Blog MLPro

Alteração nos tipos de licença Microsoft

Eduardo Colares e Leandro Lima
28/02/2021
Backup Project Online

A Microsoft mudou o licenciamento do Project Online, que agora pode ser acessado com a licença do Project Plan 1.

As alterações já estão disponíveis para uso dos proprietários e usuários desta versão da licença.

Abaixo, segue uma comparação para entender melhor o que cada serviço oferece:


Project Plan 1

  • Tecnologia: Project for the Web, Microsoft Power Plataform, Project Online e SharePoint.

  • Público: Para quem for gerenciar ou colaborar em projetos através do Project for the Web.

  • Como funciona a assinatura: Uma assinatura P1 funciona com projetos criados no Project for the Web e no Project Online.

  • Descrição: O P1 oferece recursos básicos baseados na web como: agendamento, criação de equipes de projeto, atribuição de tarefas e exibição de várias visualizações como grade (lista), quadro e linha do tempo (Gantt).

Project Online Essentials

  • Tecnologia: Project Online e SharePoint.

  • Público: Para quem for colaborar nos cronogramas ou em sites de projeto do Project Online.

  • Como funciona a assinatura: O Project Online Essentials se conecta apenas ao serviço Project Online que deve ter também uma assinatura do Project Plan 3 ou do Project Plan 5 dentro do tenant.

  • Descrição: O Project Online Essentials apresenta uma interface baseada na web que permite aos usuários enviar quadros de horários e atualizar tarefas, problemas e riscos apenas em projetos criados no Project Online.

Segue quadro comparativo das licenças:

Recurso Descrição Público Project Online Essencial Project Plan 1 Project Plan 3 Project Plan 5
Acesso ao Project Online Acesso de colaboração do Project Online, permitindo funções como visualizar o cronograma, apontar andamento nos projetos, preenchimento do quadro de horas, incluir e editar documentos, riscos e problemas de um projeto. Todos os usuários do Project Online Sim Não Sim Sim
Licença do Microsoft Project Professional Acesso à colaboração ao Project Online através do Microsoft Project Professional. Gerente de Projeto do Project Online Não Não Sim Sim
Administração do Project Online Acesso completo ao ambiente permitindo que o administrador possa configurar todo o ambiente sem problemas. Administrador do Project Online Não Não Não Sim
Acesso ao Project for the Web Acesso de colaboração ao Project for the Web. Todos os usuários do Project for the Web Não Sim Sim Sim

Veja a lista completa do comparativo clicando aqui.

Para entender qual a melhor licença para gerir seus projetos com Project Online, Microsoft Project, Project for the Web, PPM e como otimizar a gestão de projetos de sua empresa com as ferramentas Microsoft, entre em contato conosco.

Backup e retenção do Project Online

Eduardo Colares e Leandro Lima
15/02/2021
Backup Project Online

Uma dúvida comum ao usar um serviço em nuvem como o Project Online é: preciso me preocupar com backup e retenção dos meus dados?

A resposta é não e sim.

A Microsoft oferece uma estrutura de serviços em nuvem que garante a disponibilidade dos seus dados, mesmo em casos mais críticos, como a queda de um data center, por exemplo. Ou seja, você terá acesso à sua informação de praticamente qualquer lugar.

Entretanto, quando excluídos por ação do usuário, a Microsoft possui uma política de manipulação de dados que especifica por quanto tempo os dados do cliente serão mantidos após a exclusão.

Existem dois cenários em que os dados são excluídos:

  • Exclusão ativa: Através da conexão do Power Automate com outros aplicativos, os dados poderão ser facilmente enviados para outras plataformas e ferramentas.
  • Exclusão passiva: A assinatura é expirada e não renovada.

E como funciona a retenção de dados?

