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Novidade: E-mail automático no Project Online

Leandro Lima e Nathalia Souza
28/02/2022
O que é o Project Online?

Com a correria do cotidiano se torna difícil que os membros da equipe acompanhem o andamento do projeto de forma detalhada e prática, o que pode gerar consequências ou complicações. Mesmo com o envio de notificações que o Project Online oferece, nem sempre é o suficiente e contém todas as informações precisas para a demanda de seu projeto.

Tendo isso em vista, a MLPro desenvolveu um produto que pode atender à sua necessidade e facilitar o acompanhamento do projeto para toda a equipe!

Desenvolvemos o e-mail automático de relatórios semanais de status e pendências, otimizando o envio prático e rápido de informações. Dessa maneira, fica fácil acompanhar o projeto na semana, suas atividades atrasadas, pendências, riscos, problemas e próximos passos a serem seguidos.

Além disso, você economiza tempo, mantém melhor organização e garante que a diretoria e a equipe do projeto consigam estar atualizados referente ao projeto e alinhados entre si.

Segue exemplos de relatórios que podem ser feitos:


Relatório: Status do Projeto

Relatório de status do projeto

Relatório: Minhas Pendências

Relatório de pendências

Ficou interessado? Conheça a MLPro e otimize a gestão dos seus projetos!

E caso tenha alguma dúvida, preencha o formulário de 1º contato, e em seguida podemos disponibilizar um especialista para tirar suas dúvidas e explicar como podemos ajudar no processo de Implantação, Treinamento e Suporte do Project Online.

5 dicas para realizar uma boa gestão de projetos

Nathalia Souza e Leandro Lima
31/01/2022
5 dicas para realizar uma boa gestão de projetos

A gestão eficiente é o ponto mais importante e que requer maior atenção dentro de um projeto no ambiente corporativo. Ela é essencial para garantir agilidade, resolução de problemas, organização na tomada de decisões, no andamento das tarefas e para evitar o estouro de prazos e orçamentos.

Quando bem executada, gera uma melhor produtividade, contribuindo para melhores resultados e mantendo a excelência da organização no mercado. Pensando nisso, separamos 5 dicas para te ajudar a realizar uma boa gestão de projetos.

Confira e saiba como se planejar e quais passos fundamentais para garantir resultados mais que satisfatórios.

  1. Faça um planejamento

  2. A partir do momento em que se começa qualquer tipo de projeto, é essencial que seja feito um planejamento bem estruturado, onde todos os membros da equipe estejam envolvidos. É muito importante a todos estarem preparados para possíveis problemas e riscos. Segue alguns pontos importantes para se destacar ao se planejar:

    Estabeleça metas

    Um projeto não fará sentido se não forem estabelecidos objetivos e metas claras. Saiba quais resultados você almeja para o seu projeto e motive sua equipe para alcançá-los. É preciso saber onde quer chegar.

    Organize a equipe

    Defina tarefas de cada colaborador e estabeleça prazos. Seguir um cronograma é essencial para a organização, mantenha-o atualizado.

    Entenda o seu projeto e clientes

    É fundamental que todos da equipe entendam as finalidades e propósitos do projeto para apresentá-lo ao cliente, identifique clientes e entendam seus interesses e expectativas.

    Monitore os custos

    Estipule um orçamento para cada ação do projeto e os monitore. É extremamente importante ter o controle desses custos e separá-los por etapas, para organizar aquilo que foi ou será gasto, evitando desperdícios ou riscos de sair do controle.

  3. Garanta uma boa comunicação com a equipe e faça reuniões

  4. O colaborador precisa saber sua função dentro do projeto, é necessário que o gestor converse com clareza sobre todos os pontos para evitar complicações e ruídos na comunicação.

    Como um bom gestor(a), é importante estar presente e saber como o projeto tem evoluído, as necessidades e produtividade da equipe. Realizar uma reunião periódica irá beneficiar tanto o gerente do projeto quando aqueles que estão atuando como membros da equipe.

    Essas reuniões são um ótimo método para os membros da equipe compartilharem dúvidas e dificuldades, além de pontuarem a prioridade do momento. Outra dica é realizar registros do que foi definido em reunião (metas, tarefas e objetivos) para que possa ser usado como base de conhecimento ou consultas.

  5. Conheça a sua equipe

    É extremamente importante conhecer as habilidades, pontos fortes e motivações de cada membro da sua equipe. Dessa forma, quando surgirem problemas ou casos específicos, garantirá a solução mais ágil e certeira dos problemas.

