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Project Standard e Project Professional 2016: Será que devo atualizar?

Leandro Lima
10/09/2015

Algumas considerações importantes:

1. Se você possui o Project Pro para Office 365 a atualização será mais simples - é como qualquer outra atualização que acontece com o click to run.

​​​Obs.: Algumas organizações podem controlar quando as atualizações ficarão disponíveis para seus usuários - então talvez você não consiga atualizar tão rapidamente ou sem o auxílio do seu time de TI.

2. Se você escolheu o Project Pro para Office 365 mas ainda está utilizando o Project Server 2013 não haverá problemas. As versões 2013 e 2016 são compatíveis! Esse fato nos deixa muito contentes! Você poderá compartilhar arquivos .mpp entre as versões 2013 e 2016 normalmente sem corromper os arquivos, porém com um único ponto de atenção: as timelines múltiplas, que são recursos novos da versão 2016, não estarão visíveis ao abrir um arquivo .mpp em uma versão 2013 do Project, se esse arquivo tiver timelines múltiplas.

Caso não tenha visto este novo atributo - aqui temos um exemplo:

Project-Standard-e-Project-Professional-2016-Sera-que-devo-atualizar 1

3. Você não poderá ter as duas versões do Project instaladas no seu computador se estiver usando instalação click to run na versão 2013 - então, para atualizar por este meio, será necessário a desinstalação dos produtos 2013.

4. Você poderá misturar as versões diferentes do Project se a versão 2013 for de instalação por msi - assim poderá rodar o Project Professional 2013 normalmente com Microsoft Office 365 ProPlus (nível '16' - click to run) que contém o Project 16.​

5. Voc​ê não poderá ter as duas versões do Project instaladas no seu computador se estiver usando instalação click to run na versão 2013 - então, para atualizar por este meio, será necessário a desinstalação dos produtos 2013.

Como eu sei que estou rodando aplicações click to run ou msi?

Click to run terá uma aparência parecida como a imagem abaixo na parte de Informações do Produto com o botão "Opções de Atualização":

Project-Standard-e-Project-Professional-2016-Sera-que-devo-atualizar 2

O Project instalado com msi terá esta aparência:

Project-Standard-e-Project-Professional-2016-Sera-que-devo-atualizar 3

A compatibilidade do 2016 para 2013 está em funcionamento "por enquanto" - ela se deu pensando especificamente nos usuários de Project Online, onde haverá suporte ao uso do Project Professional 2013 conectado ao Project Online até o 2º Trimestre de 2016.

Desabilitando o Lync/Skype no Project

Leandro Lima
20/07/2015

1. Feche todos os aplicativos do Microsoft Office

2. Iniciar o Editor Registro:

  • No Windows 7, clique em Iniciar, digite na caixa de texto Pesquisar programas e arquivos e clique em regedit.exe
  • No resultado da pesquisa execute passo 3
  • No Windows 8, mova o mouse para o canto superior direito, clique em Pesquisar, digite regedit.exe
  • No resultado da pesquisa execute passo 3

3. Localize e selecione a seguinte subchave do registro conforme tela abaixo:

HKEY_CURRENT_USER:

Desabilitando-o-Lync-Skype-no-Project 01

4. Em seguida Software:

Desabilitando-o-Lync-Skype-no-Project 02

5. Em seguida Microsoft:

Desabilitando-o-Lync-Skype-no-Project 03

6. Em seguida Office:

Desabilitando-o-Lync-Skype-no-Project 04

7. Em seguida 15.0:

Desabilitando-o-Lync-Skype-no-Project 05

8. Em seguida MS Project:

Desabilitando-o-Lync-Skype-no-Project 06

9. Em seguida em Settings:

Desabilitando-o-Lync-Skype-no-Project 07

10. No menu Editar, Aponte para Novo: Em seguida, clique em Valor DWORD.

Desabilitando-o-Lync-Skype-no-Project 08

11. Digite DisablelMStatus e pressione a tecla Enter conforme imagem a seguir: No painel de detalhes, clique com o botão direito DisablelMStatus e, em seguida em Modificar.

Desabilitando-o-Lync-Skype-no-Project 09

12. Na caixa de dados do valor, tipo 1 e, em seguida, clique em OK.

Desabilitando-o-Lync-Skype-no-Project 10

13. Sair Editor de registro.

14. Reiniciar o computador para validar a configuração.

Antes e Depois

Antes, no Project Professional, ao passar o mouse sobre o recurso alocado na tarefa exibia a função Skype/Lync para comunicação com o recurso:

Desabilitando-o-Lync-Skype-no-Project 11

Após aplicada a configuração, não aparecerá mais a função Skype/Lync ao parar o mouse sobre o nome do recurso.

Desabilitando-o-Lync-Skype-no-Project 12

Atuar como representante

Leandro Lima
02/05/2015

No PWA é possível atuar como representante de um outro usuário e trabalhar em nome dele. Dessa maneira você também enxerga​ o PWA da forma que o recurso está enxergando. Essa função é bastante usada para testes de acesso e realização de configurações em nome de usuários que não estão usando a ferramenta de forma aprofundada, ou seja, torna-se possível entrar no PWA atuando em nome dele e fazer uma configuração por ele ao invés de solicitar a ele fazer (por exemplo, criar regra de aprovação automática).

1 - Criando Delegações de Representantes

Nas configurações do PWA, clique em Gerenciar Representantes.