Para cada um dos cenários acima, a tabela a seguir mostra o período de retenção:

Categoria de dados Classificação de dados Descrição Exemplos Período de retenção
Dados do cliente Conteúdo do cliente Conteúdo fornecido diretamente/criado por administradores e usuários

Inclui todos os textos, sons, vídeos, arquivos de imagem e softwares criados e armazenados nos data centers da Microsoft ao usar os serviços no Microsoft 365
Exemplos de aplicativos do Microsoft 365 usados com mais frequência que permitem aos usuários criar dados incluem Word, Excel, PowerPoint, Outlook e OneNote

O conteúdo do cliente também inclui segredos de Propriedade do cliente/fornecidos (senhas, certificados, chaves de criptografia)
Exclusão ativa: no máximo 30 dias

Exclusão passiva: no máximo 180 dias
Dados do cliente Informações de identificação do usuário final (EUII) Dados que identificam ou podem ser usados para identificar o usuário de um serviço Microsoft EUII não contém conteúdo do cliente Nome de usuário ou exibição (domínio \ nome_usuário) Nome principal do usuário (name@domain)
Endereços IP específicos do usuário
Exclusão ativa: no máximo 180 dias (apenas uma ação de administrador de locatário)

Exclusão passiva: no máximo 180 dias
Dados pessoais (dados não incluídos nos dados do cliente) Identificadores de pseudônimos do usuário final (EUPI) Um identificador criado pela Microsoft ligado ao usuário de um serviço Microsoft. Quando combinado com outras informações, como uma tabela de mapeamento, EUPI identifica o usuário final

EUPI não contém informações carregadas ou criadas pelo cliente
GUIDs, PUIDs ou SIDs

IDs de sessão
Exclusão ativa: no máximo 30 dias

Exclusão passiva: no máximo 180 dias

Retenção da assinatura

Quando uma assinatura ativa é finalizada, a Microsoft mantém os dados do usuário disponíveis por 90 dias, tempo hábil para extrair os dados de interesse. Após estes 90 dias, a conta é desabilitada e os dados de cliente excluídos. E em até 180 dias, são excluídos todos os dados do cliente da conta. Portanto, ainda que seja um período relativamente longo, a recuperação destes dados não deve ser deixada para última hora.

Exclusão acelerada

Se por qualquer razão houver necessidade de acelerar o processo, é possível entrar em contato com o suporte da Microsoft e solicitar o provisionamento acelerado da assinatura. Dessa forma, todos os dados de usuário serão excluídos em até três dias após o administrador da conta inserir o código de bloqueio fornecido pela Microsoft.

Para entender melhor sobre Project Online, Microsoft Project, Project for the Web, PPM e como otimizar a gestão de projetos de sua empresa com as ferramentas Microsoft, entre em contato conosco.

Conhecendo o SharePoint Spaces

Eduardo Colares e Leandro Lima
15/02/2021
SharePoint Spaces

Quem observa de perto os lançamentos da Microsoft ou acompanha as publicações deste blog, já percebeu que a Microsoft está a cada dia mais ampliando o leque de opções em seu ecossistema de aplicações e soluções empresariais, para atender aos mais variados tipos demandas e complexidade de projetos.

O SharePoint Spaces é uma plataforma imersiva baseada na web, que permite criar e compartilhar experiências de realidade mista, seguras e extensíveis. Você pode adicionar uma nova dimensão à sua intranet utilizando elementos em 2D, 3D, vídeos interativos e mais.

O que dá para fazer com o Spaces?

Com SharePoint Spaces, é possível criar uma forma de fazer apresentações mais imersivas e interativas aos seus parceiros, vendedores e stakeholders em geral.

Imagine, por exemplo, apresentar o protótipo de seu produto, seja uma roupa, um brinquedo, ou mesmo a planta de um edifício ou de uma base marítima, de forma que possam ser manipulados e ofereçam uma visão em 360 graus.

Com o Spaces, você pode proporcionar um tour por sua empresa a funcionários que estejam em outra cidade, estado ou país, por exemplo. Além de ir ao encontro dos cuidados que todos devem ter com a pandemia, seria uma forma de incluir aqueles que trabalham à distância.

Imagine ainda fazer todas essas coisas utilizando um óculos de realidade virtual. É algo que enriquecerá ainda mais a experiência e imersão deste espectador.

Estes são só alguns exemplos de aplicação para esta ferramenta bastante adaptável a diversos modelos de negócios.

Como experimento o Spaces?

Para começar a utilizar o SharePoint Spaces, é preciso ativá-lo. Para isso, vá até o seu site SharePoint e siga os passos:

Configurações > Informações do site > View all site setting > Ações de Site > Gerenciar recursos do site

Configurações do Sharepoint Spaces Visualizador de configurações Gerenciar recursos do site

Procure o item “Espaços” e clique em Ativar. Seu Spaces já está pronto para uso.