  6. Automatize tarefas

    É extremamente útil e importante automatizar a gestão de seus projetos por meio de softwares inteligentes. Pois, as ferramentas aumentam a produtividade, otimizam tempo e evitam erros e falhas humanas, garantindo a administração qualificada. Esses recursos podem ser grandes aliados e agilizar procedimentos manuais, ajudando até mesmo a comunicação entre a equipe de trabalho e facilitando a entrega de produtos aos clientes.

  7. Administração de tarefas

    É extremamente importante manter uma boa administração e organização das tarefas, para estar ciente sobre como vai o andamento de cada uma. Portanto, lembre-se sempre de:

    • Definir prazos coerentes e cumprir com eles
    • Reter informações
    • Priorizar atividades
    • Manter o foco no objetivo final
    • Elaborar planos de ação
    • Manter o cronograma atualizado

Seguindo esses passos, o andamento do seu projeto será mais ágil e há grandes chances de obter resultados mais eficazes. Em suma, a boa gestão de projetos contempla uma boa comunicação, boa utilização das ferramentas e acompanhamento de tarefas, contribuindo para um melhor desempenho.

Caso tenha se interessado e queira uma apresentação do produto, favor agendar um horário conosco no link a seguir: Apresentação Microsoft PPM Easy.

Project Web App: O que é e como instalar

Nathalia Souza e Leandro Lima
19/01/2022
O que é o Project Online?

Project Web App (PWA) é um aplicativo web para gerenciamento de projetos que contém suas funções conectadas a um site de SharePoint, a plataforma de colaboração da Microsoft e maior ferramenta de cooperação de equipes.

Através desse site, é possível armazenar, organizar, compartilhar e acessar informações de qualquer dispositivo, além da gestão de riscos, problemas, recursos e aquisições, permitindo um controle mais visual do andamento do projeto, baseado em grade e visualização em gráfico de Gantt.

Dessa forma, o acompanhamento pode ser feito por quaisquer stakeholders sem a obrigação de conhecimentos no Project Desktop.

Funções do Project Web App

  • Análise de portfólios: Permite que você analise seu portfólio para determinar quais deles lhe darão o melhor retorno sobre seu investimento de orçamento e recursos.
  • Gerenciamento de propostas: Ele inclui ferramentas para gerenciar cada parte de um projeto, desde a proposta inicial até o agendamento, produção de tarefas, cronogramas e orçamentos, incluindo diferentes ferramentas para gerenciar cada parte de um projeto.
  • Inserção de horas em um quadro de horários: É possível atribuir horas em um quadro existente.
  • Atualização de status e de tarefas que compõe o projeto geral: O aplicativo permite o trabalho colaborativo, para que usuários (que possuem permissões atribuídas pelos gerentes de projeto) possam acessar, revisar e atualizar projetos simultaneamente.
  • Processo de Instalação PWA

    Primeiros Passos

  • Definir qual será o idioma base: Este passo é o mais importante, pois definirá toda montagem futura do PWA.
  • Definir se o site será /pwa ou /ppm ou o nome que desejar.

    Ex: contoso.sharepoint.com/sites/pwa.

  • Login no Tenant

  • Entrar e fazer login no Tenant pelo Portal Office.
  • Em seguida, será atribuída a licença aos usuários e a validação do ambiente. Para verificar se tudo está correto, você deve atribuir uma licença do Project Online ao seu usuário.
  • Login no Tenant

    Acessar a opção Microsoft SharePoint para a criar do PWA

  • Entre na central de Administração (o usuário deve ter permissões de administrador do Sharepoint)
  • Central de administração Sharepoint
  • No canto esquerdo da página terá uma opção “Central de administração”, clique na opção “SharePoint”.
  • Central de administração Sharepoint

    Criar o novo Site Collection com PWA

  • Clicar em: Sites > Sites ativos > Criar um site > Outras opções
  • Criar um site no Sharepoint

  • Selecionar a opção Site do Project Web App
  • Site do Project Web App

    Na opção nome do site, digite “pwa”, “ppm” ou outro de preferência (é possível que “pwa” esteja indisponível).

    Preencher os campos para a criação do PWA

  • Preencha todos os campos de acordo com os dados para criar o PWA.
  • Dados do PWA

  • Por fim, clique na URL do site que foi criado e acesse o seu Project Web App.
  • Sites ativos no PWA

    Vale lembrar que a criação de PWA e site de projeto vem em uma versão "crua" e padrão da Microsoft. Para parametrizar com as melhores práticas, bem como inserir listas e relatórios pertinentes à gestão de projetos, é necessária uma consultoria especializada.

