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Como verificar quem acessou Project Server 2010 e quando foi o último acesso

Fabio Brandão
26/03/2014

Vá em em Configurações do Servidor (no fim do menu vertical à esquerda):

Como-verificar-quem-acessou-Project-Server-2010-e-quando-foi-o-ultimo-acesso 1

Na seção Segurança, clique em Gerenciar Usuários:

Como-verificar-quem-acessou-Project-Server-2010-e-quando-foi-o-ultimo-acesso 2

Será possível Procurar um usuário por Nome de Usuário ou Endereço de E-mail.

Obs: A coluna Última Conexão mostra a última data em que o usuário acessou o sistema.

Como-verificar-quem-acessou-Project-Server-2010-e-quando-foi-o-ultimo-acesso 3

Uma outra maneira de visualizar os acessos é:

Entrando no PWA, no lado esquerdo e acima na página, clique em Ações do Site e em Configurações do Site.

Como-verificar-quem-acessou-Project-Server-2010-e-quando-foi-o-ultimo-acesso 4

Após, na seção Ações do Site, clique em Relatórios do Web Analytics.

Como-verificar-quem-acessou-Project-Server-2010-e-quando-foi-o-ultimo-acesso 5

Ao clicar no item Principais Visitantes, será apresentado um gráfico e estatísticas de acesso dos usuários.

Como-verificar-quem-acessou-Project-Server-2010-e-quando-foi-o-ultimo-acesso 6 Como-verificar-quem-acessou-Project-Server-2010-e-quando-foi-o-ultimo-acesso 7

Para verificar as estatísticas de um período maior de tempo, na parte de cima a esquerda da página, haverá a aba Analisar. Abra essa aba e selecione o período para o qual deseja gerar um visualização:

Como-verificar-quem-acessou-Project-Server-2010-e-quando-foi-o-ultimo-acesso 8

Para visualizar por página, nos links ao lado esquerdo, selecione qual página quer visualizar e, em seguida, na aba Analisar, escolha o período de tempo desejado.

Como-verificar-quem-acessou-Project-Server-2010-e-quando-foi-o-ultimo-acesso 9

Como dar acesso ao PWA a um usuário

Fabio Brandão
06/03/2014

A atribuição de permissões a usuários no Project Server 2013 pode parecer confusa para aqueles que não estão familiarizados com a ferramenta. Podemos nos perguntar:

  • Para dar acesso ao PWA a um usuário, devo compartilhar o site com esse usuário?
  • Ou devo utilizar a seção "Gerenciar Usuários" nas Configurações do PWA?

Ambos os modos são possíveis! Mas não é tão simples assim. Vamos entender: Por padrão (default), após a instalação do Project Server 2013, o PWA é configurado com o Modo de Permissionamento já estabelecido do SharePoint, ou seja, um conjunto especial de grupos de segurança do SharePoint é criado para dar acesso a projetos e funcionalidades do Project Server 2013. Esses grupos podem ser Administradores, Visualizadores de Portfolio, Gerentes de Projeto, Gerente de Recursos, etc.

Quando estamos no Modo de Permissionamento do SharePoint, não ficam disponíveis as opções de Segurança na página Configurações do PWA, não é possível acessar o Gerenciamento de Usuários no PWA. É aí que algumas pessoas se perdem. Na imagem abaixo, vemos alguns grupos de itens, como Configurações Pessoais, Dados da Empresa, Aparência, mas observamos que grupo de itens Segurança não está disponível. Compare com a segunda imagem mais abaixo.

Como-dar-acesso-ao-PWA-a-um-usuario 1

Nesse caso, no modo de permissões do SharePoint você poderá compartilhar, e tem disponível o item Compartilhar no menu superior à direita, como vemos na imagem acima.

Para alterar o modo de permissões e usar o tradicional modelo de segurança de categorias e grupos do Project Server, é possível ativar a opção no Office 365 ou executar um comando no seu ambiente on-premise. No link abaixo, estão as instruções para esse comando. É um comando de Power Shell.

Após esse processo ser concluído, "Gerenciar Usuários" está disponível na Categoria Segurança para Modo de Permissionamento do Project Server. Deverá estar assim:

Como-dar-acesso-ao-PWA-a-um-usuario 2

Lembre-se que se você escolheu o Modo de Permissionamento do Project Server, conceda acesso a usuários por meio da categoria segurança, e não utilizando "Compartilhar" no menu superior à direita.

Fontes:

Bem-vindo ao Blog Project Server da MLPro - Soluções EPM!

26/02/2014

Olá! Neste espaço compartilharemos novidades e dicas relacionadas ao Microsoft Project Server. Sinta-se à vontade para interagir. Assim como o nosso site, nosso blog foi montado em estrutura SharePoint visando servir de modelo na demonstração das possibilidades dessas ferramentas.