Selecionar SharePoint Spaces

Para criar seu primeiro Espaço, volte à página inicial, clique em + Novo > Espaço

Você terá de nomear este espaço e poderá escolher uma das estruturas disponíveis.

Estas estruturas são o “palco” em que sua apresentação será realizada. Há ainda a opção de inserir uma descrição. Feito isso, clique em Criar. Seu Espaço está pronto.

Painel de edição

Inserindo conteúdo interativo

Ao utilizar a ferramenta, perceberá que o SharePoint Spaces não exige que você seja um designer gráfico ou especialista em realidade virtual. Pelo contrário. Ele traz uma interface amigável, tornando sua experiência simples e intuitiva.

Os conteúdos que você pode inserir são chamados de webparts. Eles podem ser visualizados no próprio espaço ou direcionar para outro link.

Para criar a webpart Objeto 3D, siga estes passos:

Comece clicando no botão de + no canto superior esquerdo para visualizar todas as suas opções:

Inserindo webparts

Selecione Objeto 3D.

Selecionando Objeto 3D

Escolha um lugar para posicioná-lo. Você deverá escolher um diretório para fazer o upgrade do objeto. Selecione Catálogo 3D para acessar o catálogo Microsoft.

Catálogo 3D - Microsoft

Selecione um objeto e clique em inserir.

Com o objeto inserido, você poderá fazer diversas alterações.

Na barra inferior, estão as opções de escala, eixo, altura e distância. É bem divertido vasculhar e interagir com esses comandos.

Na barra lateral é possível criar ações, inserir texto, adicionar áudio, entre outras alterações que farão diferença na interação com o espectador.

Visualizando o SharePoint Spaces

Terminada a edição, clique em Publicar para compartilhar a visualização com outras pessoas.

São várias as opções de webparts que o Spaces oferece:

  • Biblioteca de documentos: funciona como uma pasta para inserir diversos tipos de documentos e ter uma pré-visualização;

  • Imagem: insere uma imagem estática de um diretório à sua escolha. A Microsoft oferece uma galeria de imagens profissionais para utilização;

  • Imagem 360°: insere uma imagem que permite visualização em 360°;

  • Objeto 3D: insere um objeto com visualização manipulável. A Microsoft oferece uma galeria de objetos para você testar;

  • Visualizador de arquivos: permite a pré-visualização de arquivos como Word, Excel ou Power Point;

  • Texto: cria um painel de texto com fundo personalizável;

  • Pessoas: insere um organograma com os usuários da organização ou projeto;

  • Tour 360°: permite que os espectadores se movam por uma sequência de imagens de 360°, ligando umas às outras. Em um tour dentro de um apartamento, por exemplo, ao clicar em uma porta, o espectador poderia ser enviado para outro cômodo e ter a experiência completa de ver todo o ambiente. Algo parecido com um videogame;

  • Vídeo: insere um vídeo 2D com pré-visualização;

Obs: É possível inserir imagens e vídeos a partir de links. Entretanto, por razões de segurança, estes links devem fazer parte da intranet, seja do próprio SharePoint ou do OneDrive for Business. Assim, não é possível inserir links de vídeos do Youtube, por exemplo.

Gostou do SharePoint Spaces? Teve insights de como utilizar em sua organização?

Para saber mais como o SharePoint junto o Project Online, Microsoft Project, Project for the Web e PPM podem otimizar a gestão de projetos de sua empresa, entre em contato conosco.

Project Server

Novidades e dicas relacionadas ao Microsoft Project Online e Project Server.

Posts:
2024
Dezembro
Novembro
Outubro
Setembro
Agosto
Julho
Junho
Maio
Abril
Março
Janeiro
2023
Dezembro
Novembro
Setembro
Agosto
Junho
Maio
Abril
Março
Fevereiro
Janeiro
2022
Dezembro
Novembro
Outubro
Setembro
Agosto
Julho
Junho
Maio
Abril
Março
Fevereiro
Janeiro
2021
Dezembro
Novembro
Maio
Abril
Março
Fevereiro
Janeiro
2020
Dezembro
Novembro
Outubro
Setembro
Agosto
Julho
Junho
Maio
Abril
Março
Fevereiro
Janeiro
2019
Dezembro
Novembro
Outubro
Setembro
Agosto
Julho
2015
Setembro
Julho
Maio
Janeiro
2014
Outubro
Setembro
Agosto
Junho
Abril
Março
Fevereiro