Atuar-como-representante 1 ​​

Em seguida, clique em Novo:

Atuar-como-representante 2

Em Definir Período de Delegação, preencha o período com início e término que aquela representação será permitida. Normalmente, quem atua como representante são os administradores do sistema. Quando são os administradores, sugerimos colocar a representação permitida por um longo período (10 anos). Quando há necessidade de um recurso específico trabalhar só por um breve período em nome de outro (por exemplo, férias, licença médica) definimos o período específico e a possibilidade de atuar como representa cessa na data de término.

Atuar-como-representante 3

Em Definir Representante, clique em Procurar para selecionar quem irá atuar em nome de um recurso. Em Trabalhando em Nome de, indique o recurso que será substituído pelo seu representante.

Atuar-como-representante 4

Clique em Salvar e você terá a permissão para representação criada.

2 - Atuando como representante

Em Configurações do PWA, clique em Atuar como Representante.

Atuar-como-representante 5

Na lista de atuações permitidas para você, selecione a linha da representação que deseja ativar e clique no botão Iniciar Representação:

Atuar-como-representante 6

A seguinte mensagem aparecerá no PWA:

Atuar-como-representante 7

Indicando que a sua visualização daquela página é como a visualização da pessoa, que você está representando. E suas ações naquela página serão registradas como sendo da pessoa representada. Navegue como se fosse a pessoa e, para parar a representação, vá novamente em Configurações do PWA e em Atuar como Representante. Clique no botão Parar Representação:

Atuar-como-representante 8

Project Server

Novidades e dicas relacionadas ao Microsoft Project Online e Project Server.

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31 de agosto de 2022


Como Gerenciar Problemas no Project Online

Leandro Lima, Nathalia Souza e Ricardo Sabino.
15/09/2022

Relatórios de status do projeto automáticos por e-mail

É natural que uma empresa tenha que lidar com problemas e imprevistos. Logo, registrá-los é uma tarefa essencial para manter todos os envolvidos no projeto cientes da situação atual e garantir a resolução do problema o mais rápido possível, evitando comprometer o andamento e prazo do projeto. No nosso último artigo falamos sobre como gerenciar riscos no Project Online. Porém, e quando o risco realmente acontece ou quando um problema inesperado surge, o que fazer? Neste artigo iremos ensinar como cadastrar e gerenciar os problemas do seu projeto no Project Online.

O PWA disponibiliza uma lista nativa de problemas dentro do site do projeto (Sharepoint) para o registro e monitoramento dos problemas. Além disso, a MLPro oferece relatórios personalizados possibilitando melhor visualização das informações com gráficos e de forma mais dinâmica, sendo fundamentais para um gerenciamento mais eficiente e um projeto de sucesso.

A origem dos problemas

Quando já havia um risco cadastrado: Um problema pode ser criado a partir de um risco já identificado e cadastrado anteriormente. Quando o risco acontece, é necessário fechá-lo e cadastrá-lo como um novo problema. A grande diferença neste caso é que provavelmente ele já possui um plano de ação e vai ser solucionado mais rápido, já que não será uma surpresa e os colaboradores do projeto já haviam previsto a possibilidade de acontecer.

Quando não havia um risco cadastrado: Nem todo problema pode ter sido identificado anteriormente como um risco e cadastrado com antecedência. Ele pode acontecer sem previsões e neste caso, o problema deve ser cadastrado e os colaboradores devem definir se ele é grave e qual o impacto gera sobre o projeto, para então desenvolver um plano de ação adequado.

Como registrar e gerenciar os problemas no Project Online

Para registrar os riscos:

Entre na Central de Projetos > Site do Projeto. Nessa tela, você consegue ter uma breve visualização de quantos problemas estão cadastrados no projeto e quantos deles estão em aberto.


A implantação do PPM Easy - azul


Ao clicar em “Problemas” no Menu lateral, irá aparecer todos os problemas cadastrados no seu projeto. Para criar um, clique em “Novo Item”.


Problemas


Em seguida, a tela para cadastro do problema irá abrir, basta preencher conforme as características do problema.



Problemas - novo item

Plano de ação: O problema pode ter um plano de ação já cadastrado ou não. Se não houver, é recomendado que a equipe se reúna e para o desenvolvimento de um plano ideal para este problema, dependendo do seu nível de gravidade.

Relatórios da MLPro para gestão de problemas
Dashboard Easy

Esse relatório permite uma ótima visualização dos problemas em seus projetos, sendo eles: atrasados, em andamento, resolvidos, cancelados, abertos ou fechados. É extremamente útil pois os números e gráficos ajudam a identificar se o andamento do projeto e as ações para eliminar ou mitigar estes problemas estão sendo efetivas, tudo com uma visão em nível gerencial.


Dashboard portfólio easy


Dashboard de Projetos
Esse relatório mostra todos os seus projetos (podendo selecionar apenas um para visualização) com colunas como a de “problemas” que contém símbolos representando se há problema e se ele está ativo atrasado ou dentro do prazo, facilitando também a visualização de como está o andamento do projeto de forma geral.



Dashboard projetos


E-mail automatizado de Relatório de Status do Projeto
A MLPro desenvolveu um relatório que é enviado por e-mail de forma automatizada e permite a visualização de todos os pontos importantes do seu projeto. No quadro de “Problemas em Aberto” por exemplo, há a descrição dos problemas existentes. Isso além de possibilitar fácil visualização, é extremamente útil para manter os envolvidos sempre cientes de como está o projeto, e o melhor, sem que eles precisem consultar manualmente no Sharepoint.


Relatório de status de projetos

Lembre-se que um bom gerente de projetos deve realizar um bom gerenciamento de problemas! Em caso de dúvidas ou interesse, entre em contato com a MLPro preenchendo o formulário de 1º contato.