Microsoft Project for Web, Microsoft Project (desktop) e Microsoft Project Online.

Quadro Comparativo

O quadro comparativo abaixo, tem como objetivo comparar as principais características e funcionalidades de cada uma das ferramentas, para que assim, a sua empresa possa analisar a aderência das ferramentas à sua real necessidade.

Planner vs Ferramentas Microsoft

Conforme apresentado no quadro acima, dentre as ferramentas analisadas, o Microsoft Planner é a que apresenta maiores restrições quanto às funcionalidades disponíveis.

Já o Project for Web, possui uma disponibilidade maior de funções, mas ainda possui pontos que na maioria das empresas não atendem a necessidade de seus projetos, como por exemplo, controle de recursos, custos, gerenciamento de programas ou portfólio.

Analisando o Microsoft Project (Desktop), temos um nível maior em relação à possibilidade de gestão de custos e recursos, mas como ele não possui funcionalidades para gestão de programas e portfólio, o Microsoft Project (Desktop) é uma ferramenta incompleta.

Dentre as ferramentas analisadas, o Microsoft Project Online é o mais completo, pois permite desde o gerenciamento de tamrefas, atribuição de recursos, controle de custos e recursos até o controle e gerenciamento de programas e portfólio.

Conclusão

A definição sobre qual ferramenta escolher, dependerá da característica, quantidade, necessidades, nível de complexidade e até mesmo da metodologia (nível de maturidade) dos projetos da sua empresa.

Entretanto, se a sua empresa necessita de uma ferramenta mais completa para a gestão de projetos, com possibilidade maior de configuração, personalização ou mesmo customização, a ferramenta mais adequada para atender a esta necessidade é o Project Online.

Para saber mais sobre o Microsoft Planner, Microsoft Project, Project for Web, Project Online, conhecer mais sobre o PPM, ou como otimizar a gestão dos projetos da sua empresa, entre em contato conosco.

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Project for the web vs Project Online

Ricardo Sabino e Leandro Lima
31/08/2020
Web vs Online

Com o lançamento do Project for the web, algumas empresas começaram a se questionar quanto a viabilidade de utilizarem apenas esta versão ao invés de utilizarem o Project Online.

Para esclarecer esta questão, neste artigo traremos mais informações sobre as duas versões do Project e suas respectivas características.

Quadro comparativo

Para facilitar a visualização das informações, criamos um quadro comparativo com as principais características de cada uma das versões:

Características Project for the web Project Online
Controle de edição do projeto Sim Sim
Controle de prazo do cronograma Sim Sim
Controle de tarefas Sim Sim
Controle de dependência de tarefas Sim Sim
Integração com o Power BI para geração de relatórios Sim Sim
Recursos de API para desenvolvedores Sim Sim
Controle de riscos e problemas Sim Sim
Gerenciamento de recursos* Sim Sim
Gerenciamento financeiro* Sim Sim
Permite migração de um cronograma local (arquivo .MPP) para ambiente corporativo Não Sim
Controle de cronogramas do Microsoft Project Professional Não Sim
Controle de GED completa para controle da documentação do projeto Não Sim
Site Sharepoint do Project Não Sim
Gerenciamento de projetos avançado (linhas de base, caminho crítico) Não Sim
Gerenciamento de programas e portfólio Não Sim

* Não é tão completo no Project for the web, porém há a possibilidade de fazer.


Project for the web

O Project for the web apresenta uma navegação mais amigável, intuitiva e atualmente é uma versão simplificada do Project Online, sendo que, futuramente poderá ser a versão principal do produto.

O Project for the web foi desenvolvido com base e principalmente para trabalhar com a arquitetura abaixo:

Arquitetura

Project Online

O Microsoft Project Online é uma solução mais completa para gerenciamento de portfólio e projetos das organizações. Ele permite o monitoramento do trabalho e custos dos projetos de forma remota, facilitando o acesso as informações dos relatórios do projeto.

As principais características do Project Online são:

Gerenciamento de recursos: No Project online, além da gestão de recursos de mão de obra (pool de recursos) também é possível controlar recursos materiais e custos.

Gerenciamento do Tempo: O Project Online permite a otimização do cronograma por agendamento com base nas informações do projeto, recursos ou custos.

Gerenciamento de custos: É possível realizar a gestão do orçamento por contabilização de recursos, por itens de custo ou controlar o orçamento em nível de projeto.

Facilidade de colaboração: Com o Project Online a equipe consegue colaborar com o projeto de forma prática e ágil através do PWA. Além disso, é possível utilizar as listas padrões do Sharepoint para criar e compartilhar os problemas ou riscos que possam ocorrer durante o projeto.

Customização de Relatórios: O Project Online permite a criação e customização de diversos relatórios. Para a personalização e customização dos relatórios, recomendamos a contratação de uma consultoria especializada para garantir a integridade dos dados.

