Blog MLPro

Como importar arquivos do Project Desktop para o Project for the web

Leandro Lima e Nathalia Souza.
15/11/2022
Como importar arquivos do Project Desktop para o Project for the web

Neste artigo iremos ensinar o passo a passo para importar seu projeto do Project Desktop para o Project for the web. Você pode importar quaisquer arquivos. A importação permite usar recursos disponíveis apenas no Project for the Web.




  1. Vá para página inicial do Project (project.microsoft.com)
  2. Clique em Novo Projeto > Importar Projeto;
  3. Novo Projeto

    Importar Projeto

  4. Clique em Escolher o arquivo .mpp e selecione o arquivo salvo em seu computador;
  5. Importar Projeto

  6. Siga os passos traçados pelo assistente de importação;
  7. Compartilhe e comece a trabalhar em seu projeto!

Por que fazer a importação?

  • Compartilhamento: O Project Desktop não permite que os usuários compartilhem seus projetos simultaneamente com membros da equipe. Entretanto, ao importar seu arquivo .mpp, você pode compartilhá-lo com qualquer recurso. Pessoas com licenças do Project Plan 1, Project Plan 3 e Project Plan 5 podem ter acesso total à edição desses projetos, enquanto as pessoas com licenças do Office 365 poderão ver seu projeto em uma exibição somente leitura.
  • Relatórios: Use o Power BI para criar relatórios a partir de seus projetos. Compartilhe esses relatórios com as partes interessadas do projeto para que eles possam ter uma visão em tempo real do trabalho da equipe.
  • Arquivamento: Importe seus arquivos de projeto antigos para que você possa ter todas as suas informações do Projeto em um só lugar e encontrar facilmente todos os seus projetos antigos.
  • O que é importado?

    O Project for the Web não conta com todos os mesmos recursos do Project Desktop. No entanto, todas as informações relevantes do seu projeto são importadas para que você possa fazer uma gestão eficiente. Alguns itens importados são:

  • Projeto: O nome do seu projeto e a data de início serão importados.
  • Tarefas: Suas tarefas serão importadas respeitando a hierarquia da estrutura analítica de projetos (EAP), datas de início e término, duração, esforço, esforço concluído e % completo.
  • Dependências: Todas as dependências de término para início serão importadas.
  • Restrições: Serão importadas as restrições de agendamento de tarefas.
  • Campos personalizados: Você pode importar até 10 campos personalizados locais do seu arquivo .mpp.
  • Quais as limitações de importação?

    Quaisquer arquivos .mpp do Project Desktop 2016 ou posteriormente podem ser importados para o Project for the Web. Entretanto, mesmo o Project for the Web sendo uma ótima opção para gerenciar projetos, é um produto mais voltado para gerenciamento de projetos ágeis e com menos recursos que o Project Online.

    Caso tenha interesse nas licenças do Microsoft PPM ou queira saber mais, favor Agendar uma conferência e teremos o maior prazer em responder as suas dúvidas.

    Quanto custa usar o Microsoft Project?

    Leandro Lima e Nathalia Souza.
    31/10/2022
    Quanto custa o project

    Para instalar o Project na máquina (Project Desktop) é recomendamos a Licença do Project Plan 3.

    Porém, a Microsoft oferece três aplicativos para ajudar no gerenciamento do portfólio de projetos da sua empresa, sendo eles: o Project for the Web, Project Online e Project Desktop. Antes de escolher entre estes aplicativos, é preciso avaliar quais as necessidades da organização, a fim de selecionar o plano mais adequado.

    Os aplicativos estão disponíveis por meio de quatro tipos de assinaturas diferentes, segue abaixo os valores mensais por usuários de cada plano do Microsoft PPM.

    botao
    Produtos do Microsoft Office 365 Mensal por Usuário*
    Project Online Essentials R$ 39,73 usuário/mês.
    Planner and Project Plan 1 R$ 56,76 usuário/mês.
    Planner and Project Plan 3 R$ 170,40 usuário/mês.
    Planner and Project Plan 5 R$ 312,31 usuário/mês.

    Obs.: A tabela acima foi atualizada em 03/02/2025.