31 de agosto de 2022


Como Gerenciar Problemas no Project Online

Leandro Lima, Nathalia Souza e Ricardo Sabino.
15/09/2022

Relatórios de status do projeto automáticos por e-mail

É natural que uma empresa tenha que lidar com problemas e imprevistos. Logo, registrá-los é uma tarefa essencial para manter todos os envolvidos no projeto cientes da situação atual e garantir a resolução do problema o mais rápido possível, evitando comprometer o andamento e prazo do projeto. No nosso último artigo falamos sobre como gerenciar riscos no Project Online. Porém, e quando o risco realmente acontece ou quando um problema inesperado surge, o que fazer? Neste artigo iremos ensinar como cadastrar e gerenciar os problemas do seu projeto no Project Online.

O PWA disponibiliza uma lista nativa de problemas dentro do site do projeto (Sharepoint) para o registro e monitoramento dos problemas. Além disso, a MLPro oferece relatórios personalizados possibilitando melhor visualização das informações com gráficos e de forma mais dinâmica, sendo fundamentais para um gerenciamento mais eficiente e um projeto de sucesso.

A origem dos problemas

Quando já havia um risco cadastrado: Um problema pode ser criado a partir de um risco já identificado e cadastrado anteriormente. Quando o risco acontece, é necessário fechá-lo e cadastrá-lo como um novo problema. A grande diferença neste caso é que provavelmente ele já possui um plano de ação e vai ser solucionado mais rápido, já que não será uma surpresa e os colaboradores do projeto já haviam previsto a possibilidade de acontecer.

Quando não havia um risco cadastrado: Nem todo problema pode ter sido identificado anteriormente como um risco e cadastrado com antecedência. Ele pode acontecer sem previsões e neste caso, o problema deve ser cadastrado e os colaboradores devem definir se ele é grave e qual o impacto gera sobre o projeto, para então desenvolver um plano de ação adequado.

Como registrar e gerenciar os problemas no Project Online

Para registrar os riscos:

Entre na Central de Projetos > Site do Projeto. Nessa tela, você consegue ter uma breve visualização de quantos problemas estão cadastrados no projeto e quantos deles estão em aberto.


A implantação do PPM Easy - azul


Ao clicar em “Problemas” no Menu lateral, irá aparecer todos os problemas cadastrados no seu projeto. Para criar um, clique em “Novo Item”.


Problemas


Em seguida, a tela para cadastro do problema irá abrir, basta preencher conforme as características do problema.



Problemas - novo item

Plano de ação: O problema pode ter um plano de ação já cadastrado ou não. Se não houver, é recomendado que a equipe se reúna e para o desenvolvimento de um plano ideal para este problema, dependendo do seu nível de gravidade.

Relatórios da MLPro para gestão de problemas
Dashboard Easy

Esse relatório permite uma ótima visualização dos problemas em seus projetos, sendo eles: atrasados, em andamento, resolvidos, cancelados, abertos ou fechados. É extremamente útil pois os números e gráficos ajudam a identificar se o andamento do projeto e as ações para eliminar ou mitigar estes problemas estão sendo efetivas, tudo com uma visão em nível gerencial.


Dashboard portfólio easy


Dashboard de Projetos
Esse relatório mostra todos os seus projetos (podendo selecionar apenas um para visualização) com colunas como a de “problemas” que contém símbolos representando se há problema e se ele está ativo atrasado ou dentro do prazo, facilitando também a visualização de como está o andamento do projeto de forma geral.



Dashboard projetos


E-mail automatizado de Relatório de Status do Projeto
A MLPro desenvolveu um relatório que é enviado por e-mail de forma automatizada e permite a visualização de todos os pontos importantes do seu projeto. No quadro de “Problemas em Aberto” por exemplo, há a descrição dos problemas existentes. Isso além de possibilitar fácil visualização, é extremamente útil para manter os envolvidos sempre cientes de como está o projeto, e o melhor, sem que eles precisem consultar manualmente no Sharepoint.


Relatório de status de projetos

Lembre-se que um bom gerente de projetos deve realizar um bom gerenciamento de problemas! Em caso de dúvidas ou interesse, entre em contato com a MLPro preenchendo o formulário de 1º contato.