Conclusão

O Project for the web ainda é considerado uma versão simplificada do Project Online, que permite apenas atualizações consideradas mais simples nos projetos. Apesar de funcional, ele possui restrições em relação a possibilidade de personalização e funcionalidades. Por conta da simplicidade do Project for the web, ele geralmente é utilizado para apresentações ou reuniões onde não há a necessidade de um detalhamento maior das informações do projeto.

O Project for the web não substitui o Project Online mas agrega novas funcionalidades ao ambiente de projetos da Microsoft.

Se a sua empresa necessita de uma ferramenta mais completa para a gestão de projetos, com possibilidade maior de configuração, personalização ou mesmo customização, a ferramenta mais adequada para atender a esta necessidade é o Project Online.

Para saber mais sobre o Project for the web, Project Online, conhecer mais sobre o PPM, ou como otimizar a gestão dos projetos de sua empresa, entre em contato conosco.

Fim do Suporte ao WorkFlow do SharePoint 2010 no SharePoint Online

Ricardo Sabino e Leandro Lima
15/08/2020
Fim do Suporte

A Microsoft anunciou que à partir do dia 01 de novembro de 2020 encerrará o atendimento de suporte para o workflow do SharePoint 2010, no SharePoint Online.

Abaixo temos maiores informações sobre o plano e prazos da Microsoft para o encerramento dessa atividade.

Além disso, temos alguns esclarecimentos sobre dúvidas referentes ao término deste suporte.

Prazos e Recomendações

De acordo com as informações da Microsoft, desde o dia 01 de agosto de 2020 o workflow do SharePoint já foi retirado para os Tenants que haviam sido criados há pouco tempo, sendo que à partir de 01 de novembro de 2020 a capacidade para rodar ou criar workflows para os Tenants já existentes será removida.

Update

Para manter a conectividade e funcionalidade dos workflows do Sharepoint 2010 que já estão em uso pela empresa, a Microsoft recomenda a migração para o Power Automate para que não haja impacto em qualquer processo de negócio que utilize o workflow.

O Power Automate foi desenvolvido pela Microsoft para conectar todos os serviços do Microsoft 365 e também para permitir a criação de workflows personalizados para sua empresa.

Como verificar a versão do workflow ?

Para verificar se a sua empresa utiliza o workflow do Sharepoint 2010, ou mesmo para planejar a migração para o Power Automate, a Microsoft recomenda a utilização de uma ferramenta chamada Scanner de Modernização do Sharepoint (SharePoint Modernization Scanner) para verificar a versão dos workflows utilizados no Tenant. Esta ferramenta irá gerar um relatório dos workflows utilizados no Sharepoint permitindo a análise dos seguintes dados:

  • Verificação do “legado” de workflows do SharePoint 2010 e SharePoint 2013;
  • Análise de sites e listas que utilizam os workflows.
  • Análise e pontuação do Power Automate.

Esta análise, tem como objetivo indicar se os workflows que foram detectados poderão ser atualizados com sucesso para o Workflow do Power Automate;

Com a utilização das informações do site e do relatório de workflows, os administradores do Tenant poderão comunicar aos usuários, elaborar um plano de migração para terem o mínimo de impacto ou interrupção nos processos de negócios.

E como fica o suporte para o Workflow do SharePoint 2013?

No caso dos workflows do SharePoint 2013, o suporte da Microsoft será mantido, porém sem priorização nos atendimentos. Neste caso, mesmo contando com o suporte da Microsoft, é recomendado que também seja feita a migração para o Power Automate. Caso a empresa tenha interesse em mudar para outra solução que não seja o Power Automate, a Microsoft permite, desde que a solução tenha suporte e seja do Programa de parceiros de aplicativos empresariais do Microsoft 365 (Microsoft 365 Business Apps Partner Program).

Os workflows do SharePoint 2013 serão desativados por padrão para os novos Tenants à partir de novembro de 2020.

A Microsoft irá fornecer um script em PowerShell para permitir que as empresas ativem no Tenant o workflow baseado no Sharepoint 2013.

E como ficam as licenças para uso do Power Automate ?

Não será necessário a aquisição de novas licenças, pois todas as licenças do Microsoft 365 já incluem o uso do Power Plataform para personalização e utilização dos aplicativos do Microsoft 365 incluindo o Power Automate e Power Apps.

E como fica o suporte para o workflow do SharePoint Server 2010 e SharePoint Server 2013 ?

Os workflows baseados no SharePoint Server 2010 e SharePoint Server 2013 continuarão a ter suporte da Microsoft para SharePoint On premise 2016 e do SharePoint Server 2019 até o ano de 2026.

Haverá alguma alteração para o SharePoint Designer 2013 ?