    Na tabela a seguir, é possível visualizar um comparativo entre os 4 planos:

    Produtos do Microsoft Office 365 Project Online Essentials Project Plan 1 Project Plan 3 Project Plan 5
    Aplicativos incluídos: Escolha o plano que melhor atende as necessidades de gerenciamento de projetos da sua organização. Project Online Project for the Web e Project Online Project for the web, Project Online e Project Desktop Client Project for the web, Project Online e Project Desktop Client
    Página inicial do Project: Exibição centralizada, acesso rápido aos projetos. Sim Sim Sim Sim
    Modo de exibição de grade: Gerencie projetos usando uma lista ordenada de tarefas. Sim Sim Sim Sim
    Modo de exibição de quadro: Acompanhe visualmente as tarefas. Sim Sim Sim Sim
    Modo de exibição de linha do tempo (Gantt): Acompanhe os prazos e tarefas do projeto com uma linha do tempo visual. Sim Sim Sim Sim
    Colaboração e comunicação: Trabalhe em conjunto usando o Microsoft Teams. Sim Sim Sim Sim
    Coautoria: Trabalhe em conjunto com stakeholders e membros da equipe para editar e atualizar listas de tarefas, agendamento de projetos e muito mais simultaneamente. Sim Sim Sim Sim
    Planejamento e agendamento de projetos: Inclui ferramentas de agendamento para atribuir tarefas de projeto aos membros da equipe e usar diferentes modos de exibição para supervisionar o cronograma. Sim Sim Sim Sim
    Relatórios: Use relatórios para acompanhar o andamento de seus projetos, recursos, programas e portfólios. Sim Sim Sim Sim
    Roteiro: Crie roteiros visuais e interativos, agregando diferentes tipos de projetos em sua organização para obter visibilidade. Acesso somente leitura Acesso somente leitura Sim Sim
    Envio do quadro de horários: Registre o tempo gasto dentro e fora do projeto. Sim Sim Sim Sim
    Gerenciamento de recursos: Defina a equipe do projeto e atribua tarefas a esses recursos. Não Não Sim Sim
    Desktop Client: Use o aplicativo do Project instalado em até 5 máquinas. Não Não Sim Sim
    Otimizar e selecionar portfólios: Modele diferentes cenários de portfólio para determinar o melhor caminho, ponderando propostas de projetos com fatores comerciais estratégicos. Não Não Não Sim
    Gerenciamento de propostas: Capture e avalie ideias de projetos de qualquer lugar na organização por meio de um processo padronizado. Não Não Não Sim
    Gerenciamento e planejamento de recursos empresariais: Exiba e compare como os recursos são usados nos projetos para otimizar as atribuições. Não Não Não Sim

    Project Online Essentials

    Com a Project Online Essentials, os membros de equipe podem executar funções de gerenciamento de projetos pela interface web do Project Online, como atualização de problemas, riscos, atualização do andamento de tarefas, envio de quadro de horas, entre outros, com um custo menor por usuário.

    Caso tenha interesse nas licenças do Microsoft PPM ou queira saber mais, favor Agendar uma conferência, e em seguida podemos disponibilizar um especialista para indicar qual a melhor licença para sua organização.

    Tipos de licença do Project Online

    Eduardo Colares e Leandro Lima
    15/10/2022
    Licenças Project Online

    A Microsoft possui soluções para gerenciamento de projetos, que são divididas em duas categorias:

    Soluções baseadas em nuvem – em que o armazenamento é na nuvem e o acesso funciona por assinatura.

    Soluções locais - também conhecido como on-premises, em que a licença é paga uma vez e o software é instalado e armazenado localmente.


    Neste artigo trataremos da soluções em nuvem, o Project Online, modelo mais adotado pelas organizações e que traz maior agilidade e segurança, bem como atualizações frequentes e suporte da Microsoft.

    Para ter acesso ao Project Online, o gerente de projetos tem a opção de três licenças, de acordo com as necessidades da organização: Project Plano 1 , Project Plano 3 e Project Plano 5.