    Caso tenha se interessado e queira uma apresentação do produto, favor agendar um horário conosco no link a seguir: Apresentação Microsoft PPM Easy.

    Project Server

    Novidades e dicas relacionadas ao Microsoft Project Online e Project Server.

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    31 de agosto de 2022


    Como Gerenciar Problemas no Project Online

    Leandro Lima, Nathalia Souza e Ricardo Sabino.
    15/09/2022

    Relatórios de status do projeto automáticos por e-mail

    É natural que uma empresa tenha que lidar com problemas e imprevistos. Logo, registrá-los é uma tarefa essencial para manter todos os envolvidos no projeto cientes da situação atual e garantir a resolução do problema o mais rápido possível, evitando comprometer o andamento e prazo do projeto. No nosso último artigo falamos sobre como gerenciar riscos no Project Online. Porém, e quando o risco realmente acontece ou quando um problema inesperado surge, o que fazer? Neste artigo iremos ensinar como cadastrar e gerenciar os problemas do seu projeto no Project Online.

    O PWA disponibiliza uma lista nativa de problemas dentro do site do projeto (Sharepoint) para o registro e monitoramento dos problemas. Além disso, a MLPro oferece relatórios personalizados possibilitando melhor visualização das informações com gráficos e de forma mais dinâmica, sendo fundamentais para um gerenciamento mais eficiente e um projeto de sucesso.

    A origem dos problemas

    Quando já havia um risco cadastrado: Um problema pode ser criado a partir de um risco já identificado e cadastrado anteriormente. Quando o risco acontece, é necessário fechá-lo e cadastrá-lo como um novo problema. A grande diferença neste caso é que provavelmente ele já possui um plano de ação e vai ser solucionado mais rápido, já que não será uma surpresa e os colaboradores do projeto já haviam previsto a possibilidade de acontecer.

    Quando não havia um risco cadastrado: Nem todo problema pode ter sido identificado anteriormente como um risco e cadastrado com antecedência. Ele pode acontecer sem previsões e neste caso, o problema deve ser cadastrado e os colaboradores devem definir se ele é grave e qual o impacto gera sobre o projeto, para então desenvolver um plano de ação adequado.

    Como registrar e gerenciar os problemas no Project Online

    Para registrar os riscos:

    Entre na Central de Projetos > Site do Projeto. Nessa tela, você consegue ter uma breve visualização de quantos problemas estão cadastrados no projeto e quantos deles estão em aberto.


    A implantação do PPM Easy - azul


    Ao clicar em “Problemas” no Menu lateral, irá aparecer todos os problemas cadastrados no seu projeto. Para criar um, clique em “Novo Item”.


    Problemas


    Em seguida, a tela para cadastro do problema irá abrir, basta preencher conforme as características do problema.



    Problemas - novo item

    Plano de ação: O problema pode ter um plano de ação já cadastrado ou não. Se não houver, é recomendado que a equipe se reúna e para o desenvolvimento de um plano ideal para este problema, dependendo do seu nível de gravidade.

    Relatórios da MLPro para gestão de problemas
    Dashboard Easy

    Esse relatório permite uma ótima visualização dos problemas em seus projetos, sendo eles: atrasados, em andamento, resolvidos, cancelados, abertos ou fechados. É extremamente útil pois os números e gráficos ajudam a identificar se o andamento do projeto e as ações para eliminar ou mitigar estes problemas estão sendo efetivas, tudo com uma visão em nível gerencial.


    Dashboard portfólio easy


    Dashboard de Projetos
    Esse relatório mostra todos os seus projetos (podendo selecionar apenas um para visualização) com colunas como a de “problemas” que contém símbolos representando se há problema e se ele está ativo atrasado ou dentro do prazo, facilitando também a visualização de como está o andamento do projeto de forma geral.



    Dashboard projetos


    E-mail automatizado de Relatório de Status do Projeto
    A MLPro desenvolveu um relatório que é enviado por e-mail de forma automatizada e permite a visualização de todos os pontos importantes do seu projeto. No quadro de “Problemas em Aberto” por exemplo, há a descrição dos problemas existentes. Isso além de possibilitar fácil visualização, é extremamente útil para manter os envolvidos sempre cientes de como está o projeto, e o melhor, sem que eles precisem consultar manualmente no Sharepoint.


    Relatório de status de projetos

    Lembre-se que um bom gerente de projetos deve realizar um bom gerenciamento de problemas! Em caso de dúvidas ou interesse, entre em contato com a MLPro preenchendo o formulário de 1º contato.