A criação dos workflows do SharePoint 2010 com o SharePoint Online usando o SharePoint Designer 2013 será desativada para qualquer Tenant à partir de novembro de 2020. O SharePoint Designer 2013 funcionará com o SharePoint Server 2019 até o restante do ciclo de suporte da empresa no máximo até o ano de 2026. Após esta data o SharePoint Designer 2013 não terá mais suporte da Microsoft.

Para maiores informações sobre o fim do suporte ao workFlow do SharePoint 2010 ou conhecer mais sobre o PPM, Microsoft Project Online ou como otimizar a gestão dos projetos de sua empresa, entre em contato conosco.

Referência:

Project Server

Novidades e dicas relacionadas ao Microsoft Project Online e Project Server.

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31 de agosto de 2022


Como Gerenciar Problemas no Project Online

Leandro Lima, Nathalia Souza e Ricardo Sabino.
15/09/2022

Relatórios de status do projeto automáticos por e-mail

É natural que uma empresa tenha que lidar com problemas e imprevistos. Logo, registrá-los é uma tarefa essencial para manter todos os envolvidos no projeto cientes da situação atual e garantir a resolução do problema o mais rápido possível, evitando comprometer o andamento e prazo do projeto. No nosso último artigo falamos sobre como gerenciar riscos no Project Online. Porém, e quando o risco realmente acontece ou quando um problema inesperado surge, o que fazer? Neste artigo iremos ensinar como cadastrar e gerenciar os problemas do seu projeto no Project Online.

O PWA disponibiliza uma lista nativa de problemas dentro do site do projeto (Sharepoint) para o registro e monitoramento dos problemas. Além disso, a MLPro oferece relatórios personalizados possibilitando melhor visualização das informações com gráficos e de forma mais dinâmica, sendo fundamentais para um gerenciamento mais eficiente e um projeto de sucesso.

A origem dos problemas

Quando já havia um risco cadastrado: Um problema pode ser criado a partir de um risco já identificado e cadastrado anteriormente. Quando o risco acontece, é necessário fechá-lo e cadastrá-lo como um novo problema. A grande diferença neste caso é que provavelmente ele já possui um plano de ação e vai ser solucionado mais rápido, já que não será uma surpresa e os colaboradores do projeto já haviam previsto a possibilidade de acontecer.

Quando não havia um risco cadastrado: Nem todo problema pode ter sido identificado anteriormente como um risco e cadastrado com antecedência. Ele pode acontecer sem previsões e neste caso, o problema deve ser cadastrado e os colaboradores devem definir se ele é grave e qual o impacto gera sobre o projeto, para então desenvolver um plano de ação adequado.

Como registrar e gerenciar os problemas no Project Online

Para registrar os riscos:

Entre na Central de Projetos > Site do Projeto. Nessa tela, você consegue ter uma breve visualização de quantos problemas estão cadastrados no projeto e quantos deles estão em aberto.


A implantação do PPM Easy - azul


Ao clicar em “Problemas” no Menu lateral, irá aparecer todos os problemas cadastrados no seu projeto. Para criar um, clique em “Novo Item”.


Problemas


Em seguida, a tela para cadastro do problema irá abrir, basta preencher conforme as características do problema.



Problemas - novo item

Plano de ação: O problema pode ter um plano de ação já cadastrado ou não. Se não houver, é recomendado que a equipe se reúna e para o desenvolvimento de um plano ideal para este problema, dependendo do seu nível de gravidade.

Relatórios da MLPro para gestão de problemas
Dashboard Easy

Esse relatório permite uma ótima visualização dos problemas em seus projetos, sendo eles: atrasados, em andamento, resolvidos, cancelados, abertos ou fechados. É extremamente útil pois os números e gráficos ajudam a identificar se o andamento do projeto e as ações para eliminar ou mitigar estes problemas estão sendo efetivas, tudo com uma visão em nível gerencial.


Dashboard portfólio easy


Dashboard de Projetos
Esse relatório mostra todos os seus projetos (podendo selecionar apenas um para visualização) com colunas como a de “problemas” que contém símbolos representando se há problema e se ele está ativo atrasado ou dentro do prazo, facilitando também a visualização de como está o andamento do projeto de forma geral.



Dashboard projetos


E-mail automatizado de Relatório de Status do Projeto
A MLPro desenvolveu um relatório que é enviado por e-mail de forma automatizada e permite a visualização de todos os pontos importantes do seu projeto. No quadro de “Problemas em Aberto” por exemplo, há a descrição dos problemas existentes. Isso além de possibilitar fácil visualização, é extremamente útil para manter os envolvidos sempre cientes de como está o projeto, e o melhor, sem que eles precisem consultar manualmente no Sharepoint.


Relatório de status de projetos

Lembre-se que um bom gerente de projetos deve realizar um bom gerenciamento de problemas! Em caso de dúvidas ou interesse, entre em contato com a MLPro preenchendo o formulário de 1º contato.