    Abaixo seguem as principais diferenças:

    Segue quadro comparativo das licenças:



    Além disso, os membros de equipe cujos administradores possuam Project Plan 3 ou Project plan 5 podem utilizar o Project Online Essentials, uma assinatura complementar com um custo menor e que permite algumas tarefas mais básicas, tais quais:

    • Usar uma interface baseada na Web
    • Atualizar tarefas, problemas e riscos
    • Enviar quadros de horários
    • Compartilhar documentos e colaborar com Microsoft Teams ou Skype for Business usuários
    Recursos Plano 1 Plano 3 Plano 5
    Página inicial do Project: A partir de uma exibição centralizada, crie novos projetos com facilidade, acesse rapidamente projetos importantes ou abra os projetos com trabalho mais recente. Sim Sim Sim
    Modo de exibição de grade: Planeje e gerencie projetos, usando uma lista ordenada de tarefas. Sim Sim Sim
    Modo de exibição de quadro: Acompanhe visualmente as tarefas do projeto para ter um melhor fluxo de trabalho e status, usando painéis de tarefas fornecidos com o programa ou personalizados. Sim Sim Sim
    Modo de exibição de linha do tempo (Gantt): : Acompanhe e compreenda datas, tarefas e os relacionamentos das tarefas do projeto no modo de exibição de linha do tempo visual. Sim Sim Sim
    Colaboração e comunicação: Trabalhe em conjunto em projetos, usando o Microsoft Teams. Sim Sim Sim
    Coautoria: Trabalhe em conjunto com stakeholders e membros da equipe para editar e atualizar listas de tarefas, agendamento de projetos e muito mais simultaneamente. Sim Sim Sim
    Planejamento e agendamento de projetos: Inclui ferramentas de agendamento conhecidas para atribuir tarefas de projeto aos membros da equipe e usar diferentes modos de exibição, como Grade, Quadro e Linha do tempo (gráfico de Gantt) para supervisionar o cronograma. Sim Sim Sim
    Relatórios: Use relatórios pré-criados para acompanhar o andamento de seus projetos, recursos, programas e portfólios. Sim Sim Sim
    Roteiro: Crie roteiros visuais e interativos, agregando diferentes tipos de projetos em sua organização para obter visibilidade. Leitura Sim Sim
    Envio do quadro de horários: Capture o tempo gasto dentro e fora do projeto para fins de folha de pagamento, faturamento e outras tarefas comerciais. Sim Sim Sim
    Cliente de área de trabalho: Use o aplicativo da área de trabalho Project totalmente instalado e atualizado. Uma licença abrange até cinco PCs por pessoa. Não Até 5 PCs Até 5 PCs
    Gerenciamento de propostas: Capture e avalie ideias de projetos de qualquer lugar na organização por meio de um processo padronizado. Não Não Sim
    Otimizar e selecionar portfólios: Modele diferentes cenários de portfólio para determinar o melhor caminho, ponderando propostas de projetos com fatores comerciais estratégicos. Não Não Sim
    Aplicativos incluídos: Escolha o plano que melhor atende às necessidades de gerenciamento de projetos da sua organização. Project para a Web

    Project Online Essentials
    Project para a Web

    Project Online

    Cliente de área de trabalho do Project Online
    Project para a Web

    Project Online

    Cliente de área de trabalho do Project Online

    Ainda não tem certeza de quais licenças adquirir para suas soluções de gerenciamento de projetos? Entre em contato conosco.

    Project Server

    Novidades e dicas relacionadas ao Microsoft Project Online e Project Server.

    Posts:
    2025
    Junho
    Maio
    Abril
    Março
    Fevereiro
    Janeiro
    2024
    Dezembro
    Novembro
    Outubro
    Setembro
    Agosto
    Julho
    Junho
    Maio
    Abril
    Março
    Janeiro
    2023
    Dezembro
    Novembro
    Setembro
    Agosto
    Junho
    Maio
    Abril
    Março
    Fevereiro
    Janeiro
    2022
    Dezembro
    Novembro
    Outubro
    Setembro
    Agosto
    Julho
    Junho
    Maio
    Abril
    Março
    Fevereiro
    Janeiro
    2021
    Dezembro
    Novembro
    Maio
    Abril
    Março
    Fevereiro
    Janeiro
    2020
    Dezembro
    Novembro
    Outubro
    Setembro
    Agosto
    Julho
    Junho
    Maio
    Abril
    Março
    Fevereiro
    Janeiro
    2019
    Dezembro
    Novembro
    Outubro
    Setembro
    Agosto
    Julho
    2015
    Setembro
    Julho
    Maio
    Janeiro
    2014
    Outubro
    Setembro
    Agosto
    Junho
    Abril
    Março
    Fevereiro