Somos especialistas na implementação de soluções Microsoft para Gerenciamento de Portfolio, Programas e Projetos. Atuamos nas etapas de implementação do Enterprise Project Management (EPM), Project Server e SharePoint, nos processos de: Implantação, Configuração, Customização, Integração, Treinamento, Administração e Suporte.

Project Server

Novidades e dicas relacionadas ao Microsoft Project Online e Project Server.

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31 de agosto de 2022


Como Gerenciar Problemas no Project Online

Leandro Lima, Nathalia Souza e Ricardo Sabino.
15/09/2022

Relatórios de status do projeto automáticos por e-mail

É natural que uma empresa tenha que lidar com problemas e imprevistos. Logo, registrá-los é uma tarefa essencial para manter todos os envolvidos no projeto cientes da situação atual e garantir a resolução do problema o mais rápido possível, evitando comprometer o andamento e prazo do projeto. No nosso último artigo falamos sobre como gerenciar riscos no Project Online. Porém, e quando o risco realmente acontece ou quando um problema inesperado surge, o que fazer? Neste artigo iremos ensinar como cadastrar e gerenciar os problemas do seu projeto no Project Online.

O PWA disponibiliza uma lista nativa de problemas dentro do site do projeto (Sharepoint) para o registro e monitoramento dos problemas. Além disso, a MLPro oferece relatórios personalizados possibilitando melhor visualização das informações com gráficos e de forma mais dinâmica, sendo fundamentais para um gerenciamento mais eficiente e um projeto de sucesso.

A origem dos problemas

Quando já havia um risco cadastrado: Um problema pode ser criado a partir de um risco já identificado e cadastrado anteriormente. Quando o risco acontece, é necessário fechá-lo e cadastrá-lo como um novo problema. A grande diferença neste caso é que provavelmente ele já possui um plano de ação e vai ser solucionado mais rápido, já que não será uma surpresa e os colaboradores do projeto já haviam previsto a possibilidade de acontecer.

Quando não havia um risco cadastrado: Nem todo problema pode ter sido identificado anteriormente como um risco e cadastrado com antecedência. Ele pode acontecer sem previsões e neste caso, o problema deve ser cadastrado e os colaboradores devem definir se ele é grave e qual o impacto gera sobre o projeto, para então desenvolver um plano de ação adequado.

Como registrar e gerenciar os problemas no Project Online

Para registrar os riscos:

Entre na Central de Projetos > Site do Projeto. Nessa tela, você consegue ter uma breve visualização de quantos problemas estão cadastrados no projeto e quantos deles estão em aberto.


A implantação do PPM Easy - azul


Ao clicar em “Problemas” no Menu lateral, irá aparecer todos os problemas cadastrados no seu projeto. Para criar um, clique em “Novo Item”.


Problemas


Em seguida, a tela para cadastro do problema irá abrir, basta preencher conforme as características do problema.



Problemas - novo item

Plano de ação: O problema pode ter um plano de ação já cadastrado ou não. Se não houver, é recomendado que a equipe se reúna e para o desenvolvimento de um plano ideal para este problema, dependendo do seu nível de gravidade.

Relatórios da MLPro para gestão de problemas
Dashboard Easy

Esse relatório permite uma ótima visualização dos problemas em seus projetos, sendo eles: atrasados, em andamento, resolvidos, cancelados, abertos ou fechados. É extremamente útil pois os números e gráficos ajudam a identificar se o andamento do projeto e as ações para eliminar ou mitigar estes problemas estão sendo efetivas, tudo com uma visão em nível gerencial.


Dashboard portfólio easy


Dashboard de Projetos
Esse relatório mostra todos os seus projetos (podendo selecionar apenas um para visualização) com colunas como a de “problemas” que contém símbolos representando se há problema e se ele está ativo atrasado ou dentro do prazo, facilitando também a visualização de como está o andamento do projeto de forma geral.



Dashboard projetos


E-mail automatizado de Relatório de Status do Projeto
A MLPro desenvolveu um relatório que é enviado por e-mail de forma automatizada e permite a visualização de todos os pontos importantes do seu projeto. No quadro de “Problemas em Aberto” por exemplo, há a descrição dos problemas existentes. Isso além de possibilitar fácil visualização, é extremamente útil para manter os envolvidos sempre cientes de como está o projeto, e o melhor, sem que eles precisem consultar manualmente no Sharepoint.


Relatório de status de projetos

Lembre-se que um bom gerente de projetos deve realizar um bom gerenciamento de problemas! Em caso de dúvidas ou interesse, entre em contato com a MLPro preenchendo o formulário de 1º contato.