    31 de agosto de 2022


    Como Gerenciar Problemas no Project Online

    Leandro Lima, Nathalia Souza e Ricardo Sabino.
    15/09/2022

    Relatórios de status do projeto automáticos por e-mail

    É natural que uma empresa tenha que lidar com problemas e imprevistos. Logo, registrá-los é uma tarefa essencial para manter todos os envolvidos no projeto cientes da situação atual e garantir a resolução do problema o mais rápido possível, evitando comprometer o andamento e prazo do projeto. No nosso último artigo falamos sobre como gerenciar riscos no Project Online. Porém, e quando o risco realmente acontece ou quando um problema inesperado surge, o que fazer? Neste artigo iremos ensinar como cadastrar e gerenciar os problemas do seu projeto no Project Online.

    O PWA disponibiliza uma lista nativa de problemas dentro do site do projeto (Sharepoint) para o registro e monitoramento dos problemas. Além disso, a MLPro oferece relatórios personalizados possibilitando melhor visualização das informações com gráficos e de forma mais dinâmica, sendo fundamentais para um gerenciamento mais eficiente e um projeto de sucesso.

    A origem dos problemas

    Quando já havia um risco cadastrado: Um problema pode ser criado a partir de um risco já identificado e cadastrado anteriormente. Quando o risco acontece, é necessário fechá-lo e cadastrá-lo como um novo problema. A grande diferença neste caso é que provavelmente ele já possui um plano de ação e vai ser solucionado mais rápido, já que não será uma surpresa e os colaboradores do projeto já haviam previsto a possibilidade de acontecer.

    Quando não havia um risco cadastrado: Nem todo problema pode ter sido identificado anteriormente como um risco e cadastrado com antecedência. Ele pode acontecer sem previsões e neste caso, o problema deve ser cadastrado e os colaboradores devem definir se ele é grave e qual o impacto gera sobre o projeto, para então desenvolver um plano de ação adequado.

    Como registrar e gerenciar os problemas no Project Online

    Para registrar os riscos:

    Entre na Central de Projetos > Site do Projeto. Nessa tela, você consegue ter uma breve visualização de quantos problemas estão cadastrados no projeto e quantos deles estão em aberto.


    A implantação do PPM Easy - azul


    Ao clicar em “Problemas” no Menu lateral, irá aparecer todos os problemas cadastrados no seu projeto. Para criar um, clique em “Novo Item”.


    Problemas


    Em seguida, a tela para cadastro do problema irá abrir, basta preencher conforme as características do problema.



    Problemas - novo item

    Plano de ação: O problema pode ter um plano de ação já cadastrado ou não. Se não houver, é recomendado que a equipe se reúna e para o desenvolvimento de um plano ideal para este problema, dependendo do seu nível de gravidade.

    Relatórios da MLPro para gestão de problemas
    Dashboard Easy

    Esse relatório permite uma ótima visualização dos problemas em seus projetos, sendo eles: atrasados, em andamento, resolvidos, cancelados, abertos ou fechados. É extremamente útil pois os números e gráficos ajudam a identificar se o andamento do projeto e as ações para eliminar ou mitigar estes problemas estão sendo efetivas, tudo com uma visão em nível gerencial.


    Dashboard portfólio easy


    Dashboard de Projetos
    Esse relatório mostra todos os seus projetos (podendo selecionar apenas um para visualização) com colunas como a de “problemas” que contém símbolos representando se há problema e se ele está ativo atrasado ou dentro do prazo, facilitando também a visualização de como está o andamento do projeto de forma geral.



    Dashboard projetos


    E-mail automatizado de Relatório de Status do Projeto
    A MLPro desenvolveu um relatório que é enviado por e-mail de forma automatizada e permite a visualização de todos os pontos importantes do seu projeto. No quadro de “Problemas em Aberto” por exemplo, há a descrição dos problemas existentes. Isso além de possibilitar fácil visualização, é extremamente útil para manter os envolvidos sempre cientes de como está o projeto, e o melhor, sem que eles precisem consultar manualmente no Sharepoint.


    Relatório de status de projetos

    Lembre-se que um bom gerente de projetos deve realizar um bom gerenciamento de problemas! Em caso de dúvidas ou interesse, entre em contato com a MLPro preenchendo o formulário de 1º contato.

    Whatsapp

    Contato via WhatsApp!